Dúvidas? Nós resolvemos.

Índice

  • Qual o seguro de viagem mais conveniente para mim.
  • O seguro cobertura de cancelamento.
  • Condições da apólice.
  • Funcionamento da página
  • Esclarecimentos do processo de contratação
  • Utilizar as garantias da apólice
  • COBERTURAS COVID-19

Contratar seguro de viagem

Qual o seguro de viagem mais conveniente para mim.
Que seguro de viagem IATI devo contratar se for fazer uma viagem turística ao estrangeiro?
Podes contratar, em função do tipo de viagem que fores fazer e das coberturas de que necessites em função do teu destino, IATI Escapadinhas, IATI Básico, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Estrela Premium, IATI Mochileiro, IATI Família, IATI Grandes Viajantes.

A principal diferença entre eles é a cobertura de despesas médicas, que, no primeiro e segundo caso, é de 50.000€, no terceiro de 200.000€, no quarto, de 350.000€ e o Premium de 500.000€.

O IATI Escapadinhas é um seguro adaptado para escapadinhas por Portugal e Europa , com uma cobertura a cicloturismo, autocaravana e animal de estimação, com uma cobertura de despesas médicas de 50.000€.

O IATI Mochileiro é um seguro adaptado para viajantes aventureiros, com uma cobertura de despesas médicas de 250.000€.

IATI Família é um seguro adaptado para as famílias que viajam com crianças , com uma cobertura de despesas médicas de 200.000€.

O IATI Grandes Viajantes é um seguro de longa duração adequado para viagens de 6 a 12 meses, com uma cobertura de despesas médicas de 200.000€.

