Será seguro viajar para a Namíbia? Esta é uma questão por vezes colocada por quem está a pensar visitar este fascinante país de África. Longe de conflitos que afectam outros países do continente, a Namíbia é um destino de eleição para quem procura paisagens de sonho e vida selvagem. Quem não deseja visitar o Parque Nacional de Etosha, o Deserto do Namibe ou as incríveis dunas de Sossusvlei?

Mas será a Namíbia segura para viajar? Na IATI Seguros de Viagens dizemos-te se é seguro, ou não, ir de férias para este país e também te damos conselhos para viajar em segurança.

dois turistas a olhar para um lago na namibia

É seguro viajar para a Namíbia?

A Namíbia é um dos países mais bonitos de África. As paisagens são excepcionais e a vida selvagem é fantástica. Muitas pessoas associam qualquer viagem para o continente africano como uma viagem rodeada de perigos.

Mais de dois quintos de todos os crimes registados ocorrem na capital Windhoek, sendo que a maioria destes crimes são roubos ou assaltos.  Se pretendes viajar para fora de Windhoek – o que irá certamente acontecer – é fundamental comprar o seguro de viagem para cobrir evacuação por ambulância ou via aérea e o necessário transporte para um hospital privado de uma zona urbana.

Antes de viajares para a Namíbia é importante teres um bom seguro de viagem e manteres-te informado sobre a situação no país. Na maior parte das situações, a Namíbia é segura, mas é preciso ficares atento a algumas áreas da cidade de Windhoek.

É importante ter sempre os documentos de identificação contigo. As autoridades aconselham a deixar o passaporte no cofre do hotel e a levar uma cópia – caso seja pedido pela polícia da Namíbia.

leopardo atras de uma gazela na namibia

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros?

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), na sua página de internet, realça que nos últimos tempos têm aumentado os crimes na capital da Namíbia – Windhoek. Alguns destes crimes têm sido dirigidos a turistas em algumas zonas da cidade – em particular em alguns bairros mais pobres. O MNE desaconselha por isso deslocações para estas zonas e também a escolher bem o local onde ficar alojado. Não obstante esta situação, a Namíbia é um país seguro.

As autoridades portuguesas também alertam para outros problemas (comuns a outros destinos mundiais) como os falsos táxis ou a clonagem de cartões nas máquinas multibanco. Por isso é importante apenas chamar táxis oficiais e ter atenção ao levantar dinheiro nos ATM.

vista panoramica de uma praia da namibia

No que à saúde diz respeito, é preciso ter cuidado com a higiene pessoal, lavar bem os legumes, evitar comer saladas e optar apenas por fruta que se possa descascar. Além disso, é também muito importante consumir apenas água engarrafada. Algumas pessoas sofrem de problemas de pele ou desidratação devido ao clima quente e seco da Namíbia, por isso é fundamental ter sempre água potável.

Tem atenção também às vacinas, pois é essencial estar vacinado contra o tétano, hepatite A e C. Previne-te contra as picadas de insectos e, se necessário, viaja com comprimidos para a Malária, pois os mosquitos portadores da doença estão presentes no norte do país e também no Parque Nacional de Etosha.

É ilegal comprar, vender, matar ou capturar qualquer animal selvagem e as penas são severas para quem infringe as leis.

autocaravana a viajar pelo deserto da namibia

Alguns conselhos para viajar pela Namíbia de forma segura

  • Evita conduzir à noite, pois os animais circulam livremente
  • Se viajares para zonas remotas considera alugar um telefone satélite
  • Se alugares um carro, verifica que todos os pneus estão em boas condições, pois os furos são (muito) comuns na Namíbia
  • Circula com precaução e não ultrapasses os limites de velocidade, pois a maioria das estradas é de terra batida e podes perder facilmente o controlo do veículo
  • Não deixes documentos ou objectos de valor à vista no interior do veículo
  • Tranca o carro quando fores abastecer o depósito
  • É preciso cuidado nas caixas de levantamento automático, postos de gasolina, aeroportos, estações de autocarros e centros comerciais pois por vezes existem roubos
  • Não levantes muito dinheiro de uma só vez e evita levantar dinheiro à noite
  • Protege os bens valiosos como computadores, máquinas fotográficas, telemóveis e jóias
  • Usa o senso comum e segue os teus instintos. A Namíbia é um dos mais belos países de África e vais adorar as paisagens e a vida animal
  • Transporta sempre água contigo, pois o clima é extremamente quente e árido

 

Autor: Lugares Incertos

Relacionados