No artigo de hoje a IATI, líder de seguros de viagem online, traz-vos um artigo diferente onde poderão encontrar vários projetos de turismo sustentável numa cidade que muitas vezes tem problemas relacionados com o excesso de turistas.
Siem Reap é conhecido essencialmente pelo maior templo religioso do mundo, Angkor Wat. Todos os anos milhões de turistas visitam uma das pérolas do Camboja mas a cidade, que é casa para esta atração mundial, tem mais para oferecer.
E se, devido ao turismo em grande escala, existem grandes contrastes em termos de infra-estruturas e oportunidades, também foram surgindo novos negócios e projetos que pretendem promover o turismo sustentável.
Contents
Projetos de turismo sustentável no Camboja
Assim sendo, nos últimos anos, em Siem Reap desenvolveram-se várias iniciativas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do comércio local, assim como a educação e apoio à áreas rurais da zona.
E se estás a pensar como é que podes participar e contribuir para a comunidade, aqui ficam algumas dicas:
Babel Guesthouse
Uma opção para acomodação amiga do ambiente que promove a produção local e apresenta menus de comida tradicional, ocidental e vegana. Para além da política sustentável e do cuidado com os recursos utilizados, a Babel guesthouse preocupa-se com a educação, formação e condições de trabalho da sua equipa (formada por locais). Recentemente abriram uma loja com opções alternativas ao plástico e com compra a granel.
Phare, circo e artes performativas
Se procuras uma atividade alternativa para fazer na cidade, recomendamos um espetáculo deste grupo de artistas que, palavras deles, são muito mais que um circo. O valor dos bilhetes revertem a favor da escola pública e gratuita de artes (teatro, música, dança e artes performativas), que tem como principais alunos, jovens adolescentes da comunidade. O seu objetivo é apoiar socialmente adolescentes para que estes possam seguir os seus sonhos e sentirem-se parte de uma família com uma paixão em comum.
Footprint Cafe
O objetivo desta cadeia é ser a primeira cadeia de cafés a ligar diretamente o turismo ao desenvolvimento de comunidades locais uma vez que 100% do seu lucro reverte para projetos de educação e desenvolvimento locais. Os seus três pilares são pessoas, planeta e investimento.
Mercado Made in Cambodia
Se gostam de artesanato e produtos locais, este mercado é um sitio imperdível durante a tua viagem a Siem Reap. Desde bijuteria, passando por sabonetes e especiarias a carteiras feitas com sacos de plástico reaproveitados, um ótimo lugar se costumas comprar lembranças. Aberto todos os dias das 12h às 22h, com direito a atuações ao final do dia e fim de semanas.
Haven
Este restaurante providencia formação a jovens adultos em situações de risco residentes em áreas desfavorecidas nos arredores de Siem Reap. Para além disso, também apoia os seus estudantes com comida, alojamento e acesso à saúde. Ao comer neste estabelecimento estás a contribuir para a educação destes jovens enquanto provas pratos deliciosos! Uma vez que o sítio é bastante procurado, a reserva antecipada é recomendada.
Sister Srey Cafe
Inaugurado em 2012, este sitio começou por ser um local para beber um bom café e apoiar as comunidades locais. Hoje em dia, a sua contribuição alargou-se e diversificou-se. O Sister Srey Cafe pretende ajudar jovens locais que têm dificuldades em manter o equilíbrio entre os estudos e a contribuição para a vida familiar. Cada membro da equipa recebe formação no ramo da hotelaria, saúde e higiene, inglês, finanças e desenvolvimento pessoal. Para além deste apoio aos membros da sua equipa, esta casa utiliza ingredientes e produtos de comerciantes e agricultores e parte das suas receitas revertem para a fundação APOPO que trabalha diariamente para desativar bombas espalhadas pelo país inteiro e que, infelizmente, ainda tiram a vida a muitos habitantes do Camboja.
Temos a certeza que depois de saberes destes projetos te sentes tentado a marcar já um voo, não te acanhes e reserva já a próxima viagem ao Camboja, mas claro, não te esqueças do teu seguro Iati.