O que ver e fazer no Cairo em 2 dias? Se estiveres a planear uma viagem ao Egito, por muito curta que seja, recomendamos que passes pelo menos alguns dias na capital. Não só vais encontrar museus espetaculares, mesquitas e bazares, como também as pirâmides mais icónicas do mundo.
É por isso que na IATI, especialistas em seguros de viagem e amantes da terra dos faraós, vamos dizer-te tudo o que deves visitar no Cairo no espaço de 2 dias. Além disso, para te facilitar ainda mais as coisas, vamos planear um itinerário (com mapa) e dar-te todas as dicas para aproveitares ao máximo o teu tempo. Vamos começar!
Contents
- 1 Quantos dias são recomendados para visitares o Cairo?
- 2 É possível visitar o Cairo por conta própria?
- 3 Viajar em segurança no Cairo
- 4 O que ver no Cairo em 2 dias: DIA 1
- 5 O que ver no Cairo em 2 dias: DIA 2
- 6 O que ver no Cairo em 3 dias
- 7 Mapa de 2 dias pelo Cairo
- 8 Dicas para organizar a tua viagem de 2 dias ao Cairo
Quantos dias são recomendados para visitares o Cairo?
Mesmo que tenhas pouco tempo para viajar pelo Egito, por exemplo menos de 15 dias, a nossa recomendação é que dediques pelo menos 2 dias para visitar o Cairo. Se puderes dispensar uma tarde ou uma manhã extra, ainda melhor, mas o nosso conselho é que passes pelo menos dois dias, para conseguires ver o essencial da capital.
É possível visitar o Cairo por conta própria?
Como em qualquer lugar do Egito, é possível visitar o Cairo por conta própria. Contudo, somos a favor da utilização dos serviços de um guia em certos sítios por uma razão muito simples: a história por de trás deles é tão espantosa que seria uma vergonha se não compreendêssemos a cultura do que estamos a ver.
O Cairo, tem alguns dos melhores sítios para visitar no Egito. As Pirâmides de Gizé ou o Museu Egípcio são dois exemplos claros, por isso, para esses lugares e, também no caso de estares disposto (esperançosamente) a ir a Dashur, Saqqara e Memphis, recomendamos que contrates um guia egiptólogo ou que te inscrevas numa das muitas excursões que os visitam.
Por outro lado, é melhor ter referências para os guias e não contratar o primeiro que oferece os seus serviços à entrada ou aquele que te é aconselhado no hotel. Infelizmente, existem muitos guias falsos, por isso é aconselhável que contactes alguém que saibas ser um egiptólogo e que trabalhe bem.
No caso da visita ao centro do Cairo, é mais do que viável fazê-lo por conta própria. Podes utilizar táxis ou, melhor ainda, a aplicação Uber, que é muito mais económica. Podes explorar com segurança o Bairro Coptic, Khan el-Khalili, a Cidadela de Saladino e outras partes do Cairo, ao teu próprio ritmo. O Cairo é uma cidade caótica com bairros pobres, mas está longe de ser perigosa.
Viajar em segurança no Cairo
Embora o Cairo seja uma cidade bastante segura para turistas, o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha a enorme importância de ter um seguro de viagem para o Egito. Aqui, os cuidados médicos podem ser muito caros para os turistas e é muito fácil acabares em centros médicos desonestos.
O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino. Para além da enorme cobertura de saúde que te garante o livre acesso aos melhores especialistas do país, também cuidará de ti em casos como roubo, problemas com a bagagem, incidentes de transporte e até mesmo o repatriamento que tende a ser muito dispendioso.
Obtém já o teu seguro!
O que ver no Cairo em 2 dias: DIA 1
A nossa proposta de lugares para visitares em 2 dias no Cairo começa com força: com uma visita aos principais sítios arqueológicos localizados na periferia da cidade. Na nossa opinião, obterás muito mais desta viagem e será mais confortável se o fizeres numa excursão ou com um guia + motorista, o que é bastante comum em qualquer viagem ao Egito. Por isso, recomendamos que deixes estes pormenores todos organizados antes de chegares ao Cairo.
O que ver no dia 1 no Cairo? Recomendamos o seguinte:
- Pirâmides de Gizé: com um bom início madrugador, recomendamos que estejas neste sítio único assim que as portas se abrirem (às 8 da manhã, excepto no Ramadão) para o desfrutares em temperaturas mais agradáveis e com menos pessoas. O que podemos dizer sobre as pirâmides de Cheops, Kefren e Mykerinus? A maior necrópole do Antigo Egito é um dos lugares mais mágicos do mundo e recomendamos que lhe dediques 3 ou 4 horas da tua viagem de 2 dias ao Cairo. Para além de veres as pirâmides e a Esfinge de perto, existem vários miradouros no complexo a partir dos quais podes obter vistas épicas das pirâmides.
