Sabemos que planear um itinerário de viagem de 15 dias na Malásia pode ser um pouco complicado. É um dos países mais variados do Sudeste Asiático e, portanto, não há falta de coisas para fazer na Malásia. Como na IATI estamos loucamente apaixonados por este canto do mundo, decidimos facilitar a preparação da tua viagem e desenhar o melhor itinerário de 15 dias para viajar para a Malásia. Vais descobrir cidades fascinantes, praias paradisíacas, uma das mais antigas florestas tropicais do mundo e belas paisagens compostas por milhões de arbustos de chá.

Continua a ler e descobre o melhor itinerário de viagem de 15 dias na Malásia. No caso de teres mais ou menos tempo, no final deste artigo encontras algumas sugestões para modificares o itinerário. Vamos começar!

Considerações básicas para esta viagem de 15 dias pela Malásia

Antes de chegarmos ao ponto de partida e dar-te um passo a passo desta viagem de 2 semanas na Malásia, gostaríamos de te dar algumas ideias/sugestões para te ajudar a compreender melhor este país:

  • Trata-se de um itinerário de alta intensidade pela da Malásia. Por outras palavras, em alguns lugares só vais passas 1 dia ou 1,5 dias. Este é o tempo suficiente para conseguires ver o básico. No entanto, se fores um viajante que prefere mudar menos os destinos e passar mais tempo neles, aconselhamos que removas um.
  • Acrescentámos Singapura devido à sua proximidade e acessibilidade. No entanto, se já visitaste ou se não te apetece visitar, podes saltar este passo e concentrares-te na Malásia.
  • A Malásia é um país enorme. Assim, concentrámo-nos apenas no continente e em algumas das ilhas próximas. Claro que também podes incluir partes do Bornéu, que são acessíveis por avião. Este itinerário cobre o que poderia ser considerado como as paragens obrigatórias.

Como posso movimentar-me na Malásia?

  • Pensámos em incluir várias viagens de avião, a fim de minimizar o tempo de viagem e otimizar o itinerário de 15 dias na Malásia. Ao contrário do que possas pensar, isto não será demasiado caro, especialmente se reservares os bilhetes com antecedência, uma vez que existem várias companhias aéreas low cost a operar no país, a mais importante é a Air Asia.
  • Como sempre, esta é apenas uma amostra dos possíveis itinerários. As possibilidades são infinitas e é uma boa ideia leres sobre os mais destinos antes de partires para o teu itinerário de viagem na Malásia, de forma a escolheres aqueles em que está mais interessado. Considera também como farias as transferências.
  • A grande maioria dos viajantes inicia o seu itinerário da Malásia em Kuala Lumpur, uma vez que KLIA é o aeroporto que recebe o maior número de voos internacionais. Se estiveres a viajar pela Tailândia, talvez pudesses entrar por terra e começar com uma visita a Penang. Se estiveres a voar para Singapura, poderás atravessar por terra e ir diretamente para Melaka e depois continuar para o resto dos destinos.

prédios e edificios no centro da cidade de kuala lumpur

Quantos dias preciso para viajar pela Malásia?

Demoraria vários meses para cobrires toda a Malásia. Basta dares uma olhadela no mapa. É um país muito grande, constituído não só pelo continente, mas também por ilhas e pela parte do grande Bornéu.

No entanto, estamos conscientes de que nem todos têm/querem umas férias tão longas. Assim, acreditamos que uma viagem de 15 dias na Malásia te dará uma boa ideia do que este país tem para oferecer. Se for possível, 20 dias dar-te-iam ainda mais satisfação e poderias fazer tudo isto com menos “correria”.

Qual é a melhor altura para viajar para a Malásia?

Ao planeares um itinerário de viagem de 15 dias, ou mais, para a Malásia, é sempre uma boa ideia fazeres uma pequena pesquisa sobre como está o tempo nesta parte do mundo. Provavelmente já sabes que em certas alturas do ano chove mais do que o habitual, pois é uma região tropical afetada pelas monções. Contudo, comecemos pelo importante: é sempre uma boa altura para visitares a Malásia, uma vez que as costas leste e oeste têm os seus meses mais chuvosos em diferentes alturas do ano.

De forma geral, a melhor altura para viajar para a Malásia é de março a outubro, quando normalmente não chove tão tanto. No entanto, é necessário fazer uma distinção entre estas épocas:

  • Costa Oeste: em teoria, pode chover mais entre setembro e outubro e abril e maio.
  • Costa Leste: é preferível evitar as ilhas a leste da Malásia peninsular entre novembro e fevereiro.
  • Bornéu: a melhor época é de maio a outubro, a estação seca.

