É seguro viajar para a Tanzânia? E para Zanzibar? Muitos viajantes ansiosos por conhecer este país africano colocam a si próprios esta grande questão, especialmente aqueles que pretendem planear uma viagem por conta própria e que nunca estiveram na região. Infelizmente, a África Oriental é um grande desconhecido e a maioria dos seus países tem a reputação de ser perigosa ou insegura. Na IATI Seguros estamos apaixonados pelos seus parques naturais e praias, e é por isso que já recomendámos o melhor itinerário de viagem para a Tanzânia e o que fazer em Zanzibar. Aqui queremos ser um pouco mais práticos e vamos falar-te sobre a segurança na Tanzânia e Zanzibar e dar-te dicas para que possas dizer “Hakuna matata” (sem problemas) com um grande sorriso no rosto no final da tua aventura.

Continua a ler para saber se é seguro viajar sozinho para a Tanzânia.

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros Português sobre se é seguro viajar para a Tanzânia?

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português, nas suas recomendações para viajar para a Tanzânia, indica que o país não está livre de ameaças terroristas. Embora o último grande atentado tenha ocorrido em 1998, o MNE aconselha a manteres-te alerta, a viajar de preferência em grupo e a evitar reuniões ou atividades que não sejam de confiança. Além disso, indica que a fronteira com o Burundi (região de Kigoma) e a fronteira com Moçambique são zonas de risco que não devem ser visitadas.

Ao avaliar a segurança e a criminalidade, o MNE salienta que se registou um aumento dos assaltos a turistas, sobretudo dos assaltos a veículos e motociclos. O MNE diz que as pessoas devem evitar viajar a pé e ter cuidado com os objetos de valor, especialmente nos transportes públicos. Tal como acontece em muitos outros países, recomenda que se tenha cuidado em locais com muita gente e que se evitem zonas isoladas.

Entre os perigos de viajar para a Tanzânia, o Ministério aponta os “pequenos raptos” por falsos taxistas. Para os evitar, utiliza táxis oficiais e tenta não transportar cartões de crédito ou estabelecer limites de levantamento com o seu banco. Na secção sobre as burlas, sublinha a importância de só contratar viagens com empresas conhecidas e solventes.

Em termos de saúde, a primeira coisa que o Ministério sublinha é que “é aconselhável fazer um seguro de viagem para a Tanzânia com a maior cobertura possível”. Por exemplo, a malária é endémica e há também casos de cólera, difteria e dengue. Por outro lado, “os serviços médicos de qualidade são escassos. Para qualquer problema grave, é aconselhável abandonar o país. Viajar com um bom seguro na Tanzânia é, obviamente, essencial.

zebras deitadas numa rua de terra batida na tanzania

Mas será que é seguro viajar para a Tanzânia?

É provável que a leitura de tudo isto te tenha deixado um pouco pensativo e que estejas a ficar com os pés atrás. No entanto, muitos de nós, viajantes, já percorremos a Tanzânia sozinhos e com toda a tranquilidade. É claro que, tal como noutros países africanos, é necessário tomar precauções adicionais às que se aplicariam na Ásia ou na Europa, mas não é necessário ser paranóico e estar permanentemente alerta durante a viagem. É seguro viajar para a Tanzânia e Zanzibar, mas é preciso usar sempre o bom senso.

O turismo representa 17% do PIB da Tanzânia, pelo que se pode ter uma ideia do número de viajantes que afluem a este canto do mundo. É um país com uma longa tradição turística, com infra-estruturas concebidas para agradar aos visitantes e um povo simpático que o receberá com um sorriso.

Então, onde tenho que ter cuidado?

Nas grandes cidades, é verdade que é preciso ter cuidado, sobretudo à noite e nas zonas isoladas. No entanto, podes passear pelo centro de locais como Arusha e Dar es Salaam sem te sentires inseguro. Tal como em qualquer outro lugar, tem cuidado para não dares nas vistas e mantém-te atento aos teus objetos de valor. Há pessoas que se aproximam de para te venderem lembranças, excursões ou para serem guias, talvez com demasiada insistência em alguns casos. No entanto, com um pouco de destreza, não tens que te preocupar.

Além disso, muitos viajantes são encorajados a viajar pela Tanzânia em autocarros ou nos famosos dala dala, miniautocarros frágeis. Tem cuidado com os objetos de valor, mas é provável que tenhas uma experiência maravilhosa ao conversar com os outros passageiros. Se não te apetecer, podes sempre apanhar um avião ou um avião ligeiro para os principais destinos turísticos do país. Se quiseres apanhar um táxi, procura os oficiais, pede ao teu hotel para chamar um por ti ou utiliza as aplicações como a Uber.

Quanto à bela ilha de Zanzibar, sendo o pequeno paraíso do país, vais encontrar um ambiente ainda mais descontraído. Podes passear pelas ruelas da Cidade de Pedra até ao pôr do sol, e o mesmo se aplica às praias. Mas não deixes as tuas coisas na areia sem vigilância durante muito tempo. É seguro viajar para Zanzibar, basta tomar as precauções que já tomas regularmente noutras viagens.

Outros perigos possíveis na Tanzânia

No que diz respeito à saúde, deves ter em conta que, à exceção de alguns hospitais e clínicas privadas em Dar es Salaam, as infra-estruturas são quase inexistentes. Chegar a eles a partir dos parques nacionais na parte mais ocidental do país pode ser lento e tedioso, e é por isso que é essencial viajar com o melhor seguro de viagem para a Tanzânia: IATI Mochileiro. Graças a ele, terás a segurança de contar com um grupo de profissionais que te atenderão na tua língua 24 horas por dia e não terás de pagar qualquer quantia adiantada se precisares de ser atendido. Tens alta cobertura para despesas médicas.

Além disto, a malária é endémica e é muito importante visitares um centro internacional de vacinação para que um médico possa avaliar se é necessário tomar a profilaxia da malária. A febre de dengue também é comum, pelo que é essencial evitar as picadas de mosquito. A cólera e a difteria são comuns no país, especialmente durante a estação das chuvas, pelo que deves ser extremamente higiénico, beber água engarrafada, comer alimentos cozinhados e evitar leite e carne de vaca não pasteurizados.

O médico dir-te-á também quais as vacinas recomendadas para viajar para a Tanzânia. A febre amarela só é obrigatória se vieres de um país onde é endémica, mas a febre tifoide, a hepatite A e B e o tétano-difteria são geralmente recomendadas. Além disso, mesmo que não venhas de um país com risco de febre-amarela, é bastante comum os funcionários dos serviços de imigração pedirem para ver o teu boletim de vacinas. Se não o tiveres, podem obrigá-lo a vacinar-se (e a pagar) no local.

jipe a andar em terra batida na tanzania

É seguro viajar sozinho na Tanzânia?

Se não te apetece esperar que mais ninguém se junte a ti nesta aventura, ou se és uma pessoa que adora viajar sozinha, vai em frente! Viajar sozinho para a Tanzânia é seguro e é algo de que vais gostar muito. Só precisas de tomar as precauções que qualquer outro viajante tomaria, especialmente as relacionadas como andar sozinho nas grandes cidades, sobretudo depois do pôr do sol.

O que pode atrasar-te um pouco é o facto de os safaris não serem propriamente baratos, pelo que poderás ter de procurar outros viajantes para partilhar. Podes fazê-lo ao juntares-te a uma agência de viagens ou ao ficar num dos albergues de Arusha, a base para esta atividade. Aí podes encontrar pessoas como tu, dispostas a partilhar as despesas.

Por outro lado, em certas zonas do país, nomeadamente em Zanzibar e na costa do Oceano Índico, a maioria da população é muçulmana. Por esta razão, vais sentir-te mais confortável com roupas que cubram os ombros e os joelhos. No entanto, não te preocupes, é perfeitamente normal andar de biquíni nas praias paradisíacas.

Uma das chaves para viajar em segurança na Tanzânia é estar informado. Continua a ler e põe em prática os seguintes conselhos de segurança.

pessoas na praia de paje em zanzibar, a apanhar lixo

Alguns conselhos para viajar em segurança na Tanzânia e em Zanzibar

Como vês, é seguro viajar para Zanzibar e para a Tanzânia, mas estes conselhos vão ajudar a que a tua aventura decorra sem problemas:

  • Viaja para a Tanzânia em segurança com a melhor apólice: o IATI Mochileiro. Graças a ela, alta cobertura em despesas médicas, incluindo as dos desportos de aventura, e muito mais.
  • Dirige-te a um centro de vacinação internacional com bastante antecedência. Se vieres de um país onde a febre amarela é endémica, terás de ser vacinado e ter o teu cartão de vacinação à mão.
  • Não dês nas vistas e sê extremamente vigilante com os teus objetos de valor, especialmente se viajares em transportes públicos, em zonas urbanas com muita gente, em locais mal vigiados e à porta de hotéis, bares e restaurantes à noite.
  • Evita zonas isoladas e sem vigilância. Se possível, evita andar à noite nas grandes cidades, como Arusha ou Dar es Salaam.
  • Como houve casos de “pequenos raptos” por falsos taxistas, tenta não levar contigo cartões de crédito ou estabelece um limite de levantamento de dinheiro com o teu banco.
  • Utiliza os táxis oficiais ou os recomendados pelo teu alojamento. A Uber opera em Dar es Salaam e a Bolt noutras cidades, sendo que ambas não exigem que negoceies os preços com os condutores e são bastante seguras.
  • Respeita os costumes locais e tem cuidado com o que vestes. É seguro viajar para Zanzibar, mas tem em atenção que a população desta ilha e de grande parte da costa do Oceano Índico é predominantemente muçulmana. Como tal, é aconselhável que te vistas com os ombros e as pernas cobertas.
  • Nas praias, contudo, não há problema em usares um fato de banho ou biquíni.
  • É seguro viajar para a Tanzânia, mas evita demonstrações públicas de afeto. Deves ter em atenção que, de acordo com o código penal tanzaniano, as relações entre pessoas do mesmo sexo são consideradas crime. Em Zanzibar, em particular, existem penas severas que podem ir até 25 anos de prisão para os homens e até 7 anos para as mulheres.

Mais conselhos para viajar em segurança em Zanzibar e na Tanzânia

  • Se fores conduzir, vais precisar da tua carta de condução portuguesa e internacional.
  • As estradas estão frequentemente em mau estado e muitas não são pavimentadas, especialmente durante a época das chuvas. Conduz com cuidado e tenta não conduzir à noite.
  • Usa repelente de mosquitos e, ao anoitecer e ao amanhecer, tenta usar roupas compridas para evitar picadas de mosquitos. Usa protetor solar e óculos de sol para evitares a poeira nos olhos durante os safaris.
  • Bebe água engarrafada (certifica-te de que está bem fechada) e tem cuidado com a ingestão de alimentos crus. Não sejas paranóico, mas confia na tua intuição quando se trata de bancas de rua.
  • É seguro viajar para a Tanzânia, mas se reservares safaris ou outras excursões com agências, certifica-te de que o fazes com empresas de boa reputação. O FCO refere que tem havido algumas burlas, pelo que é melhor não adiantar dinheiro.
  • Nota que os sacos de plástico são proibidos na Tanzânia desde julho de 2019. Pede-se aos viajantes que os entreguem nos pontos de entrada. Os sacos Ziploc para artigos de higiene pessoal são permitidos, mas deves guardá-los e levá-los para casa.
  • Os vendedores nos mercados locais podem ser bastante insistentes, mas se recusares a oferta e fores educado, não deverá acontecer nada. O mesmo se aplica se fores abordado na rua por pessoas que vendem safaris ou outras atividades. Outras pessoas ficam contigo durante horas a fio, falam-te da sua vida e podem acabar por pedir-te dinheiro.
  • Em Zanzibar, já houve casos de turistas que foram burlados quando andavam na rua e foram abordados por pessoas que vendiam droga e, mesmo que os mandassem embora, a polícia (verdadeira ou não) aparecia. Acabam por pedir dinheiro para o tirar da cadeia, por isso é melhor fugires assim que vires este teatro a acontecer.
  • Em suma, é seguro viajar sozinho para a Tanzânia, mas nunca deixes o bom senso em casa.

elefantes no meio de um prado verde em Crater Highlands, Ngorongoro, Tanzania

Seguro de viagem para a Tanzânia e Zanzibar

Como já referimos, Tanzânia e Portugal não têm qualquer acordo em matéria de seguro de saúde, pelo que, se precisares de ir ao médico, não estarás coberto pela Segurança Social. Além disso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros é inflexível quanto às deficiências do sistema de saúde tanzaniano e recomenda vivamente a contratação de um seguro com a maior cobertura possível. Assim, contrata já a tua apólice IATI Mochileiro e viaja em segurança para a Tanzânia.

Graças a este seguro, estarás protegido no que toca a despesas médicas, incluindo as causadas pela infeção por coronavírus e pela prática de desportos de aventura como caminhadas, snorkelling ou mergulho até 40 metros. Além disso, também estaremos ao teu lado se precisares de ser repatriado ou regressar mais cedo devido à morte ou hospitalização de um membro familiar.