Na Iati Seguros, acreditamos numa forma de turismo sustentável por isso queremos ajudar-te a reduzir a utilização de plástico durante as tuas viagens, por isso deixamos-te algumas sugestões.

Escolhe o seguro de viagem à tua medida, compra os bilhetes para o teu destino favorito e começa já a tirar algumas ideias sobre como viajar sem plástico.

A forma mais rápida de reduzir a pegada ecológica

Produtos de Higiene Pessoal

produtos de higiene pessoal em bambuUma das formas mais fáceis e eficientes de redução do plástico, é começar pelos produtos de higiene pessoal. Ainda que os hotéis ofereçam produtos em pequenas amostras de plástico, lembra-te que ao trazeres os teus reduzes imenso a tua pegada ecológica no lugar maravilhoso que estás a visitar.

  • Escova de dentes Bambu – Já existem bastantes lojas portuguesas online que as vendem. Pensa que, em média, uma pessoa gasta 4 escovas por ano e que todas as que já utilizaste na vida continuam algures por aí.
  • Pasta dos dentes natural – Podes comprar ou mesmo fazer em casa, não só estás a cuidar dos nossos oceanos como vais melhorar o teu belo sorriso. Não acreditas? Experimenta.
  • Shampoo em barra – Imaginas a quantidade de embalagens de shampoos que andam pelo mar agora mesmo? Para além de todas as vantagens para o ambiente, os sabões e shampoos naturais não trazem químicos nem consequências para a tua pele.
  • Desodorizante em barra ou natural – Tal como os sabões, as vantagens são visíveis: não tens de comprar plástico cada vez que te acaba o desodorizante e não trazes ingredientes estranhos para o teu corpo.
  • Escova de cabelo de bambu – Se precisares de comprar uma escova tem esta opção em mente. Por outro lado, se tens a tua escova de plástico desde sempre e funciona, óptimo! A ideia é reduzir o desperdício certo?

Garrafa de água

garrafa de agua de aluminio para viajar sem plasticoEm muitos países Europeus, a água da torneira está oficialmente aprovada para consumo e, em muitos outros, como o caso do Reino Unido, começa a ser comum ver restaurantes com uma estação de água filtrada para o uso de todos. Mesmo no Sudeste Asiático, por exemplo, onde a qualidade da água é um problema actual com o qual os governos locais se confrontam, até em vilas menos turísticas é relativamente fácil encontrar postos de abastecimento de água uma vez que os locais utilizam o mesmo método.

Talheres e palhinhas reutilizáveis

talheres e palhinhas reutilizaveis eco friendlyVamos admitir, a comida é, para a maioria, uma factor muito importante em viajar. E na comida de rua encontram-se, normalmente, as maiores delícias típicas de um país. Seja para o fish and chips em Inglaterra, um waffle na Bélgica ou um Nosi Goreng na Indonésia, estar preparado para encher a barriga de coisas boas é uma vantagem. O maior conselho que vos podemos dar é comer no próprio local, estão mais tranquilos, saboreiam melhor e podem utilizar os talheres do sítio. E as palhinhas? São o 11º tipo de lixo mais encontrado nos oceanos e demoram cerca de 200 anos a desaparecer. Trazer uma não custa nada e, em muitos dos casos, não usar palhinha também não.

Copo reutilizável para sumos ou cafés

copo de viagem reutilizavelPara viagens ou escapadas mais curtas, o recipiente para o café pode ser bastante útil e, em muitos sítios, consegues um desconto por trazer a tua própria caneca. Para longas viagens, como Vietname ou Malásia por exemplo, os sumos de fruta naturais vão ser os teus melhores amigos. Ao pequeno-almoço, almoço, jantar ou só porque sim, por 1€ podes provar frutas tropicais com cores de arco-íris. O problema é que, se beberes dois por dia, ao fim de duas semanas, imagina a pilha de plástico que se formou. Por isso uma caneca ou copo reutilizável é a melhor solução e como bónus vais fazer mais amigos que, curiosos, perguntam onde compraste, o porquê ou te respondem com um sorriso de motivação.

Sacas de pano

sacas de pano reutilizaveis para viagemMercados de artesanato, comida ou lembranças para a família, em algum momento da tua viagem vais precisar de carregar coisas que compraste ou mesmo que trouxeste contigo. Os sacos plásticos são das maiores ameaças aos oceanos e, para além disso, não são práticos nem nada jeitosos de aparecer nas fotos por Roma, verdade? Pois os saco de pano duram tanto quanto os cuidares, são resistentes e não ocupam muito espaço. Distribui uns quantos pela mala e a mochila e prepara-te para essas visitas aos mercados locais.

 

Artigo escrito por: Flearound

Conteúdo Relacionado