É seguro viajar para Cuba? Esta ilha não deixa ninguém indiferente com as suas praias, carros que são verdadeiras relíquias, cidades encantadoras e um povo que se apaixona, mas há perigos em Cuba?
Na IATI somos apaixonados por este canto do Caribe, no entanto hoje, o assunto é aprofundar a segurança em Cuba.
Asseguramos-te já que sim, é seguro viajar para Cuba, mas informação não é demais e queremos que conheças algumas dicas para que possas desfrutar e aproveitar muito mais e sem riscos. Além disso, devido ao coronavírus, vamos aprofundar a situação da pandemia na ilha, o que vais encontrar ao longo do percurso e, finalmente, se é seguro viajar a Cuba apesar da Covid-19.
Contents
Mas então é seguro viajar para Cuba?
Sim, é seguro viajar para Cuba, mas sempre com um mínimo de bom senso. Embora essa possa não ser a tua ideia inicial, a sensação de segurança em Cuba é de 100%.
Existem perigos em Cuba? Em pouco países te sentirás tão seguro e bem-vindo como na ilha. Porém, nunca é demais proteger os seus pertences, especialmente em lugares muito turísticos e lotados como o centro de Havana. Também não é aconselhável exibir objetos de valor como jóias, embora te possamos garantir que caminhar com a tua máquina fotográfica na mão é totalmente possível e que verás muitos viajantes a fazê-lo sem problemas.
Em Cuba, como em muitos outros lugares, há pessoas que procuram aproveitarem-se dos turistas. Os conhecidos como jineteros tentam levar os viajantes a lugares para comprar ou consumir algo em troca de uma comissão. É aconselhável estar alerta, embora não valha a pena entrar em paranóia de desconfiar de todos. O povo cubano é amigável e acolhedor por natureza.
Uma questão um pouco mais difícil de controlar são os fenómenos meteorológicos. Cuba sofreu vários furacões e alguns deles causaram grandes danos à ilha. A temporada de furacões no Atlântico vai de junho a novembro, sendo os meses de agosto, setembro e outubro os mais difíceis. Nestes casos, as autoridades locais tendem a atuar de forma muito eficaz e os boletins com recomendações da Defesa Civil são continuamente veiculados na televisão, no rádio e na imprensa.
Nos meses mais quentes e chuvosos, a incidência de doenças transmitidas por mosquitos, principalmente a dengue, tende a aumentar. Não são doenças com altas taxas de mortalidade, mas podem afetar gravemente gestantes, crianças e idosos, por isso é aconselhável estares protegido com um bom repelente de mosquitos e usares roupas compridas ao amanhecer e ao anoitecer.
Por outro lado, se precisares de um determinado medicamento, lembra-te de que podem faltar nas farmácias cubanas. A falta de fármacos é frequente e é recomendável viajar com a medicação e não confiar que poderás encontrá-la na ilha. Embora seja seguro viajar para Cuba, é essencial fazê-lo com um bom kit de viagem que contenha o básico: ibuprofeno, paracetamol, betadine …
Resumindo, podemos dizer que é seguro viajar a Cuba, embora nunca seja demais ser cauteloso e, claro, estar acompanhado do melhor seguro de viagem para Cuba: o IATI Mochileiro. Além disso, atualmente, devido ao surto do coronavírus, é fundamental levar em consideração a situação epidemiológica da ilha. Continua a ler e descobre mais sobre este tópico.
Contratar agora o teu seguro de viagem para Cuba
Considerações ao viajar a Cuba devido a covid-19 – Posso viajar?
Embora tenha sido possível viajar para Cuba desde julho de 2020, os requisitos tornaram-se bastante rigorosos, pelo que muitos viajantes decidiram adiar a sua viagem. Era necessária uma quarentena. Desde abril de 2022, as coisas tornaram-se bem mais simples.
Desde 6 de abril de 2022, quase não existem requisitos para viajar para Cuba. Não é necessário ser vacinado contra a covid-19, nem fazer uma PCR antes da viagem ou da quarentena. Com a melhoria da situação, quase todas as restrições foram levantadas.
Falaremos muito mais sobre este assunto em Documentos e requisitos para viajar para Cuba, mas podemos dizer-te que continua a ser obrigatório ter um seguro para viajar para Cuba com cobertura covid e preencher alguns documentos como uma declaração juramentada.
É seguro viajar para Cuba apesar da Covid-19?
É válido perguntares-te se é seguro viajar para Cuba durante o período da Covid-19. Esta é uma pergunta muito difícil de responder, mas, olhando para os números, como em qualquer parte do mundo, não é 100%.
Os números diários de infeções por coronavírus em Cuba têm sido muito baixos desde há muitos meses. No entanto, é sempre aconselhável viajar com precaução.
Em termos de vacinação, Cuba foi um dos países mais lentos a iniciar a inoculação, uma vez que recusou o apoio da Covax. No entanto, acabou por desenvolver as suas próprias vacinas, que se diz serem mais de 92% eficazes. Um processo de vacinação em massa começou em maio de 2021 e mais de 92% da população tem as 3 doses necessárias.
Além disso, as crianças com mais de 2 anos de idade estão a ser inoculadas e estão a ser administradas doses de reforço. Especificamente, mais de 9 milhões de pessoas (dos 11,2 milhões de habitantes da ilha) têm a dose de reforço. O país está mesmo a exportar as suas vacinas para outras partes do mundo. Os primeiros destinatários das ampolas foram a Venezuela, a Nicarágua, o Irão e o Vietname.
Cuba é um dos países com maior número de pessoas vacinadas contra a doença.
O Ministério das Comunidades Portuguesas aconselha a viajar com cautela, monitorizando a situação epidemiológica (no Ministério da Saúde Pública de Cuba terá mais informações) e cumprindo os protocolos sanitários do país. Entre elas está a obrigação de fazê-lo com seguro médico que cubra o coronavírus. A esta necessidade deve-se agregar bom senso, pois, devido ao colapso do hospital e à falta de remédios, ninguém gostaria de se encontrar em uma situação difícil sem o apoio financeiro e logístico do melhor seguro de viagem para Cuba, o IATI Mochileiro.
Obtém agora o teu seguro, um requisito obrigatório e a melhor proteção contra covid-19 e outros incidentes:
Contratar agora um seguro COVID-19 para Cuba
O que encontrarás se decidires viajar para Cuba agora?
Se não podes esperar mais e pretendes viajar para Cuba neste momento, lembra-te que o uso de máscara(chamada “nasobuco” na ilha) já não é obrigatório. Só terás de a usar nas consultas médicas e nas zonas restritas durante os controlos de concentração, bem como se tiveres sintomas respiratórios. Com a reabertura internacional, foram retomados os serviços de transportes públicos, os hotéis, a maior parte das atividades culturais e as casas de aluguer privadas. Os estudantes também regressaram à escola.
Viajar sozinho para Cuba é seguro?
Estás ansioso para viajar para Cuba sozinho ou estás cansado de esperar que alguém se junte a ti? Não precisas de esperar mais porque viajar sozinho para Cuba é totalmente seguro. Claro, deves tomar alguns cuidados básicos, como não deixar teus objetos de valor sem vigilância, não andar em lugares solitários à noite ou não aceitar coisas de estranhos.
É preciso ter em mente que em Cuba é muito comum os homens assobiarem ou elogiarem na rua. Para eles é um hábito normal e à partida não irão além disso.
Quanto ao alojamento, a maioria dos hostels com quartos compartilhados estão localizados em Havana. Fora da capital, se queres economizar, o melhor é dormir em casas particulares, onde com certeza te sentirás muito cuidado.
Alguns conselhos para viajar por Cuba em segurança
Pode ser seguro viajar para Cuba, mas isso não significa que não devas tomar alguns cuidados básicos. Segue estas dicas e faz a tua viagem sem problemas:
- Contrata o melhor seguro de viagem para Cuba: o IATI Mochileiro. Ir protegido por uma apólice não é apenas recomendado, mas é um dos requisitos para viajar a Cuba. Devido à situação atual, é obrigatório comprovar que possui seguro com cobertura para coronavírus. Todas as políticas da IATI incluem despesas médicas derivadas de infecções por Covid-19, incluindo testes PCR no destino e quarentena, se necessário;
- Verifica bem a documentação para viajar a Cuba com bastante antecedência. Lembra-te de que, além do passaporte, deverás solicitar um visto para Cuba;
- É seguro viajar para Cuba, mas também evita usar muitas jóias e não andes com muito dinheiro em mão;
- Em Cuba dificilmente se pode usar cartões de crédito, então terás que levar dinheiro suficiente e trocá-lo lá. Embora seja seguro viajar para Cuba, tenta distribuir o dinheiro em diferentes partes;
- Leva contigo uma fotocópia do passaporte em vez do original;
- Não percas o Cartão de Turista (visto). Vão pedi-lo quando saíres e, se não o tiveres, vais ter que pagar uma multa.
- Troca dinheiro nas casas de câmbio oficiais, as CADECAS. É muito melhor levar euros do que dólares.
- Andar por Havana é seguro, mesmo à noite. Evita áreas muito escuras e o Castillo del Morro e arredores. Nas suas áreas mais turísticas, a Havana Velha, o Centro Habana e o Vedado são os locais onde mais ocorrem os roubos.
Mais dicas sobre segurança em Cuba
- Usa roupas frescas, de preferência de algodão. Também é aconselhável um chapéu ou boné para proteger do sol. Em Cuba está muito calor, por isso é melhor estar preparado;
- Por vezes, eles oferecem garrafas de rum ou charutos a preços incríveis, geralmente é uma farsa e é melhor comprá-los em locais oficiais. O rum pode ser encontrado muito barato em qualquer supermercado;
- Embora seja uma recomendação válida para qualquer país, em locais turísticos, verifica sempre a carteira, a mala e a máquina fotográfica. Muitas vezes, as pessoas que vão dançar são roubadas em locais de dança, então toma esse cuidado;
- Verifica bem quando te derem o troco. Às vezes, eles tentam fazer passar o CUC como moeda nacional, que não é mais usada;
- Se precisares de algum medicamento, leva-o contigo do teu país. A falta de medicamentos é comum, por isso é melhor ires preparado com um bom kit de primeiros socorros. Leva também protetor solar e creme pós-sol;
- Usa repelentes de insetos. Usa camisas de mangas compridas e calças compridas ao amanhecer e ao pôr-do-sol;
- Não bebas água da torneira, não é potável;
- Evita conduzir à noite ou fazer transportes noturnos. Algumas estradas não estão em boas condições;
- Cuidado se fores apanhar boleia, pois os roubos de carros sofreram um aumento;
- Como de costume, podemos dizer que é seguro viajar para Cuba, mas usa o bom senso. Toma as precauções que terias noutras viagens.
Seguro de viagem para Cuba
Como podes ver, viajar para Cuba é seguro, mas é verdade que os cuidados de saúde não são comparáveis aos europeus e que podem faltar equipamentos médicos ou medicamentos. Nas cidades mais importantes, podes ser tratado em hospitais melhores, mas lembra-te que não é de graça. De acordo com o ministério, as contas médicas são altas. Para além disso, é normal que tenham que ser pagas antecipadamente. Por isso, viajar com seguro médico torna-se imprescindível e também é um requisito para entrar em Cuba.
Além disso, devido à situação causada pelo coronavírus, para viajar a Cuba é necessário contratar um seguro de viagem com cobertura médica que cubra as possíveis despesas devido ao contágio do coronavírus. O melhor seguro de viagem para Cuba é o IATI Mochileiro. Graças a ele, terás as melhores coberturas para despesas médicas, inclusive as derivadas de Covid. Porém, também para a prática de desportos de aventura, como mergulho livre ou acidentes mais simples como torcer o tornozelo nas ruas de Havana. Além disso, viajarás com a segurança de ser atendido 24 horas por dia e não terás que pagar em adiantado.
Obtém já o teu seguro para esta grande aventura que está para começar. Viaja com segurança, viaja com a IATI.
Fazer agora o meu seguro IATI Mochileiro para cuba
Nota: É importante realçar, mais uma vez, que os documentos e requisitos para viajar para Cuba alteram-se constantemente devido à recente pandemia. Na IATI, estamos a trabalhar para que os nossos artigos estejam atualizados e ajustados à realidade. No entanto, deverás sempre verificar estas informações com as fontes oficiais do país, companhia aérea e demais agências de turismo envolvidas na tua viagem.