Ansioso para conhecer a Indonésia? Não é à toa! É um dos países mais biodiversos e paradisíacos do Sudeste Asiático. Com tantas coisas para fazer e mais de 17.000 ilhas para descobrir, o mais difícil é preparar uma rota pela Indonésia que seja consistente com o que estamos à procura.

Na IATI, especialistas em seguro de viagem para o Sudeste Asiático, propomos tornar sua vida um pouco mais fácil e ajudá-lo a preparar um roteiro de viagem gratuito de 15 dias pela Indonésia, no qual poderá conhecer as principais atrações para uma primeira visita ao país.

Continue a ler para descobrir o melhor roteiro pela Indonésia em 15 dias grátis!

 

Itinerário de 15 dias pela Indonésia

Esta rota de 15 dias pela Indonésia é ideal se for sua primeira vez neste arquipélago fabuloso. Propomos uma mistura perfeita para que possa conhecer a cultura da Indonésia através de seus templos, mas também terá uma boa dose de natureza selvagem graças aos seus vulcões, campos de arroz e, claro, incríveis praias e recifes.

Neste roteiro de 15 dias pela Indonésia, terá tempo para ver tudo de uma forma mais ou menos relaxada, mas, se desejar, também poderá diminuir a intensidade e eliminar um destino.

Além disso, como não somos todos iguais, no final deste artigo, encontrará algumas alternativas para fazer o seu roteiro de acordo com sua preferência pelo mergulho ou pelo relaxamento nas praias. Se tiver 20 dias, também poderá adicionar um destino adicional, como informaremos mais tarde.

Não aguenta mais a espera? Continue a ler e descubra o seu próximo roteiro de 15 dias na Indonésia.

 

1. Yogyakarta (2 dias)

A maioria dos voos de Portugal para a Indonésia terão escala em Madrid e/ou alguma cidade asiática, e seguem viagem para os aeroportos internacionais de Jacarta (capital da Indonésia) ou Bali. Para esta excursão de 15 dias pela Indonésia, é melhor reservar seu voo para Jacarta e, em seguida, pegar outro avião para Yogyakarta, uma cidade localizada na mesma ilha de Java. Dois dos conjuntos de templos mais impressionantes da Indonésia esperam por si aqui: Borobudur e Prambanan.

Ambos declarados Património da Humanidade pela UNESCO, são construções centenárias incríveis onde o tempo parece ter parado. É possível visitar ambos num único dia, mas o que lhe aconselhamos para não se cansar e não sentir demasiado os efeitos de jetlag, é que na primeira tarde se faça a visita ao complexo Prambanan.

Pode dirigir-se ao templo por volta das 15h ou 16h, já que às 17h ocorre a chamada “hora de ouro”, o momento perfeito para tirar fotos e depois aproveitar um magnífico pôr-do-sol. Lembre-se que, na Indonésia, como em todo o Sudeste Asiático, geralmente o anoitecer acontece por volta das 18h.

Embora Prambanan seja composto por mais de 200 templos, poderá visitar todo o complexo em cerca de duas horas. Está localizado a 18 quilómetros do centro – se quiser evitar pagar mais, use o aplicativo mobile do Grab ou Gojek, o Uber da região.

 

Na manhã seguinte, poderá vivenciar um dos amanheceres mais especiais de sua viagem à Indonésia, aquele que será visto desde o templo Borobudur. Não é nada mais e nada menos do que o maior monumento budista do mundo, construído entre 750 e 850.

 

O restante deste segundo dia do seu itinerário de viagem de 15 dias à Indonésia pode ser gasto com outras atrações em redor de Yogyakarta. Por exemplo:

  • Kraton: o Palácio do Sultão, no centro da cidade.
  • Taman Sari: o Castelo de Água, uma mistura entre elementos arquitetónicos indonésios e coloniais.
  • Ruas Malioboro e Sosrowijayan: é o centro nevrálgico de Yogyakarta onde não sentirá falta de restaurantes e lojas com ótimo artesanato
  • Outros templos como Mendut ou Pawon: pode incluí-los ao lado de sua entrada para Borobudur.

