tanto para ver e fazer em Ubud que talvez estejas um pouco perdido e não saibas como começar a desenhar os teus dias na cidade mais bonita de Bali. Não te preocupes, vieste ao sítio certo. Na IATI, como especialistas em seguros de viagem e amantes desta ilha indonésia, vamos dizer-te tudo o que precisas de saber para que possas visitar Ubud como ela merece.

Quantos dias são necessários para visitar Ubud?

Muitos viajantes perguntam o que fazer em Ubud num dia, mas na realidade, pensamos que o tempo mínimo a passar nesta área de Bali seria de pelo menos 3 dias. Por outras palavras, 3 dias não só dão tempo suficiente para desfrutar do centro de Ubud, como também permitem explorar facilmente outros lugares que estão próximos. Isto é particularmente importante numa ilha tão grande como Bali, onde as distâncias são enormes.

Com uma vasta gama de hotéis e restaurantes acessíveis, Ubud é a base ideal para descobrir a maior parte das atracções culturais de Bali, podes ver isto no nosso roteiro de 7 dias por de Bali.

Dito isto, visitar as principais atracções de Ubud e arredores vai demorar cerca de um dia ou um dia e meio, sendo este o tempo mínimo que deve ser atribuído a esta parte da ilha.

As melhores coisas a fazer em Ubud, Bali

Vamos ao que interessa e estas são as principais coisas a fazer em Ubud, a capital cultural de Bali.

1. Puran Taman Saraswati

Começamos o nosso passeio aos melhores lugares para ver em Ubud, com um templo icónico no coração da cidade. O Pura Taman Saraswati é dedicado a Saraswati ou a deusa do conhecimento, da música, das artes, da sabedoria e da natureza no hinduísmo. Para além da bela arquitectura clássica balinesa, o que mais se destaca neste templo são as lagoas repletas de flores de lótus que fazem com que a vista seja admirável.

A entrada é gratuita e há um conjunto de cafés no início do parque onde podes apreciar a vista do portão principal e das lagoas. Normalmente também podes visitar o primeiro pátio onde, em algumas noites, se realizam as danças balinesas. No entanto, os horários de abertura são um pouco irregulares.

Outros templos para ver em Ubud incluem Pura Gunung Lebah, Pura Dalem Ubud e Templo Batu Karu. Se tiveres mais do que um dia para visitar Ubud, não hesites em incluí-los no teu itinerário.

Templo Pura Taman Saraswati

2. Sacred Monkey Sanctuary

O Sacred Monkey Forest Sanctuary, ou simplesmente Monkey Forest, é um dos lugares mais populares para visitares em Ubud. Se sabes um pouco de inglês, já estás a imaginar quem são os grandes protagonistas: os macacos.

Trata-se de uma reserva natural no centro de Ubud com mais de 12 hectares, 180 tipos de árvores e onde habitam mais de mil macacos de cauda longa balineses. Para além de poderes observar estes animais a andarem livremente e a serem os donos da floresta, o passeio torna-se inesquecível graças à vegetação luxuriante e ao facto de poderes visitar os seus 3 templos: o Pura Dalem Agung Padangtegal, o Pura Beji (com uma nascente) e o Pura Prajapati.

Quanto aos macacos, é preciso ter cuidado com os alimentos e bebidas (mesmo dentro das malas), não te deves aproximar demasiado nem tocar-lhes. Embora aqui, ao contrário de outras áreas em Bali (como Uluwatu), os macacos não costumem “roubar” objetos de valor, deves sempre ter cuidado. Sê um turista responsável, não lhes toques nem os alimentes, mesmo estando habituados aos turistas continuam a ser animais selvagens e assim devem permanecer.

A taxa de entrada é de 80.000 rupias indonésias.

Macaco na Monkey Forest

3. Passear ao longo da Campuhan Ridge Walk, uma paragem obrigatória em Ubud

Já há alguns anos que caminhar ao longo da Campuhan Ridge Walk se tornou uma das coisas impresecndíveis a fazer em Ubud. É um trilho localizado muito perto do centro da cidade, que oferece um passeio bastante agradável e cénico pelos arrozais. Vais encontrar também uma palmeira solitária que transformou Campuhan Ridge Wlak em mais um postal icónico de Bali.

O percurso tem cerca de 4 quilómetros de ida e volta e começa no Warwick Ibah Luxury Villas & Spa. Pouco depois de começares, vais ver o Pura Gunung Lebah, um templo que recomendamos que visites. A caminhada termina no Karsa Café, onde podes relaxar, tomar uma bebida e apreciar as magníficas vistas dos campos de arroz.

