Viajar com crianças não deve ser um impedimento para visitar os melhores destinos. Falamos com vários blogueiros espanhóis que viajam em família e pedimos que nos recomendassem os seus destinos favoritos. China, Croácia, Tailândia… e até o Irão foram alguns dos escolhidos! Todas estas famílias viajam protegidas com o nosso seguro de viagem IATI Família. E tu, que outros destinos recomendas para uma viagem em família?

familia passeia por uma praia de Maceió

14 destinos para viajar em família

SARDENHA (Somos 4 por el mundo)

Um dos nossos lugares preferidos para viajar com crianças é a Sardenha. Viajámos muito, mas gostaríamos de recomendar esta ilha porque, do princípio ao fim, foram umas óptimas férias. A facilidade de viajar com tudo o que é preciso no porta-bagagens do carro, tendo crianças e sendo o destino de praia, é uma das melhores escolhas.

Entrar no barco, descansar num camarote, acordar no destino e sair do porto para passear na ilha, é muito confortável. Principalmente, se viajas com crianças, recomendamos que reserves um camarote, pois assim terás local privado para descansar. Passámos duas semanas na Sardenha, e só nos faltou visitar o sul da ilha. Ficamos em quatro alojamentos diferentes, cada um numa zona diferente, embora as distâncias sejam curtas, as estradas são lentas. Por isso escolhemos um apartamento com piscina de água salgada, um parque de campismo e dois agroturismos onde nos sentimos muito bem tratados e muito confortáveis.

A excursão que recomendámos e achámos essencial é ao Golfo de Orosei. Podes fazê-la num barco grande, por tu conta alugando um barco insuflável ou alugando um barco pequeno com alguém que conheça a zona. Esta última foi a nossa opção, e desfrutamos de pequenas praias com água cristalina turquesa, apenas acessíveis pelo mar.

somos 4 por el mundo na sardenha

Recordamos esta viagem com muito carinho, onde passamos os dias de fato de banho, óculos e snorkel, a mergulhar em praias incríveis.

MAIORCA (Autocaravana en familia)

O nosso destino preferido para viajar com crianças no Verão é Maiorca porque é uma ilha que esconde muitos recantos encantadores e, especialmente no Verão, é ideal para ir com crianças para o mar.

Adoramos descobrir o fundo do mar e encorajar os nossos pequenos a fazê-lo também, e esta ilha é um lugar ideal para isso, devido às condições da água. O mar das Baleares dá-nos praias com águas cristalinas, poucas ondas e fundos marinhos cheios de posidonia e vida marinha, onde podem brincar à caça ao tesouro usando apenas uns óculos e tubo de snorkel. Lugares como Colonia de Sant Jordi, Cala Sant Vicent ou Portals Vells são os lugares onde que costumamos ir e desfrutamos muito deles desta forma.

Também gostamos de fazer excursões pela Serra de Tramontana, passeando ao longo dos seus caminhos de montanha, ou ao longo de caminhos costeiros por toda a ilha, mas se quiseres mais emoção, recomendo a excursão mais completa que puderes fazer na ilha: de Palma à Serra num comboio a vapor, depois de eléctrico e finalmente a uma das calas mais impressionantes da ilha, de barco até Sa Calobra.

familia de viagem por maiorca

Finalmente, a capital de Palma de Maiorca oferece uma vasta gama de actividades culturais e de lazer, como o seu original cinema de Verão ao ar livre na cave da catedral gótica, um plano ideal para a família depois de visitar o palácio vizinho de La Almudaina, o Castelo de Bellver, ver o pôr-do-sol sobre a baía e depois, no escuro, ver as luzes cintilantes que reflecte a catedral sobre a água do mar… uma cidade para conhecer, tal como o resto da ilha e todo o arquipélago: Espero que venhas e que te divirtas tanto como nós!

LONDRES (Con los niños en la mochila)

Um dos nossos destinos europeus favoritos para as viagens de Verão é, sem dúvida, Londres. Desfrutamos de 5 dias maravilhosos com a família, em meados de Agosto do ano passado, e a experiência não poderia ter sido melhor.

Londres é uma bela cidade que está muito atenta às famílias e ao turismo familiar. Embora seja verdade que viajar de metro com crianças pequenas se pode tornar numa tarefa complicada (especialmente devido à idade e degradação de algumas linhas e instalações), as pessoas estão sempre dispostas a ajudar-te. Além disso, existe uma maravilhosa rede de autocarros que são óptimos para viajar acompanhado de crianças, bebés, carrinhos de bebé, etc, mesmo durante a madrugada.

