Quem já visitou o Sri Lanka, poderá com certeza afirmar que este é um dos países mais fascinantes da Ásia. Na terra do chá e das especiarias, encontras paisagens cobertas de mantos verdes de perder de vista, praias dignas de postal, uma história milenar e um povo sempre de braços abertos para quem o visita. Não é de admirar que o seu nome em sânscrito signifique “ilha resplandecente”.

Compra o bilhete de avião, reserva os hotéis, contrata um seguro de viagem online e aproveita que reunimos na IATI uma lista com 5 locais a não perder no Sri Lanka para que possas desfrutar ao máximo da tua viagem por este país magnifico.

5 locais a não perder no Sri Lanka

Kandy

vista aerea da cidade de kandy no sri lanka

Kandy, em tempos capital do Sri Lanka, está localizada no centro do país. Inserida no meio de plantações de chá, montanhas densamente florestadas e caracterizada pelo grande lago à volta do qual foi estabelecida, Kandy é também o local onde se encontra um dos maiores templos do Sri Lanka e um dos mais importantes da religião budista: o Templo do Dente Sagrado, que dizem albergar um dente de Buda. A viagem de comboio de Colombo para Kandy é uma experiência especial só por si, oferecendo paisagens magnificas pelo caminho.

 

Ella

comboio de viagem para ella no sri lanka

A viagem de comboio de Kandy para Ella é um dos pontos altos de uma viagem pelo Sri Lanka. As paisagens são de tirar o fôlego: colinas, vales e montanhas cobertos por um manto verde de interminável. Ella é um verdadeiro paraíso para amantes de caminhadas e trekkings. Lá poderás subir até ao topo do Little Adam’s Peak ou do Ella’s Rock, ver cascatas de perto ou assistir ao passar do comboio por cima da magnifica Nine Arches Bridge.

 

Nuwara Eliya

cascatas de nuwara eliya

Nuwara Eliya foi em tempos um refúgio para os britânicos e escoceses que trabalhavam na indústria do chá no Sri Lanka por oferecer temperaturas mais frescas do que no resto do país. Aqui encontras cascatas, plantações de chá, parques e jardins, campos de golfe e pistas de corridas, sendo também uma boa base para explorares o famoso World’s End, no Parque Nacional de Horton Plains.

 

Adam’s Peak (Sri Pada)

pôr-do-sol no adam's peak

O Adam’s Peak é considerado um dos mais importantes locais de peregrinação religiosa do mundo. Todos os anos, de dezembro a maio, milhares de peregrinos acorrem a esta montanha com 2,243mt de altura, para subir os 5000 degraus que levam até ao topo onde se encontra uma pegada sagrada. Os budistas alegam que é uma pegada de Buda, os hindus de Shiva e os católicos de Adão. Seja de quem for, a vista do topo (principalmente ao amanhecer) é absolutamente magnífica. As caminhadas têm normalmente início de madrugada, por volta das 2h/3h da manhã, sendo o topo alcançado um pouco antes do nascer do sol, pelas 5h. Para evitar o “trânsito” típico da época da peregrinação, aconselhamos-te a fazer a caminhada no período entre junho e outubro, no entanto nessa altura, o caminho não se encontra iluminado, sendo necessário levar uma lanterna. É possível ir parando pelo caminho para ir ao wc ou para beber um chá quente.

 

Galle

vista aérea da cidade de galle

Galle é provavelmente uma das mais bonitas e charmosas cidades do Sri Lanka. Por todo o lado na cidade encontram-se vestígios da presença e arquitetura colonial portuguesa, holandesa e britânica: desde o Forte holandês, construído inicialmente pelos portugueses e fortificado posteriormente pelos holandeses (que se diz ser a maior fortificação de origem europeia presente na Ásia), até à Catedral de St. Mary (construída por padres jesuítas), o Museu Nacional Marítimo ou o Porto de Galle. Nos últimos tempos têm surgido vários pequenos hotéis de charme, lojas e restaurantes que contribuem para o ambiente mais artístico e sofisticado que a cidade tem vindo a adquirir. É sem dúvida um destino a incluir num roteiro de viagem pelo Sri Lanka.

 

Artigo escrito por: Joland

Conteúdo Relacionado