Que documentos e requisitos para viajar para Cuba em 2023? Existem alguns requisitos especiais para viajar devido à covid-19? Estas são algumas das questões que recebemos dos nossos viajantes. É por isso que, na IATI Seguros, como amantes da ilha das Caraíbas, queremos fornecer-te toda a informação de uma forma clara e atualizada. Daqui a pouco já estarás a desfrutar das suas praias paradisíacas, cidades encantadoras e, acima de tudo, da simpatia do seu povo.

Continua a ler e descobre quais são os requisitos para viajar para Cuba e a documentação necessária.

Viajar para Cuba e covid-19, é possível em 2023?

O vírus perturbou as nossas vidas e os nossos planos de viagem, mas a situação é muito melhor a nível mundial. É possível viajar para Cuba desde julho de 2020 e ainda mais fácil desde novembro de 2022, quando os requisitos para viajar para Cuba apesar do coronavírus foram bastante reduzidos.

Desde 6 de abril as coisas tornaram-se ainda mais fáceis porque os requisitos necessários para viajar para Cuba têm sido menos restritos. Com a melhoria da situação epidemiológica, já não é necessário ser vacinado contra a covid-19 ou submeteres-te a um teste PCR ou antigénio antes de viajar.

Isto significa que desde 6 de abril de 2022, os requisitos para viajar para Cuba são:

  • Passaporte válido.
  • Cartão de turista.
  • Seguro para viajar para Cuba com cobertura COVID.
  • Preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante.
  • Bilhete de avião de ida e volta.

Continua a ler porque explicaremos abaixo todos estes documentos para viajar para Cuba.

Como está a situação atual em Cuba?

Mas será seguro viajar para Cuba neste momento? Como em qualquer parte do mundo, não é 100% seguro. No entanto, a situação tem-se mantido estável há vários meses e parece estar sob controlo.

Desde 31 de maio de 2022, a utilização de máscaras faciais só é obrigatória para consultas médicas ou em caso de sintomas de doenças respiratórias. Os transportes públicos voltaram a funcionar, incluindo os autocarros interprovinciais.

Quanto à vacinação em Cuba, esta começou de uma forma muito particular. O país desenvolveu as suas próprias vacinas, que se diz serem mais de 90% eficazes. Mais de 90% da população já possui os 3 frascos. Mais de 8,5 milhões de cubanos já têm a dose de reforço.

Cuba já está a exportar as suas vacinas para outras partes do mundo e poderá tornar-se um dos principais produtores mundiais. Não surpreende que os primeiros destinatários tenham sido a Nicarágua, a Venezuela, o Irão e o Vietname.

carro descapotável cor de rosa numa rua em Havana

Por todas estas razões, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações de viagem a Cuba, indica que é aconselhável viajar com cautela, acompanhando a situação epidemiológica no país (é melhor contactar o Ministério da Saúde Pública cubano) e cumprindo os protocolos sanitários adoptados pelas autoridades cubanas. Entre estes últimos está a necessidade de viajar com seguro médico para cobrir uma possível infeção por covid-19. Para além desta obrigação, o bom senso também é importante, pois ninguém gostaria de se encontrar numa situação tão desagradável sem o apoio logístico e financeiro proporcionado pelo melhor seguro de viagem para Cuba.

O teu melhor aliado é o IATI Mochileiro. Terás as melhores coberturas médicas, o que inclui as resultantes da covid-19. Mas também estaremos lá para ti 24 horas por dia se tiveres de ser repatriado, se regressares mais cedo porque um membro da família morreu ou foi hospitalizado, ou se a tua bagagem foi perdida ou roubada. E porque temos a certeza de que não vais querer perder a prática de snorkelling ou mergulho até 40 metros em Cuba, este seguro todo-o-terreno também te cobre para desportos de aventura como estes, entre outros.

Não esperes mais e adquire o teu agora:

melhor seguro de viagem para cuba

Seguro de viagem para Cuba, um documento obrigatório

O ministério salienta que os cuidados de saúde em Cuba não podem ser comparados aos padrões europeus, uma vez que certos medicamentos e instrumentos podem estar em falta ou indisponíveis. Nas grandes cidades, os turistas podem ser tratados em melhores hospitais, mas “a conta tem de ser paga em moeda estrangeira, a preços elevados e muitas vezes com antecedência”. As autoridades cubanas proíbem os turistas de deixar o país se tiverem dívidas pendentes em matéria de cuidados de saúde. Além disso, “para entrar em Cuba, é obrigatório para os estrangeiros e cubanos que vivem no estrangeiro ter uma apólice de seguro de viagem com cobertura médica“. Neste momento, isto deve cobrir possíveis despesas devido à infecção por covid-19.

Em suma, como precaução contra incorrer em grandes despesas devido a um simples acidente do qual ninguém é poupado (imagina uma entorse no tornozelo enquanto caminhas em Havana ou um corte enquanto fazes snorkelling em Cayo Coco) e para satisfazer os requisitos para viajar para Cuba, contrata agora o teu seguro, IATI Mochileiro. Entre as suas coberturas mais importantes encontram-se:

  • As melhores coberturas em assistência médica.
  • Cobertura da covid-19, incluindo assistência médica, convalescença no hotel, testes PCR no destino e repatriação.
  • Não há necessidade de adiantar dinheiro ou pagar franquias.
  • Cobertura para desportos de aventura tais como snorkelling, mergulho até 40 metros ou caminhadas.
  • 100% das despesas, se tiveres de ser repatriado.
  • Cobertura para roubo e danos na bagagem até 1.500 euros.

melhor seguro de viagem para cuba

Não hesites mais e adquire o teu seguro para esta grande viagem que estás ansioso por começar.

Preciso de um visto para viajar para Cuba?

À questão de saber se é necessário um visto para viajar para Cuba, a resposta é sim. Como cidadão português, se vais fazer turismo, o que precisas é do chamado Cartão de Turista, um documento de papel verde que deves preencher quando o receberes e entregares quando chegares a Cuba. Isto autoriza-te a permanecer em Cuba durante 30 dias, que podem ser prolongados por mais 30 dias quando estiveres no país.

Como obter um visto para viajar para Cuba? A obtenção do cartão turístico é muito fácil. Tens as seguintes alternativas:

  • Podes solicitá-lo na Embaixada de Cuba em Lisboa. Para o fazeres, terá de marcar uma reunião e fornecer todos os documentos estipulados, bem como a taxa de 22 euros. O pagamento não pode ser feito em dinheiro, apenas por transferência bancária ou cartão de crédito.
  • Podes solicitá-lo online através do seguinte link.
  • Através de uma agência. Esta pode ser uma agência de viagens física ou uma agência emissora de vistos online. Estes cobram normalmente uma taxa de manuseamento, que depende se é feita de forma regular ou urgente.

Por favor nota que terás de entregar a outra parte do cartão turístico quando deixares Cuba. Por conseguinte, é importante que o guardes com o teu passaporte. Se o perderes, terás de te dirigir a um gabinete de imigração em Cuba e pagar uma taxa.

Se tiveres outras razões para a tua viagem (negócios, estudos…) ou se planeias ficar mais tempo, deves consultar a embaixada para saberes sobre os requisitos especiais para viajar para Cuba.

Nota que se estiveres a planear viajar para Cuba a partir dos Estados Unidos, terás de comprar um cartão turístico diferente, cor-de-rosa. Este custa 50 dólares em vez de 22 euros. Podes obtê-lo da mesma forma que o cartão verde, mas indica que estás a voar dos EUA. Alguns viajantes compraram-no diretamente nos aeroportos americanos, mas é melhor prevenir e comprá-lo antecipadamente.

ponte azul e branca que encaminha para a praia

Documentos para viajar para Cuba agora

Como se pode ver, é necessário ter um visto ou cartão turístico se fores cidadão português. Além disso, existem outros documentos necessários para viajar para Cuba, alguns dos quais são excepcionais nestes tempos de covid-19.

Listamo-los todos aqui:

  • Passaporte válido com validade mínima de 6 meses a partir da data de chegada.
  • O cartão turístico ou visto correspondente.
  • Um bilhete de avião de regresso.
  • Comprovativo de teres feito um seguro de viagem com cobertura médica para uma possível infecção por covid-19. Todas as apólices da IATI são seguros de viagem com cobertura covid-19. E, o melhor para este destino é o teu IATI Mochileiro.
  • Este formulário preenchido. Depois de o completares, receberás um código QR que terás de mostrar.

Segundo Mintur, o pessoal internacional de controlo sanitário realizará testes PCR aleatórios no aeroporto e a vigilância epidemiológica será mantida nos portos e aeroportos. Haverá também vigilância sanitária nas instalações hoteleiras e os proprietários das casas alugadas têm de informar as autoridades caso os seus hóspedes apresentem sinais de infeção.

Desde de abril de 2022, ser vacinado contra a covid-19 ou ter uma PCR já não é um requisito para viajar para Cuba.

Vacinas para viagens a Cuba

Neste momento, ser vacinado contra a covid-19 já não é um requisito para viajar para Cuba.

Contudo, é sempre aconselhável marcar uma consulta num centro de vacinação internacional pelo menos 3 semanas antes da tua viagem, para que um médico possa dar-te os conselhos apropriados de acordo com a tua situação.

Tal como em outros países da região, em Cuba existe o risco de contrair doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, Zika e chikungunya, especialmente nos meses mais quentes e chuvosos. Embora estas doenças não sejam normalmente fatais, podem ser para pessoas com sistemas imunitários fracos, mulheres grávidas, crianças e idosos. Em Cuba, a incidência é elevada durante todo o ano e em todas as regiões, pelo que é aconselhável tomar precauções e tentar evitar ser mordido por estes insetos. Para tal, recomenda-se o uso de vestuário comprido, o uso de repelentes e evitar locais e horários em que os mosquitos possam proliferar. Além disso, recomenda-se não beber água da torneira e comer apenas alimentos que tenham sido lavados com água potável, uma vez que tem havido alguns surtos de cólera.

Por outro lado, é obrigatório ter um seguro de viagem com cobertura médica emitida por companhias de seguros reconhecidas em Cuba e que cubra uma possível infeção por Covid-19. Faz o teu seguro IATI Mochileiro e terás ambos os assuntos cobertos, uma vez que terás as melhores coberturas médicas, incluindo tratamento covid, repatriamento, desportos de aventura, roubo e perda de bagagem e muito mais.

rua movimentada em Havana

Carta de Condução para Cuba

Estás a pensar em conduzir na tua viagem? Então, estarás interessado em saber que a tua carta de condução portuguesa é válida para conduzir em Cuba durante 6 meses. Por conseguinte, neste caso, a carta de condução internacional não é um documento necessário para viajar para Cuba.

No que respeita à condução, o Ministério dos Negócios Estrangeiros adverte os viajantes a lerem cuidadosamente as condições de aluguer e a cobertura do seguro antes de assinarem o contrato. Para absoluta paz de espírito, o IATI Mochileiro cobre as despesas médicas e de hospitalização resultantes de um acidente num veículo motorizado.

Registo de Viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Embora não seja um requisito viajar para Cuba, antes de o fazeres é aconselhável fazeres download da app “Registo Viajante”. Isto pode ser feito em poucos minutos e é gratuito, o objetivo é que possas ser atendido em caso de emergência ou necessidade.

Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar para Cuba

É possível viajar de Portugal para Cuba apesar da covid-19?

Sim, Cuba está aberta ao turismo de Portugal e desde 6 de abril de 2022 os requisitos são ainda mais fáceis de satisfazer, uma vez que não é necessária quarentena.

Preciso de um visto para viajar para Cuba?

Sim, se fores um cidadão português, terás de obter o que é conhecido como Cartão de Turista. O procedimento é simples.

Como posso obter um visto para Cuba?

Podes fazê-lo indo à embaixada de Cuba em Lisboa, online ou através de agências (físicas ou online).

Existem requisitos especiais para viajar para Cuba durante a covid-19?

Neste momento, terás de preencher uma declaração juramentada. Também deves ter seguro com cobertura covid-19 e estar ciente de que poderás ser sujeito a testes aleatórios à chegada a Cuba.

De que precisas para viajar de Portugal para Cuba?

O teu passaporte válido, uma apólice de seguro com cobertura de covid-19 como o IATI Mochileiro, um Cartão de Turista, um bilhete de regresso e um formulário de declaração de saúde preenchido.

As vacinas são necessárias para viajar para Cuba?

Não, ser vacinado contra a covid-19 já não é hoje um requisito para viajar para Cuba.

carro vermelho estacionado ao pé de prédio azul em Havana

Esperamos ter resolvido todas as tuas dúvidas sobre os requisitos para viajar para Cuba, especialmente nestes tempos turbulentos, em que são necessários mais documentos. Se tiveres quaisquer perguntas sobre este assunto, teremos todo o prazer em respondê-las nos comentários.

Lembra-te de que um dos requisitos obrigatórios é ter um seguro que cubra o eventual contágio por covid-19. O teu melhor aliado é o IATI Mochileiro, um seguro para viajantes off-road, que inclui as melhores coberturas médicas, inclusive as derivadas da covid-19 e a prática de desportos de aventura. Além disso, também estaremos ao teu lado no caso de teres de ser repatriado. Não arrisques e viaja connosco e com paz de espírito.

melhor seguro de viagem para cuba

Lembra-te de que, devido à situação atual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI estamos constantemente a atualizar esta informação. No entanto, recomendamos que verifiques sempre com fontes oficiais.