O clima de Londres significa que no Verão poderás desfrutar de temperaturas amenas. Não vais passar calor. Se, como nós, estás habituado a aguentar mais de 30ºC em Agosto, poder andar pelas ruas, jardins, mercados e museus sem suar e até ter de usar um casaco de malha de vez em quando, foi um verdadeiro luxo.

Os principais museus são gratuitos e há muitos que são maravilhosos para ir com as crianças. Gostamos especialmente do Museu de História Natural. Outro dos planos estrela era aproveitar um dia de sol para fazer um piquenique no Hyde Park. Um fantástico pulmão verde da cidade, onde os miúdos podem brincar e correr sem medo.

Para nós foi um sucesso. Os cinco dias em que lá estivemos passaram rápido. Por isso… estamos ansiosos por voltar no Verão e descobrir outros planos alternativos de Londres.

CROÁCIA (Locos x los viajes)

Um destino ideal para viajar com crianças no Verão é a Croácia. Para aqueles que ainda não ousam viajar para longe de Espanha, este país dos Balcãs tem as condições adequadas. Está dentro da União Europeia, pelo que podes viajar só com o bilhete de identidade e o Cartão Europeu de Seguro de Saúde, e fica a pouco mais de duas horas de avião de Espanha.

É um país que tem atracções para toda a família: cidades encantadoras com história como Split ou Dubrokniv, natureza transbordante como os belos parques nacionais de Plitvice ou Kark Lakes – onde até se pode nadar -, praias com águas cristalinas – embora tenham pedras e não areia.

A comida também é perfeita para quem viaja com crianças, porque de certeza que a vão adorar. Dá para ver que no passado o país dependia da República de Veneza, porque a sua gastronomia tem uma grande influência da comida italiana, pelo que vai encontrar massas ou risotos em qualquer restaurante. Por outro lado também vais poder notar a influência da dieta mediterrânica e comer bom peixe e carne.

melhores destinos para viagens em familia

Para alegria de quem viaja com crianças, em muitos restaurantes encontras cadeiras altas. Nos supermercados é fácil encontrar qualquer produto de que possas necessitar para as crianças mais pequenas. A língua também não é um problema porque todos falam perfeitamente inglês, e mesmo na zona norte, na Península da Ístria e da Dalmácia, muitas pessoas também falam italiano, portanto, se falares em português e elas em italiano, também é fácil fazer-se entender.

JAPÃO (Makuteros)

Adoramos o Japão como destino de viagens familiares. É um país com uma excelente rede de transportes, muito seguro, com um impressionante património cultural e monumental, e é óptimo para comer. Algumas pessoas pensam que o Japão é muito caro, mas a realidade é que existem opções para todos os bolsos. Quanto ao transporte, têm o JRP (Japan Rail Pass), um voucher que te permite viajar durante 7-14 dias por toda a rede de alta velocidade a um preço fixo. Quanto ao alojamento, para uma família de 4 pessoas, o preço é de cerca de 60-80 euros por noite em albergues e apartamentos.

melhores destinos para viajar em familia

A barreira linguística pode ser ultrapassada. Poucas pessoas falam inglês, mas o japonês é pronunciado tal como se lê em espanhol, pelo que, aprendendo algumas palavras, poderás deslocar-te sem problemas. Também são úteis as aplicações de tradutores móveis. Os japoneses são tímidos, mas encantadores e prestáveis. A comida é muito barata e tudo é delicioso. Sendo um país desenvolvido não precisas de te preocupar com vacinas ou doenças se viajares com crianças pequenas. Já lá estivemos duas vezes e iremos certamente repetir.

CATALUNHA (Menudos viajantes)

Adoramos viajar com as crianças para a Catalunha, especialmente para as regiões de La Garrotxa e Ripollès. Fomos duas vezes e não deixamos de as recomendar. É uma zona dos pré-Pirinéus catalães que oferece muitas actividades e excursões familiares pela suas maravilhosas paisagens. Um destino ideal para os amantes da natureza, grandes e pequenos.

melhores destinos para viajar em familia

Aqui podes escalar vulcões, perder-te nas florestas de faias, desfrutar de excursões familiares de bicicleta por caminhos verdes, descobrir aldeias medievais como Santa Pau, Besalú e Castellfollit de la Roca, nadar em rios ou aproximar-te de animais nativos no Parque Molló. Cada vez que vamos somos surpreendidos pela sua beleza e cada vez que vamos, descobrimos coisas novas para fazer. E as crianças adoram!

ILHAS CÍES (Molaviajar)

Um dos destinos que mais gostamos quando viajamos com a nossa família está localizado muito perto de casa e para nós é um paraíso ir com os mais pequenos, as Ilhas Cíes em Vigo.