Esta é a teoria, a prática pode ser diferente, uma vez que estamos a falar de um clima tropical. Por conseguinte, o nosso conselho é planeares um itinerário pela Malásia sem te preocupares demasiado com o clima.

Se quiseres saber mais sobre este tópico, recomendamos que leias o nosso artigo Qual é a melhor altura para viajar para o Sudeste Asiático?

praia num ilha da malasia

Itinerário de viagem para a Malásia: 15 dias passo a passo

Vamos ao que interessa e aqui detalhamos como seria o melhor itinerário de viagem de 15 dias na Malásia. Abaixo indicamos as possibilidades que tens em cada dia:

  • Dias 1 e 2: Kuala Lumpur
  • Dias 3 e 4: Penang
  • Dia 5: de Penang para as Ilhas Perhentian
  • Dias 6 e 7: Ilhas Perhentian
  • Dia 8: de Perentir para Singapura
  • Dias 9-10: Singapura
  • Dia 11 – de Singapura para Melaka
  • Dia 12: Melaka
  • Dia 13: de Melaka para Taman Negara ou Cameron Highlands
  • Dia 14 – Taman Negara/Cameron Highlands
  • Dia 15 – Regresso a Kuala Lumpur e fim do itinerário de 15 na Malásia.

Dias 1 e 2: Kuala Lumpur, o ponto de partida de um itinerário para a Malásia

Bem-vindo a Kuala Lumpur! O início deste itinerário de 15 dias na Malásia não podia ser nada mais nada menos, que a sua capital: Kuala Lumpur.

Mundialmente famosa pela sua linha de arranha-céus dominada pelas Torres Petronas, KL tem também bairros interessantes onde começas a perceber o que torna este país tão especial: a sua mistura de culturas. Estes são os pontos de visita obrigatórios:

  • Mesquita Nacional da Malásia
  • Praça Merdeka e a Galeria da Cidade de Kuala Lumpur
  • Petaling Street e o resto de Chinatown, explora os seus diferentes templos.
  • Passeio ao longo de Bukit Bintang à noite
  • Pôr-do-sol no Heli Lounge Bar ou outro bar elevado
  • Grutas de Batu
  • Torres Petronas ao pôr-do-sol

Dias 3 e 4: Penang

Depois de cobrires os principais pontos turísticos de Kuala Lumpur, apanha um voo matinal para a ilha de Penang. A sua capital, George Town, é uma das mais interessantes de todo o país e, vamos contar-te um segredo, a nossa preferida em todo o país. É conhecida pela sua street art, que a coloca no radar turístico do Sudeste Asiático, mas está repleta de interessantes edifícios históricos.

Penang era um importante ponto comercial entre a Ásia e a Europa. Chineses, malaios, indianos, eurasianos, tailandeses e peranakanos (os descendentes dos primeiros chineses a estabelecerem-se nas colónias) viveram aqui durante séculos, por isso andar pelas ruas e apreciar a arquitetura quase única das casas é um verdadeiro luxo. Acrescenta a isto o facto de ser a capital gastronómica da Malásia, e terá uma grande oportunidade de encher a barriga durante estes dois dias na tua viagem de 15 dias na Malásia.

barco atracado na ilha de Penang

Dia 5: de Penang para as Ilhas Perhentian

Está na hora de descobrires algumas das melhores praias da Malásia! Neste itinerário de 15 dias na Malásia que planeámos, recomendamos voar de Penang para Kota Bharu. Desta forma, não terás de atravessar toda a Malásia por terra. Quando lá chegares, podes apanhar um táxi para Kuala Besut e depois um barco, à tua escolha, para a ilha Perhentian.

Calculamos que esta viagem te levará uma boa parte da manhã, assim podes dedicar a tua tarde para descansar e, porque não, dar um mergulho nas águas límpidas que rodeiam as ilhas.

Se estiveres a planear uma viagem à Malásia entre novembro e fevereiro, talvez queiras trocar estas ilhas por Langkawi. Pessoalmente, achamos o Langkawi menos impressionante, mas tem praias muito bonitas e é facilmente acessível a partir de Langkawi por barco ou avião.

Dias 6 e 7: Ilhas Perhentian

Perhentian Kecil (pequena) e Perhentian Besar (grande) são as duas principais ilhas deste arquipélago malaio. A primeira tem uma vibe mais mochileira, enquanto que a segunda tem resorts mais agradáveis. Qualquer que seja a tua escolha, estarás bem, e poderás explorar ambas com excursões de snorkelling disponíveis em quase todo o lado.

