O que ver e fazer em Cancún, México? Certamente que a primeira coisa já é clara para ti: praia + um ótimo hotel. No entanto, há muito mais para fazer na cidade mais populosa do estado de Quintana Roo e na porta de entrada para a famosa Riviera Maya.

Na IATI, já tivemos a sorte de explorar esta parte do México em várias ocasiões e vamos contar-te tudo o que precisas de saber para visitar Cancún e desfrutares ao máximo desta viagem. Vamos começar!

1. Explora as melhores praias de Cancún: Praia Delfines, Praia Langosta…

Com mais de 20 quilómetros de praias e uma infinidade de hotéis com tudo incluído, não te vão faltar lugares para estenderes a tua toalha.

A maioria das praias de Cancún são conhecidas pela areia branca e água azul-turquesa, embora nalgumas partes da chamada “zona hoteleira” podes encontrar algumas ondas que dificultam nadares descansado e, nos últimos anos, os temidos sargaços. O primeiro dependerá sempre da tua localização e do vento, mas para o segundo, páginas como esta, que falam sobre a situação relacionada com estas algas, vão ajudar-te bastante.

Para tornar a tua escolha um pouco menos difícil, vamos dizer-te quais as praias mais interessantes para visitares em Cancún.

Melhores praias para visitar em Cancún

  • Praia Delfines: é uma das melhores e também uma das mais conhecidas. Aqui vais encontrar o famoso letreiro colorido de Cancún, caso te apeteça tirar uma fotografia. No entanto, é muito comum haver ondas e correntes, pelo que deves nadar com cuidado.
  • Praia Langosta: uma das praias mais confortáveis, especialmente se estiveres a pensar visitar Cancún com crianças. Como é pouco profunda, não terás de te preocupar tanto com os mergulhos.
  • Praia Marlín: é uma praia um pouco mais íntima, no entanto as ondas são normalmente fortes.
  • Praia Gaviota Azul (ou Playa Forum): uma das praias mais conhecidas da zona hoteleira, tende a ter ondas bastante altas, pelo que é normal veres pessoas a surfar. Para além disso, como fica perto dos bares, costuma ter um bom ambiente, caso procures diversão.
  • Praia Chac Mool: também uma das mais famosas, com muitas oportunidades para atividades aquáticas.
  • Praia Caracol: é uma das mais pequenas e não tem muitas ondas. Podes chegar ao farol, que tem muito charme, se caminhares para a direita, em direção ao hotel Hyatt Ziva.
  • Praia das Tortugas: costuma ser calma e pouco profunda, por isso é perfeita para visitar com a família.

Se, como nós, gostas de explorar paraísos, não percas o nosso artigo sobre as melhores praias do México.

praia com agua azul clara e palmeiras no México, Cancún

2. Excursão a Chichén Itzá, uma paragem obrigatória em Cancún

A menos que estejas a planear uma visita a partir de Valladolid ou Mérida, uma das coisas essenciais a fazer em Cancún é visitar Chichén Itzá. Não precisa de apresentações, uma vez que foi declarado Património da Humanidade da UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, pelo que não podes deixar de pensar numa visita ao mais famoso dos sítios arqueológicos maias.

Com um carro alugado ou se apanhares um dos autocarros da ADO, estarás em frente à famosa Pirâmide de Kukulkan em cerca de 3 horas a partir de Cancún. No entanto, dado que se trata de um local histórico e por uma questão de comodidade, pensamos que o melhor é juntares-te a uma das muitas excursões que partem dos hotéis da cidade.

monumento de chichén itzá

3. Visitar Isla Mujeres

É claro que desfrutar das praias é a principal coisa a fazer em Cancún, mas recomendamos que também explores as praias de Isla Mujeres. Localizada em frente a Cancún e a apenas 20 minutos de barco, é o lar de uma das praias mais famosas da Riviera Maya: Playa Norte. É tão espectacular que vais sentir-te como se tivesse entrado numa piscina.

É possível explorar Isla Mujeres num único dia devido à frequência dos ferries. Quando chegares lá, a coisa mais divertida a fazer é alugar um carrinho de golfe para percorrer a ilha de uma ponta à outra.

