Viajar para os Estados Unidos sempre esteve na moda. Devido à sua variedade de paisagens e cidades, atrai todo o tipo de viajantes, desde os mochileiros mais aventureiros até às famílias que o percorrem de carro de este a oeste. Neste artigo, vamos mostrar-te os documentos e requisitos para viajar para os Estados Unidos, passaporte, vistos, necessários para a tua viagem, bem como, qual o seguro IATI que deves escolher.

Viajar para os Estados Unidos não é como ir a qualquer outro destino no que se refere à documentação e às despesas médicas que podes enfrentar se tiveres algum problema médico.

Desta maneira, a contratação de um seguro torna-se fundamental para uma viagem livre de complicações e segura, preparada para imprevistos.

A tua viagem para o país do “tio Sam” começa agora!

É necessário contratar um seguro de viagem?

Há países onde é aconselhável viajar com seguro de viagem, outros onde é altamente recomendado e outros, como os Estados Unidos, onde o Ministério dos Negócios Estrangeiros indica que, apesar da infraestrutura médica ser excelente, é de custo muito elevado. Não existe nos EUA um sistema de saúde pública gratuito, sendo os custos de qualquer hospitalização extremamente elevados, podendo chegar aos milhares de dólares.

Nesta medida, o Ministério dos Negócios Estrangeiros  aconselha que os viajantes sejam possuidores de um seguro de saúde/viagem que cubra as despesas com qualquer eventualidade de emergência médica.

No nosso país, temos a segurança e o conforto de saber que, em caso de qualquer incidente relacionado com a nossa saúde, podemos ser tratados, gratuitamente, num hospital de qualidade. No entanto, as coisas mudam completamente quando saímos das nossas fronteiras e, dependendo do país que visitamos, encontramos diferentes níveis de qualidade no atendimento médico e preços para recebê-lo. Os Estados Unidos, como já referido, apesar de ter excelentes centros médicos e hospitais, é conhecido por ser um dos países mais caros do mundo no que diz respeito à saúde.

É seguro viajar para os EUA? Orlando, Disney

Quanto me pode custar um imprevisto médico, sem seguro?

Um desequilíbrio ao descer uma calçada de Nova Iorque que envolva uma entorse, uma simples ida de ambulância devido a uma emergência, a necessidade de ter algo tão simples como um raio X ou, sem ir tão longe, qualquer outro imprevisto que em Portugal seria algo menos importante (uma infecção, um problema muscular, análises …), aqui significaria pagares uma conta de milhares de euros. A título de exemplo, e para te dar uma ideia, estes são alguns exemplos dos preços que podem ser praticados:

  • Transferência de ambulância, entre $ 400 e $ 1.200
  • Atendimento de emergência, entre $ 150 e $ 3.000
  • Um raio-X, entre $ 150 e $ 3.000
  • Cirurgia para apendicite, a partir de $ 35.000
  • Fratura do tornozelo, entre $ 17.000 e $ 35.000

Mas, para além dos altos custos de saúde, existem também outras razões para obter o melhor seguro de viajem para os Estados Unidos. Com o mesmo, também estará coberto em casos como problemas com a sua bagagem, furto violento, atrasos e perda de voos ou até mesmo cobertura de cancelamento para recuperar o dinheiro investido nesta viagem caso não consigas realizá-la.

Qual é então, o melhor seguros para viajares para os Estados Unidos?

Na próxima seção deste artigo mostraremos as coberturas que a tua apólice médica internacional deve ter para a tua viagem aos Estados Unidos. Se já sabes como ele é essencial e imprescindível, não esperes mais e subscreve o teu IATI Estrela agora mesmo.

Este é o melhor seguro para viajar para os Estados Unidos e, além de ter enormes garantias de gastos com assistência médica, garante que estará protegido contra qualquer contratempo.

contrata o teu seguro de viagem para os estados unidos da américa

Que características deve ter o seguro escolhido?

Cada destino exige um tipo de cobertura muito específico, já que um trekking no Evereste não é a mesma coisa que um  fim de semana a Paris. O que se aplica a um determinado sítio pode não atender às necessidades de outro.

No caso do seguro viagem para os Estados Unidos da América, isso é ainda mais evidente porque, sendo um dos destinos mais caros do mundo em termos de assistência médica, exige as melhores coberturas. A seguir, mostramos quais as características que deves ter em conta na escolha do seguro de viagem , todos incluídos no IATI Estrela:

Atendimento gratuito no seu idioma 24 horas por dia

Algo essencial no melhor seguro de viagem para os Estados Unidos é que ele torna as coisas muito fáceis para ti. No caso de uma necessidade urgente de assistência, seria uma grande perda de tempo ter que se expressar em um idioma diferente do seu.

Portanto, com o IATI Estrela, o atendimento é sempre feito no teu idioma. Além disso, terás à tua disposição um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana e, caso nos contactes por telefone, reembolsaremos o valor da chamada internacional, quando nos enviares o recibo da mesma.

Ampla cobertura de assistência médica

Como referido antes, os preços dos cuidados de saúde nos Estados Unidos são elevadíssimos e uma visita ao médico é muitas vezes sinónimo de contas de milhares e milhares de euros. Para garantir que estarás coberto tanto numa visita ao médico quanto na possibilidade de precisar de assistência mais complexa que inclua exames médicos, fornecemos no nosso seguro de viagem para os Estados Unidos, uma cobertura muito alta para despesas médicas.

Assim, graças ao teu IATI Estrela terás uma proteção de até 500.000 euros que garantirá cobertura em qualquer situação. Na IATI, temos mais de 135 anos de experiência como líderes em seguros de viagens e nenhum dos nossos viajantes precisou de assistência médica que chegasse à metade destes custos. Portanto, podemos garantir que, com o IATI Estrela, terás a melhor proteção possível na tua viagem aos Estados Unidos.

Desportos de Aventura nos Estados Unidos

Os EUA não são apenas cidades grandes. Os Parques Nacionais e a sua natureza exuberante esperam por ti para que também vivas experiências inesquecíveis. Mergulhar nas praias idílicas do Havaí, andar de bicicleta por Moab, escalar as paredes do Parque Nacional de Yosemite, caminhar por Yellowstone ou atividades mais comuns como surf, caiaque ou canyoning podem fazer parte das atividades que tens em mente.

Todos eles são considerados arriscados e geralmente não são cobertos por apólices internacionais, mas, graças à cobertura de desportos de aventura incluída no seu seguro de viagem IATI Estrela para os Estados Unidos, também estarás coberto se embarcares em qualquer uma dessas peripécias.

Lesões corporais em veículos motorizados

Outro clássico numa viagem como esta é alugar um carro e percorrer centenas de quilómetros conhecendo as infinitas paisagens, seja pela Rota 66 ou conhecendo pontos como Los Angeles, Las Vegas ou o Grand Canyon do Colorado.

Uma pergunta muito clássica que geralmente nos ocorre é: “o que acontece se eu sofrer um acidente num momento como este? O seguro também cobre?” E a resposta é simples, IATI Estrela é o melhor seguro para viajar aos Estados Unidos e o mais querido pelos viajantes porque o cobre em qualquer circunstância.

Assim, também terás garantidos cuidados e hospitalização caso sofras um acidente com um veículo motorizado.

Sem franquias

Muitas seguradoras escondem nas letras pequeninas das suas apólices que têm franquia. Por exemplo, no caso de uma franquia de 100 euros, significa que, sempre que necessitares de algum tipo de assistência médica, terás de pagar os primeiros 100 euros, mesmo depois de já teres pago uma apólice.

Na IATI não trabalhamos com franquias e sempre cobriremos desde o primeiro cêntimo da tua assistência médica para que não tenhas que te preocupar com dinheiro.

Sem adiantamento de dinheiro para assistência médica durante a viagem

Outro caso muito comum é o do seguro médico privado que, apesar de oferecer alguma cobertura durante a viagem, obriga a pagar qualquer tipo de despesa e a partir daí iniciar um processo moroso de recuperação do teu dinheiro. Nos Estados Unidos da América, isto poderia literalmente arruinar a tua viagem por completo, se te encontrasses na situação de ter que enfrentar contas de milhares de euros.

Com o teu IATI Estrela isso não acontecerá. Quando precisares de ajuda e entrares em contato connosco, iremos encaminhar-te para o centro de saúde mais adequado para o teu caso. Assim que chegares lá estarão à tua espera e fica do lado da IATI tratar das despesas da tua visita, bem como de eventuais exames médicos ou medicamentos que te sejam prescritos.

Se, devido a uma emergência, não puderes entrar em contato connosco antes de ires para o atendimento médico, não haverá problema. Em seguida, envia-nos os gastos médicos e faturas e iremos reembolsar-te o mais breve possível.

Perda de bagagem e roubo incluídos

Numa viagem, há muita coisa que pode acontecer muito além de problemas de saúde. Por esse motivo, o seguro de viagem para os Estados Unidos também foi projetado para cobrir esses tipos de casos.

Além disso,  também terás outras coberturas com as quais iremos atender-te em casos como, por exemplo,  mudança de serviços aéreos inicialmente contratados, atraso na entrega de bagagem despachada ou atraso na saída do meio de transporte.

Opção de cancelamento – cancelamento da sua viagem aos Estados Unidos

Viajar para os Estados Unidos não é barato. A organização desta viagem está ligada a reservas de voos, alojamento e atividades que aumentam o custo desta experiência. É totalmente normal que perguntes coisas como: “O que acontece se eu não puder viajar devido a um imprevisto grave? Perco todo o dinheiro investido nesta viagem dos meus sonhos?”

Para responder a essas perguntas de tantos viajantes, fomos os primeiros a oferecer o Suplemento de Cancelamento de Viagem. Graças a ele, reembolsaremos em até 5.000 euros de despesas que não podes recuperar diretamente do teu fornecedor de viagem caso tenhas que cancelar a tua viagem por qualquer um dos motivos considerados na apólice.

Poderás obter esse complemento, o preferido dos nossos viajantes, com um único clique durante o processo de contratação do seu seguro de viagem para os Estados Unidos.

Seguro de viagem para os Estados Unidos com cobertura COVID-19

A chegada da pandemia do coronavírus também foi um golpe sério para o turismo. Na IATI, rapidamente nos esforçamos para garantir que também esteja protegido nesse caso.

Agora, todos os nossos seguros, incluindo o seguro de viagem para os Estados Unidos, são seguros de viagem com cobertura covid-19. Isto significa que poderás também receber cuidados em casos de covid-19, bem como possíveis testes PCR prescritos no destino por um especialista ou o prolongamento da sua estadia por motivo de quarentena obrigatória.

A cobertura de cancelamento de viagens, além disso, oferece até 5.000 euros de reembolso também nos casos em que o covid-19 te afeta diretamente a ti, aos teus pais ou teus filhos e vos impede de viajar.

Ponte de sao francisco no Estados Unidos da América

A escolha certa – IATI Estrela

Já estás convencido sobre a importância de ter um seguro de viagem para os Estados Unidos? Está na hora de marcar o teu IATI Estrela.

É bastante rápido e fácil!

No menu deves inserir os detalhes da tua viagem:

  • Origem da viagem
  • O destino da viagem: neste caso, os Estados Unidos
  • As datas de início e término da viagem
  • O número de viajantes
  • Tipo de seguro: seguro de viagem

Depois de preencher o menu intuitivo, clica em “Calcular”, seleciona o teu IATI Estrela e clica em “Contratar”. Será nesta altura que também poderás obter o Suplemento de Cancelamento de Viagem de que falámos anteriormente e que te dá a opção de recuperar até 5.000 euros das tuas despesas de viagem, caso tenhas de cancelar a mesma. Vale muito a pena e é o mais querido dos nossos viajantes!

Em seguida, preenche os teus dados pessoais, efetua o pagamento e receberás no teu e-mail as informações sobre o teu seguro de viagem aos Estados Unidos e os dados para entrar em contato connosco, caso precises de algum tipo de assistência durante a tua visita ao país.

contrata o teu seguro de viagem para os estados unidos da américa

Passaporte – Visto – ESTA – Que documentos para viajar para os Estados Unidos preciso?