Caso tenha mais dias para tornar o seu itinerário indonésio mais flexível, não hesite em dar uma chance a Jacarta e descobrir as principais atrações da caótica capital.

indonesia-ilhas-roteiro-templos

 

2. De Yogyakarta a Cemoro Lawang (vulcão Bromo) (1 dia)

Se quer ver uma das paisagens mais impressionantes do seu passeio pela Indonésia, você não tem escolha a não ser fazer neste dia a viagem de Yogyakarta a Cemoro Lawang, a cidade que será sua base para desfrutar do vulcão Bromo. Há várias opções válidas para fazer este roteiro, sendo a mais fácil comprar uma excursão, mas se quiser fazer por conta própria, terá que seguir os seguintes passos:

  • Vá de comboio ou avião para Surabaya
  • Apanhe um autocarro ou trem para Probolinggo
  • Alugue uma van para Cemoro Lawang

Descanse bem esta noite porque na manhã seguinte outro nascer do sol imponente o espera contemplando um dos melhores vulcões do mundo para se visitar em viagem.

 

 

3. Transferência do vulcão Bromo para Banyuwangi (1 dia)

Existem vários miradouros nos arredores de Cemoro Lawang para apreciar o nascer do sol com vista para Bromo. Dependendo da altura e do que deseja caminhar, pode visitar um deles e desfrutar da imponente paisagem do Parque Nacional de Bromo.

Para aproveitar este dia da sua rota de 15 dias pela Indonésia, aconselhamos uma visita o próprio parque. Existem várias formas de o fazer: aceder pela porta principal, caminhar pelo chamado “Mar de Areia” ou alugar uma excursão a partir do Probolinggo. De qualquer forma, pode aceder à cratera Bromo, que lhe proporcionará uma experiência única no mundo.

Não se deixe levar, hoje  também terá um dia de viagem para o próximo ponto do seu itinerário na Indonésia: Banyuwangi, o lugar de onde poderá ver o maravilhoso vulcão Ijen. Para fazer isso, você terá que seguir estas etapas:

Alugue uma van de Cemoro Lawang para Probolinggo

Vá um autocarro para Banyuwangi

Uma vez em Banyuwangi, descanse! Precisará de recuperar as forças, já que terá que acordar por volta das 00:00 ou 1:00 da manhã se quiser ver o famoso Fogo Azul do vulcão Ijen.

 

Paisagem paradisíaca na Indonésia

4. Vulcão Ijen e traslado para Bali (1 dia)

Uma nova madrugada, desta vez também para ver outro belo vulcão. A subida é difícil, mas as vistas desta cratera, onde reina um lindo lago turquesa, salpicado do amarelo do enxofre que os mineiros (duros) recolhem todos os dias carregando cestos nas costas, vale a pena.

Claro, lembre-se que para ver o espetáculo do chamado Blue Fire, causado pela queima do enxofre, é preciso descer até à caldeira, o que exige algum esforço. Se quiser fazer isso, precisará de uma máscara de gás e, por favor, seja respeitador com os mineiros que estão a fazer o seu trabalho e não atrapalhe.

Após um café da manhã revigorante, voltamos para Banyuwangi e embarcamos para Bali – vamos mudar de ilha!

No porto de Gilimanuk, pode apanhar um autocarro para Denpasar (capital de Bali) ou um táxi para o seu destino na ilha. Se optar por esta segunda opção, não hesite em dar uso às suas habilidades de negociação!

Terraços de Arroz em Ubud, Bali

 

5. Bali (4 dias)

Chegou a hora de conhecer a chamada Ilha dos Deuses, Bali. Dedicamos 4 dias inteiros desta rota de 15 dias pela Indonésia para que possa descobrir tudo o que pode fazer em Bali, assim como explorar as suas melhores praias.