Considerada uma das melhores praias do mundo, é um lugar perfeito para passar um ou vários dias com a família. Tem tudo, desde praias de areia branca e água cristalina (muito fria!), vários trilhos para caminhadas que acabam em miradouros incríveis, ou a oportunidade de passares a noite num acampamento e veres o maravilhoso pôr-do-sol sem quase ninguém na ilha.

melhores destinos para viajar em familia

Tem vários restaurantes com boa comida galega e um pequeno supermercado para o caso de precisares do básico. A partir de Vigo são apenas 50 minutos de barco e é muito fixe fazer a viagem com as crianças, pois às vezes podem ver-se golfinhos a acompanhar o barco. Um verdadeiro paraíso na Terra.

TAILÂNDIA (Trotamundos family)

Das nossas viagens, a Tailândia parece-nos, sem dúvida, um lugar incrível para vivermos experiências maravilhosas em família. Assim, viajar para um destino com uma praia é algo que as crianças gostam muito, mas este país oferece muito mais.

Snorkeling, visitar ilhas e grutas com barcos tailandeses típicos são algumas das coisas que os teus filhos vão adorar. Outra opção atraente na Tailândia é o preço baixo dos hotéis de boa qualidade. Mas o que a torna realmente especial é a variedade de actividades, diversão e, em muitos casos, de aventuras em família. Por exemplo, podes descer por uma tirolesa com árvores gigantes e trilhos intermináveis. A nível educativo, é possível enriquecer os conhecimentos dos tseus filhos sobre animais selvagens, como cuidar deles e respeitá-los. Nós, por exemplo, visitamos o Elephant Nature Park. É importante promover um turismo responsável com os animais e o ambiente.

melhores destinos para viajar em familia

Por último, gostaríamos de salientar que existem actividades alternativas como a visita aos “mercados flutuantes”, onde as crianças podem desfrutar de compras num mercado localizado num rio. Esta é uma actividade curiosa e original que as crianças adoram.

MENORCA (Viajando con chupetes)

Por vezes não é preciso ir longe e procurar destinos exóticos para as férias de Verão. Em Espanha temos destinos incríveis, como a ilha de Menorca com praias paradisíacas, aldeias encantadoras, boa gastronomia e pores-do-sol que nos fazem apaixonar. É uma viagem perfeita para que os mais novos se divirtam a brincar com a areia e a tomar banho em águas calmas e cristalinas. Mas também para os pais que poderão relaxar e desfrutar do Mar Mediterrâneo.

melhores destinos para viajar em familia

Os meses que recomendamos para visitar a ilha são Junho e Setembro, uma vez que há menos turismo e a ilha está menos povoada, poderás aceder às praias de carro e os preços dos alojamentos são mais baratos. Para a nossa primeira viagem em família escolhemos visitar a ilha no mês de Setembro e ficar hospedados em Cala en Porter, uma bela enseada cala com pequenas construções que respeitam a paisagem virgem e verde que caracteriza a ilha.

Menorca é um dos melhores lugares para sentir o Mediterrâneo…

PARIS (Viajando con mami)

Paris é o tema e cenário de inúmeros filmes e desenhos animados que conseguem despertar a curiosidade dos nossos filhos, pelo que começar a motivá-los com um destes filmes é já um bom começo para preparar umas boas férias em família para esta bela cidade.

A capital francesa é um lugar que oferece diversão garantida tanto para crianças como para adultos, além de oferecer um dos parques temáticos mais famosos do mundo, como a Disney, oferece muitas outras actividades e a possibilidade de desfrutares de umas férias incríveis com os teus filhos.

Grandes e numerosos jardins como o do Luxemburgo, com espectáculos diferentes como o de marionetas; passeios de barco no famoso batobus no Sena ou no menos conhecido canal de Saint Martin.

melhores destinos para viajar em familia

Também oferece uma enorme floresta, a floresta de Boulogne, que esconde Le Jardin d’Acclimattion, um dos mais antigos parques de diversões da cidade; todos os tipos de museus, o museu de cera, o museu mágico, o parque de diversões Playmovil; uma cidade única e exclusiva para eles como a Cité des Enfants; ou simpáticos cafés e padarias com uma gastronomia maravilhosa que deixa água na boca; e claro, os arredores da cidade, oferecem-nos agradáveis excursões às suas aldeias medievais e belos castelos. Paris é a cidade do amor, da luz e das crianças.

