É seguro viajar para a Indonésia? O país asiático é um dos mais variados do sudeste asiático. Com 17.000 ilhas para percorrer, qualquer ocasião é boa para viajar para a Indonésia. Templos, vulcões, fundos do mar incríveis, tradições ancestrais … O arquipélago é inabarcável, mas talvez te perguntes se é seguro viajar para a Indonésia, especialmente considerando os acontecimentos recentes com vulcão de Bali. Na IATI, especialista em seguros de assistência de viagens, queremos aprofundar o tema da segurança ao viajar para a Indonésia e vamos dar-te algumas recomendações, se pretendes visitar este canto do mundo. 

É seguro viajar para a Indonésia? A IATI te da todos os detalhes

Segurança Viagem Indonesia - É seguro viajar para a Indonésia?

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal?

A seção dedicada à segurança na Indonésia no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal afirma que: “Recomenda-se viajar com extrema precaução e abster-se de o fazer para determinadas zonas“. Lista alguns perigos mais, mas o primeiro que se destaca é a erupção do vulcão Agung em Bali em 21 de novembro de 2017.

Sobre o vulcão, o Ministério aponta a necessidade de estar em contato com a agência de viagens, a companhia aérea ou a seguradora do viajante. Estar informado através dos medias locais é essencial, bem como permanecer na área de segurança estabelecida pelas autoridades indonésias. Embora seja seguro viajar para a Indonésia, não custa nada enviar os detalhes de contato dos viajantes para a secção consular da Embaixada da Portugal em Jacarta.

O Ministério também alerta sobre os perigos derivados do terrorismo, drogas, acidentes de trânsito, deslocações aéreas e prática de desportos náuticos.

No geral, o organismo português convida os viajantes a estarem informados, evitarem multidões, especialmente em tempos de celebração, como Natal ou Ano Novo, conduzirem com cautela e nunca alugarem um carro sem que haja contrato e apólice de seguro. Recomenda também evitar voar com as companhias aéreas que não cumprem padrões internacionais de segurança e ter muito cuidado quando se apanham barcos, já que muitos deles não contam com equipamentos em caso de naufrágio ou catástrofe e as equipas de resgate não têm meios suficientes para uma busca rápida e salvamento.

Por outro lado, faz uma catalogação das áreas de risco que devem ser evitadas (Sulawesi Central, Papua, -Ilhas Molucas e a zona do Mar de Celebes) e de risco médio para visitar tomando as devidas precauções (Aceh, Timor Leste, a zona de Rinjani em Lombok, Sulawesi do Sul, mar territorial indonésio e estreito de Malaca e Anak Krakatau).

No momento de avaliar se é seguro viajar para a Indonésia, as questões de saúde também devem ser consideradas. Assim sendo, as autoridades portuguesas indicam que há risco de gripe aviária e dengue. Convida a que se tomem as devidas precauções, tais como não visitar mercados, reservas de aves ou locais com muitos porcos.

Em qualquer caso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal diz que é “altamente recomendável ter um seguro médico que cubra o atendimento médico e a evacuação do país se necessário. Além disso, indica que não é incomum os hospitais cobrarem valores exorbitantes aos turistas, especialmente em atendimento médico urgente. Destaca-se também que a qualidade dos serviços médicos e de saúde no país não é muito alta e que a transferência para Singapura é normalmente solicitada se for um problema grave. Um seguro de viagem com boa cobertura é, portanto, algo básico numa viagem à Indonésia.

Tempo Bali Segurança - É seguro viajar para a Indonésia?

Mas então é seguro viajar para a Indonésia?

A Indonésia, como grande parte do sudeste da Ásia, é um país seguro. Devido à sua grande extensão, existem muitas áreas remotas e rurais, mas o normal é que o viajante volte feliz da viagem. Mesmo assim, localizados no Anel de Fogo do Pacífico, os desastres naturais atingem o país com frequência. O risco de inundações, erupções vulcânicas ou tsunamis existe e é necessário estares informado. Além disso, como país tropical, também existem doenças que não são comuns na Europa. Portanto, é seguro viajar para a Indonésia, mas não podes ir desinformado e deves tomar todas as precauções necessárias antes de viajar.

Embora os assaltos, roubos e furtos não sejam comuns, é verdade que nos últimos anos os golpes e burlas aos turistas aumentaram e devemos sempre prestar atenção aos oportunistas, especialmente nas áreas turísticas.

Como comentamos, em novembro de 2017 o vulcão Agung entrou em erupção e uma zona de segurança foi estabelecida cobrindo um raio de 10 quilómetros à sua volta. Por culpa deste fenómeno, o turismo desceu um pouco na ilha, mas tudo continua com total normalidade nas áreas mais visitadas.

Em resumo, SIM é seguro viajar para a Indonésia, mas, como é óbvio, algumas precauções básicas têm de ser consideradas. Por esse motivo, deixamos-te aqui em baixo algumas dicas que deves considerar quando viajares para a Indonésia.

Mulheres Indonesia

Alguns conselhos para viajar para a Indonésia com segurança:

  • Contrata um bom seguro de viagem como o da IATI Seguros.

Procura uma apólice de acordo com o tipo de viagem que vais fazer, especialmente se estiveres a pensar em praticar desportos radicais, como caminhadas ou mergulho.

  • Verifica com o teu médico quais as vacinas e medicamentos que ele te recomenda.

As vacinas contra a hepatite B e a febre tifoide são recomendadas, mas em determinadas zonas da Indonésia existem também casos de malária, por isso seria aconselhável tomar profilaxia para esta doença.

  • Evita comer alimentos crus, frutas com casca e bebidas não embaladas.
  • Usa repelente de mosquitos e mosquiteiros.

Especialmente nas zonas mais afetadas pelo dengue (Java e Kalimantan Oriental). Usa camisolas de manga comprida e calças compridas durante o nascer e o pôr-do-sol.

  • Presta atenção ao usar o cartão de crédito, pois existem casos de falsificação.
  • É obrigatório levar o passaporte contigo.

Mas tem sempre uma fotocópia no hotel no caso de o perderes ou de to roubarem.

  • É seguro viajar pela Indonésia, mas evita as multidões e as concentrações de pessoas.

Especialmente nas datas mais importantes, como o Ano Novo. Também deves estar mais atento em locais com alta concentração de ocidentais, como hotéis e centros comerciais.

  • Apanha táxis oficiais de empresas reconhecidas.

Como a Blue Bird ou a Silver Bird. É melhor reservar através da aplicação, por telefone ou no hotel. O Uber também é usado​​ em Bali.

  • Mantem os teus parentes e conhecidos informados sobre os horários de chegada e partida se fizeres viagens longas dentro do país.
  • Não chames muita atenção e mantem o respeito pela cultura e pelas tradições locais.
  • Se saíres à noite para alguma festa, tem cuidado com a tua bebida.

Porque houve casos de envenenamento por metanol e drogas.

  • No caso de alugares um carro ou uma mota, tem muito cuidado ao conduzir.

Os acidentes de trânsito são comuns. Aluga sempre veículos com um contrato e com apólice de seguro.

  • Leva a carta de condução internacional.

Lembra-te que, se fores conduzir motas, precisarás de um carimbo que comprova que és capaz de as conduzir, é bastante normal que a polícia o exija.

  • É seguro conduzir pela Indonésia, mas aqui conduz-se pela esquerda.

Pratica e tem em mente que muitas das estradas não estão nas melhores condições.

  • É seguro viajar pela Indonésia, mas tem cuidado com certas áreas de Jacarta ao anoitecer.

Especialmente nas pontes que cruzam as autoestradas.

  • Se quiseres trocar dinheiro, utiliza as casas de câmbio oficiais e está atento quando te derem o câmbio. As burlas são bastante são comuns.
  • Evita andar sozinho nas praias ao pôr-do-sol.
  • Nem penses em consumir qualquer tipo de droga.

As penas são muito altas, existe até a pena de morte.

  • Se planeias fazer um passeio de barco…

e especialmente se vais passar vários dias num barco (como é o caso da travessia entre Lombok e Flores), pesquisa informação sobre a empresa, o estado do barco e o equipamento que este tem em caso de naufrágio.

  • Embora seja seguro viajar pela Indonésia, nunca deves esquecer o bom senso.Monte Bromo Indonesia

Será que te conseguimos convencer a viajar para o arquipélago? Agora que já sabes que é seguro viajar para a Indonésia, não desprezes os conselhos que te demos e protege-te com um seguro com cobertura de qualidade, como é o caso das apólices da IATI Seguros.

E agora que já sabes que não há qualquer problema em viajar para a Indonésia, aqui ficam alguns artigos interessantes para continuar a leitura:

 

Artigo traduzido por Susana Almeida

Conteúdo Relacionado