A gastronomia é sem dúvida um dos pontos fortes do continente asiático. Cada país desta zona do mundo oferece sabores e texturas diferentes que não deixam ninguém indiferente, e o Sri Lanka não é exceção.

Neste artigo damos-te a conhecer 10 pratos típicos do Sri Lanka. Agora é só comprares os voos, tratares do seguro de viagem e começares a planear a tua viagem por este país fascinante!

Pratos típicos do Sri Lanka

Desde panquecas doces a caris mais ou menos picantes, a gastronomia do Sri Lanka é absolutamente deliciosa, e podes estar certo que ficarás a chorar por mais!

1. Appam (Hoppers)

prato de appam hoppers

Os Appam, também conhecidos como Hoppers, são uma espécie de panqueca tradicional cingalesa. São feitos de uma massa de arroz fermentado misturado com leite de coco. Ao serem cozinhados deverão ficar tostados nas pontas e com um acumulado de massa no meio. Podem ser comidos simples ou com um ovo no meio (egg hoppers), sendo normalmente preparados para o pequeno-almoço. São absolutamente deliciosos e uma excelente forma de manteres o estômago recheado durante algumas boas horas.

Wellawahum (Panquecas de coco doce)

prato com tres panquecas de coco doce

Vais perder a conta à quantidade de panquecas de coco que vais comer no Sri Lanka. Os Wellawahum são na realidade crepes muito simples e normalmente comidos ao pequeno-almoço, recheados com uma mistura de coco e açúcar.

Kottu / Kottu Roti

prato de kottu roti

O Kottu ou Kottu Roti, é sem dúvida um dos mais populares pratos típicos do Sri Lanka e existe na variedade vegetariana, de ovo, com carne de galinha, vaca ou cabra. Consiste numa mistura de vegetais com pedaços de roti (uma espécie de pão achatado) que são cortados e picados com 2 lâminas de metal afiadas, até ficarem reduzidos a pequenos bocadinhos. O som do corte com as lâminas é um dos sons mais típicos do Sri Lanka. O nome (em tamil) quer na realidade dizer “roti picado”.

Rotis

prato com dois rotis

As Roti Shops estão espalhadas por todo o Sri Lanka e são uma das alternativas mais económicas (e felizmente deliciosas) para as tuas refeições. Existem vários tipos de Rotis à disposição: os simples, com galinha, vegetais, queijo, ovo, de carne de vaca… enfim, existem quase variedades intermináveis. Os preços rondam normalmente os 250 a 400 LKR (€1,50 a €2,50).

Kukul Mas Curry (Caril de Galinha)

prato de caril de galinha com arroz

Este é outro dos mais populares pratos típicos do Sri Lanka. O Caril de Galinha acompanha frequentemente as refeições de uma forma praticamente diária e consegue ser particularmente picante (pelo menos para línguas menos treinadas), por isso há que ter algum cuidado na primeira dentada pelo menos.

Parippu (Caril de Lentilhas)

prato de caril com lentilhas

A par do Caril de Galinha, o Caril de Lentilhas é um prato que acompanha frequentemente todas as refeições no Sri Lanka (pequeno-almoço, almoço e jantar). É igualmente picante, como qualquer prato de caril, mas um pouco menos que o de galinha.

Wambatu moju (Pickles de beringela)

pickles de beringela num prato

Este popular prato cingalês é normalmente servido como acompanhamento de arroz e caril e tem um sabor agridoce picante. A beringela é cozinhada com sal, molho de soja, óleo e açúcar até ficar praticamente desfeita, sendo depois misturadas as especiarias que lhe dão o toque picante.

Sambol

sambol em prato branco

O Sambol acompanha praticamente todas as refeições e consiste numa mistura de coco ralado, cebolas, malaguetas, sumo de lima, sal e um pouco de peixe. Deverá ser polvilhado por cima da refeição principal e é bastante picante normalmente.

Ulundhu Vadai

sete donuts ulundhu vadai

Este prato é um petisco servido normalmente nas ruas do Sri Lanka. Assemelha-se a um donut e é feito de uma mistura de lentilhas e uma série de especiarias, que são depois fritas até o exterior ficar estaladiço e o interior fofo.

Polo (Caril de Jaca)

prato de caril de jaca com manga

Esta é apenas mais uma variedade de Caril entre as muitas existentes por todo o Sri Lanka. A Jaca (jackfruit em inglês) é cortada aos pedaços e cozinhada com várias especiarias. Há quem diga que se assemelha à textura da batata cozida, mas mais suave ainda. No final o prato fica com uma textura suave e uma cor castanha. Acompanha com arroz e outros tipos de caril como o Caril de Lentilhas por exemplo.

 

E agora que conheces os pratos típicos do país, que tal conheceres também cinco locais que não podem faltar no teu roteiro pelo Sri Lanka?

Autor: Joland

Conteúdo Relacionado