Outra coisa a ter em conta é que os Perhentians são um destino popular para mergulhadores e snorkellers. Por isso, se já tens a tua licença ou se gostavas de experimentar mergulho, não hesites e reserva já.

Algumas das melhores praias das Ilhas Perhentian incluem a Praia Romântica (Perhentian Kecil) e a Praia das Tartarugas (Perhentian Besar). Há também vários pontos de snorkelling onde não é invulgar ver tartarugas e até mesmo, ocasionalmente, o tubarão do recife. Por isso, a melhor maneira de tirares o máximo partido deles é fazeres um passeio ou uma viagem de barco.

casas nas Ilhas Perhentian na malasia

Dia 8: das Perhentian para Singapura

São muitos os viajantes que planeiam um itinerário malaio e não hesitam em incluir alguns dias em Singapura. É uma das cidades mais impressionantes do Sudeste Asiático, pelo que também consideraríamos importante passares lá alguns dias.

Para chegares rapidamente das Ilhas Perhentian a Singapura, terás de regressar ao aeroporto de Kota Bharu. A partir daí, tens voos para Singapura. Se não te importares de demorar mais tempo, mas quiseres poupar dinheiro, podes também viajar por terra até à fronteira entre os dois países. É um transporte simples e rápido.

Dias 9 e 10: Singapura

O que podemos dizer sobre Singapura? Sem dúvida uma das capitais mundiais, o seu emaranhado de arranha-céus é dominado pelo impressionante edifício do hotel Marina Bay Sands, que ostenta a mais espectacular piscina infinita que alguma vez vais ver. Ficar aqui não costuma custar menos de 400 euros por noite, mas é um luxo que é difícil de esquecer.

Achamos que deverias considerar dispender pelo menos dois dias para explorares a cidade. Para teres a certeza de que não perdes nada, dá uma olhadela mais atenta ao nosso artigo sobre o que fazer em Singapura.

marina em singapura vista de cima

Dia 11: de Singapura a Melaka

A próxima paragem neste itinerário de 15 dias na Malásia é Melaka, outra bela cidade que vale a pena visitar. Para chegares de Singapura, é melhor atravessares a fronteira terrestre entre as duas e apanhares um autocarro direto para Melaka.

Se saíres de manhã cedo, estarás no teu destino em cerca de 5 horas, para poderes passar a tarde a passear pela zona da Jonker Street e, claro, recarregar as baterias com um nyonya laksa, o prato típico de Melaka.

Dia 12: Melaka

Tal como Penang, Melaka é uma cidade com uma história muito interessante e, portanto, muitos lugares de interesse para visitares. Os restos de um forte português, uma praça com estilo holandês, uma rua forrada de mesquitas e templos budistas e hindus, museus e um agradável rio com fachadas cheias de street art esperam por si.

Embora possa ser um pouco avassalador, em apenas um dia poderás cobrir todas as principais coisas a fazer em Melaka. Se tiveres sorte e for sexta-feira, sábado ou domingo, poderás até dar um passeio pelo famoso mercado noturno de Jonker St.

Dia 13: de Melaka a Taman Negara ou a Cameron HighLands

Infelizmente, neste momento, terás que fazer uma escolha. Campos de chá contra uma floresta tropical com 130 milhões de anos. Tanto o Cameron Highlands como o Taman Negara são dois destinos possíveis neste itinerário de 15 dias na Malásia, mas não é viável visitares ambos (a menos que saltes outro destino ou tenhas alguns dias extra).

Em qualquer dos casos, a opção mais viável é ir para Kuala Lumpur e depois fazer a ligação com o transporte para Kuala Tahan, o ponto de partida para explorar a selva de Taman Negara, ou para Tanah Rata, a cidade para explorar as Cameron Highlands. Se fores demasiado preguiçoso para te deslocares, outra alternativa seria passares a noite em Kuala Lumpur no dia 13 e reservares uma viagem de um dia para Taman Negara ou para as Cameron Highlands a partir de KL no dia 14.

Dia 14: Taman Negara/Cameron Highlands

Dependendo do que tiveres optado, terás diferentes alternativas para este dia no teu itinerário. Por exemplo:

  • Cameron Highlands: existem muitos trilhos diferentes, mas, com apenas um dia, optaríamos por visitar o Estado de Sungei Palas, Boh, uma das plantações de chá mais famosas do país. Também podes ir em busca de rafflesia, a maior flor do mundo.
  • Taman Negara: há muitas caminhadas diferentes por esta selva impenetrável, mas com o tempo de que dispões, terás de passar um dia aqui. Não te preocupes! Vais divertir-te imenso. Podes fazer sozinho um percurso circular que passa pela chamada canopy walk Bukit Terisek. Cuidado apenas com as sanguessugas, se choveu muito. Se chegaste cedo na noite anterior ou na noite do dia 14, poderás também inscrever-te numa visita guiada noturna para ver a vida selvagem noutra perspetiva.