Para viajar para destinos como Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Nova Zelândia, onde os serviços de saúde são especialmente caros, aconselhamos o nosso produto IATI Estrela ou IATI Estrela Premium.
Preciso de um seguro de Assistência Médica e Cancelamento. Que opções tenho?
Podes contratar os seguros IATI Standard, IATI Estrela, IATI Mochileiro, IATI Grandes Viajantes, em função das coberturas de que necessitares, COM cancelamento.
Que seguro de viagem devo contratar se viajo para o exterior para prosseguir meus estudos?
Se vais prosseguir ou retomar teus estudos no exterior podes contratar o IATI Estudos (adequado inclusive para os elevados requisitos solicitados pelas Universidades dos Estados Unidos). A cobertura de gastos médicos desta apólice é 100.000€.
Durante a minha viagem, vou realizar atividades de aventura. Que seguro de viagem IATI devo contratar?
Os seguros que aceitam esta garantia são o IAI Estrela, o IATI Mochileiro e o IATI Grandes Viajantes.
Durante a minha viagem vou fazer um cruzeiro. Que seguro de viagem IATI devo contratar?
Os seguros que aceitam esta garantia são o IATI Básico, IATI Standard e IATI Estrela.
De que apólice preciso se for viajar pela zona Schengen?
Todos os nossos produtos, cobrem toda a zona Schengen.
De que apólice preciso se for praticar mergulho?
O seguro IATI Mochileiro ou IATI Grandes Viajantes (com suplemento) cobrem mergulho e atividades subaquáticas a menos de 20 metros de profundidade.
Qual seguro preciso se for fazer trekking?
Os seguros IATI Escapadinhas, IATI Estrela, IATI Estrela Premium e IATI Grandes Viajantes cobrem, no máximo, 3.000m de altitude. IATI Grandes Viajantes com suplemento de “Desportos de Aventura” cobre no máximo 5.000m de altura. IATI Mochileiro cobre até 5.400m de altura.
Qual seguro preciso se meu meio de transporte vai ser em bicicleta?
Os seguros que aceitam esta garantia são o IATI Escapadinhas, o IATI Mochileiro, e o IATI Grandes Viajantes (com suplemento)
Qual seguro preciso se meu meio de transporte vai ser autocaravana/ camper?
IATI Escapadinhas, é um seguro adaptado para autocaravana, roadtrips, campers e campista. Cobre roubo no interior de qualquer veículo, veículo de substituição e motorista profissional se necessário.
Que seguro preciso se vou viajar com meu animal de estimação?
O seguro que oferece essa cobertura é o seguro IATI Escapadinhas com assistência médica em caso de acidente e responsabilidade civil.
O seguro cobertura de cancelamento.
Para que serve um seguro de cancelamento?
Um seguro de cancelamento ou seguro de anulação da viagem garante, até ao limite contratado, o reembolso das despesas de cancelamento da viagem que ocorram por conta do segurado e que este não consiga recuperá-las diretamente da agência de viagens (voos, hotéis…), desde que o cancelamento seja feito antes do início da mesma e que o motivo seja uma das causas contempladas na cobertura da apólice.
A cobertura de cancelamento cobre os custos do seguro de viagem?
Não, o montante do seguro não é reembolsável. Esta cobertura só cobre as despesas resultantes de qualquer dos “agentes de viagem”, ou seja, hotéis, voos, etc.
Posso usar a cobertura de cancelamento independentemente do motivo pelo qual devo cancelar minha viagem?
Não, em cada apólice encontra-se a lista das causas de cancelamento contempladas na mesma e que dão direito ao reembolso das despesas de cancelamento que não forem devolvidas pelo fornecedor da viagem. Na ficha de cada seguro de viagem que se oferece com a garantia de cancelamento, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Estrela Premium, IATI Mochileiro e IATI Grandes Viajantes ou o próprio seguro de cancelamento, encontrarás estas causas detalhadas.
Que possibilidades há, se quiser ter cobertura de cancelamento para a minha viagem?
Se só estiveres interessado na cobertura de cancelamento, podes contratar o IATI Cancelamento, que cobre até 6.000€ no máximo.
Se estiveres interessado num seguro integral com assistência médica mais cancelamento, podes contratar os seguros IATI Escapadinhas ( até 1000€ de despesas de cancelamento ) IATI Standard (até 1.500€ de despesas de cancelamento), IATI Estrela (até 2.000€) IATI Estrela Premium (até 5.000€), IATI Mochileiro (até 2.000€), IATI Grandes Viajantes ( até 2.000€ ), IATI Família (até 1.500€) ou IATI Estudos (até 2.000€), em função das coberturas de que necessitas, com cancelamento.
Em que momento devo contratar o seguro que inclui assistência médica + cancelamento?
IATI Cancelamento, no mesmo dia da compra dos bilhetes de avião ou pack de viagem, ou em qualquer momento até ao dia anterior ao de início da viagem; neste caso, será aplicada uma carência de 7 dias.
IATI Escapadinhas, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Estrela Premium, IATI Família, IATI Grandes Viajantes, IATI Estudos, e IATI Mochileiro com cancelamento, para que o cancelamento tenha cobertura, o seguro deve ser contratado no mesmo dia da compra dos bilhetes de avião ou pack de viagem ou, no máximo, nos 7 dias seguintes.
Quando é ativada a cobertura de cancelamento?
Ao contrário das outras coberturas incluídas nos seguros de assistência em viagem, a cobertura de cancelamento fica ativa no mesmo instante em que o seguro é contratado, independentemente de as condições da apólice implicarem uma carência. Por este motivo, as apólices que incluem cancelamento NÃO permitem nenhuma mudança.
Condições da apólice.
Existe franquia no seguro de viagem IATI?
Não, em IATI não temos franquias.
Existe limite de idade para contratar um seguro de viagem à IATI?
A nossa única apólice com limite de idade é IATI Mochileiro, cujas coberturas ficam excluídas para maiores de 70 anos.
O seguro de viagem IATI cobre doenças crónicas ou preexistentes?
Todos os nossos seguros cobrem uma primeira assistência sanitária de urgência durante as primeiras 24 horas.
O seguro de viagem da IATI cobre qualquer tipo de roubo de bagagem?
A garantia de roubo de bagagem dá cobertura desde que o roubo seja efetuado com intimidação, e anexando a devida denúncia à polícia. Se se tratar de um furto, ou seja, no caso de a mala desaparecer porque ta roubaram sem te aperceberes, NÃO fica coberto.
O seguro de viagem cobre um acidente durante a viagem num veículo a motor?
Sim, o seguro cobre-te a ti e a assistência sanitária de que precisares até ao limite contratado, mas não cobre os danos do veículo nem os que o veículo produzir a terceiros.
O seguro de viagem IATI cobre a gravidez?
Todos os nossos produtos cobrem, unicamente durante as primeiras 24 semanas de gestação, uma primeira assistência sanitária de urgência durante as primeiras 24h.
O seguro de viagem IATI, em caso de acidente ou morte, cobre as despesas de repatriação?
Sim, cobre; a cobertura de repatriação é ilimitada em todos os nossos seguros.
Posso aumentar/diminuir os limites de alguma das coberturas da apólice para a adaptar melhor às minhas necessidades?
Não, as nossas apólices de assistência em viagem têm coberturas e limites definidos que não podem ser modificados.
Posso ampliar/prorrogar o meu seguro de viagem IATI?
Podes contratar uma nova apólice IATI Estrela, IATI Estrela Premium, IATI Mochileiro ou IATI Grandes Viajantes com a mesma data de início que a do fim do contrato anterior.
Neste caso, qualquer eventualidade que ocorrer durante a primeira apólice deixaria de ter cobertura no início da segunda, por ser anterior à nova apólice.
Posso modificar ou cancelar o meu seguro de viagem uma vez contratado?
As apólices de assistência em viagem + cancelamento NÃO são modificáveis nem reembolsáveis.
As apólices de assistência em viagem SEM cancelamento, SIM, podem ser modificadas/canceladas, no máximo, 72 hrs. antes da partida da viagem, com um encargo de 10% do prémio pago, sendo o mínimo 15€ e o máximo 50€.
Os viajantes adicionais têm as mesmas coberturas que o tomador principal da apólice?
Têm, as coberturas das nossas apólices de assistência em viagem são as mesmas para todos os viajantes incluídos nelas.
Não sou residente em Portugal, posso contratar os seguros IATI?
Sim, seleciona o lugar de residência, origem e destino da viagem e vê as opções de seguros disponíveis.
Funcionamento da página
Onde encontro informação detalhada de cada seguro de viagem IATI?
No campo Seguros de Viagem, encontrarás a ficha de produto de cada um dos nossos seguros com a seguinte informação: descrição do seguro, o resumo das coberturas, detalhe da cobertura de cancelamento (no caso de ser um produto que oferece esta possibilidade) e as condições completas da apólice.
Como posso consultar online o preço do meu seguro de viagem IATI?
Preenche o formulário que encontrarás na página de início (Home) ou na página do produto de viagem pretendido, e entra em “Calcular cotação”
Como posso contratar o meu seguro de viagem online?
Preenche o formulário que encontrarás na página de início (Home) ou na página do produto de viagem pretendido, e entra em “Calcular cotação”
Seleciona o produto e faz clique em “Continuar”
Preenche os dados pessoais e faz clique em “Continuar”
Seleciona a forma de pagamento que mais te convier, marca o campo Li e aceito as condições do contrato e a Informação Cumprimento Lei 26/2006 e faz clique em Contratar apólice
Como me chega a apólice uma vez contratada?
Depois de concluíres o processo de contratação online, receberás a apólice e as condições gerais do seguro contratado no endereço de correio eletrónico que indicaste ao contratares a apólice.
Como posso pagar o meu seguro de viagem IATI?
Podes pagar o seguro de viagem online através de:
Cartão (Mastercard e Visa)
Transferência bancária (a apólice só entra em vigor quando recebermos a importância paga por transferência em nossa conta bancária, o que pode demorar até 3 dias úteis)
Posso pagar o meu seguro de viagem IATI a prazo?
Não, o valor total deve ser pago através de um único pagamento.
Esclarecimentos do processo de contratação
Que devo indicar em país de residência?
Deves indicar o teu local de residência permanente, o lugar onde, no caso de repatriação, devemos levar-te.
Viajo para vários países. Que devo indicar em Destino da viagem?
Tens que indicar o país mais distante que visitarás.
A que se refere Data Emissão Voos?
É a data da compra dos bilhetes de avião ou pacote de viagem.
Com quanta antecedência tenho de contratar o meu seguro de viagem IATI?
Se contratares um seguro de viagem IATI sem cancelamento, podes fazê-lo até à véspera da data do início da viagem.
No entanto, cada uma das nossas apólices de assistência em viagem com cancelamento, IATI Escapadinhas, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Estrela Premium, IATI Família, IATI Mochileiro e IATI Estudos, têm algumas restrições concretas relativamente ao prazo de contratação. Podes consultar este prazo na página de produto de cada uma destas apólices ou em “Cobertura de cancelamento” do mesmo campo.
Posso contratar um seguro de viagem IATI quando já comecei a viagem e/ou já cheguei ao meu destino?
Sim, podes contratar o IATI Estrela e o IATI Mochileiro, e terás cobertura para qualquer eventualidade ocorrida a partir da data de início da apólice com uma carência de 72h.
Não ficam cobertos acontecimentos anteriores à data de contratação da apólice.
Viajo com outra pessoa. Devemos contratar uma apólice que inclua os dois ou apólices individuais?
Devem estar ambos incluídos na mesma apólice, já que dispõem de coberturas de que ambos podem desfrutar mutuamente no caso de um dos segurados necessitar de assistência.
Uma apólice que inclui várias pessoas sai mais barata?
Não, o preço por segurado é o mesmo.
Os bebés/menores devem ser assegurados?
Sim, devem; tal como os adultos, os bebes também devem ser assegurados.
É possível conseguir a apólice em Inglês?
Não, o que podemos fazer é facilitar-te um certificado da tua apólice com o resumo das coberturas em inglês.
Utilizar as garantias da apólice
Preciso de acionar uma das garantias da apólice. O que devo fazer?
Se precisares de acionar algum serviço incluído nas garantias da apólice, deves telefonar para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas, indicando o teu nome e o número da apólice e receberás instruções de como proceder.
Qual é o número da Central Operativa 24h de Apoio Permanente 24h?
Os residentes em Portugal devem ligar para o número 00 351 218 716 202. Residentes em outro país que não seja Portugal devem ligar para 00 34 934 857 735.
Na Central Operativa 24h de Apoio Permanente 24h vou ser atendido em português?
Escolha uma das opções de idioma e será atendido no idioma de sua preferência.
Se precisar de assistência médica, como devo proceder?
Se precisas de assistência médica deves telefonar para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas, indicando o teu nome e o número da apólice. A partir daí, informamos-te sobre o que deves fazer em função das circunstâncias.
Se for uma urgência e já estiveres a ser atendido, telefona o mais rapidamente possível para seres informado sobre o procedimento a seguir.
Posso telefonar para o telefone de Assistência 24h a pagar no destino?
Se, no país onde estiveres, for possível fazer telefonemas a pagar no destino, aceitaremos a chamada.
Caso contrario, poderás solicitar o reembolso do custo das chamadas, desde que devidamente documentado e justificado.
Tenho de adiantar o montante das despesas médicas?
Se telefonares para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas para te darem assistência médica, não precisas de adiantar o pagamento das despesas médicas, nós encarregamo-nos de tudo. Exceto no casdo de países que tenham uma legislação própria do país que regule a assistência médica a estrangeiros não residentes, como é o caso da França, onde somente os casos de hospitalização admiten garantias de companhias de assistência. Nos casos de consultas ambulatoriais com especialistas ou urgências que não requerem hospitalização o segurado deve pagar e solicitar o reembolso.
Se for uma urgência e já estiveres a ser atendido, continuas a ter cobertura, mas terás de pagar as despesas e, apresentando as faturas, ser-te-ão reembolsadas quando regressares, até ao limite das tuas coberturas. Mesmo assim, deves telefonar o mais rapidamente possível para receberes informação sobre o procedimento a seguir.
Têm uma lista dos centros médicos a que posso aceder?
Não. Quando a assistência é necessária, fazem-se logo as gestões, diretamente, com o hospital ou centro médico.
COBERTURAS COVID-19
Tenho cobertura se for contagiada por coronavírus durante a viagem?
Todos os nossos seguros de assistência tem cobertura integral por coronavírus caso o segurado fique doente por coronavírus imediatamente antes ou durante a viagem. Esta cobertura inclui análises diagnósticas (PCR) prescritas por profissionais de saúde no caso de apresentar sintomas compatíveis com a doença, assistência médica, transporte sanitário, hospitalização, quarentena e repatriação.