A nossa recomendação é que passe duas ou três noites em Ubud e uma ou duas na área de Uluwatu. Além disso, a excelente relação qualidade-preço do alojamento em Bali permitirá que passe uma noite num dos hotéis mais espetaculares e luxuosos da Ásia.

 

Nusa Penisa, Bali

6. Nusa Penida (3 dias)

Embora com certeza já tenha dado um mergulho em Bali, não acha que é hora de incluir alguns dias de praia neste roteiro pela Indonésia? O nosso conselho é seguir para a ilha vizinha de Nusa Penida.

Desconhecida até há poucos anos atrás, aos poucos vem ganhando destaque nas rotas de todos os viajantes pela Indonésia, principalmente pela bela praia de Kelingking, em forma de tiranossauros Rex.

Além do dia de chegada, que pode ser usado para fazer um tour por algumas das praias próximas ao seu alojamento, como Crystal Bay, aconselhamos que passe aqui alguns dias adicionais. Isto irá permitir-lhe visitar todos os recantos para ver em Nusa Penida e também desfrutar do mergulho.

Não é de surpreender que Penida tenha alguns dos melhores pontos de mergulho da Indonésia, especialmente porque pode ver os majestosas raias, tartarugas e peixes de todas as cores bem de perto.

 

Ilhas Gili

7. Ilhas Gili (3 dias)

Terminamos este tour pela Indonésia em 15 dias com alguns dias de relaxamento total nas conhecidas Ilhas Gili. Pode viajar para lá diretamente de Nusa Penida de barco ou parando em Bali. O arquipélago é constituído por várias ilhas, sendo 3 principais as que proporcionam alojamento. Portanto, escolha aquela que melhor se adapta à sua viagem:

  • Gili Trawangan: mais mochileiro, com mais hotéis baratos, lugares de festa…
  • Gili Air: mais descontraída, com resorts mais caros e bonitos. Perfeito se for uma viagem a dois.
  • Gili Meno: uma posição intermediária entre os dois. Ideal se for com a família.

Além de fazer o croquete na praia, em Gili também há pontos de mergulho e snorkel onde não faltarão tartarugas e tubarões de recife. Não acha que é um toque final perfeito para este roteiro pela Indonésia?

 

Parque Nacional Komodo

Alternativas a este itinerário de 15 dias na Indonésia

Visto que não há dois viajantes iguais, o que acha de fazer alguns desvios de rota pela Indonésia?

 

1. Substitua Nusa Penida e Gili por Komodo e Flores

Se quer se concentrar no mergulho ou está muito animado para ver os dragões de Komodo, uma boa ideia para o seu roteiro de 15 dias é trocar Nusa Penida e Gili por Komodo e Flores.

Para fazer isso, pode apanhar um voo de Bali para Labuan Bajo. Embora esta cidade não seja muito bonita, daqui saem barcos para mergulhar ou explorar as ilhas do Parque Nacional de Komodo, um local espetacular para a prática de mergulho.

Depois de alguns dias a descobrir o fundo do mar e as ilhas, pode fazer um percurso pelo interior da ilha das Flores, onde esperam por si paisagens radicalmente diferentes das de Bali. Aqui pode visitar o espetacular vulcão Kelimutu e algumas aldeias com muita história, como Bajawa.

 

2. Substitua as Ilhas Gili pelo sul de Lombok

Caso queira um lugar um pouco menos turístico, pode mudar as Ilhas Gili para o sul da ilha vizinha para Bali, Lombok. Em Kuta Lombok, pode alugar uma mota e visitar praias incríveis como Tanjung Aan ou Selong Belanak.

Lombok, Indonésia

Pronto para preparar sua própria viagem por terras indonésias? Não se esqueça de viajar em segurança com os seguros da IATI. Boa viagem pela Indonésia!