A caminhada demora entre uma hora e meia e duas horas, dependendo do ritmo de cada um. Uma vez que não há muita sombra, é preferível fazê-la de manhã cedo, quando também tem menos gente. Outra boa ideia é começar por volta das 16 horas, no entanto é preciso considerar que visitar Ubud é obrigatório em qualquer viagem a Bali, desta forma, é possível que outros turistas tenham a mesma ideia. Se não te apetecer voltar a pé, podes sempre apanhar um táxi a partir do Karsa Café.

Viajar em segurança por Ubud

Como podes ver, este destino oferece uma grande variedade de planos e, por esta razão, é essencial que tenhas o melhor seguro de viagem para a Indonésia. Tal como avisa o Ministério dos Negócios Estrangeiros, um pequeno acidente ou doença pode custar-te milhares de euros ou podes ir parar a um centro médico com condições precárias.

O IATI Mochileiro é o melhor seguro internacional para Ubud. Para além da grande cobertura que te garante acesso aos melhores médicos e hospitais sem teres de pagar nada do teu bolso, ainda garante que viajas com proteção em casos como roubo, incidentes com bagagens, problemas de transporte e, entre muitos outros, o muito caro repatriamento.

Não esperes mais e obtém  já o teu seguro:

4. Ubud Art Market

Mesmo que não sejas um grande fã de compras, outra paragem obrigatória em Ubud é o Mercado de Artesanato Ubud Art Market. Este conjunto de lojas espalhadas por dois andares e todas as ruas circundantes valem a pena visitar, quanto mais não seja para absorver o ambiente ou negociar (sempre respeitosamente) uma lembrança para levar para casa.

Tem em mente que este é um lugar essencialmente turístico e que, embora por vezes consigas encontrar aqui algum artesanato, também vais ver produtos menos elaborados ou confecionados em grandes fábricas. Os preços são um pouco mais altos do que nos outros mercados (o mais barato é geralmente Sukawti), mas se estás a planear comprar várias coisas, certamente obterás bons descontos.

5. Ubud Palace- Palácio Real de Ubud

Uma paragem obrigatória em Ubud é a visita ao Palácio Real ou Puri Saren Agung. É aqui que ainda vive a família real e, embora certas áreas estejam fechadas por esta mesma razão, podes sempre passear gratuitamente pelos típicos pátios de arquitetura balinesa.

O Palácio foi construído no século XIX mas foi gravemente danificado por um terramoto em 1917. Foi agora completamente reconstruído e acolhe espetáculos de dança balinesa quase todas as noites.

Palácio Real de Ubud na Indonésia

6. Agung Rai Museum of Art – ARMA

Não são poucos os museus ou galerias de arte a visitar em Ubud mas, se há um que vale a pena visitar, é o ARMA ou o Agung Rai Museum of Art. Trata-se de uma galeria de arte fundada por Agung Rai, um artista balinês que dedicou a sua vida à preservação da arte e cultura balinesa.

O museu, para além de exibir uma ótima coleção de arte tradicional e contemporânea balinesa, está alojado num edifício espetacular rodeado por jardins bem cuidados. Na verdade, é também um resort e um local para várias atividades culturais, tais como espectáculos de dança balinesa. Desta forma, a visita vai além do artístico e oferece-te a oportunidade de relaxares num lugar especial se tiveres mais do que um dia para visitar Ubud. A taxa de entrada é de 100.000 rupias indonésias.

Outros museus para ver em Ubud se tiveres mais tempo são o Museum Puri Lukisan, The Blanco Reinassance, Neka Art Museum e Museum Rudana & Rudana Fine Art.

7. Goa Gajah, um templo próximo para ver em Ubud

Já sabes que Ubud é a base perfeita para explorares alguns dos melhores templos de Bali. Muitos deles estão bastante longe, pelo que terás de apanhar um táxi, carro ou mota e passar lá várias horas. No entanto, um que está ao fácil alcance e que te encorajamos a visitar a partir de Ubud é o Goa Gajah. Podes chegar facilmente de táxi ou ao alugares um carro ou uma mota com as aplicações Grab ou Gojek.

Também conhecido como Gruta do Elefante, devido ao enorme elefante esculpido na entrada da gruta sagrada, este é um templo que se destaca pela sua mistura interessante de arquitetura hindu e budista, bem como pela vegetação luxuriante que o rodeia.

