Quais os documentos e requisitos para viajar para o Egito em 2022? Existem requisitos adicionais para viajar para o Egito por causa da covid-19? A terra dos faraós é um dos países que já podemos visitar atualmente, mas de maneira a proporcionar mais segurança, são necessários documentos adicionais aos habituais, tais como um certificado que prove a realização de um teste PCR ou de teres sido vacinado contra a covid-19. Na IATI vamos-te fornecer toda a informação prática e atualizada de que necessitas para realizar o teu sonho de ver as pirâmides de perto.
Continua a ler para descobrires os requisitos e documentos para viajar para o Egito em 2022. Também analisaremos mais de perto a situação da covid-19 no país e como isso irá afectar os teus preparativos de viagem.
Contents
- 1 Viajar para o Egito e covid-19, é possível viajar de Portugal em 2022?
- 2 Seguro de viagem para o Egito, um documento essencial
- 3 Preciso de um visto para viajar para o Egito?
- 4 Documentos para viajar para o Egito
- 5 Requisitos para viajar de Portugal para o Egito apesar da covid-19
- 6 Vacinas para viajar para o Egito
- 7 Carta de condução para o Egito
- 8 Registo de Viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros
- 9 Perguntas mais frequentes sobre documentos de viagem para o Egito
Viajar para o Egito e covid-19, é possível viajar de Portugal em 2022?
Sim, o Egito é um dos países para onde se pode agora viajar a partir de Portugal. Embora as suas fronteiras tenham estado fechadas durante algum tempo, o recomeço dos voos internacionais recomeçou em julho de 2020. O requisito mais importante para que a viagem ao Egito aconteça é a apresentação de um certificado (em inglês ou árabe) que demonstre que fizeste um PCR ou teste de antigénio nas 72 horas anteriores ao teu voo ou que apresentes um certificado declarando que foste totalmente vacinado contra a covid-19. Também te será exigido o preenchimento de um formulário.
Não é necessária quarentena para viajar para o Egito. Também não é necessário teres sido vacinado contra a covid-19, embora isso facilite a entrada.
Qual é a situação no Egito por causa da covid-19?
A entrada é possível, mas qual é agora a situação no Egito? É seguro viajar para o Egito? No início de janeiro, os casos começaram a arrancar e falou-se de uma 4ª vaga de covid devido à introdução da variante Omicron. Mesmo assim, parece que a curva já se encontra a níveis muito baixos.
Além disso, algumas agências internacionais salientam que é pouco provável que o Egito registe mais infeções devido à falta de testes, mas é verdade que o governo flexibilizou algumas das medidas que anteriormente impusera.
Quanto à vacinação no Egito, pode dizer-se que o ritmo é lento, uma vez que apenas 33,8% da população é vacinada com o esquema completo de vacinação. Atualmente é dada prioridade aos profissionais de saúde, às pessoas com doenças crónicas, às pessoas com mais de 65 anos e aos que estão envolvidos no turismo.
Ninguém está a salvo de apanhar covid-19 no Egito, mas é um país onde as atividades ao ar livre são a norma (a maioria dos templos estão totalmente abertos) e as precauções nos hotéis de certa categoria e nos cruzeiros típicos do rio Nilo são adequadas às circunstâncias. Podes verificar estas medidas neste link. Se viajares agora, também encontrarás menos turistas do que nos anos anteriores. A grande maioria das empresas relacionadas com a hotelaria estão abertas e quase todas as atracções turísticas estão abertas.
Evidentemente, é essencial estares bem protegido com uma máscara facial (de preferência FFP2, pois a sua utilização é bastante invulgar entre a população egípcia), evitar grandes multidões e respeitar a distância de segurança. Além disso, é agora mais essencial do que nunca viajar com o melhor seguro de viagem para o Egito. O IATI Mochileiro será o teu melhor companheiro de aventura porque estarás coberto por até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo as necessárias em caso de contágio de covid-19 e as derivadas de desportos de aventura que certamente farás nesta viagem, tais como snorkelling ou mergulho a uma profundidade de 40 metros. Também estaremos ao teu dispor 24 horas por dia e no teu idioma caso necessites de ser repatriado ou tenhas de regressar mais cedo porque um membro da família foi hospitalizado ou morreu, entre muitos outros assuntos.
Seguro de viagem para o Egito, um documento essencial
Ter uma apólice de seguro que te cubra em caso de covid-19 é um dos documentos que os funcionários da imigração te podem pedir quando entrares no Egito, mas é também um requisito essencial para garantires que podes viajar com tranquilidade que mereces. No formulário que te será dado no avião, terás de indicar o número da tua apólice, por isso é uma boa ideia levares a captura de ecrã do teu seguro no teu smartphone ou imprimi-lo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações para viagens ao Egito, é claro: “Recomenda-se um seguro de viagem que cubra despesas médicas e de repatriação. A vacina contra a difteria/polio/tétano é altamente recomendável, aconselhando-se igualmente para a hepatite A e febre tifoide.“, tornando essencial viajar para o Egito com o melhor seguro de viagem: IATI Mochileiro.
Graças a este seguro, estarás protegido contra eventuais despesas médicas que possam surgir durante a tua viagem. Especificamente, com até 500.000 euros de despesas de saúde que incluem tratamento para a infeção devido à covid-19, mas também para uma possível diarreia do viajante (o que não é raro no Egito), um tornozelo torcido ou a má sorte de teres de ser operado devido a uma apendicite, entre outros possíveis acidentes dos quais ninguém é poupado. Além disso, se estiveres a pensar praticar desportos de aventura como caminhadas, snorkelling ou mergulho, o IATI Mochileiro é o teu melhor aliado, uma vez que as despesas médicas que daí possam advir também serão cobertas.
Sem franquias, sem dinheiro adiantado, a IATI estará lá para ti 24 horas por dia e na tua língua. Também se tiveres de ser repatriado ou regressar mais cedo devido à morte de um membro da família ou por necessidade de hospitalização. Para além destas coberturas, existem outras, tais como possíveis despesas decorrentes de atrasos no transporte ou roubo ou danos na bagagem. Faz agora o melhor seguro de viagem para o Egito e viaja com a paz de espírito de estares protegido.
Preciso de um visto para viajar para o Egito?
Sim, um visto é um documento obrigatório para viajar para o Egito se tiveres um passaporte português, mas não precisas de te preocupar porque é muito fácil de obter um. Podes comprá-lo no aeroporto que chegaste para entrar no país. É um visto normal para uma estadia de 30 dias, de entrada única. Custa 25 dólares ou o equivalente em euros ou libras egípcias. Uma vez que muitas vezes é difícil encontrar troco em euros, é melhor conseguires que o teu dinheiro seja trocado com antecedência.
Para acelerar o processo, os cidadãos de 46 países, incluindo Portugal, podem candidatar-se eletronicamente pelo menos 7 dias antes da partida através desta ligação governamental. É conhecido como um e-Visto e terás de carregar uma fotografia da primeira página do teu passaporte (em formato PNG ou JPG). Podes pagar com cartão Visa ou Mastercard.
Se quiseres permanecer mais tempo no país, podes prolongá-lo na Direcção Geral da Imigração, que se encontra na Praça Tahrir, no Cairo.
Se estiveres a entrar no Egito através do Sul do Sinai (aeroportos de Sharm el-Sheikh, St Katherine ou Taba ou por terra a partir de Israel através do posto fronteiriço de Taba) e só vais permanecer no Sinai, podes solicitar um visto gratuito para 15 dias. Se pretendes continuar a tua viagem para outras partes do Egito, terás de solicitar o visto regular mencionado no primeiro parágrafo.
Estás a planear viajar para o Egito por terra ou por mar? Neste caso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda vivamente que obtenhas o visto na embaixada ou consulado mais próximo. O mesmo se aplica se planeias entrar e sair do Egito várias vezes, uma vez que terás de obter um visto de entradas múltiplas. Este último também pode ser obtido online e custa $60.
Documentos para viajar para o Egito
Como podes ver, obter um visto é um requisito para viajar para o Egito, embora seja muito fácil de obter. Outros documentos obrigatórios são:
- Passaporte: não podes viajar para o Egito apenas com o teu cartão de cidadão, terás de trazer o teu passaporte e verificar se é válido durante pelo menos 6 meses a partir do fim da tua estadia prevista no país.
- Visto: se o tiveres feito electronicamente, imprime uma cópia.
- Certificado internacional de vacinação mostrando que tens a vacinação contra a febre amarela: isto só se aplica aos viajantes com mais de 9 meses de idade provenientes de países onde existe o risco de febre amarela ou que tenham uma escala de mais de 12 horas num aeroporto de um país onde existe o risco de infeção. Se este certificado não for apresentado, poderás ter de permanecer em quarentena durante 6 dias.
- Itinerário de viagem e reservas: embora não sejam normalmente exigidos pelos funcionários de imigração, os websites oficiais do governo indicam que estes são documentos necessários para viajar para o Egito. Leva uma cópia impressa das tuas reservas de hotel ou atividades e o itinerário que planeias seguir.
Além disso, tem em conta que, devido à covid-19, poderá haver requisitos adicionais para viajar para o Egito. Estes são explicados abaixo.
