É seguro viajar para a Tailândia? Muito provavelmente, se estás a pensar conhecer “O país dos sorrisos” ou tens um amigo ou familiar que o vai fazer, já tiveste esta dúvida.

Mas será seguro viajar para a Tailândia mesmo com a covid-19? Vamos te elucidar sobre o tema, como está a situação no país e se será seguro viajar para lá.

Na IATI Seguros para além da informação relacionada à covid-19, queremos dar-te todas as informações possíveis para que tua viagem à Tailândia seja o mais segura e agradável possível, independentemente de se decides ir para ilhas como Koh Phi, Koh Tao e Koh Lipe; para grandes cidades como a frenética Bangkok ou em busca da natureza na parte norte do país.

Bangkok na tailandia - É seguro viajar para a Tailândia?

Considerações ao viajar para a Tailândia em 2021 – posso viajar?

Sim, podes viajar para a Tailândia a partir de Portugal, no entanto é preciso aprovação prévia para entrares no país.

Há alguma dificuldade para entrar na Tailândia. Além de ser obrigatório ter o Certificado de entrada autorizado, (este certificado deve ser apresentado na partida e na chegada) é necessário apresentar o teste à covid-19 negativo (RT-PCR (NAAT), emitido até 72 horas antes da partida. 

  • Viajantes não vacinados de Portugal precisam ficar em quarentena por 14 dias ao chegar à Tailândia, onde são acompanhados por equipa médica, diariamente, e feitos dois testes à covid-19;
  • Visitantes totalmente vacinados com certificados de vacinação aprovados não precisam de ficar em quarentena.

Também tem que ser feita a testagem à entrada, os passageiros devem passar por um teste de PCR na chegada e outros testes serão realizados durante o período de quarentena, como já referido.

Deve-se fazer download do aplicativo móvel “ThailandPlus”. Como parte do processo de registo, os viajantes deverão inserir o código de referência do COE (certificado de entrada).

Tornou-se também obrigatório que todos os viajantes estrangeiros sejam portadores de um comprovativo de seguro de viagem que inclua cobertura total para a covid-19, com um mínimo de $ 100.000 USD para despesas médicas e acomodação da covid-19.

A IATI Seguros foi mais uma vez pioneira e todos os seus seguros de viagem incluem coberturas específicas para covid-19.

Antes de viajares, consulta sempre as fontes oficiais, estas medidas estão atualizadas à data do artigo pelo que podem sofrer alterações aquando da tua viagem.

Contratar agora o meu seguro de viagem para a Tailândia

Como está a situação na Tailândia devido à covid-19?

O número médio de novas infecções registadas a cada dia na Tailândia caiu em mais de 6.900 nas últimas 3 semanas, 33% de seu pico anterior. (informação de 8 de Setembro de 2021)

O número médio é de 14.802 novas infecções relatadas em média a cada dia.

A 12 de julho de 2021, o governo tailandês decretou “lockdown” completo pelo período mínimo de 15 dias, apenas funcionando os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e restaurantes em serviço de “delivery” ou “take away”, podendo este período vir a ser renovado. A medida deve-se ao agravamento de casos de COVID detetados no último mês.

Em Agosto de 2021, a Tailândia prolongou o confinamento de Banguecoque e de 28 outras províncias durante agosto, uma medida para travar a pior fase do surto de covid-19 no país.

As máscaras são necessárias em espaços públicos, ambientes fechados e em transporte público.

Mas então é seguro viajar para a Tailândia?

No que toca à covid-19, não é seguro a 100% para nenhum lado do mundo, no entanto a Tailândia encontra-se a passar uma fase um pouco complicada, com medidas de entrada um pouco apertadas. Desta maneira, esta altura pode não ser a melhor para rumares a este país asiático.

Contudo, não queremos de deixar as informações que precisas de saber, para se eventualmente precisares de ir ou para guardares e consultares mais tarde.

Então é seguro viajar para a Tailândia?

Vamos ser diretos antes de nos aprofundarmos nos aspetos principais e podemos afirmar que “Sim, a Tailândia é um país seguro para viajar”, mas como em cada país, deves saber alguns conselhos e precauções básicas a ter em conta.

Assaltos e roubos na Tailândia

Assim como em muitas cidades do mundo, é dado muito ênfase na precaução necessária para andar na rua, no entanto a Tailândia é muito segura neste aspeto.

Embora seja sempre aconselhável estar atento, não é um país onde não possas andar tranquilamente pelas suas ruas à noite ou devas ter medo de ser roubado. É muito mais provável que te roubem a carteira no metro de Barcelona do que no Skytrain de Bangkok.

templos tailandeses - É seguro viajar para a Tailândia?

Segurança nos transporte na Tailândia

Outra questão frequente de segurança quando chegamos a um novo país é o transporte. Será seguro? É fácil? É confortável? A este respeito, a Tailândia tem outro ponto positivo. Deslocar-se pela Tailândia é totalmente seguro. Em comparação com outros países, como o Brasil, a Tailândia relata pouquíssimos problemas em termos de fraudes e roubos no transporte.

É necessário enfatizar que sim, que muitos taxistas tailandeses conduzem de forma um tanto agressiva tanto na cidade como nas estradas, e que às vezes acontece que nos tentam fazer pagar mais ou levar-nos por caminhos mais longos. Se isso acontecer, tenta resolver a situação com o melhor dos teus sorrisos, mas se não conseguires, nunca os enfrentes. Sai do táxi, paga a carreira e procura outro. Há taxistas que, para se “defenderem”, podem ir armados e não queremos que descubras quais são.

Da mesma forma que nunca é demais ter cuidado ao entrar num táxi, o mesmo acontece com as moto-táxi. Na Tailândia, o capacete é obrigatório apenas para o motorista, portanto é muito provável que viajes desprotegido entre a “selva” de carros na qual o trânsito se transforma nas horas de ponta na Tailândia.

dançarinas na tailandia - É seguro viajar para a Tailândia?

Golpes e fraudes na Tailândia

Em geral, os tailandeses são pessoas amigáveis ​​e respeitosas, mas é possível que, na tua viagem à Tailândia, encontres alguém que se queira aproveitar da tua boa fé para ganhar alguns bahts.

Nas grandes cidades, e especialmente perto de atrações turísticas famosas, podes encontrar guias falsos que tentarão convencer-te de que eles são os que vendem as entradas e tentarão cobrar um preço mais alto do que o original.

segurança na viagem a tailandia

Outro golpe bastante comum na Tailândia acontece quando queremos alugar uma moto, especialmente em ilhas como Koh Tao. Por isso, muitas agências exigem o teu passaporte como fiança, enquanto estiveres a usar a moto. Ao devolver a motocicleta, o dono indica os alegados danos que causaste no veículo e tenta obrigar-te a pagar valores muito altos para que possas recuperar o teu passaporte. É muito importante, mais uma vez, que não os enfrentes. Se não conseguires resolver o problema, recomendamos que te dirijas à polícia rapidamente ou, se a soma de dinheiro não for exagerada, cedas e pagues o que eles pedem como acontece neste vídeo de um dos nossos blogueiros.

No geral, a Tailândia é um país seguro ao qual vale a pena viajar. Não é um lugar onde devas ir com medo, mas é sempre prudente agir com cautela. O fato de viajar com um seguro de viagem vai tirar um peso de cima de ti e vai tornar as coisas muito mais fáceis no caso de algum acidente acontecer.

É seguro viajar para a Tailândia? - templo

Já sabes que viajar para a Tailândia é seguro, mesmo que não seja para já, devido à covid-19. Estamos loucos para ver as fotos da tua viagem no Instagram!

Usa o hashtag #iatipelomundo e partilharemos as tuas imagens nas nossas redes sociais para que outras pessoas possam aproveitar a viagem contigo.

 

Artigo traduzido por Susana Almeida