Para a Iati, líder na contratação de seguros de viagem online, o turismo responsável é importante e, por isso, tentamos sempre apresentar aos nossos clientes e leitores novas dicas e recomendações para viajar de forma a deixar um impacto positivo nos destinos visitados. Se ainda não leste, convidamos-te a ler os artigos que escrevemos anteriormente sobre 5 passos simples para viajar sem plástico, 5 formas sustentáveis de poupar durante as tuas viagens e Como viajar de forma mais sustentável.

jovens turistas plantam uma arvore

Planear férias com um impacto positivo

Hoje vamos-te falar sobre formas sustentáveis de pesquisar e planear as tuas viagens, plataformas, sites e agências alternativas que te vão permitir contribuir para o desenvolvimento de alguns destinos e culturas.

Ecosia

Esta é a nossa primeira dica uma vez que, na realidade, podes utilizar este navegador de pesquisa no teu dia-a-dia e não só quando estás a planear e pesquisar sobre viagens.  Como funciona? Basicamente só tens de substituir o teu navegador de pesquisa pelo Ecosia, os anúncios e publicidade geram rendimento e com esse lucro os projetos envolvidos plantam árvores. Incrível, não? Não requer nenhum esforço da tua parte e estás a plantar árvores desde casa!

Hotels that help

Baseado no mesmo conceito do anterior, este site permite reservar voos, acomodação e atividades, sem qualquer custo extra, ao mesmo tempo que ajudam instituições sem abrigo no Reino Unido. Depois de escolheres o teu alojamento ou tour, és redirecionado para o site principal da empresa (por exemplo booking), contudo, uma vez que fizeste a reserva através desta plataforma parte do lucro reverte para uma instituição social.

BookDifferent

Parte do grupo Booking.com, esta plataforma vai ser uma óptima ferramenta se queres saber quão verde ou ecológico é a acomodação que estás a pesquisar. Os resultados de hotéis, residências ou afins apresentam-se do mais ecológico para o menos e rotulados com ecolabels, ou seja ícones eco, onde podes facilmente detectar as políticas em marcha de cada acomodação. Estes ícones classificam os locais desde o respeito pelo ambiente, à cultura passando pelas condições de trabalho.

fechadura verde de um hotel ecologico

GreenHotelWorld

Também direcionado para acomodação, ao iniciares a tua pesquisa neste site, sem custo extra, a comissão recebida pelo Green Hotel World vai reverter para a compensação de emissões de CO2 libertada com a indústria hoteleira. Basicamente só tens de utilizar este site para aceder ao Booking.com, Hotels.com, Expedia, Trivago, Tripadvisor, Lastminute.com, Ctrip ou Agoda e todo o processo de reserva é igual, mas assim estás a compensar, de alguma forma, o dano feito pela emissão de CO2.

Holiable

Uma espécie de enciclopédia de informação para férias sustentáveis, desde acomodação, atividades e restaurantes. Podes pesquisar por destino ou tipo de serviço procurado e através de uma lista ou mapa vais poder encontrar as opções disponíveis.

Indigo

Se vais viajar por uns tempos e gostavas de colaborar com uma instituição de voluntariado, a Indigo ajuda-te a escolher o sítio ideal sem teres que pagar nenhuma taxa. Desde fundações que ajudam refugiados, locais afetados por catástrofes naturais ou áreas de desenvolvimento, serás avaliado de forma a encontrarem o local ideal para ti.

entreajuda entre volutarios e turistas sustentaveis

Simbiotico

Um projecto nascido em Portugal que tem como objetivo juntar na mesma plataforma tudo o que de melhor e sustentável se produz a nível nacional. Aqui pode encontrar várias soluções ecológicas para o que procura, o Simbiótico pretende ser a ligação entre um mercado responsável, de qualidade e um consumidor consciente. Desde restaurantes, hotéis, restaurantes, cosmética, decoração, roupa em segunda mão passando por atividades ao ar livre, um infindável mar de opções.

Agora que tens esta lista de plataformas por uma causa não tens desculpas, começa já a marcar a próxima viagem!

Autora: Janete – Flearound

Relacionados