Camron highlands na malasia

Dia 15: Regresso a Kuala Lumpur e fim do itinerário de 15 dias na Malásia

Infelizmente, esta viagem à Malásia em 15 dias está a chegar ao fim. Dependendo da hora do teu voo de regresso a casa, terás mais ou menos tempo para passar este dia em Melaka ou Kuala Lumpur, o que preferires. Mesmo assim, deves contar em ter cerca de 3 horas, ou mais, para chegares ao aeroporto a partir de Melaka.

Se quiseres levar algumas recordações e não as tiveres comprado pelo caminho, um bom lugar para o fazer em Kuala Lumpur é em Chinatown ou Pasar Seni (Mercado Central). Mesmo assim, já sabes que as melhores recordações vão ficar na tua memória.

Mapa do itinerário de viagem de 15 dias na Malásia

Incluímos neste itinerário um mapa com todas as paragens, para que possas ter uma ideia visual da tua viagem. Clica aqui para veres o mapa.

Alternativas ao itinerário de 15 dias na Malásia

É claro que esta é apenas uma das rotas possíveis para visitares a Malásia em 15 dias. As possibilidades são infinitas, especialmente tendo em conta que ainda não tocámos no Bornéu. Como dissemos no início do artigo, é importante ler muito e definir o itinerário tendo sempre em conta as tuas preferências.

Talvez queiras fazer uma viagem mais descontraída e passar mais dias em Melaka ou Taman Negara ou Cameron Highlands. Talvez também queiras fazer o curso de mergulho nas Ilhas Perhentian e, por conseguinte, ter de lá passar mais tempo. Também nos ocorre que talvez queiras mergulhar num dos melhores locais de mergulho do mundo: Sipadan. Neste caso, terás de passar 4-5 dias nesta parte da Malásia, pois terás de voar até Tawau e de lá chegas a Sipadan.

Por outro lado, se estiveres mais interessado nas praias, depois de visitares os Perhentians, poderás visitar o nosso amado Pulau Kapas. Este é, juntamente com Tioman, um dos mais sossegados do país. Se quiseres mais movimento, a partir de Penang poderás dar o salto para Langkawi, que é mais turístico.

Quinze dias podem ser bastante curtos num país com tanto para fazer, mas o importante é fazer um percurso que satisfaça as tuas curiosidades de viagem.

O que visitar se tiver menos tempo para viajar para a Malásia? 10 dias?

Caso não tenhas mais tempo de férias ou vás combinar este país com outros no Sudeste Asiático, um possível itinerário de 10 dias na Malásia poderia ser:

  • Dias 1 e 2: Kuala Lumpur, o ponto de partida para uma viagem à Malásia.
  • Dias 3 e 4: Penang
  • Dia 5: de Penang para as Ilhas Perhentian
  • Dias 6 e 7: Ilhas Perhentian
  • Dia 8: das Ilhas Perhentian para Melaka
  • Dia 9: Melaka
  • Dia 10: Regresso a Kuala Lumpur e casa

Se está ansioso por visitar Singapura, poderás substituir Melaka. Em alternativa, podes também trocar Perhentian por Pulau Kapas.

O que visitar com mais dias para viajar para a Malásia?

Se tiveres a sorte de ter 20 ou 30 dias para viajar pela Malásia, ótimo! Não te faltarão coisas para fazer.

A nossa recomendação para 20 dias na Malásia seria o mesmo itinerário que lhe mostrámos, mas visita tanto Taman Negara como Cameron Highlands e dá pelo menos mais um dia às Ilhas Perhentian.

Queres fazer uma viagem de um mês à Malásia? Nesse caso, acrescentaríamos a zona de Sipadan, o rio Kinabatangan e Kota Kinabalu ao teu itinerário de 20 dias. Vais poder descobrir uma Malásia ainda mais selvagem.

Esperamos ter ajudado a planear o itinerário de viagem de 15 dias na Malásia. No entanto, se tiveres alguma pergunta, teremos todo o prazer em responder-te nos comentários. Além disso, não vás embora sem dar uma vista de olhos a estes outros artigos do nosso blog: