No artigo de hoje a IATI, líder de seguros de viagem online, traz-vos um artigo diferente onde poderão encontrar vários projetos de turismo sustentável numa cidade que muitas vezes tem problemas relacionados com o excesso de turistas.

Siem Reap é conhecido essencialmente pelo maior templo religioso do mundo, Angkor Wat. Todos os anos milhões de turistas visitam uma das pérolas do Camboja mas a cidade, que é casa para esta atração mundial, tem mais para oferecer.

E se, devido ao turismo em grande escala, existem grandes contrastes em termos de infra-estruturas e oportunidades, também foram surgindo novos negócios e projetos que pretendem promover o turismo sustentável.

pessoas sentadas em bancos altos num cafe

Projetos de turismo sustentável no Camboja

Assim sendo, nos últimos anos, em Siem Reap desenvolveram-se várias iniciativas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do comércio local, assim como a educação e apoio à áreas rurais da zona.

E se estás a pensar como é que podes participar e contribuir para a comunidade, aqui ficam algumas dicas:

Babel Guesthouse

Uma opção para acomodação amiga do ambiente que promove a produção local e apresenta menus de comida tradicional, ocidental e vegana. Para além da política sustentável e do cuidado com os recursos utilizados, a Babel guesthouse preocupa-se com a educação, formação e condições de trabalho da sua equipa (formada por locais). Recentemente abriram uma loja com opções alternativas ao plástico e com compra a granel.

Phare, circo e artes performativas

acrobatas num espetaculo de rua em siem reap

Se procuras uma atividade alternativa para fazer na cidade, recomendamos um espetáculo deste grupo de artistas que, palavras deles, são muito mais que um circo. O valor dos bilhetes revertem a favor da escola pública e gratuita de artes (teatro, música, dança e artes performativas), que tem como principais alunos, jovens adolescentes da comunidade. O seu objetivo é apoiar socialmente adolescentes para que estes possam seguir os seus sonhos e sentirem-se parte de uma família com uma paixão em comum.

Footprint Cafe

O objetivo desta cadeia é ser a primeira cadeia de cafés a ligar diretamente o turismo ao desenvolvimento de comunidades locais uma vez que 100% do seu lucro reverte para projetos de educação e desenvolvimento locais. Os seus três pilares são pessoas, planeta e investimento.

Mercado Made in Cambodia

lenços tipicos a venda no mercado

Se gostam de artesanato e produtos locais, este mercado é um sitio imperdível durante a tua viagem a Siem Reap. Desde bijuteria, passando por sabonetes e especiarias a carteiras feitas com sacos de plástico reaproveitados, um ótimo lugar se costumas comprar lembranças. Aberto todos os dias das 12h às 22h, com direito a atuações ao final do dia e fim de semanas.

Haven

Este restaurante providencia formação a jovens adultos em situações de risco residentes em áreas desfavorecidas nos arredores de Siem Reap. Para além disso, também apoia os seus estudantes com comida, alojamento e acesso à saúde. Ao comer neste estabelecimento estás a contribuir para a educação destes jovens enquanto provas pratos deliciosos! Uma vez que o sítio é bastante procurado, a reserva antecipada é recomendada.

Sister Srey Cafe

Inaugurado em 2012, este sitio começou por ser um local para beber um bom café e apoiar as comunidades locais. Hoje em dia, a sua contribuição alargou-se e diversificou-se. O Sister Srey Cafe pretende ajudar jovens locais que têm dificuldades em manter o equilíbrio entre os estudos e a contribuição para a vida familiar. Cada membro da equipa recebe formação no ramo da hotelaria, saúde e higiene, inglês, finanças e desenvolvimento pessoal. Para além deste apoio aos membros da sua equipa, esta casa utiliza ingredientes e produtos de comerciantes e agricultores e parte das suas receitas revertem para a fundação APOPO que trabalha diariamente para desativar bombas espalhadas pelo país inteiro e que, infelizmente, ainda tiram a vida a muitos habitantes do Camboja.

comida típica do camboja

Temos a certeza que depois de saberes destes projetos te sentes tentado a marcar já um voo, não te acanhes e reserva já a próxima viagem ao Camboja, mas claro, não te esqueças do teu seguro Iati.

Conteúdo Relacionado