O interior do templo é um túnel em forma de T que se acredita ter mais de 1.000 anos de idade. Ao que parece aqui foram feitas ofertas religiosas, bem como meditação e limpezas espirituais. É ainda um lugar sagrado onde podes encontrar várias esculturas: Ganesh, Ratu Brayut e Ratu Jempinis. Em frente à caverna existe uma piscina monumental com cinco anjos hindus.

Templo Goa Gajah

8. Desfrutar dos arrozais nos arredores de Ubud

Ubud não é uma cidade muito grande e rapidamente vais perceber que está rodeada por vegetação luxuriante, sendo que as paisagens mais características são os arrozais. Os arrozais mais conhecidos da ilha estão apenas a 7 quilómetros do centro: os de Tegallalang. Mais uma vez, é preciso ter em consideração que estes também são os mais frequentados, por isso quanto mais cedo fores, melhor.

Existem duas caminhadas menos famosas que Tegallalang e Campuhan Ridge Walk que podes fazer de madrugada ou ao final da tarde. A primeira é a Sari Organic Walk, que começa aqui e demora cerca de 30 minutos. Para além de magníficas paisagens, vais encontrar algumas lojas de artesanato, warungs e cafés para relaxar.

A última caminhada é aquela que passa pelo Kajeng Rice Field (podes encontrá-la facilmente no Google Maps com este nome e ela começa mais ou menos por aqui), a apenas uma curta distância da estrada principal de Ubud. Embora esteja a tornar-se cada vez mais popular e possas encontrar vendedores de água de coco em quase todas as alturas do dia, parece incrível que seja um refúgio de paz a apenas poucos metros do Palácio Real.

Campo de arroz Ubud

9. Deixa-te levar pelo luxo asiático

Sim, tudo isto é óptimo, mas outra coisa para fazeres em Ubud é simplesmente aproveitares a brutal gama de hotéis, restaurantes e serviços a preços que são difíceis de encontrar em qualquer outra parte do mundo. Villas com vista para arrozais por menos de 50 euros, restaurantes muito agradáveis por menos de 10 euros, massagens incríveis também por 10 euros por hora ou aulas de yoga em locais espectaculares por menos de 6 euros.

Concluíndo, visitar Ubud significa conhecer o lado mais cultural de Bali, mas também recomendamos que dediques o teu tempo a relaxar, passear pelas ruas mais famosas cheias de cafés e restaurantes (os imprescindíveis são Jalan Monkey Forest, Jl Raya Ubud, Jalan Goutama e Jalan Hanoman) e saborear o ambiente especial que têm.

Aqui estão alguns dos nossos lugares preferidos para visitares em Ubud e lugares perfeitos para desfrutares:

  • Restaurantes: Warung Biah Biah, Moksa Ubud, Prima Warung, Casa Curandera Bali
  • Cafés: KAFE, Clear Café y F.R.E.A.K Coffee
  • Massagens: Karsa Spa y NUSA THERAPY – Herbal Massage Center
  • Yoga: The Yoga Barn y Ubud Yoga House
  • Hotéis: Pertiwi Bisma 2 y Komaneka at Bisma

10. Assistir a uma atuação de dança balinesa, uma obrigação em Ubud

Certamente que já te apercebeste que o lado cultural é a parte mais importante de tudo o que se pode fazer em Ubud. Assim, para completar os teus dias na cidade, recomendamos que te inscrevas num espetáculo de dança balinesa.

Em quase todos os templos em Ubud, no Palácio Real e na ARMA, existem espetáculos todas as noites, normalmente alternando entre diferentes tipos de dança. Os mais populares são Barong, Rangda, Janger, Kecak e Legong e os preços rondam as 75.000-100.000 rupias por pessoa. Se tiveres oportunidade de escolher, recomendamos o Barong e o Kecak, que costumam ser os mais impressionantes. Os bilhetes podem ser adquiridos nos portões do templo, onde também podes encontrar informações sobre os horários de abertura.

Danças tradicionais balinesas

Se tiveres algumas dicas a partilhar para visitar Ubud em Bali, gostaríamos muito que as compartilhasses connosco nos comentários.

Pronto para riscar esta lista de coisas para fazer em Ubud? Podes apostar que sim! Estes artigos irão contribuir muito para te manter no bom caminho com o teu planeamento:

Seguro IATI Mochileiro