ESCÓCIA (Viajando en furgo)

Sempre que pensamos num destino para as nossas férias, procuramos lugares onde a natureza seja a principal atracção. E se, além disso, a sua história e cultura nos atraem e retêm, melhor ainda! É o caso da Escócia, uma das viagens em família de qual nos lembramos com mais carinho, porque tem tudo o que procuramos. A Escócia tem tudo a ver com a natureza. É um país onde as montanhas estão cobertas de vegetação verde espessa, as ovelhas pastam livremente, as vacas peludas olham para ti através dos tufos das suas franjas, há falésias vertiginosas e o monstro mais conhecido do mundo vive em Loch Ness. Dezenas de castelos espalhados por todo o território, recordam-nos a sua história desde tempos imemoriais.

melhores destinos para viajar em familia

E Edimburgo… com um passado de pragas e fantasmas, é uma cidade espectacular. Tudo o que posso dizer é que é a nossa cidade europeia favorita. Se a tua família gosta de caminhadas, castelos de príncipes e princesas, descobrir a encantadora cidade de Edimburgo e muito mais, a Escócia é o vosso destino.

IRÃO (La Mochi Family)

Chamaram-nos loucos quando decidimos viajar para o Irão com o nosso miúdo de 4 anos de idade e eu grávida do segundo. O Irão é um destino algo invulgar, e ainda mais quando se viaja com crianças. Mas… É seguro viajar para o Irão? É definitivamente seguro. A nossa experiência não poderia ser mais positiva. Diríamos que é um país maravilhoso, governado pelas pessoas erradas. O único perigo é a forma louca e caótica como conduzem. No Irão, atravessar a rua torna-se uma actividade arriscada. O país surpreendeu-nos, excedeu todas as nossas expectativas e encontrámos lá pessoas maravilhosas.

melhores destinos para viajar em familia

Quando viajamos com crianças, uma das coisas que procuramos é viajar para países com pessoas acolhedoras. Tínhamos lido noutros blogs de viagens sobre a sua hospitalidade, e isso chamou-nos a atenção. Queríamos experimentar. E experimentámo-lo graças ao couchsurfing! Os iranianos fazem com que redefinas o teu conceito de hospitalidade ao regressares da viagem. Dão-te tudo sem pedir nada. Nunca nos tínhamos sentido assim antes. Recomendamos a todas as famílias que visitem este maravilhoso país e compreenderão porque estamos tão apaixonados por ele e com vontade de voltar uma segunda vez.

CHINA (Viajando con princesas)

No ano passado tivemos a sorte de conhecer lugares incríveis neste país maravilhoso, e agora podemos atestar que é um país que é recomendado para ser visitado com crianças.

A nossa viagem foi feita na companhia, como sempre, da Naiara (6 anos) e da Noa (4 anos). Visitámos Pequim, Xangai, Xitang e Hong Kong. O que mais nos agradou na viagem foi a espectacular “Grande Muralha”. Não há qualquer problema em fazer esta visita com crianças, pois na secção Mutianyu há a possibilidade de subir de teleférico. Depois de percorrer 1 km (a maior parte das vezes em descida), podes descer a toda a velocidade por um enorme escorrega! As crianças divertiram-se muito e tiveram uma grande experiência.

Além disso, a China oferece muito mais, por exemplo, em Pequim também temos lugares fascinantes como “A Cidade Proibida” ou “O Templo do Céu”. E como se isso não bastasse, nas cidades futuristas como Xangai e Hong Kong, têm parques Disneyland. O último a ser construído foi a Disneyland de Xangai, e podemos garantir que vale muito a pena. No entanto, se vais à procura da China mais tradicional, podes conhecer as aldeias situadas mais no interior.

melhores destinos para viajar em familia

Visitamos Xitang e foi um grande sucesso, pois fica apenas a 60 minutos de autocarro de Xangai e é uma bela vila medieval com canais ao estilo de Veneza. O toque final é dado pelo seu povo que, apesar de ter costumes como o de não respeitar as filas (cada vez menos), é muito afectuoso e, sobretudo, muito amável para as crianças. Um conselho? Nunca negues um presente de uma pessoa chinesa!

MARROCOS (CamperVan de ruta)

Porquê viajar para Marrocos com crianças? Porque é um destino diferente, longe do que estão habituados a ver. Em Marrocos, a nossa filha teve a oportunidade de conhecer outra cultura, outros costumes, em suma, um outro modo de vida. É um país seguro, no qual não sentimos medo em momento algum.

Em Marrocos, as crianças podem desfrutar do deserto, maravilhar-se com as impressionantes quedas de água de Ouzoud, passear pelas aldeias brancas ou completamente azuis ou pelos velhos Kasbahs, entrar nos souks e percorrer todas as barracas que oferecem produtos tão variados como cintos, especiarias, doces, vestidos, sapatos e inúmeras outras coisas.

Em suma, Marrocos é um destino perfeito para desfrutar com a família na praia, na montanha, no deserto; é um país maravilhoso de contrastes.

melhores destinos para viajar em familia

O artigo original foi publicado no blog espanhol da IATI Seguros e traduzido para o português.

Tradição feita por Susana Almeida

Conteúdo Relacionado