As Filipinas são a viagem de sonho de muita gente e muitos são os destinos imperdíveis que fazem desse país um dos mais paradisíacos do sudeste asiático. Um sonho com sete mil ilhas tropicais e 100 milhões de pessoas e um dos únicos dois países asiáticos com predominância cristã (juntamente com Timor-Leste) devido à influência da colonização espanhola.

Hoje, decidimos falar-te de Bohol localizado na região das Visayas, grupo de ilhas central das Filipinas, por ser uma ilha tão diversificada que preenche as medidas aos diversos gostos e viajantes. Se estás a ponderar visitar este cantinho filipino, claro está não pode faltar um seguro de viagens à medida para que possas desfrutar tranquilamente da tua aventura sem preocupações extra.

Como chegar a Bohol

Desde Manila ou Cebu é possível conseguir um voo directo para Tagbilaran, a cidade principal de Bohol. Nós optamos pelo ferry desde Cebu, sendo uma das formas mais económicas de fazer este trajeto de aproximadamente 3h até Tagbilaran (é importante confirmares o destino porque existe mais do que um porto em Bohol). Uma dica essencial: recomendamos que consultes os horários do ferry online e que te apresentes no porto de Cebu pelo menos duas horas antes para comprar os bilhetes (as filas podem ser longas). Se tiverem oportunidade, melhor será comprar no dia anterior, por exemplo.

praia de bohol

Informação importante para conhecer Bohol

Alugar uma mota vai ser a tua melhor opção de transporte se procuras liberdade de horários e queres explorar a ilha pelos teus próprios olhos. Se preferes ter tudo planeado com antecedência, recomendamos que procures grupos de facebook de backpackers nas Filipinas onde podes discutir com outros viajantes preços e contactos de empresas de aluguer. Se és dos que gosta de ir sem planos e decidir no momento, também não há problema, no porto de Tagbilaran vais encontrar pessoas a oferecer os seus serviços de aluguer de mota

Se preferes os transportes públicos ou os famosos triciclos (que são uma espécie de tuk-tuk), ficar alojado em Tagbilaran vai te permitir chegar aos outros cantos da ilha.

Desde Bohol, facilmente chegas à ilha de Panglao que é onde estão localizadas as mais (e outras nem tanto) famosas praias da zona de Bohol. O acesso é feito através de uma ponte (que podes atravessar de mota, transportes ou triciclo) e rapidamente estás numa ilha diferente. Dependendo do tipo de alojamento que procuras, esta pode ser uma boa opção, se procuras praia e um ambiente tropical (podes optar pelas praias mais movimentadas e conhecidas como Alona, onde há bastante oferta em termos de alojamento, ou então algo mais tranquilo e fora das rotas turísticas no interior da ilha como a zona de Bingag, por exemplo).

montanhas chocolate em bohol

O que ver e fazer em Bohol

Colinas de Chocolate

Chocolat Hills, provavelmente a atração mais conhecida e surpreendente de Bohol. São 1268 montanhas com as mesma forma geológica que ninguém ainda sabe explicar, o que é certo é que devido à imensidade de montanhas iguais forradas com a vegetação o espetáculo desde o parque vale bem a pen. Todos esperam montanhas castanhas, contudo, durante a época de chuvas a cor das montanhas é verde, distanciando-se da cor chocolate que lhe dá o nome.

Man-made Forest

A caminho das colinas de chocolate, encontra-se a maior floresta feita pelas mãos do Homem do mundo. Este foi um projeto de reflorestação feito por estudantes que durou aproximadamente 30 anos. A floresta é conhecida pelas suas longas árvores e pelo seu frio silêncio que se explica pela ausência de biodiversidade do local. Ainda que a intenção dos estudantes tenha sido boa, uma vez que a espécie não pertence à região os animais não conseguem viver dentro da floresta.

fim do dia em bohol com barcos no rio

Loboc

Outra das atividades pelas quais é conhecido Bohol é a viagem de barco pelo rio, que dura no total uma hora. Durante o passeio podes apreciar as margens tropicais do rio mais limpo das Filipinas e a sua biodiversidade

Praias de Panglao

Tal como referido anteriormente, esta ilha fica a uma ponte de distância de Bohol e é onde podes encontrar praias com areia branca, água cristalina e palmeiras à mistura, mesmo à cenário de filme. A Alona beach é das praias mais conhecidas e ao seu redor foram-se construindo resorts, hotéis e cadeias de restaurantes, como tal é muito movimentada e confusa. Se procuras algo mais calmo e igualmente bonito, recomendamos que visites as praias ao redor, como por exemplo a Dumaluan Beach.

Mergulho

Para os amantes de mergulho ou snorkle existem várias pontos na ilha para o fazer mas das mais conhecidas é Balicasag, rica em vida marinha. Recomendamos a uma pesquisa detalhada antes de fazer a reserva da atividade de forma a entender se o funcionamento natural dos ecossistemas são respeitados ou postos em causa com a tour em questão

tartaruga num mergulho em bohol

Gruta Hinagdanan

Se grutas são a tua praia, ainda em Panglao podes visitar a Hinagdanan Cave e o seu lago interior, que foi descoberta por acaso por um agricultor local.

 

Estes são alguns dos motivos que te podem levar a Bohol, mas a sua rica diversidade em natureza e paisagem, desde praias desertas a montanhas em formas de chocolate são apenas exemplos. Uma simples viagem de mota entre as casas de bamboo da aldeia, campos de arroz ou as florestas tropicais vai ser suficiente para teres a certeza que foi uma boa opção.

 

Autora: Janete Silva, Flearound

Conteúdo Relacionado