Não menos importante do que um seguro de viagem, também pretendemos esclarecer quais são os restantes documentos e requisitos que precisas de levar em conta antes de embarcar nesta aventura. Ora confere!

passaporte português para viajar

Passaporte

É obrigatório e deve estar em ordem. Para poderes viajar, tem de ter uma vigência de pelo menos 6 meses desde a data de início da viagem, pois quando entra no país por turismo é-lhe dada uma autorização de permanência de 6 meses e o passaporte deve cobrir esses meses, ainda que a tua estadia seja de menos tempo.

Visto

Podes viajar para os Estados Unidos sem visto para viagens de turismo até um máximo de 90 dias. De qualquer forma, e para evitar problemas, pois são muito estritos, é melhor levar os bilhetes de ida e de volta como prova, já que os agentes do Serviço de Imigração dos aeroportos dos Estados Unidos fazem interrogatórios individuais a cada viajante.

No caso de quereres estudar ou trabalhar nos Estados Unidos, ou se vais por um período de tempo superior a 3 meses, vais precisar de visto e podes solicitá-lo em: https://usvisa-info.com/

Preciso de visto para viajar para os Estados Unidos?

O Visa Waiver, ou em português, o Programa de Isenção de Visto autoriza a entrada nos Estados Unidos sem necessidade de visto aos cidadãos de 38 países.

documentos para viajar para os estados unidos

Este programa permite aos portugueses entrar nos Estados Unidos sem visto, com uma estância máxima de 90 dias. Apenas é necessário preencher um formulário chamado (ESTA), que é a autorização que devem pedir os turistas.

O formulário (ESTA) é solicitado através da internet ao Governo Americano ou ligando para o número 703-439-2364 se estiver nos Estados Unidos.

O formulário é fácil de preencher e em 15 minutos estará pronto. Tens também de pagar taxas pela gestão que são de 4 dólares depois de preencher o formulário e mais 10 dólares quando este for aprovado.

passos para pedir o ESTA

É importante ter o passaporte em vigor e o pagamento poderá ser realizado utilizando cartões de crédito VISA, MasterCard, Discover ou American Express ou uma conta de Paypal.

ESTA

Electronic System for Travel Authorization. Esta é uma autorização para viajar para os Estados Unidos parecida com o visto, que deves pedir por internet e de forma antecipada. O custo é de 14 dólares.

É obrigatório viajar com o ESTA para os Estados Unidos se a tua nacionalidade é de Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, República de Malta, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Holanda, Nova Zelândia e Noruega.

O formulário é fácil de preencher e não deve demorar mais de 15 minutos. Deves pagar uma taxa de gestão de 4 dólares e mais 10 dólares assim que o teu pedido for aprovado.

Importante saber que tens de ter o passaporte em vigor e que as taxas só podem ser pagas com cartão de crédito VISA, MasterCard, Discover ou American Express.

Aqui fica um vídeo de 2 minutos (em Espanhol) sobre como conseguir o ESTA:

ESTA para viajar para os Estados Unidos: O que é e como obter

Vacinas

À partida, não faz falta nenhuma vacina para viajar para os Estados Unidos.

melhor seguro para viajar para os estados unidos

Considerações finais para viajar seguro para os Estados unidos

Esta é a informação imprescindível que deves ter em conta se tens a intenção de viajar para os Estados Unidos. Se quiseres saber mais, podes visitar a página da embaixada dos Estados Unidos em Portugal ou a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esperemos que este artigo sobre os documentos e requisitos para viajar para os Estados Unidos te tenha sido útil.

Queremos também deixar claro que, devido à situação pandémica atual, a entrada nos Estados Unidos pode estar interdita, à exceção de quem possua um visto de residência no país. 

Desta maneira, torna-se fundamental que estejas atento às informações atualizadas que possam sair sobre o assunto e que consultes o Portal das Comunidades Portuguesas para mais informações.

Agora que já conheces todos os documentos e requisitos para viajar para os Estados Unidos e o processo, recomendamos-te os seguintes artigos sobre o país:

A IATI deseja-te uma BOA VIAGEM.

contrata o teu seguro de viagem para os EUA

Artigo traduzido por Susana Almeida