A quarentena contempla a cobertura de convalescença no hotel e é de 10 dias em todos os nossos seguros, exceto no seguro IATI Escapadinhas, que é de 14 dias. A convalescença no hotel cobre apenas os gastos em tarifas de alojamento, e é limitado a um valor estabelecido nas condições gerais de cada seguro.
A cobertura de cancelamento inclui coronavírus?
A cobertura de cancelamento de todos os nossos seguros inclui cancelamento da viagem (transporte, alojamento, e outras actividades até um determinado limite estabelecido nas condições gerais) em caso de teste positivo de coronavírus que impeça o início da viagem nas datas programadas. Isto aplica-se aos residentes em Portugal, ou se a viagem tiver início em Portugal. Esta cobertura também é válida em caso de teste positivo dos pais e filhos do segurado.
Se por questões associadas ao coronavírus for aconselhado não viajar, fecharem as fronteiras ou for declarada quarentena obrigatória no país de origem/destino da viagem, e por estes motivos não puder iniciar a viagem, tenho cobertura?
Não, estas causas não estão compreendidas entre as possíveis causas de cancelamento dos nossos seguros.
Se já estou a viajar e devo prolongar minha estadia devido ao encerramento de fronteiras ou quarentena obrigatória, tenho cobertura?
Os seguros IATI Estrela e IATI Estrela Premium oferecem a cobertura de "Prolongamento de estadia por catástrofe natural" que cobre os gastos de alojamento até um máximo de 100€ por dia e até um máximo de 10 dias, caso não seja possível regressar ao país de origem, ou por motivos de quarentena.