Outras paragens obrigatórias incluem Punta Sur, Playa Lancheros e Parque de los Sueños.

Viajar em segurança no México

Com tantas coisas para fazer e lugares para descobrir, como alerta o Ministério dos Negócios Estrangeiros, é essencial ter o melhor seguro de viagem para o México. Um acidente, um problema digestivo provocado por uma comida estragada, uma entorse no tornozelo ou qualquer doença que não seria grave no teu país, pode significar ir parar a centros médicos com falta de condições ou a clínicas privadas que te custarão centenas de euros.

O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino. Graças à sua elevada cobertura em cuidados de saúde, terás acesso aos melhores especialistas sem teres de pagar nada do teu bolso. Além disso, terás outras coberturas que te vão proteger em casos como roubo, desportos de aventura, problemas com a bagagem, incidentes de transporte ou se precisares de ser repatriado.

Não arrisques no México e contrata já o teu seguro.

4. Passear pela cidade de Cancún e comer no Parque das Palapas

Para sermos realistas, a cidade de Cancún não é nem de longe tão bonita como Mérida, Campeche ou Valladolid, também na Península de Yucatán. No entanto, se estás a pensar tirar alguns dias para visitar Cancún, encorajamos-te a sair para jantar ou almoçar no centro da cidade para teres uma ideia do ambiente lá.

A Avenida Tulum é a via principal e está repleta de parques, lojas, restaurantes e, claro, barracas de tacos baratos. Um dos locais mais conhecidos para comprar artesanato é o Mercado 28, mas ainda mais animado é o Parque de las Palapas, o ponto de encontro dos habitantes locais (um dos nossos favoritos, a Taqueria Coapeñitos, fica perto), especialmente aos fins-de-semana. Para mais compras, tens a Plaza las Americas (na cidade) ou o La Isla Shopping (na zona hoteleira).

5. Zonas arqueológicas para visitar em Cancún: El Rey, Museu Maia de Cancún e San Miguelito

Talvez não saibas, mas existem vários sítios arqueológicos para visitares em Cancún. Obviamente, não atingem o nível de outras ruínas maias em Yucatan ou Riviera Maya, como Chichén Itzá, Coba ou Uxmal, mas são interessantes de ver.

Melhores zonas arqueológicas em Cancún

  • Zona Arqueológica de El Rey: o nome deste recinto deve-se a uma escultura de um monarca que foi encontrada aqui, mas cujo nome é totalmente desconhecido. É provável que este tenha sido um dos portos mais importantes para os Maias, e é a zona arqueológica mais interessante para visitar em Cancún. Tem 47 estruturas, embora a mais chamativa seja a pirâmide número 2, um templo no qual foi encontrado o corpo de uma pessoa de alto nível, com um machado de cobre, uma pulseira e ornamentos de conchas e ossos. A entrada custa 70 pesos por pessoa.
  • Museu Maia de Cancún e Zona Arqueológica de San Miguelito: Possivelmente um dos melhores lugares para visitar em Cancún, trata-se de um museu com uma das coleções mais completas da cultura Maia com peças relevantes do estado de Quintana Roo, mas também de outros sítios como Paleque, Chichén Itzá e Comalcalco. A entrada custa 85 pesos e inclui o acesso à zona arqueológica de San Miguelito, onde ainda se pode ver uma (pequena) pirâmide maia. Estão situados no coração da zona hoteleira de Cancún.
  • Zona Arqueológica de El Meco: Ficarás surpreendido com a beleza e o estado de conservação destas ruínas maias. Acredita-se que tenha sido um importante centro de pesca, comercial e religioso para os Maias. É composto por 14 estruturas com um templo principal, El Castillo, uma pirâmide de 5 níveis. O acesso custa apenas 70 pesos e está cheio de iguanas.
  • Yamil Lu’um: localizado no meio da zona hoteleira de Cancún, é um conjunto de dois templos, sendo o principal o Templo de Alacran. Recebeu este nome porque foi encontrada uma estrutura deste animal numa das suas paredes. Acredita-se que tenha sido construído entre os séculos XII e XVI. A entrada é gratuita.

6. Visitar a Zona Arqueológica de Tulum

É muito provável que já tenhas visto dezenas de vezes o postal de El Castillo, o edifício mais emblemático da Zona Arqueológica de Tulum, e a cor intensa do mar das Caraíbas quando este passa pela Riviera Maya. Por isso, na tua lista de coisas para fazer em Cancún, não deves deixar de incluir uma visita àquelas que, depois de Chichén Itzá, são as ruínas maias mais conhecidas do México.

Antigamente chamada Zamá, foi uma cidade murada da cultura maia entre 1200 e 1450. Pelos vestígios encontrados, parece ter sido um importante centro de culto ao chamado “deus descendente”. A tua visita durará um par de horas, e não podes deixar de visitar o Templo de los Frescos, cujas paredes interiores estão repletas de pinturas em tons predominantemente cinzentos e azuis. Além disso, lembra-te de trazer o teu fato de banho, porque há uma praia deslumbrante mesmo na zona arqueológica onde podes dar um mergulho.

Para lá chegares a partir de Cancún, a forma mais cómoda é contratares uma excursão, uma vez que não terás de te preocupar com os transferes e serás sempre acompanhado por um guia. No entanto, também é possível fazeres esta visita a partir de Cancún por conta própria com um carro alugado ou apanhando um dos autocarros da ADO. Neste último caso, a viagem deve durar pelo menos 2,5 horas.

Durante a sua estadia, recomendamos que visites a Playa Paraiso, possivelmente uma das mais belas praias da Riviera Maya.

zona arqueológica de tulum

7. Torre Escénica do Embarcadero de Cancún

Se quiser ver Cancún das alturas, o melhor lugar para o fazeres é a Torre Escénica do Embarcadero de Cancún. Trata-se de uma torre de 85 metros de altura a partir da qual poderás desfrutar de uma vista panorâmica do mar e da zona hoteleira, bem como das paisagens dos mangais, uma vez que está localizada no ponto em que a Lagoa Nichupte se funde com o mar.

O passeio é muito cómodo, basta subir a uma cabine circular (com capacidade para 60 pessoas) que sobe em espiral até ao topo. Uma vez no topo, continua a rodar enquanto recebes explicações (em inglês e espanhol) sobre Cancún e a Riviera Maya.

Nota que a duração da atividade é de apenas 10 minutos e que a taxa de entrada é atualmente de 20$, pelo que não é a melhor relação qualidade/preço.

8. Mergulho e snorkelling, duas coisas interessantes para fazer em Cancún

Com a sua localização nas Caraíbas e a proximidade do recife de Manchones, com 12 metros de comprimento, há muitas excursões de mergulho e snorkelling disponíveis a partir de Cancún. A visibilidade é boa durante todo o ano e a temperatura da água ronda os 25ºC-28ºC. Além disso, como não há muitas correntes, é um ótimo lugar para quem tem pouca experiência e quer experimentar o snorkelling ou fazer os primeiros mergulhos.

Entre os muitos locais de mergulho desta zona encontra-se o MUSA ou Museo Subaquático de Arte, que é uma das poucas galerias de arte subaquática do mundo. Está localizado entre Isla Mujeres e Cancún e pode ser apreciado tanto com mergulho como com snorkelling. Um dos recantos mais conhecidos do museu é a Galeria Manchones, onde, a uma profundidade de 8 metros, se encontram 473 esculturas, incluindo uma casa e um carro carocha.

Estátua de mulheres no MUSA museu subaquatico do mexico

9. Alugar um carro e explorar o resto da Riviera Maya

Portanto, já reparaste que fizemos batota e a lista de coisas para fazer em Cancún inclui vários recantos da Riviera Maya, como Chichén Itzá e Tulum. No entanto, não podíamos deixá-los de fora, porque muitos viajantes não têm muito tempo para explorar a área e decidem fazer de Cancún a sua base para excursões.

Se tiveres mais tempo e quiseres explorar um pouco mais, não hesites e procura um carro para alugar. Embora os autocarros da ADO cubram a maior parte dos percursos para destinos como Mérida, Valladolid, Playa del Carmen e Tulum, é totalmente seguro (e muito mais confortável) deslocares-te num carro alugado. Desta forma, também poderás conhecer a multiplicidade de cenotes e praias de Yucatán, bem como incríveis zonas arqueológicas pouco conhecidas (Calakmul ou Uxmal são dois bons exemplos) ou pequenas aldeias como as que se encontram ao longo da chamada Rota dos Conventos.

Embora as distâncias em muitos casos sejam relativamente curtas, se tiveres vários dias, recomendamos que consideres ter como base locais como Valladolid, Bacalar, Tulum ou Mérida. Podes até considerar passar algumas noites em Cozumel ou Holbox, duas das melhores ilhas do México.

10. Festa no Coco Bongo

Terminamos a nossa lista de coisas para fazer em Cancún com algo um pouco mais animado. Se o teu corpo quer festa, o Coco Bongo é a mais conhecida de todas. Esta macro-discoteca (que também tem outras filiais em Playa del Carmen e Punta Cana) oferece festas quase todos os dias com espetáculos impressionantes de inspiração tropical. Nota que o ambiente é bastante internacional, por isso não esperes misturar-te com os habitantes locais.

Se quiseres algo mais descontraído e com um público mais variado, uma boa alternativa é o Mora Mora, relativamente perto do Mercado 28. Aqui, para além de boa comida e bebida, há música ao vivo em muitas noites e atividades mais alternativas que podem ser adequadas. Tem em atenção que só estão abertos até à 1h da manhã.

coco bongo em cancun

O que não fazer em Cancún

Infelizmente, existem imensos exemplos de turismo animal irresponsável em Cancún. Dolphinariums, espetáculos com aves, alimentação de peixes… Por favor, não incluas nenhuma destas atividades na tua lista de coisas a fazer em Cancún e sê um turista responsável. É nosso dever investigar antes de fazer qualquer tipo de experiências que incluam animais ou antes de visitar qualquer um dos parques temáticos na Riviera Maya, de modo a não contribuir para os maus-tratos e a promoção deste tipo de atividades.

Quantos dias são necessários para visitar Cancún?

O número de dias necessários para visitar Cancún vai depender da forma como planeares o teu itinerário no México. Se não estás a planear visitar outros locais na Riviera Maya e Cancún vai ser a tua base para fazer diferentes excursões pela Península de Yucatán, aconselhamos que não lhe dês menos de 5 dias, para não perderes locais incríveis como Chichén Itzá, Tulum, Coba, Cozumel ou os diferentes cenotes desta zona.

Por outro lado, se só pensas em Cancún como um destino de praia ou como ponto de partida para Isla Mujeres, 3 dias devem ser mais do que suficientes. Vamos dizer-te como planeares os teus dias neste canto do México.

O que fazer em Cancún em 3 dias

Recomendamos que passes o primeiro dia a relaxar e a explorar as várias praias da zona hoteleira. Se quiseres mexer-te um pouco mais, podes visitar a Zona Arqueológica de El Rey e o Museu Maia de Cancun. Ao pôr-do-sol, dirige-te ao Parque das Palapas e ao Mercado 28.

No segundo dia, podes fazer uma viagem à Isla Mujeres ou uma excursão de snorkelling, consoante o que preferires.

O terceiro dia, vai depender da tua vontade de descansar ou do resto do teu itinerário. Se não quiseres visitar Chichén Itzá noutra altura, não hesites e aproveita a oportunidade.

O que fazer em Cancún em 5 dias

Com 5 dias em Cancún, para além do que já referimos, recomendamos que experimentes fazer mergulho ou que alugues um carro para explorar outras zonas da Riviera Maya, como Playa del Carmen ou Tulum. Também podes visitar os cenotes de Dos Ojos e Jardin del Eden, dois dos melhores cenotes da Riviera Maya.

cancun vista de cima com prédios e agua azul turquesa

Estás pronto para visitar Cancún? Esperamos que sim! Não vás embora antes de ler estes artigos úteis sobre o México: