14th Novembro 2019 Sudeste Asiático Deixe um comentário

A Malásia é um país que muitas vezes passa ‘debaixo do radar’ no roteiro dos visitantes ao Sudeste Asiático. No entanto, este país maioritariamente muçulmano que divide o continente asiático da Oceânia, é um país cheio de personalidade, particularidades e natureza absolutamente incrível. Se decidires ires explorar essa natureza, aconselhamos-te a que não te esqueças do teu seguro de viagem e verifiques quais as vacinas recomendadas para a Malásia!

Hoje trazemos-te 10 factos sobre este país único a não perder numa visita ao Sudeste Asiático que muito provavelmente não conhecias

tres jovens seguram uma bandeira da malasia a contra luz

10 factos desconhecidos sobre a Malásia

Desde as montanhas imponentes, às florestas imensas e ilhas paradisíacas… a Malásia é palco de uma biodiversidade única no planeta. Podes encontrar espécies raríssimas, tais como, o tigre da Malásia (simbólico no país), plantas carnívoras e o icónico, mas fortemente ameaçado, orangotango de Bornéu.

1 – Grande multiculturalidade

pessoas de varias descendencias seguram uma bandeira da malasia

A Malásia é composta por 50% de Malaios, 23% Chineses, 7% Indianos e uma grande variedade de povos indígenas. Esta multiculturalidade apareceu nos tempos coloniais e originou um nível de inglês muito alto e uma tolerância religiosa por todo o país.

2 – Território dividido

mapa do territorio da malasia

A Malásia é divida em 2 grandes territórios, a Malásia Peninsular e a parte norte da ilha de Bornéu e centenas de pequenas ilhas. Bornéu é uma ilha partilhada com a Indonésia e Brunei que depois da Gronelândia e da Nova Guiné é a terceira maior ilha do mundo! 

3 – As maiores torres gémeas do mundo

petronas towers à noite

Petronas Towers situadas na capital Kuala Lumpur são o 6º edifício mais alto do mundo e, depois dos ataques do 11 de Setembro, tornaram-se as torres gémeas mais altas do mundo. Estas torres estão ligadas por uma ponte no 41º andar.

4 – Não existe ‘4º andar’

O som da palavra ‘quatro’ é semelhante à palavra ‘morte’ em chinês e por isso existem muitos edifícios sem 4º andar.  Passam directamente do 3º para o 5º ou então é substituído o 4º andar pelo 3ºA. Curioso, não? Portanto em algumas zonas da Malásia este artigo só teria 9 pontos e este ponto não existiria.

5 – A maior flor do mundo

raflesia a maior flor do mundo

Rafflesia é a maior flor do mundo e pode ser encontrada pelas florestas da Malásia. Esta flor pode medir até 1 metro de diâmetro e pesar até 10 kilos. Alguns locais chamam-lhe a flor-cadáver ou flor-carne pelo odor nauseabundo que emite.

6 – … e a maior folha do mundo!

maior folha do mundo alocasia

A maior folha do mundo também vive na Malásia. Alocasia Macrorrhiza pode ser encontrada na ilha de Bornéu e medir até 3 metros de comprimento e 2 metros de largura.

7 – Um feriado diferente

O dia do nascimento do chefe de estado do país (também chamado de rei) é feriado nacional.

8 – Uma das maiores populações das maiores serpentes venenosas do mundo

fotografia noturna de cobra venenosa

A Malásia tem uma das maiores populações da cobra-real que é a maior serpente venenosa do planeta. Esta espécie de serpente, que pode medir mais de 5 metros de comprimento, está ameaçada por destruição do seu habitat.

9 – A maior gruta do mundo

estalactites na gruta sarawak

A maior gruta do mundo é também em território Malaio na ilha de Bornéu. A gruta Sarawak tem mais de 700 metros de comprimento e dizem que cabe um avião Boeing 747 lá dentro. Consegues imaginar?! 

10 – E claro… a maior rotunda do mundo!

vista aerea da maior rotunda do mundo

A maior rotunda do mundo é em Putrajaya, a capital administrativa da Malásia. Esta rotunda mede mais de 3,5 km de diâmetro e no meio tem edifícios icónicos da cidade e até uma mesquita!

 

Claramente o povo Malaio tem um orgulho muito grande e faz questão de ser os maiores em muita coisa! São certamente factos impressionantes e que tornam este país tão único na Ásia e no mundo! Infelizmente também são dos maiores produtores de óleo de palma o que ameaça muito da sua natureza, mas torcemos para que isso mude para que a sua biodiversidade prospere.

Esperemos que estes factos tenham colocado a Malásia na tua bucket list. A verdade é que é um sítio no planeta que merece muito a tua visita

Muita da bela natureza da Malásia é também perigosa. Se decidires explorá-la, não arrisques e viaja seguro com a IATI Seguros!

Autor: TravelB4Settle