Desejas uma viagem a um dos destinos mais desejáveis do Oceano Índico? Perfeito porque hoje no blog da IATI trazemos-te uma seleção das melhores experiências que podes ter em Zanzibar. Espectaculares praias de areia branca, centenas de azuis e verdes colorindo o mar, estâncias, fundos marinhos, espécies endémicas…

Basta lembrar que em Zanzibar tudo funciona em modo pólo, ou por outras palavras, pouco a pouco, por isso deixa a pressa e o stress em casa porque estamos a ir para o paraíso. Para um lugar onde todos os problemas são resolvidos com um Hakuna Matata.

praia em zanzibar

Chegar a Zanzibar

Um voo de 20 minutos, pequenos aviões com 12 lugares e uma ilha com metade do tamanho de Maiorca aos seus pés. Sem dúvida, esta curta viagem é o melhor cartão de visita para esta pérola africana a 36 quilómetros da costa da Tanzânia.

Embora a ilha possa ser alcançada a partir de vários aeroportos internacionais, a maioria dos viajantes descola de Dar es Salaam (Tanzânia) e sobrevoa o oceano para chegar a Zanzibar. Alternativamente, os ferries partem do porto de Dar es Saalam. Os ferries rápidos demoram cerca de 2 horas e os ferries mais lentos e baratos demoram 4 horas. As bilheteiras oficiais situam-se no edifício Azam Marine-Coastal Fast Ferries.

dock por cima da água cristalina em zanzibar

Desfrutar da vida em praias de sonho

Conduzir por estradas acidentadas tem as suas recompensas: acesso às deslumbrantes praias de Zanzibar, para muitos, as melhores de África. As mais belas estão concentradas na costa oriental. Grandes extensões de areia branca protegidas por recifes de coral e palmeiras esbeltas correm de Nungwi, um dos principais pontos turísticos na ponta norte da ilha, onde se pode ver dhows a serem construídos, até Jambiani, uma praia famosa pelos incríveis tons turquesa das suas águas. Toma nota destes nomes: Kendwa, muito perto de Nungwi e onde se pode sempre nadar; Pongwe, tranquilo e desocupado; Matemwe, com a sua aldeia animada e areia fina; e Paje, um local ideal para kitesurfing. No entanto, tem em mente que nadar nas águas quentes do Oceano Índico depende sempre da maré.

É precisamente nestas praias que pode reservar todas as excursões que vamos recomendar e até modificá-las ao seu gosto, negociando com o pessoal. Outra opção para os reservar é ir a uma agência.

vista aérea de uma praia em zanzibar

Navegar a bordo num cruzeiro dhow na Baía Menai

Uma das atividades mais populares de Zanzibar é navegar à volta da Baía de Menai, uma reserva marinha no sudoeste, pontilhada de bancos de areia de cartão de retrato, mangues e recifes de coral. Vais fazê-lo a bordo de um dhow, um barco à vela de origem árabe que em tempos transportou mercadorias e hoje, transporta viajantes com alma de exploradores. O plano para a viagem: snorkel, apanhar sol numa ilhota desabitada, parar para o almoço – normalmente um buffet de churrasco – e acabar apaixonado por este canto de Zanzibar, que tem sido protegido desde 1997. Uma dica? Se a maré estiver baixa, terás de caminhar até ao barco, por isso não te esqueças de levar uma mochila à prova de água e uns sapatos fechados.

pessoas em pequeno barco durante o por do sol em zanzibar

Viagem segura em Zanzibar

Este incrível paraíso africano espera-te com uma grande variedade de coisas para fazer. É por isso que é tão importante poder desfrutá-las, sabendo que, se alguma coisa acontecer, estarás sempre nas melhores mãos. Nesse sentido, até o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste na grande importância de teres um seguro de viagem para Zanzibar que te proteja desde o início até ao fim desta experiência. O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este exigente destino e, graças à sua extensa cobertura, cuidará de ti em todos os momento. Desportos de aventura (tais como snorkelling), problemas com a tua bagagem, roubo, transporte e, claro, uma cobertura médica muito elevada são apenas um pequeno exemplo do que este pode fazer por ti.

Portanto, escolhe desfrutar deste destino com paz de espírito, viaja nas melhores mãos e obtém já o teu seguro:

Explorar a Stone Town em busca da alma de Zanzibar

Seria imperdoável viajar para Zanzibar sem parar em Stone Town, a cidade velha da sua capital. Um labirinto fascinante de ruas estreitas, declarado Património da Humanidade, pelo qual passaram todas as culturas que queriam conquistar a ilha. Os seus famosos portões de madeira esculpidos com grandes peças de latão que foram utilizados para dissuadir os elefantes, o mercado Darajan – onde a vida continua intocada pelo turismo – o velho forte de Omani, os banhos persas, as suas casas de pedra de coral descascada, os animados jardins de Forodhan, o velho forte de Omani, os movimentados Jardins Forodhani, a Casa das Maravilhas, a Catedral Anglicana, as celas sinistras do antigo mercado de escravos que nos recordam que esta ilha já foi o principal centro de comércio de escravos em África…. Em breve descobrirás que a terra natal de Freddy Mercury vale bem a pena deixar o dolce far niente da praia por algumas horas. Uma conselho: tenta evitar os papasi, os guias não oficiais que tentarão convencer-te a contratar os seus serviços.

A partir de Stone Town podes apanhar um barco para a Prison Island. O seu passado como prisão de escravos e centro de quarentena para os doentes é agora história e hoje é uma reserva natural com tartarugas gigantes trazidas das Seychelles no final do século XIX.

pessoa sentada na areia a observar o mar

Caminhar pela floresta Jozani para ver os últimos macacos colobus vermelhos

Não deves deixar a ilha sem visitar a Floresta de Jozani porque este parque nacional é o único lugar do mundo onde vive o macaco colobus vermelho, uma espécie em sério risco de extinção. Estima-se que existam uns 2.300, e são muito confiantes e pouco hesitantes na presença de turistas. Outra atracção de Jozani é que é o último reduto de Zanzibar da floresta tropical que resta. No entanto, como é muito húmido e normalmente muito quente, é atormentado por mosquitos, por isso recomendamos o uso de calças e uma T-shirt de manga comprida, aplicando repelente e – apesar de haver uma pequena cafetaria – leva água para o te manteres hidratado. Também deves saber que esta é uma visita guiada de cerca de 2 horas na qual descobrirás, entre mangais, enormes árvores de mogno e sicómoros, o grande valor ecológico desta área.

passadiço em madeira até à praia

Comer ou beber no The Rock

Uma experiência brutal num pequeno formato de luxo. É isso que irás experimentar se reservares uma mesa no The Rock, um pequeno restaurante empoleirado numa rocha que só pode ser alcançada por barco na maré alta e que encontras em mil galerias no Instagram. Não negaremos que é muito turística, mas a comida é boa e só o local, em frente à praia de Michanwi Pingwe e rodeado pela magia do Oceano Índico, vale a pena.

Visitar uma plantação de especiarias

No século XIX, sob o sultanato de Omã, Zanzibar gozou de uma era dourada graças ao comércio de cravo-da-índia e outras especiarias. Atualmente, embora o seu peso na economia nacional seja muito menor, ainda existem plantações no centro da ilha que se podem visitar com uma excursão. Aí conhecerás as propriedades culinárias e terapêuticas das especiarias, tais como o ubíquo cravo-da-índia, baunilha, pimenta preta, canela, noz-moscada e cardamomo, e descobrirás frutos tropicais exóticos que provavelmente não conheces. São apenas algumas horas, por isso, se estiveres disposto a isso, já sabes o que fazer.

Praticar Snorkel ou mergulho submarino no Mnemba Atoll

Se o mergulho é a tua cena, o fundo marinho que procuras está no atol da minúscula ilha de Mnemba, a zona marinha protegida mais famosa de Zanzibar. Recifes de coral, atum, barracuda, peixes coloridos e até tartarugas verdes e golfinhos. Uma atividade perfeita para descobrires que a beleza subaquática desta ilha é tão fascinante como a terrestre.

prancha de surf encostada a uma barraquinha de palha

Colecionar deslumbrantes pores-do-sol

Nos jardins de Forodhani, numa ilhota do deserto, deitada numa rede, num resort com um cocktail na mão… Não importa onde estejas. Os pores-do-sol de Zanzibar são alguns dos mais belos que alguma vez vais ver. O sol desce lentamente, o céu está tingido de tonalidades vivas de vermelho e laranja, a areia torna-se dourada… Se quiseres parar o tempo para que o pôr-do-sol de Zanzibar dure para sempre, não te preocupes, todos nós já quisemos o mesmo.

por do sol em zanzibar

O que pensas desta variedade de coisas para fazer na Tanzânia? Estamos certos de que não podes esperar mais para ir para este paraíso! Vamos?

melhor seguro de viagem para a Tanzânia