- Dahshur: 40 quilómetros a sul do Cairo e a apenas 28 quilómetros de Gizé, Dahshur foi a necrópole real do Egito durante o reinado do rei Amenemhat II da 12ª Dinastia. É o lar de duas pirâmides muito interessantes: a Pirâmide Bentent ou Pirâmide do Ródano e a Pirâmide Vermelha. Acredita-se que a forma da primeira se deve a uma tentativa falhada de alcançar a pirâmide de face lisa, a última fase da evolução das pirâmides egípcias. Aproveita o facto de que, ao contrário das pirâmides de Gizé, estas têm entrada livre.
- Memphis: no que foi a antiga capital do Antigo Império do Egito e do Nome I do Baixo Egito, podes visitar o Museu de Memphis ou Mit Rahina. Aqui vais poder ver o fenómeno espectacular de Ramsés II, bem como outros achados arqueológicos importantes.
- Saqqara: na necrópole desta cidade vizinha está a pirâmide de Zoser, a mais antiga de todas as pirâmides existentes. O complexo como tal tem vários templos e tumbas de grande interesse histórico.
Como podes ver, não há falta de coisas para ver e fazer no Cairo neste primeiro dia, mas se tiveres o teu próprio meio de transporte e se te levantares cedo, podes acabar de ver tudo por volta das 16 horas. Assim, podes relaxar no hotel ou talvez dar um passeio pelo Bazar de Khan el-Jalili ou assistir ao espectáculo de som e luzes nas Pirâmides de Gizé. Esta última não é realmente essencial, mas há sessões às 19h e 20h, que podem ser desfrutadas todos os dias.
O que ver no Cairo em 2 dias: DIA 2
No segundo dia deste itinerário de coisas a ver e fazer no Cairo em 2 dias, aconselhamos a concentrares-te na própria cidade. Para tal, recomendamos que te levantes cedo para estar no Museu Egípcio assim que este abrir às 9 da manhã. Com uma enorme colecção de peças de todo o Egito e quase nenhum sinal explicativo, é altamente aconselhável que o visites com um guia. Se não tiveres marcado uma visita guiada com antecedência, há normalmente uma em oferta no próprio museu. O passeio demora facilmente 2 ou mesmo 3 horas.
Por outro lado, estima-se que o Grande Museu Egípcio, localizado ao lado das Pirâmides de Gizé, poderá abrir no início de 2023. Com quase 45.000 metros quadrados de espaço de exposição, 12 pavilhões e aproximadamente 100.000 artefactos, substituirá o Museu Egípcio, que se tem vindo a esvaziar há já algum tempo. Desta forma, assim que o outro estiver aberto, recomendamos que te dirijas primeiro para lá.
Para o resto do dia, aqui estão os locais que te faltam ver nestes 2 dias pelo Cairo:
- Praça Tahrir: localizada junto ao Museu Egípcio, é a maior praça pública do Cairo e também o local de eventos importantes da história do Cairo, como a Revolução Egípcia, que teve lugar em 2011.
- Saladin Citadel: outra fortaleza obrigatória no Cairo está localizada no topo da colina de Al-Muqattam. Daqui, terás vistas brutais da cidade quase sem fim. Também poderás entrar na Mesquita Muhammad Ali, também conhecida como Mesquita de Alabastro. Esta é possivelmente uma das mais belas mesquitas de todo o Egito.
- Bairro Copta: os Coptas são aqueles que professam algum tipo de fé cristã e uma boa parte dos que vivem no Cairo estão agrupados neste bairro cheio de lugares de interesse e onde é muito agradável dar um passeio. Entre os principais lugares a visitar estão a Igreja de S. Sérgio e Baco, a Igreja Pendurada, a Sinagoga Ben Ezra e as igrejas de S. Jorge e S. Bárbara. Se tiveres mais tempo, aconselhamos a incluir o Museu Coptic.
- Mesquita Ibn Tulun: a mais antiga mesquita do Cairo, construída no século IX, com um impressionante pátio arqueado. É possível subir ao miradouro e desfrutar de uma vista deslumbrante da cidade. Sem dúvida, uma visita obrigatória no Cairo nestes 2 dias.
- Museu Nacional da Civilização Egípcia: foi inaugurado em 2021, o mais interessante sobre este museu, para além do facto de que te vai ajudar a compreender a história egípcia de uma forma muito didática, é que aloja a galeria das múmias reais. Aqui vais encontrar a colecção mais fascinante de múmias de faraós e os seus caixões organizados de uma forma que te vai deixar de boca aberta. Nota que o museu fecha às 17 horas e precisas de cerca de 1 hora e meia para o visitar.
- Bazar Jan el-Jalili: Acredita-se que este bazar esteja vivo desde o século XIV, quando nasceu como um caravanserai, um local de descanso para as caravanas dos comerciantes. Hoje em dia é um labirinto de mais de mil lojas de todos os tipos, onde, naturalmente, terás de trazer à tona as tuas capacidades de negociação. Estes estão abertos para negócios mesmo depois do sol se pôr, por isso é um bom plano passear por aqui ao final da tarde e tomar um chá no lendário El Fishawi ou “Mirror Café”. Dizem que este café não fechou uma única vez desde a sua abertura em 1769.
O que ver no Cairo em 3 dias
Se tiveres mais de 2 dias para visitar o Cairo, quer sejam algumas horas ou um dia inteiro, não te faltarão coisas para fazer. Além disto, se descobrires que o segundo dia que planeámos para ti é demasiado ocupado, podes sempre ir com calma e visitar o Museu Nacional da Civilização Egípcia na terceira manhã – a decisão é tua!
Caso queiras incluir algo mais, as nossas recomendações são as seguintes:
- Mesquita Al-Azhar: outra das mais importantes mesquitas a ver no Cairo. Construída no século X, é atualmente uma universidade e centro de estudos islâmicos e tem um pátio muito bonito com arcadas. Nas proximidades encontra-se a caravanserai de al-Ghouri, uma caravana de cinco andares da Wikala, um ponto de passagem obrigatório.
- Torre do Cairo: a melhor maneira de ver a cidade de cima é a partir do miradouro desta torre de 186 metros de altura. Tem também um restaurante, se desejares uma boa refeição com vistas espectaculares.
- Bab Zuweila: este é um dos três portões sobreviventes das muralhas da Cidade Velha e o último portão remanescente das muralhas meridionais dos séculos XI e XII de Fatimid Cairo.
- Museu de Arte Islâmica do Cairo: se tiveres mais de 2 dias para visitares o Cairo, recomendamos que arranjes tempo para visitar este museu, que possui uma das mais importantes coleções de arte islâmica do mundo. As peças que verás datam do século VII ao final do século XIX e são não só do Egito e de vários países árabes, como também de outros países onde a marca islâmica era profunda.
- Hamman Inal: Construído no século IX, este é um dos mais antigos hamman ou “banhos” a ver no Cairo. Já não está a ser utilizado, mas vale a pena a visita.
Mapa de 2 dias pelo Cairo
Para te ajudar a planear os teus dois dias no Cairo, fizemos este mapa que mostra o que fazer no dia 1 em laranja, o que fazer no dia 2 em azul e o que é extra para o dia 3 em roxo.
Dicas para organizar a tua viagem de 2 dias ao Cairo
Esperamos que este itinerário para visitar o Cairo em 2 dias te tenha ajudado, mas não vás embora sem ler estas dicas da nossa experiência no Egito:
- Se não tiveres muito tempo para viajar pelo Egito, deves saber que existem muitas opções de transporte noturno (autocarros, comboios e até voos) ou partidas ao final da noite. Poderias planear passar o 2º dia no Cairo, mas continuar para outra parte do país à noite.
- O aeroporto do Cairo fica relativamente longe do centro e pode haver muito trânsito, por isso planeia bem o teu tempo para não perderes o teu voo.
- Usar sapatos confortáveis e roupa apropriada. Está calor no Verão, mas tem em mente que se visitares o Cairo no Inverno, pode fazer frio nas primeiras e últimas horas do dia. Considera também que terás de usar roupas que cubram os ombros e joelhos para as mesquitas, e vais sentir-te mais confortável a andar pelo centro da cidade se estiveres vestido desta forma.
- Da nossa perspetiva, dormir em frente às Pirâmides de Gizé é uma experiência que nunca deve ser esquecida. É por isso que preferimos ficar aqui do que no centro da cidade. Ambos são ótimos, por isso o que quer que escolhas estará bem. Se viajares no Verão, poderás apreciar uma piscina para um mergulho refrescante no final do dia.
- No Cairo, para que não tenhas de negociar o transporte, podes deslocar-te facilmente e a baixo custo com aplicações como Uber ou Careem. Podes utilizar o teu cartão e pagar diretamente online. Terás de encontrar uma rede wifi ou, melhor ainda, comprar um cartão SIM a um operador telefónico local.
- O trânsito no Cairo pode ser infernal, especialmente durante a hora de ponta de e para o trabalho. Sê paciente.
- Adota uma atitude zen em relação aos muitos vendedores que se vão aproximar de ti em locais turísticos. Basta que sejas claro ao dizer que não de forma educada. Por favor, sê também um turista responsável e recusa-te a utilizar animais (cavalos, camelos, etc.) que te serão oferecidos durante a tua visita de 2 dias ao Cairo.
- O Cairo é uma cidade segura. Existem algumas áreas muito deprimentes que podem ser um choque de realidades, mas isso não significa que sejam perigosas. Mesmo assim, deves estar atento aos objetos de valor nas zonas turísticas porque, como em qualquer país do mundo, o roubo pode ocorrer.
- Felizmente, o Cairo tem alguns dos melhores hospitais e clínicas do país, mas deves estar ciente de que não terás as despesas cobertas se tiveres de ir a um, e que terás de pagar tudo por ti próprio. É por isso que é muito importante viajar com o melhor seguro para o Egito: IATI Mochileiro.
- Não percas as outras dicas para viajar para o Egito que preparámos para ti.
Esperamos ter-te ajudado a planear a tua visita de 2 dias ao Cairo, mas se tiveres quaisquer perguntas ou sugestões, gostaríamos de ler os teus comentários.
Não vás embora do blog da IATI porque temos toda a informação de que precisas para preparares a tua viagem ao Egito, um país pelo qual estamos apaixonados. Podes começar com estes artigos: