Quais são agora os requisitos para viajar para a Tanzânia, e existem documentos especiais para a COVID-19? É normal que te faças a ti próprio estas perguntas com a confusão que prevalece, mas, não te preocupes, vieste ao lugar certo. Na IATI Seguros estamos apaixonados pelo país africano e temos diferentes guias para te ajudar a preparar para a tua aventura. Desta vez vamos falar-vos sobre os documentos necessários para viajar para a Tanzânia, os que são necessários em tempos normais e os que são necessários devido à covid-19. Também vamos analisar mais de perto a situação no país para que tenhas todas as informações mais recentes.

Continua a ler para saberes tudo sobre os requisitos para viajar para a Tanzânia e Zanzibar. Lembra-te também de voltar a esta página com frequência, pois estamos constantemente a atualizá-la.

Coronavírus e Tanzânia, é possível viajar a partir de Portugal em 2022?

A Tanzânia é um dos países para os quais é agora possível viajar a partir de Portugal. De facto, é um dos países que se mantém aberto há mais tempo apesar da pandemia e não necessita de muita documentação para ter acesso. Falaremos sobre eles em pormenor a seguir.

Qual é a situação na Tanzânia e em Zanzibar devido à COVID-19?

Infelizmente, os dados sobre a situação da covid-19 na Tanzânia nunca foram muito claros. Parece que a situação é agora mais estável e que os números de infeção diária não excedem 200, mas estes números têm de ser tomados com cautela, uma vez que as agências internacionais assinalam que isto pode ser devido à falta de testes.

Embora o novo presidente pareça estar a tomar medidas para controlar a propagação do vírus no país, a verdade é que é um dos países que levou mais tempo a começar a vacinar a população. Este processo começou em Setembro de 2021, mas não está a arrancar devido a problemas logísticos e às dúvidas de muitos tanzanianos sobre as vacinas, e há ainda um longo caminho a percorrer para atingir o número de 60% da população vacinada a que o governo aspira. Apenas 37% dos tanzanianos estão imunizados com as 2 doses.

O que irás encontrar se decidires viajar agora para a Tanzânia? Um clima de normalidade. Os hotéis, restaurantes e parques nacionais podem funcionar, embora alguns permaneçam fechados devido à falta de turismo.

Não se pode dizer que não haja perigos quando se visita o país. É claro que é preciso tomar as precauções necessárias, mas é verdade que se pode fazer uma viagem e aproveitá-la, apenas evita as multidões. Desfrutar dos deslumbrantes parques nacionais da Tanzânia ou passear nas belas praias de Zanzibar é agora mais conveniente do que nunca e mais acessível. Mesmo assim, tem em mente que é essencial estares bem protegido com o melhor seguro de viagem para a Tanzânia.

praia na Tanzânia

Seguro de viagem para a Tanzânia, um documento essencial

O Ministério Português dos Negócios Estrangeiros é claro nas suas recomendações de viagem: “é aconselhável fazer um seguro de viagem para a Tanzânia com a maior cobertura possível”. Embora não se trate de um documento obrigatório, o senso comum exige isso, não só devido ao colapso hospitalar causado pela COVID, mas também devido a outras possíveis doenças e perigos que poderás enfrentar durante a tua viagem.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros salienta também que “os serviços médicos de qualidade são escassos”. Para qualquer problema grave, é aconselhável deixar o país. É portanto essencial que a tua apólice cubra quaisquer custos de repatriamento possíveis.

Por todas estas razões, o teu melhor companheiro de viagem nesta aventura é o IATI Mochileiro. Esta é uma política para viajantes todo o terreno, que cobre até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo as que possam surgir de uma infeção por coronavírus, tais como hospitalização, quarentena ou testes PCR. Também estarás coberto quando praticares desportos de aventura tais como caminhadas, snorkelling ou mergulho até 40 metros e tudo o que precisares no caso de teres de ser repatriado ou teres de regressar a casa mais cedo devido à morte ou hospitalização de um membro da tua família.

Obtém agora o teu seguro com a melhor cobertura covid-19:

melhor seguro para a Tanzânia

Se temes que a tua viagem à Tanzânia seja cancelada devido à COVID-19 ou a outras causas graves, podes também contratar a Cobertura de Cancelamento Opcional. Esta protege-te com até 2.000 euros para despesas que podem ser incorridas como resultado de não poderes viajar por qualquer das razões enumeradas na apólice. Esta cobertura inclui o teu teste COVID positivo ou uma doença de covid-19 grave de um parente de primeiro grau.

Preciso de um visto para viajar para a Tanzânia?

Os cidadãos portugueses precisam de um visto para viajar para a Tanzânia, mas este pode ser obtido facilmente neste website ou mesmo nas fronteiras do país (seja em terra ou num aeroporto). Podes também pedi-lo através da Embaixada da Tanzânia em Paris. É aconselhável fazê-lo com pelo menos 10 dias de antecedência, mesmo que o faças electronicamente.

Existem vistos de entrada única (“ordinary visa”), vistos de entradas múltiplas, vistos de negócios, vistos de estudantes, vistos de trânsito e muito mais. Como turista, muito provavelmente necessitarás do primeiro, para o qual necessitarás:

  • Cópia do teu passaporte.
  • Voo para fora do país.
  • Preencher o formulário.
  • Pagar US$50.

Este visto da Tanzânia é válido por até 90 dias no país. Nota que os menores também necessitam de um visto e autorizações dos pais (no caso de um dos pais não estar a viajar com a criança).

zebras na Tanzânia

Documentos de viagem para a Tanzânia e Zanzibar

Além de um visto, outro documento necessário para viajar para a Tanzânia é um passaporte. O teu passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses a partir da data de entrada no país e ter pelo menos 3 páginas em branco.

Além disso, os funcionários da imigração podem pedir-te uma prova de um bilhete de regresso ao país de origem e documentação de apoio à tua estadia, ou seja, alojamento ou reservas de atividades.

Nota que se estiveres a viajar da Tanzânia continental para Zanzibar, as autoridades de Zanzibar efectuarão um controlo de imigração. Por isso, não te esqueças do teu passaporte.

Requisitos para viajar de Portugal para a Tanzânia apesar da COVID-19

Como podes ver, não há muitos requisitos para viajar de Portugal para a Tanzânia. Contudo, a COVID-19 perturbou-nos a todos e, se tiveres mais de 12 anos de idade, deves mostrar um dos seguintes documentos

  • Certificado de vacinação com o esquema completo de vacinação (não é necessária nenhuma dose de reforço, mas pelo menos 14 dias devem ter passado desde a última dose), ou
  • Certificado de que fizeste um teste PCR nas 72 horas anteriores à tua chegada à Tanzânia. Evidentemente, deves ter testado negativo e o certificado deve ter um QR code.

Se não tiveres nenhum dos dois acima referidos, podes fazer um teste de antigénio à chegada, a teu próprio custo (10 USD) e esperar até obteres os resultados. Se for positivo, terás de fazer um PCR para o confirmar (50 USD).

Por outras palavras, os requisitos para viajar para a Tanzânia foram agora grandemente reduzidos para os viajantes vacinados contra a covid-19, uma vez que já não tens de fazer um PCR antes de viajares. Em qualquer caso, sabe que os regulamentos estão constantemente a mudar, pelo que é aconselhável verificares com as autoridades ou companhias aéreas antes de partires.

Anteriormente, era necessário preencheres um Formulário de Controlo Sanitário, no entanto, desde 1 de Maio, o sistema está em manutenção até novo aviso e já não é um requisito obrigatório para a entrada. Podes encontrar mais informações neste link.

local na Tanzânia

Vacinas para viajar para a Tanzânia, são obrigatórias?

Não há vacinas obrigatórias para viajar de Portugal para a Tanzânia. No entanto, a vacina contra a febre amarela é obrigatória se vieres de uma zona infetada. Se tiveres estado em trânsito aeroportuário por mais de 12 horas em países onde a doença é endémica, terás de mostrar o teu certificado internacional de vacinação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros salienta que outras vacinas recomendadas incluem tifóide, hepatite A e B e tétano difteria. Além disso, é preciso considerar que a malária é endémica na Tanzânia e os especialistas recomendam a tomada de profiláticos. É portanto aconselhável teres uma consulta de viajante com alguma antecedência.

Quanto à vacina covid, seres vacinado não é um requisito obrigatório para viajar para a Tanzânia, mas deixa-te isento de fazeres PCR antes da tua viagem.

Carta de condução para a Tanzânia e Zanzibar

Estás a planear alugar um carro durante a tua viagem? Se assim for, precisarás da tua carta de condução portuguesa e da carta de condução internacional.

Por outro lado, tem muito cuidado ao conduzir e tem em mente que se conduz do lado esquerdo da estrada. Evita conduzir à noite, pois não é raro que os animais atravessem a estrada, para além do mau estado de muitas estradas.

sunset na Tanzânia

Perguntas mais frequentes sobre documentos de viagem para a Tanzânia e Zanzibar

É possível viajar de Portugal para a Tanzânia por causa da COVID?

Sim, é possível viajar de Portugal para a Tanzânia.

Preciso de um visto para viajar para a Tanzânia?

Se fores um cidadão português, terás de solicitar um visto. Podes fazê-lo à chegada ou electronicamente.

Quanto custa o visto da Tanzânia?

O visto normal ou de entrada única custa 50 dólares.

De que preciso agora para viajar para a Tanzânia e Zanzibar?

Para além do teu visto e passaporte, terás de preencher um formulário online. Se não fores vacinado, terás de fazer uma PCR ou NAAT nas 72 horas anteriores à viagem.

Que vacinas são necessárias para viajar para a Tanzânia?

Se vens de Portugal, não há vacinações obrigatórias para viajar para a Tanzânia. Nota que, se viajares de um país onde a febre amarela é endémica, terás de receber a vacina da febre amarela e mostrares o teu cartão internacional de vacinação.

chita na Tanzânia

Esperamos ter-te ajudado a preparar os teus documentos de viagem para a Tanzânia e Zanzibar. Embora existam alguns requisitos, não são muito complicados. Em qualquer caso, se tiveres alguma pergunta, teremos todo o gosto em ajudar-te.

Lembra-te de que agora mais do que nunca é essencial viajar com o melhor seguro de viagem para a Tanzânia. O IATI Mochileiro cobre até 500.000 euros de despesas médicas, incluindo as que poderiam resultar de uma infecção COVID, tais como hospitalização, quarentena ou os PCRs necessários. Além disso, também estarás coberto em caso de acidente durante um safari ou durante a prática de desportos de aventura, tais como snorkelling nas águas de Zanzibar. Também estaremos ao teu lado se tiveres de ser repatriado ou regressar mais cedo devido à hospitalização ou morte de um membro da família.

Contrata agora o teu seguro para a Tanzânia e viaja com paz de espírito:

melhor seguro de viagem para a Tanzânia

Lembra-te de que, devido à situação atual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI estamos constantemente a atualizar esta informação. No entanto, recomendamos verifiques sempre com fontes oficiais.