Quais são as melhores praias do México? Se, como nós, és um amante da praia e queres visitar algumas das melhores praias da rota pelo México, aqui vamos ajudar-te a escolher as mais bonitass. Não é tarefa fácil, pois o México tem mais de 10.000 quilómetros de costa, mas aqui vamos concentrar-nos em algumas para que saibas para onde ir.

Continua a ler e descobre as melhores praias do México.

Como são as praias do México?

Temos a certeza que já adivinhaste a resposta, mas as praias do México são muito variadas. As costas do México são banhadas pelas águas do Golfo do México e do Mar das Caraíbas na costa leste e no Oceano Pacífico a oeste.

As praias mais conhecidas do México situam-se na zona da Riviera Maya. São maioritariamente praias de areia branca com águas turquesa adornadas por palmeiras estilizadas. Ilhas como Cozumel, Holbox e Isla Mujeres são verdadeiros paraísos de praia com águas calmas e muita vida marinha.

Por outro lado, o Oceano Pacífico banha 10 estados mexicanos e a linha costeira tem mais de 7.800 quilómetros de comprimento. É o lar de uma grande variedade de praias do México, desde penhascos íngremes e rochosos a longas praias de areia dourada. Esta linha costeira também tem áreas com muito surf, por isso se procuras as melhores praias de surf no México, é aqui que as vais encontrar.

Sargaço nas praias do México

Nos últimos anos, algo que tem sido de grande preocupação para os viajantes é o aparecimento do sargaço nas praias do México, especialmente na Riviera Maya. Estas macro algas crescem muito rapidamente e, embora sejam benéficas porque fornecem abrigo e alimento a muitas espécies marinhas, o facto é que a sua chegada em grandes quantidades às praias põe em perigo o ecossistema costeiro e também as torna inestéticas, malcheirosas e difíceis de nadar.

O primeiro registo de uma chegada maciça de sargaço às costas orientais do México foi em 2011 e, em 2015, a situação tornou-se constante. Embora tenham sido colocadas barreiras marítimas para impedir a sua chegada e tenham sido estabelecidos protocolos de limpeza, é possível que ainda se encontre em algumas praias da Riviera Maia em certas alturas do ano.

Para ver que praias no México têm sargaço, podes consultar o Observatório Cidadão Sargaçosso, que é “nutrido” por atualizações de outros viajantes.

pessoas em praia no méxico

1. Xpu-Ha, uma das melhores praias do México e da Riviera Maya

Já sabem que há muito a fazer na Riviera Maya para além das praias, mas, não nos iludamos, um dos fatores que atrai milhões de viajantes é a sua linha costeira, onde não faltam paraísos de praia. Entre elas, a que pensamos ser de visita obrigatória é a Xpu-Ha, com uma paisagem caribenha perfeita: uma enorme praia de areia branca, com palmeiras e banhada por águas transparentes e normalmente serenas.

Embora Xpu-Ha tenha alguns restaurantes, um clube de praia, espreguiçadeiras e guarda-sóis, é ainda uma praia tranquila com áreas intocadas onde se pode desfrutar da sombra graças à vegetação. Além disso, fica apenas a 20 minutos da turística Playa del Carmen, de onde se pode chegar de autocarro. Deves saber que é cobrada uma taxa de acesso de 50 ou 60 pesos por pessoa, dependendo da entrada que utilizar.

Praia Xpu-Ha no México

2. Akumal, uma praia mexicana cheia de tartarugas

Uma das melhores praias do México é o lar de centenas de tartarugas marinhas e está localizada no coração da Riviera Maya. Akumal é uma das mais belas praias desta parte do país graças às suas areias brancas e águas turquesa. A sua forma de baía significa que quase não há ondas, por isso é perfeito se quiseres relaxar ou se estiveres a viajar com crianças e estiveres preocupado com este aspeto.

Nos últimos anos, o acesso a Akumal tem sido sujeito a uma taxa (60 pesos) e também, a fim de proteger as tartarugas, não é possível fazer snorkel por ti próprio. É necessário contratares um guia e pagares uma taxa (cerca de 500 pesos).

3. Playa Paraíso, o paraíso de Tulum

Outra das praias de cartão postal da Riviera Maya é Playa Paraíso, localizada na famosa cidade de Tulum. É sem dúvida uma das mais belas praias do México, porque não há nada que a torne imperfeita. É uma enorme praia de areia branca forrada de coqueiros e banhada por águas claras. Tem tendência a ter uma ondulação suave, por isso é perfeita para nadar. Sendo uma zona turística, também encontrarás muitos bares, restaurantes e hotéis.

Praia Paraíso no México

4. Playa Ruinas, junto ao sítio arqueológico de Tulum

O que poderia ser mais épico do que nadar numa praia paradisíaca ao lado de uma das mais belas ruínas maias da Península de Yucatan? Isto espera-te na chamada Playa Ruinas, que fica debaixo do penhasco junto à estrutura maia de El Castillo. O acesso é através do complexo arqueológico, pelo que para visitares esta maravilhosa praia no México terás de pagar uma taxa de entrada.

Uma coisa a teres em mente é que muitas vezes há muito surf, por isso nada com cautela. Se quiseres mais privacidade, tenta visitar a praia de manhã cedo.

Praia Ruinas no México

5. Praia Balandra, um paraíso de praia na Baja California Sur

Que a Baja California Sur tem algumas das melhores praias do México não é segredo. E se há uma que é conhecida e classificada por muitos como a mais bela do país, é a Playa Balandra. No Mar de Cortez e com cores turquesas vivas, é uma praia de areia branca, situada num ambiente natural incrível. Assim, para além de nadar, recomendamos vivamente um passeio por algumas das suas trilhas, de onde se pode apreciar as vistas.

Playa Balandra é também uma praia muito acessível porque fica apenas a 30 minutos de carro de La Paz. Tem em mente que, nos meses de Verão, existem quotas de visitantes estabelecidas para a sua protecção.

A propósito, esta zona do país é também um dos melhores locais para mergulhar no México, por isso, se és um amante do mergulho, aproveita!

6. Playa Norte, a melhor praia de Isla Mujeres

Isla Mujeres é o lar de muitas praias maravilhosas, mas talvez a mais conhecida e a mais essencial seja a Playa Norte (Praia do Norte). Como o seu nome sugere, localizada no norte da ilha, é uma verdadeira piscina com água cristalina e calma, por isso é perfeita para desfrutar com toda a família.

Tem em mente que a Isla Mujeres é facilmente acessível por ferry a partir de Cancun, o que a torna um local muito turístico. Pode haver muitos viajantes que gostam da Playa Norte como tu, mas é uma praia muito espaçosa, por isso não te preocupes porque terás muito espaço para esticares a tua toalha.

7. Praia El Cielo, Cozumel

Sobe no ferry e, a apenas uma hora de Playa del Carmen, terás chegado a outra ilha maravilhosa com praias para recordar. Há muitas coisas para fazer em Cozumel, mas uma das mais conhecidas é a excursão a El Cielo. Na verdade, mais do que uma praia, é um banco de areia localizado a 800 metros da costa, cheio de estrelas-do-mar. Isto, juntamente com a intensa cor turquesa da água, deu-lhe o seu nome.

Não te esqueças da tua máscara e snorkel, mas sê um turista responsável e não toques ou tires as estrelas do mar do sítio delas.

Praia El Cielo no México

8. Zicatela Beach, uma das melhores praias de Puerto Escondido

Se falarmos das melhores praias do México, não podemos esquecer as do estado de Oaxaca. Na zona de Puerto Escondido há muitas praias incríveis e, além disso, muito menos frequentadas do que as da Riviera Maya ou Los Cabos. Foi-nos difícil escolher, mas talvez a nossa favorita seja Playa Zicatela, que tem 3 quilómetros de comprimento.

É uma praia muito selvagem com areia dourada, mas a sua principal atração são as ondas, por isso é muito popular entre os surfistas. De facto, várias competições de surf são realizadas aqui todos os anos.

9. Xcacel-Xcacelito Beach, uma das mais belas praias do México

Existem poucas praias intactas na Riviera Maya, mas existe uma que ainda resiste ao avanço da construção e que é Xcacel-Xcacelito. As tartarugas são responsáveis por ela! Porque vêm para nidificar nesta praia, foi criada a Reserva Estadual do Santuário de Tartarugas Marinhas Xcacel-Xcacelito. Isto significa que certas partes da praia estão fechadas se os ovos tiverem sido postos, não é permitido recolher sargaço e não é permitido álcool ou altifalantes, mas a experiência de uma praia selvagem vale tudo.

A entrada para Xcacel custa 98 pesos mexicanos, mas estarás a contribuir para a sua conservação. Além disso, não te esqueças de trazer o teu equipamento de snorkelling, pois existe um recife rico muito próximo da costa.

Na sua página do Facebook podes verificar o horário de abertura, o estado do sargaço e as áreas atualmente abertas.

10. Playa Delfines, uma das melhores praias de Cancun

Se não mencionámos Cancun até ao fim desta lista das praias mais bonitas do México, é de propósito. A Riviera Maya é muito mais do que Cancun e gostamos mais de praias desconhecidas, mas é inegável que esta área tem algumas praias realmente excelentes onde se podem encontrar resorts confortáveis e animados onde se pode passar alguns dias.

Entre as praias de Cancun, a melhor, da nossa perspectiva, é Playa Delfines. É a praia pública mais visitada, mas há muitas razões para isso. Para além de ter areia branca fina, tem todos os serviços, todo o tipo de atividades aquáticas e está completamente adaptada para o acesso de cadeiras de rodas.

Deves saber que na zona de Cancun o acesso às praias é algo complicado devido aos grandes complexos hoteleiros, mas é sempre possível encontrar um acesso público. A Playa Delfines encontra-se no quilómetro 335 e podes lá chegar de autocarro público.

Outras praias no México que não podem faltar em Cancun são: Playa Gaviota Azul, Playa Langosta, Playa Tortugas, Playa Marlin e Playa Chac Mool.

Praia Delfines no México

11. Playa Carrizalillo, a praia mais fotogénica de Puerto Escondido

Localizada numa pequena baía abraçada por falésias, as suas águas turquesa são normalmente muito mais calmas e esta praia também está mais abrigada do vento.

Como não é muito grande, é melhor visitar de segunda a sexta-feira, evitando feriados públicos. De manhã cedo, vais encontrá-la mais vazia. Na costa encontrarás alguns restaurantes, espreguiçadeiras com guarda-sóis e locais para alugar pranchas de surf (geralmente há pequenas ondas para principiantes). É aconselhável não levares muito peso para que não te sintas demasiado preguiçoso para subir os mais de 150 degraus para lá chegares.

Praia Carrizalillo no México

12. Punta Mosquito, Holbox

Terminamos o nosso passeio pelas melhores praias do México na bela ilha de Holbox. Localizado no Canal de Yucatan e acessível a partir do porto de Chiquilá, encontrarás maravilhosas praias de areia branca e longas extensões de água transparente. Assim, embora nos últimos anos se tenha tornado um dos destinos mais populares do México, se te afastares um pouco da área onde os hotéis e restaurantes estão concentrados, terás sempre um canto onde podes estar sozinho.

Entre as praias de Holbox, aconselhamos a não perder o Punta de Mosquito. O seu nome vem da forma geográfica do ponto, que, com muita imaginação, poderia ser um inseto deste tipo. Ao contrário de Punta Cocos, é mais difícil de alcançar por barco ou combinando o transporte terrestre (carro de golfe e bicicleta) com uma caminhada. Tenta fazê-lo com a maré baixa para que possas andar mais facilmente.

A recompensa pela caminhada? Terás a oportunidade de desfrutar de uma longa praia de areia branca, águas turquesa e palmeiras.

Punta Mosquito no México

Pronto para visitar as melhores praias do México? Antes de ir, continua a preparar a tua viagem com o nosso blogue. Temos artigos que te vão ajudar muito:

melhor seguro de viagem para o México