Requisitos para viajar de Portugal para o Egito apesar da covid-19
Para além de todos os documentos de viagem ao Egito que mencionámos acima, devido à situação sanitária causada pela covid-19, será necessário um extra: o certificado do teste PCR realizado no máximo 72 horas antes do voo, o certificado de um teste de antigénio realizado nas 72 horas anteriores, ou um certificado de vacinação contra a covid-19. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o teste PCR ou o certificado do teste de antigénio tem de cumprir os seguintes requisitos:
- Incluir o tempo em que a amostra foi colhida, a partir do qual são contadas as 72 horas.
- Deve ser emitido e carimbado por um laboratório oficial.
- Indicar o tipo de amostra colhida.
- Indicar claramente que tipo de teste se trata.
- Ser emitido em inglês e/ou árabe.
- Para verificar a veracidade do documento, o certificado deve incluir o carimbo oficial do laboratório onde o teste foi realizado ou um código QR válido.
- Incluir os detalhes da pessoa que viaja, sem esquecer o número do passaporte.
Como os requisitos podem variar a curto prazo e a interpretação dos requisitos pelas companhias aéreas nem sempre são coerentes, é aconselhável confirmar com a companhia aérea.
Desde 23 de junho de 2021, é possível ser isento deste teste se tiveres sido vacinado contra COVID-19 com Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Sinopharm, Sinovac, Sputnik ou Johnson & Johnson. Deve ter decorrido 14 dias desde a última dose. O certificado de vacinação deve ostentar um código QR e será examinado cuidadosamente à chegada. Se tiveres sido vacinado em Portugal, o Certificado Digital Covid da UE é válido.
O certificado de recuperação da COVID não é válido, nem uma única dose da vacina, excepto a vacina Janssen. Por outras palavras, se tiveste a doença e só tomaste uma vacina, não serás autorizado a viajar para o Egito a menos que tenhas o PCR que mencionámos acima.
O Egito não tem em conta que já passaram mais de 270 dias desde a última dose. Por outras palavras, não é necessário ter uma dose de reforço.
Por outro lado, é também necessário preencher este formulário com antecedência. Terás de carregar os resultados do teu teste ou certificado de vacinação. Mesmo assim, o MAEC adverte o seguinte: “de momento, não é obrigatório o registo através deste sistema, uma vez que os formulários ainda são fornecidos para serem preenchidos manualmente, pelo que a entrada no Egito é permitida sem ter sido registada através do portal online acima mencionado. No entanto, recomenda-se a obtenção do código QR fornecido”.
Qualquer um destes documentos é normalmente solicitado antes do embarque e no desembarque.
Viajar com seguro para o Egito é agora mais essencial do que nunca, é necessário estares totalmente coberto contra a covid-19. Não esperes mais e obtém agora o melhor seguro de viagem para o Egito:
Excepções ao requisito de teste PCR para o Egito
Se viajares com crianças, deves saber que as crianças com menos de 12 anos estão isentas do teste PCR. O mesmo se aplica se estiveres de passagem pelo Egito em trânsito e não passares a noite. Do mesmo modo, como indicado na seção anterior, não terás de fazer o teste se estiveres totalmente vacinado contra a COVID-19 e puderes apresentar provas de vacinação.
Por outro lado, se estiveres a voar diretamente para as províncias de Marsa Matrouh, Mar Vermelho (Hurghada e Marsa Alam) e Sul do Sinai (Sharm el Sheikh e Taba), podes fazer o teste PCR no aeroporto de entrada no Egito, mas deves ficar em quarentena até obteres os resultados. Isto normalmente leva 24-48 horas. As autoridades fixaram uma taxa de 30 dólares, cerca de 25 euros.
Fica ciente de que estão também a ser tomadas outras medidas:
- Verificação da temperatura à chegada.
- Preencher um formulário de saúde pública (Health Observation Card) e entregá-lo à chegada. Neste formulário vai-te ser pedido que forneças o número da apólice do teu seguro de viagem para o Egito para verificar se as tuas despesas serão cobertas em caso de contraíres covid-19. O IATI Mochileiro é o melhor seguro para esta aventura, uma vez que te será garantido até 500.000 euros para despesas médicas, incluindo o covid-19. Este formulário vai-te ser entregue quando chegares ao país, mas vale a pena levar contigo um formulário impresso para evitar as multidões.
- Usar máscaras em locais públicos e respeitar o distanciamento social.
Vacinas para viajar para o Egito
Se vieres de Portugal, não há vacinas obrigatórias para viajar para o Egito. No entanto, os viajantes com mais de 9 meses de idade provenientes de áreas onde há risco de transmissão de febre amarela, incluindo os que se encontram em trânsito há mais de 12 horas em aeroportos de países onde há risco de febre amarela, devem ter uma vacinação contra a febre amarela e mostrar o seu certificado de vacinação.
Se tiveres visitado o Sudão com antecedência, é necessário um certificado de vacinação ou um certificado emitido por um centro oficial sudanês declarando que o viajante não esteve na parte sul do país abaixo dos 15 graus de latitude norte nos 6 dias anteriores para viajar para o Egito.
Se tiveres estado na Guiné Equatorial, Camarões, Paquistão ou Síria serás obrigado a provar que foste vacinado contra a poliomielite.
Por outro lado, o Ministério recomenda teres o calendário oficial de vacinação atualizado e ires a um centro de vacinação internacional com bastante antecedência para que um médico te possa aconselhar em conformidade. A Fundação IO salienta que as vacinas gerais são recomendadas, independentemente das viagens: tétano, difteria, tosse convulsa, hepatite B e MMR; e depois outras como as que visam prevenir a febre tifóide e a hepatite A. Para grupos de risco ou em função das características especiais do viajante, recomenda-se a raiva, cólera, meningite meningocócica, gripe e pneumococo.
Quanto à vacinação contra o coronavírus, ser vacinado com uma das vacinas disponíveis não é atualmente um requisito para viajar para o Egito, mas deixa-te isento de fazer um teste PCR à entrada se tiveres sido totalmente vacinado e se tiverem passado 14 dias desde a última dose. Recomenda-se portanto que mantenhas o teu certificado de vacinação caso tenhas sido ou venha a ser vacinado.
Carta de condução para o Egito
Estás a planear conduzir durante a tua viagem? Caso queiras alugar um carro, um dos documentos necessários para viajar para o Egito é uma carta de condução internacional. É muito fácil de obter junto da ACP ou do IMT.
Registo de Viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros
Uma das recomendações do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao embarcar em qualquer viagem é inscreveres-te no Registo Viajante. A verdade é que se trata de um procedimento que pode ser feito a partir desta ligação e que demora apenas alguns minutos. O objectivo é ter os teus dados de contacto em caso de emergência ou necessidade extrema, para que possas ser notificado durante a tua viagem.
Perguntas mais frequentes sobre documentos de viagem para o Egito
É possível viajar de Portugal para o Egito apesar da covid-19?
Sim, é atualmente um dos países abertos ao turismo. Os requisitos para a entrada no Egito, apesar da covid-19, não são complicados.
Existem alguns requisitos para viajar de Portugal para o Egito por causa da COVID-19?
Sim, um dos documentos de viagem ao Egito durante o coronavírus é um certificado que comprove teres feito um PCR ou um teste de antigénio nas 72 horas anteriores à viagem. Este documento tem de cumprir certos requisitos, pelo que deve ser previamente verificado com a companhia aérea ou com o Ministério do Turismo egípcio. Se já tiveres sido vacinado contra a COVID-19 com o esquema completo de vacinação, já não precisas de ser testado. Terás também de preencher um formulário com antecedência. Devido à situação epidémica, é altamente recomendada a subscrição de um seguro médico para o Egito que forneça cobertura do coronavírus.
Preciso de um visto para viajar para o Egito?
Sim, mas é muito fácil de obter. Como cidadão português, podes fazê-lo no aeroporto à chegada ou fazê-lo electronicamente pelo menos 7 dias antes da tua viagem. O custo é de 25$.
Que documentos são necessários para viajar para o Egito?
Para além do visto, necessitarás do teu passaporte (com validade mínima de 6 meses a partir do final da tua estadia), do certificado internacional de vacinação, que mostra que foste inoculado com a vacina contra a febre amarela se vieres de um país onde haja risco de transmissão, do itinerário de viagem e das reservas de hotel. Por favor, toma nota dos requisitos de viagem COVID-19 discutidos na pergunta anterior.
Existem vacinações obrigatórias para o Egito?
Não, a febre amarela só é obrigatória se vieres de áreas endémicas ou se tiveres estado em trânsito num aeroporto de um país onde existe o risco de transmissão durante mais de 12 horas. No entanto, é melhor visitares um centro internacional de vacinação com antecedência.
Esperamos que este guia de documentos e requisitos para viajar para o Egito tenha respondido a todas as tuas perguntas sobre a preparação para a tua aventura neste antigo país. Se tiveres alguma pergunta, teremos todo o prazer em responder-te nos comentários.
Lembra-te que para viajar com paz de espírito para o Egito, especialmente nestes tempos de pandemia, é essencial fazê-lo acompanhado pelo teu seguro IATI Mochileiro. Contrata agora o teu seguro e estarás protegido com até 500.000 euros em despesas médicas, incluindo as que possam surgir no caso de apanhares covid-19. É também o seguro perfeito para viajantes off-road porque inclui também cobertura para desportos de aventura como snorkelling e mergulho submarino, o que certamente farás no Mar Vermelho. Viajar com a IATI, viajar em segurança.
Lembra-te de que, devido à situação atual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI estamos constantemente a atualizar esta informação. No entanto, recomendamos que verifiques sempre a informação mais recente junto das fontes oficiais.