É seguro viajar para a Turquia? Infelizmente, muitos viajantes fazem esta pergunta na altura de escolher o destino das próximas férias. Os recentes atos violentos fizeram com que, mesmo que no passado a Turquia tenha recebido milhões de visitantes, os viajantes nos dias de hoje se perguntem se não há nenhum problema em viajar para este país.

No entanto, lugares como a mágica Istambul, a imponente Capadócia ou a litoral Izmir continuem a atrair pessoas de todo o mundo. Na IATI Seguros de Viagens damos-te toda a informação para que decidas se é seguro viajar para a Turquia.

Continua a ler e mantém-te informado sobre este destino.

É seguro viajar para a Turquia?

ponte galata na turquia

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros português?

A página do Ministério assinala que é recomendável viajar com “extrema precaução” e que é melhor não o fazer por determinadas zonas. Indica que a Turquia é um país seguro em termos de criminalidade e delinquência, mas que há risco elevado de ataques terroristas. Por esse motivo, recomenda também que os turistas sejam prudentes e vigilantes nas zonas de maior afluência turística e nos transportes públicos de Istambul, Ancara e outras grandes cidades turcas.

É totalmente desaconselhado viajar para as províncias que fazem fronteira com a Síria e o Iraque, assim como o este/sudoeste da Turquia.

capadocia na turquia

Mas então é seguro viajar para a Turquia em 2018?

Devido à implicação da Turquia no conflito Sírio, a frequência de atentados contra lugares governamentais e policiais aumentou exponencialmente em 2016. Entre os objetivos dos terroristas estiveram também alguns dos locais mais turísticos do país. O último atentado na Turquia ocorreu numa discoteca de Istambul no dia de Ano Novo de 2017.

A 20 de julho de 2016, depois de uma tentativa de golpe de Estado, o Conselho de Ministros da República da Turquia decretou o Estado de Emergência durante 3 meses. Este estado foi-se prolongado até à data de publicação deste artigo por motivos de ameaça terrorista. A situação não supõe nada de grave a quem viaja para a Turquia, somente um maior controle policial e mais registos, assim como a proibição de se concentrar ou permanece em determinados lugares públicos.

Por culpa destes acontecimentos o turismo desceu de forma drástica no país. Após os atentados, sobretudo depois do que aconteceu no Aeroporto de Ataturk em 2016, muitas pessoas decidiram que não era seguro viajar para a Turquia e cancelaram as suas viagens. No entanto, o país vive agora mesmo uma situação de tranquilidade e poderás encontrar fotos e vídeos em todas as redes sociais, dos viajantes que se encontram por lá a visitar os principais pontos turísticos.

Como indicamos, o Ministério não desaconselha viajar para o país, mas aconselha os visitantes a atuarem com precaução. Por esse motivo, se estás a pensar em visitar a Turquia, aconselhamos a que te informes da situação atual e que sigas as recomendações que te deixamos a seguir.

hagia sofia na turquia

Alguns conselhos para viajar pela Turquia de forma segura

  • Vai protegido com um bom seguro de viagens como o da IATI Seguros.
  • Viaja com a mente aberta, aprende os seus costumes e tradições e mantém sempre o respeito.
  • Evita as aglomerações e as manifestações e segue as indicações das autoridades de segurança.
  • Anda sempre devidamente documentado.
  • Mantém-te informado sobre a segurança na Turquia através de fontes oficiais. Aconselhamos sempre a ler a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros com regularidade para estar a par das últimas recomendações desta entidade.
  • Outra das recomendações do Ministério no momento de viajar com segurança pela Turquia é que te abstenhas de manifestar qualquer opinião comprometedora (inclusive através das redes sociais), especialmente ofendendo ou insultando a nação turca, o Chefe de Estado ou a bandeira, algo que pode ser punido com prisão.
  • Chega com mais antecedência aos aeroportos, já que os controles de segurança se intensificaram.
  • Tem cuidado com a limpeza dos alimentos. Em algumas ocasiões, o facto de comer ou beber em lugares com pouca higiene, fazem com que os viajantes sofram diarreias ou outras doenças estomacais.
  • Como precaução de segurança na Turquia, é aconselhável adquirir o Müze Pass, um cartão que te permite entrar em diferentes museus sem ter de esperar nas filas.
  • Se és mulher, e ainda que muitas mulheres na Turquia não usem véu, é recomendável vestir de forma recatada, sobretudo se fores entrar em mesquitas ou noutros edifícios de carácter religioso.
  • Usa o sentido comum, segue o teu instinto e não viajes com medo. É um país fascinante, não te arrependerás nem por um minuto de teres viajado à Turquia.

efeso na turquia

Ficaste com vontade de viajar à Turquia? Ou preferes outros destinos que se adaptem melhor à tua forma de viajar? Seja qual for a tua próxima viagem, não te esqueças de contratar um bom seguro de viagens como os que te oferecemos na IATI Seguros.

 

Artigo traduzido por Susana Almeida

Conteúdo Relacionado