Hoje, na IATI, especialistas em seguros de viagem internacionais, vamos contar-te tudo sobre um itinerário de viagem de 12 dias para a Tanzânia. A Tanzânia, o país dos safaris, é um dos destinos mais cobiçados pelos viajantes que visitam o continente africano. Este território, na costa oriental da África Central, possui a maior extensão de Parques Nacionais com vida selvagem protegida, a montanha mais alta de África (Kilimanjaro, com 5890 m), uma grande riqueza étnica e linguística e belas praias de areia branca onde podes fazer o melhor mergulho da tua vida. Se gostas de aventura e de contacto com a natureza, este é o destino ideal para ti!

Antes de planeares os teus dias no país, gostaríamos de te dar algumas recomendações sobre os locais a visitar e qual o melhor itinerário de viagem. 12 dias na Tanzânia é um período razoável para veres o máximo do país, combinando safari e praias. Assim, vamos concentrar-nos em visitar o Parque Nacional de Tarangire, o Parque Nacional do Serengeti, a Área de Conservação de Ngorongoro e as praias de Zanzibar.

Melhor altura para viajar para a Tanzânia

A melhor altura para viajar para a Tanzânia é de junho a outubro, que coincide com a estação seca. Julho é um bom mês para veres os animais, uma vez que a vegetação é escassa e eles juntam-se à volta da água para beber. No entanto, a migração dos gnus ocorre de abril a junho (quando chove) e é um verdadeiro espectáculo da natureza, pelo que, se não te importares com a lama, este mês é também uma boa altura para assistires à migração dos gnus.

Safaris na Tanzânia

Tanzânia é sinónimo de safari. Por esta razão, e porque estamos convencidos de que não queres perder tudo o que a natureza tem para oferecer neste país, recomendamos que escolhas uma agência especializada, experiente e amiga dos animais. Só tens de te preocupar em vestir a roupa adequada, levar um bom par de binóculos e meteres-te num 4×4 para apreciar os animais e o horizonte da savana.

hienas no safari Ngorongoro Cratera na Tanzania

Uma viagem à Tanzânia com safari incluído, embora não seja normalmente uma viagem barata (devido às elevadas taxas de entrada nos Parques Nacionais), será uma experiência que vais recordar para o resto da vida. Prepara-te para habituares os teus olhos ao grande espetáculo animal da savana: milhares de gnus a trotar nas planícies do Serengeti, grandes manadas de elefantes a atravessar o Parque Nacional de Tarangire nas suas migrações sazonais, leões a poucos metros do 4×4, e até momentos emocionantes dos animais com as suas crias. Para além de paisagens espetaculares com pores-do-sol mágicos que não vais esquecer.

Praias na Tanzânia

Para terminares a tua viagem de uma forma descontraída, depois de dias poeirentos de safari, nada melhor do que passar um dia nas paradisíacas praias de areia branca de Zanzibar, a parte insular da Tanzânia. E, se gostas de mergulho, vais divertir-te imenso a mergulhar nas suas águas.

Viajar em segurança na Tanzânia

A Tanzânia é um país incrível que te espera de braços abertos para te surpreender com a sua natureza exuberante. Desde os incríveis momentos proporcionados pelos incríveis safaris até às praias paradisíacas de Zanzibar. O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste na enorme importância de ter um seguro de viagem para a Tanzânia que te garanta a melhor proteção. O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino e, graças à sua extensa cobertura médica, vai proteger-te durante toda a tua aventura. Além disso, tem outras coberturas focadas em roubo, problemas com a bagagem, desportos de aventura ou problemas com os voos que irão garantir que estás sempre nas melhores mãos em caso de qualquer incidente. Por isso, não esperes mais, escolhe viajar com a tranquilidade que mereces e faz já o teu seguro:

Itinerário de viagem de 12 dias para a Tanzânia

Dia 1 : Aeroporto/ Nairobi (Quénia)

Começamos o nosso itinerário de viagem de 12 dias para a Tanzânia em Nairobi, a capital do Quénia. Fica apenas a 4 horas de carro da cidade de Arusha (Tanzânia) e é a porta de entrada para qualquer safari, tanto no Quénia como na Tanzânia. Por isso, a forma mais fácil é voares de Portugal para Nairobi.

Dia 2 : Nairobi (Quénia)/ Arusha (Tanzânia)

Para chegar de Nairobi a Arusha, podes apanhar um shuttle (autocarro local) ou o transporte da agência com a qual reservaste o safari até à fronteira de Namanga. No teu primeiro dia, dorme na cidade de Arusha assim, tens tempo para teres o primeiro contacto com a Tanzânia e descansares para poderes começar a visita ao safari no dia seguinte com máxima energia.

Dia 3 : Arusha / Tarangire

No teu primeiro dia de safari, dirige-te para o Parque Nacional de Tarangire, famoso por ter a maior população de elefantes do país (mais de 3000) e pelos numerosos e impressionantes baobás que encontras pelo caminho. No caminho para o parque, entra no país dos Masai e vais ver os seus habitantes vestidos com os típicos mantos avermelhados. Este será o primeiro dia em que vais dormir muito perto dos animais, num parque de campismo onde poderás montar a tua tenda.

3 zebras num safari em Arusha na Tanzania

Dia 4 : Tarangire/ Serengeti

De manhã cedo, vais dirigir-te para o Parque Nacional do Serengeti, passando pela primeira vez pela Área Protegida de Ngorongoro, que, com os seus mais de 8292 quilómetros quadrados, é Património Mundial da UNESCO. O ideal é fazeres uma paragem no caminho para veres o topo da cratera e apreciares a vista e toda a magnitude da sua cor verde-azulada. É de cortar a respiração. À chegada ao Serengeti, vais dirigir-te para um dos parques de campismo onde podes montar a tua tenda e passar as noites seguintes.

um elefante e zebras num lago no meio de um safari na tanzania

Dia 5 e 6: Serengeti, dia completo

Chegamos a meio do nosso itinerário de viagem de 12 dias para a Tanzânia, no parque mais excecional de África. A vida selvagem pode ser vista aqui durante todo o ano. Recomendamos que passes pelo menos dois dias inteiros a explorar o parque, percorrendo os trilhos que atravessam as vastas planícies em busca dos “cinco grandes” de África: elefante, rinoceronte, búfalo, leão e leopardo. Só tens de ser paciente e esperar pela altura certa no local certo. É mais do que provável que um destes animais (ou muitos) se cruze no teu caminho, podes assistir a uma cena de caça ao leão ou encontrar uma “reunião familiar” destes felinos. Mas o melhor é terminares o dia com um pôr-do-sol de cortar a respiração sobre a savana e dormir sob as estrelas numa tenda… a ouvir o rugido do leão.

Dia 7 : Serengeti/ Ngorongoro

O ideal é levantares-te cedo, de preferência antes do nascer do sol, para não perderes nenhum dos animais. Desfruta do parque pela última vez e vai em busca de zebras, búfalos ou hienas e, na melhor das hipóteses, ver se encontras algum leão. Mais tarde, dirige-te para a área de conservação da cratera de Ngorongoro, visitando, pelo caminho, o desfiladeiro de Olduvai, onde foram encontrados importantes fósseis pré-históricos.

Nestes trilhos podes encontrar a comunidade Maasai, que vive em “manyattas”, aldeias circulares em casas de barro e madeira. As vacas são o seu bem mais precioso, pois são elas que pagam o dote de casamento. Embora os Maasai normalmente peçam algum dinheiro para visitar a aldeia e mostrar os seus costumes e danças, é uma boa oportunidade para veres como é a sua vida quotidiana.

Para poderes visitar a cratera de Ngorongoro na manhã seguinte bem cedo, é melhor dormires num alojamento perto desta zona.

safari em Ngorongoro Crater, Tanzania

Dia 8 : Cratera de Ngorongoro/ Arusha

Vais passar um dia inteiro na cratera de Ngorongoro, conhecida por ser como uma “arca de Noé feita paisagem”. Quando chegas a este local, vais perceber que tem algo de mágico. É uma das maiores caldeiras intactas e sem lago do mundo, com 19 km de largura. Esta cratera é um habitat natural para mais de 25.000 mamíferos: antílopes, gnus, búfalos, zebras, leões, avestruzes… Incluindo o rinoceronte preto, para muitos a principal atração, uma vez que não é fácil vê-lo porque está em vias de extinção. Visitar esta cratera é viver a aventura constante de te deparares com todo o tipo de animais selvagens num local muito singular. Depois de passares o dia na cratera, regressa a Arusha para terminar o safari.

Dia 9 : Arusha/ Zanzibar

Do pequeno aeroporto de Arusha, apanha um pequeno avião para o aeroporto de Zanzibar e, a partir daí, o ideal é arranjares transporte combinado para te levar a uma das praias do leste da ilha que escolhemos para ti.

Dia 10 : Praias de Zanzibar

As praias mais bonitas de Zanzibar situam-se a leste. As mais conhecidas são Matemwe, Kendwa, Pongwe e Jambiani, com areia branca, palmeiras e água azul-turquesa. Um paraíso que é, normalmente, um destino de lua-de-mel, pelo que o ideal é perderes-te numa das praias menos conhecidas das redondezas. Mas nem tudo tem de se resumir a banhos de sol e a apanhar sol na praia. Se gostas de fazer mergulho, estás no local perfeito para isso. As maravilhas subaquáticas da Tanzânia são tão fascinantes como as que se encontram em terra, com uma magnífica variedade de corais e uma diversidade de animais como raias, tartarugas de pente e verdes, barracudas e tubarões.

cabanas junto a uma praia paradisíaca em Zanzibar na Tanzania

Dia 11 : Praias de Zanzibar/ Cidade de Stown

Desfruta de mais um dia nas praias paradisíacas de Zanzibar para relaxares e termina o dia com um mergulho e uma boa refeição. Este é o último dia de descontração e há que aproveitar ao máximo cada minuto. À tarde, é altura de ires para Stone Town, uma das cidades mais turísticas de Zanzibar, que fica perto do aeroporto.

Dia 12 : Cidade de Pedra/ Dar es Salaam/ Regresso

Chegámos ao fim do nosso itinerário de viagem de 12 dias para a Tanzânia. Este é o teu último dia de transferes e voos. Da Cidade de Pedra desloca-te de táxi para o aeroporto da Tanzânia para apanhares o voo para Dar es Salaam (a antiga capital da Tanzânia). Daí  apanha outro voo para o nosso local de origem. A viagem termina, mas as incríveis paisagens da savana com os animais selvagens e as praias paradisíacas ficarão para sempre gravadas na tua memória.

Se já leste todo o roteiro, isso significa que falta cada vez menos tempo para pisares o solo tanzaniano, por isso agora é hora de aproveitares o planeamento e a viagem. Para isso, criámos estes artigos essenciais que vão tornar tudo muito mais fácil: