É seguro viajar para o México em 2021? Antes de mais nada, temos plena noção de que as notícias que apareceram sobre este país norte-americano durante os últimos anos na televisão não são muito encorajadoras.

Cidades com altos níveis de violência, roubos, sequestros… No entanto, achamos que não se pode ser demasiado taxativo ao falar sobre a segurança no México.

Desde já, podemos referir que 36 milhões de turistas afirmaram que era seguro viajar para o México e visitaram o país só em 2016!

Também tens vontade de conhecer lugares tão incríveis como as ruínas maias de Chichén Itzá? Perderes-te pelas suas encantadoras aldeias, ou desfrutar dos museus da Cidade do México? Ou, quem sabe, conhecer o fundo do mar na Riviera Maya e tomar um refrescante banho nos cenotes da península do Yucatán? Continua a ler e viaja informado! Na IATI Seguros queremos dar-te toda a informação necessária para que possas decidir de que forma poderá viajar para o México com toda a segurança.

Para além disso, a situação pandémica provocada pela covid-19 atual pode deixar-te com receios de viajar para o México. Desta maneira, neste artigo vamos aprofundar todas as informações que precisa de saber para que possa viajar em segurança.

Continue connosco e venha descobrir se é seguro viajar para o México em 2021!

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros?

pessoas a dançar nas ruas do México com trajes coloridos

No que diz respeito a segurança em geral, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português desaconselha, na sua página dedicada ao México, as viagens não essenciais a Ciudad Juárez e ao Estado de Chihuahua, às povoações a Sul do Valle del Río Bravo e a várias cidades do Estado de Tamaulipas.

Seja como for, se for realmente necessário viajar até alguma destas cidades então é aconselhável escolher um hotel que fique nas cidades fronteiriças dos Estados Unidos e passar a fronteira todas as vezes que sejam necessárias.

Também se especificam zonas de risco moderado, nas quais se deve ter mais precauções, e, além disso, assinala algumas das precauções a considerar na Cidade do México.

Por último, são enumeradas as zonas seguras: os estados de Campeche, Tabasco, Iucatão, Quintana Roo (Riviera Maya), Oaxaca, Chiapas, Baja California (exceto Tijuana), Baja California Sul e Mar de Cortez, Jalisco, Nayarit, Guanajuato, Querétaro, Hidalgo, Puebla e também Tlaxcala. Estes estados, e sobretudo os de Iucatão, Quintana Roo, Campeche e Oaxaca são os mais visitados pelos turistas, comparativamente aos outros.

Além destes conselhos, as autoridades advertem também que, para viajar com segurança para o México, é conveniente contratar um seguro de viagens com cobertura extensiva desde Portugal, pois o serviço de saúde é bastante caro e muitas vezes tem de ser pago antecipadamente.

Esta recomendação de seguro é feita, sobretudo, pelo aumento de casos de dengue, chikungunya e zika, mais presentes nos meses chuvosos e em determinados estados mexicanos.

Mas então é seguro viajar para o México?

Chichen Itzá no México

São muitos os viajantes amantes do México. Muitos deles vão, pela primeira vez, para conhecer as zonas mais turísticas e, depois, apaixonados pelo que viram, voltam várias vezes para conhecer recantos menos conhecidos. Adicionalmente, encontrarás testemunhos em blogues e redes sociais que te aproximarão um pouco mais da situação atual do país no momento de fazer turismo.

É óbvio que os números que saem nas notícias são reais. No entanto, é conveniente vê-los em perspetiva. Com efeito, a espiral de violência que se vive em alguns dos estados mexicanos está normalmente ligada aos cartéis de droga e os turistas que desfrutam das suas férias nos lugares mais visitados do México não costumam sofrer mais do que delitos comuns como furtos ou roubos. Nunca deixaríamos de viajar para o México por esta razão, mas utilizaríamos sempre o bom senso.

Por esse motivo, deixamos-te aqui alguns conselhos a seguir e incentivamos-te a ponderar todos estes fatores, planear a tua viagem pelas zonas seguras e, sobretudo, desfrutar da beleza do México.

É seguro viajar para o México em 2021 apesar do Covid-19?

A crise global causada pela pandemia de Covid-19 também afetou o México. Atualmente, as infecções continuam a aumentar.

No entanto, atualmente, não há restrições à entrada de cidadãos estrangeiros em território mexicano, não sendo pedido quarentena ou testes de saúde.

De momento, os viajantes que apresentarem sintomas à chegada podem ser obrigados a passar por exames à Covid-19. Sendo assim, pode ser necessário uma quarentena. Todas as informações serão fornecidas pela Equipa Internacional de Saúde.

Percebe-se então que, não é exigido teste negativo à COVID-19 para entrar no México, mas é necessário preencher um Questionário de Identificação de Fatores de Risco em Viajantes. Para saber mais informações, consulta o website do Governo Mexicano.

No entanto, para regressar do México para Portugal, deverás efetuar o teste à COVID-19 (efetuado nas 72h anteriores).

Na IATI, temos as apólices mais completas e todas com seguro de viagem covid-19.

O nosso seguro IATI Mochileiro é o teu melhor companheiro de aventura. Graças a esta apólice, terás até 500.000 euros de despesas médicas cobertas, incluindo aquelas que podem ser derivadas da Covid-19, mas também de uma lesão simples durante uma caminhada por Tulum, ou se tiveres um acidente ao praticar desportos de aventura como mergulho na Playa del Carmen.

Também estaremos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, caso precises de ser repatriado ou se a tua bagagem for roubada.

Contratar o meu seguro IATI agora 

Queremos ressalvar que as informações sobre o Covid-19 sofrem alterações constantes e que as restrições das viagens podem sofrer alterações. Por isso, visite sempre as fontes oficiais para obter informação atualizada.

Algumas dicas para viajar pelo México com segurança:

típica catrina mexicana

  • Vai protegido com um bom seguro de viagem, como o IATI ESTRELA ou IATI Mochileiro.
  • Não demonstres riqueza. Ainda que seja seguro viajar para o México é importante, como em muitos outros países, não exibir objetos de alto valor, tais como jóias, câmaras, telemóveis, assim como falar muito sobre a sua capacidade económica.
  • Tenta distribuir o dinheiro e os cartões por várias carteiras ou bolsas. Deixa tudo o que puderes no hotel e leva apenas uma cópia da documentação contigo.
  • Se sofreres algum incidente, denuncia-o no México e guarda todos os documentos para reclamações futuras. Leva o telefone do Consulado contigo e notifica-os se tiveres algum problema. No site do Ministério poderás encontrar os números do consulado indicados de acordo com a zona onde te encontras.
  • Se estás a pensar em alugar um carro, tenta viajar durante o dia e não alugues um veículo demasiado chamativo. Deves também tentar estacionar em estacionamentos vigiados durante a noite.
  • Não leves objetos de valor na bagagem que vai contigo no avião ou enviar para o porão do autocarro. Guarda-os na tua bagagem de mão e mantém-os à vista.
  • Tenta levantar dinheiro em multibancos de zonas com videovigilância: bancos, centros comerciais, zonas turísticas com muitas pessoas…
  • Se fores pagar com cartão de crédito, verifica mais tarde as cobranças feitas. Há casos de clonagem de cartões.

praias seguras do México

  • Evita zonas solitárias à noite.
  • Usa repelentes de insetos e tenta usar camisas de manga comprida e calças compridas ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos picam mais.
  • Se receberes alguma chamada ameaçadora, desliga o mais rapidamente possível e não forneças qualquer informação. Há alguns anos, houve alguns casos de “sequestros virtuais”. São perigos isolados, contudo nunca é demais saber.
  • Tenta apanhar táxis nas praças de táxis oficiais.
  • É seguro viajar para o México em qualquer época do ano, mas, se puderes, tenta evitar a temporada de furacões, que ocorre de julho a novembro, aproximadamente.
  • Cuidado com a “Vingança de Moctezuma”! Sabemos que queres experimentar todos os alimentos mexicanos possíveis (não te culpamos, a comida é maravilhosa), mas se não estás acostumado a comida picante ou excessivamente picante, poderás ter problemas estomacais. Familiariza-te pouco a pouco com comida picante e, claro, obviamente, não bebas água da torneira.
  • Quando fores à praia não só é importante ficar de olho nas suas coisas ao tomar banho como, mas também, tentar evitar áreas que sejam muito solitárias se viajares sozinho.
  • É seguro viajar para o México, mas usa o senso comum. Não é por estares de férias que deves deixar de prestar atenção ao que se passa à tua volta.

comida mexicana típica

Então, ficaste com vontade de viajar para o México? Talvez tenhas ficado com curiosidade em conhecer o país, ou prefiras visitar outros países primeiro. De qualquer forma, e concluindo, não arrisques, viaja em segurança com uma das apólices de seguro que oferecemos na IATI Seguros.

 

Artigo traduzido por Susana Almeida