Eu sei, viajar para Marrocos sozinha pode ser intimidante. É perigoso? Quais são os melhores sítios para uma primeira viagem a solo como mulher? Estas e muitas outras são perguntas são comuns fazermos a nós próprias quando começamos a considerar este destino. Para que possas tomar uma decisão ou, se já a tomaste, planear a tua viagem com mais calma e com informação em primeira mão, hoje vou contar-te como é viajar para Marrocos sozinha, se é perigoso ou não, e também te darei algumas dicas para que tudo corra bem enquanto desfrutas deste grande país africano.

Continua a ler e descobre como é viajar para Marrocos sozinha como mulher.

É possível viajar para Marrocos sozinha como mulher?

Claro que sim! Embora não seja um dos destinos mais populares para viagens a solo, Marrocos é uma óptima opção se procuras um lugar não muito longe, barato e ao mesmo tempo muito diferente da Europa. Com uma cultura totalmente diferente da nossa, vais sentir como se tivesses ido para longe de casa e terás a desconexão de que estás à procura.

Felizmente, um número crescente de companhias aéreas de baixo custo voam de Portugal para Marrocos. Com um pouco de antecedência, podes comprar voos baratos para Marraquexe, Rabat, Essaouira ou Fez a partir de 30 euros cada viagem. Também é possível percorrer o país de autocarro ou de comboio, a preços inferiores a 20 euros cada viagem. Depois disso, podes dormir por apenas 15 euros por noite ou comer por apenas 5 euros, o que é importante, tendo em conta que não tens ninguém com quem partilhar as despesas.

Embora eu tenha a certeza que sabes que há muito para fazer em Marrocos. Marraquexe é a jóia da coroa, mas também tens cidades espectaculares como Fez, Meknes e Chefchaouen, desertos que parecem saídos de um filme, como Merzouga, lugares de natureza magníficos como as Gargantas de Todras e o Vale do Draa, entre muitos outros lugares.

Se uma das tuas preocupações é a língua, conseguirás comunicar perfeitamente bem em Marrocos. A maior parte da população fala francês e, nas zonas mais turísticas, estão habituados a lidar com os visitantes em inglês e espanhol. Mesmo que não falem a mesma língua, não terão qualquer problema em entender-se com algumas palavras ou gestos – as pessoas em Marrocos são muito hospitaleiras e vão ajudar-te em tudo o que puderem.

Por último, embora possa não parecer à primeira vista, há sempre muitos viajantes a solo em Marrocos. Nas cidades mais turísticas, há muitos albergues e excursões onde se pode aproveitar a oportunidade para conhecer pessoas, se alguma vez precisares de partilhar uma viagem com alguém.

duas pessoas a passear pelo meio de um mercado colorido em marrocos

É realmente seguro viajar sozinha em Marrocos? Como é que é?

Tudo o que foi dito acima é ótimo, mas de certeza que o que mais te preocupa é a segurança, certo? A primeira coisa que precisas de saber é que Marrocos é o destino mais seguro do Norte de África. Como em qualquer país, há um pouco de malandrice para com os turistas e há sempre uma ou outra burla a evitar.

No entanto, tal como te dissemos em É seguro viajar para Marrocos? e o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sublinha nas suas recomendações de viagem, “em termos gerais, Marrocos é um país seguro para os viajantes”. Como na maior parte dos lugares, é aconselhável evitar as zonas fronteiriças e as zonas rurais isoladas, especialmente quando se viaja sozinho, e ter cuidado nas grandes cidades depois do pôr do sol. Para além disso, com um mínimo de precaução, quase não terá problemas.

Como mulher a viajar sozinha em Marrocos, é bastante provável que te sintas por vezes um pouco encarada e que recebas também alguns piropos. Não quero ser branda e dizer-te que isso não vai acontecer e deves estar ciente disso. Dito isto, não acho que este seja um país perigoso ou um país a evitar, apenas temos de estar conscientes disso e processá-lo e geri-lo como acharmos melhor. Do meu ponto de vista, normalmente é melhor ignorar a situação e continuar, mas se em algum momento te sentires desconfortável ou se a situação se agravar, procura ajuda e sê assertiva.

Muitas vezes também é útil tentar manteres-te discreta. Não é necessário cobrir o cabelo, mas vestir roupas largas que cubram os ombros e os joelhos é normalmente mais confortável para evitar olhares incómodos. De acordo com a minha experiência, também é melhor evitar andar pelas medinas à noite, especialmente porque se tornam numa espécie de labirinto e podes acabar por te sentir sobrecarregada.

Quer esteja a viajar sozinha em Marrocos ou acompanhada, deves também ter em atenção que os vendedores serão bastante insistentes. Quer estejas ou não interessada no que tens à tua frente, é provável que comecem a tentar vender-te alguma coisa e a tentar negociar. Habitua-te à ideia, indica que não estás interessada e segue em frente. Se te convier, negoceia sempre com respeito e tendo em conta que o preço inicial será, muito provavelmente, 50% superior ao que realmente vale.

Em termos de saúde, exceto nas zonas muito rurais, as condições sanitárias são boas e não são necessárias vacinas. Como em qualquer viagem, é aconselhável ter cuidado com a comida e a bebida, especialmente quando se consomem bebidas em bancas de rua, onde podem estar misturadas com água que o estômago não tolera. Claro que é fundamental viajar com um bom seguro de viagem que esteja ao teu lado quando mais precisares, para que não te sintas desprotegida. Neste sentido, recomendo vivamente a subscrição do IATI Mochileiro, a melhor apólice para Marrocos, que responderá mesmo que te atrevas a praticar um dos muitos desportos de aventura que pode fazer durante a tua viagem.

cidade azul com plantas em marrocos

Destinos recomendados para viajar sozinha em Marrocos – O que fazer sozinha em Marrocos?

Se é a tua primeira viagem a Marrocos sozinha e ainda te sentes tonta, é uma boa ideia começares com destinos que são normalmente confortáveis, com uma grande variedade de restaurantes e hotéis, ou acessíveis. Aqui, recomendo alguns que penso que podem servir para uma escapadela.

Marraquexe

De certeza que não estamos a dizer nada de novo, mas Marraquexe é uma das cidades mais impressionantes de Marrocos e, claro, a mais visitada. A praça Jemaa el Fna é o seu centro nevrálgico e cada visita é completamente diferente. De manhã, está cheia de comerciantes, de bancas de sumos de fruta e, infelizmente, de muitas pessoas que fazem espectáculos com animais selvagens, que pedimos que evitem. À noite, pelo contrário, é uma loucura com barracas de comida e grupos de música a que podes sempre juntar-te.

Perde-te na medina, põe à prova as tuas capacidades de regatear se vires algo que te interesse, visita as mesquitas, os jardins e relaxa num riad. Se tiveres mais tempo, há muitas excursões de Marraquexe em que podes participar. A melhor é a que te leva ao deserto de Merzouga, possivelmente um dos mais belos desertos do planeta.

marraquexe vista de cima

Chefchaouen

É impossível ainda não teres visto uma fotografia de Chefchaouen, pois as suas ruas pintadas de azul são extremamente pitorescas. Esta bela cidade é um destino confortável e agradável para visitar por conta própria em Marrocos, com um tamanho manejável, variedade de alojamento e atividades para ocupar um ou dois dias.

Essaouira

Apetece-te mudar de ares ou estás apaixonadq pelo surf? Outro lugar que recomendo que incluam na vossa viagem sozinhas em Marrocos é Essaouira, uma cidade localizada junto ao Oceano Atlântico com extensas praias que raramente encontrarão lotadas. Não são certamente as mais bonitas do continente africano, mas são agradáveis e perfeitas para fazer uma pausa.

vista de barcos e mar em Essaouira em Marrocos

Outros destinos que também podem ser do seu agrado são Rabat, Fez, Tânger ou Meknes. Há muito para descobrir em Marrocos!

Dicas para viajar sozinho em Marrocos

Embora espero já te ter dado razões e recomendações suficientes para viajares sozinha em Marrocos, aqui ficam algumas dicas que penso que te ajudarão ainda mais:

  • Embora não seja obrigatório, o uso de roupas largas que cubram os ombros e os joelhos fará com que sejas menos o centro das atenções e sentir-te-ás mais confortável.
  • Viaja com um bom seguro de viagem que te possa proteger nas situações mais complicadas. O IATI Mochileiro é a apólice mais completa, que te cobrirá mesmo que decidas explorar o deserto ou as montanhas do Atlas.
  • Compra um cartão SIM local, pois estando ligado, poderás consultar informações sempre que te apetecer, utilizar o tradutor ou aplicações como o Google Maps. Mesmo assim, recomendo que descarregues o mapa de Marrocos do Maps.me, que pode ser consultado mesmo quando não tens rede.
  • Se possível, evita andar sozinha à noite, especialmente nas medinas. É provável que não te aconteça nada, mas das 21h às 22h é melhor não te exporse a situações que podem tornar-se incómodas.
  • Embora seja seguro viajar sozinha em Marrocos, poderás receber alguns comentários ou olhares inapropriados, ou encontrares-te numa situação que te deixe desconfortável. Normalmente, é melhor ignorá-los, mas se for necessário, sê direta. Se fores muito clara, é muito provável que a pessoa se retraia e/ou que as pessoas à tua volta te ajudem.
  • Se não estás habituada a viajar sozinha, podes sentir-te muito mais confortável se tiveres um carro do hotel à tua espera na estação de autocarros/comboios ou no aeroporto. Contacta-os com antecedência.
  • Recomendo vivamente que passes algumas noites da tua viagem num riad, mas se sentires falta de companhia, os hostels são bons locais para conhecer pessoas.
  • Parece um pouco ridículo, mas um truque que muitas vezes funciona para evitar que te façam tantas perguntas curiosas é usares uma aliança de casamento. Podes sempre dizer que és casada e que o teu marido está no alojamento ou que chegará em breve.
  • Se apanhares um táxi, combina o preço com antecedência.
  • Evita as bancas de sumos na Praça Jaama el Fna, pois algumas utilizam água não segura para reduzir a quantidade real de fruta.
  • Fazer uma excursão gratuita ou uma visita guiada logo que chegues a uma cidade vai fazer-te sentir mais à vontade para te deslocares ao teu próprio ritmo, além de que ficarás a saber pormenores e curiosidades através de um habitante local.
  • Viaja com mente aberta e tenta compreender Marrocos de uma perspetiva diferente.
  • Como sempre digo, não deixem o vosso bom senso e intuição em casa, pois são muito importantes na tomada de decisões.

barcos atracados numa pequena vila de praia em marrocos

Espero ter-te ajudado a perceber como é viajar para Marrocos sozinha e a resolver algumas das dúvidas que possas ter tido. No entanto, se tiveres alguma dúvida, podes escrevê-la nos comentários. Se já tiveres viajado para Marrocos sozinha como mulher, gostaria de ler as tuas experiências.

Não te vás já embora, porque o blog da IATI tem muita informação sobre o país para te ajudar a preparar a tua viagem:

Artigo escrito por Claudia Rodríguez de Viajar por Filipinas.