Sonhas em viajar com crianças pela Ásia mas não sabes por onde começar? Queres saber quais são os melhores destinos para viajares com a tua família? Estás preocupado com o tempo e com a comida, ou em não saber o que colocar na mochila? É o teu dia de sorte!

Viajar com crianças para a Ásia pode parecer uma loucura, mas asseguramos-te que não o é. É muito mais fácil do que se pensa. Hoje aqui na IATI, especialistas em seguros de viagem para famílias, trazemos-te uma lista com dicas úteis para fazeres voar os teus medos e encorajar-te a fazeres essa viagem de sonho com quem mais ama. Neste artigo encontrarás toda a informação prática necessária para organizar a tua primeira viagem de família ao continente asiático.

vista aerea da maior rotunda do mundo

Melhores destinos para viajar com crianças pela Ásia. Que países escolher?

É a tua primeira viagem com crianças à Ásia e não sabes que destino escolher. Trazemos-te uma lista dos 4 destinos mais recomendados para iniciares a tua viagem familiar pelo continente asiático.

Singapura

Singapura destaca-se dos seus vizinhos por ter uma higiene impecável e por ser o país menos asiático que parece ser. Vais pensar que não estás na Ásia, garantimos-te. É uma cidade com uma arquitectura ultramoderna que te vai surpreender. Edifícios futuristas como o hotel Marina Bay Sands e os Jardins junto à Baía contrastam com bairros tradicionais como Little India, Chinatown ou o Bairro Árabe.

É um país muito seguro que acolhe muito bem as crianças e é relativamente fácil de andar com um carrinho de bebé nas suas ruas. O metro funciona perfeitamente e movimentar-se pela cidade é muito fácil. Em Singapura encontrará parques infantis super fixes e grandes áreas verdes onde os mais pequenos podem correr e brincar durante horas – é um país ideal para começar a viajar com crianças pela Ásia!

panoramica da cidade de kuala lumpur

Malásia

A Malásia tem tudo o que precisas para fazer das tuas férias em família uma experiência inesquecível. Na Malásia encontrarás modernidade, tradição, arte de rua, história, selva, ilhas paradisíacas, e a mais variada gastronomia de todo o Sudeste Asiático. A fusão entre a cozinha malaia, chinesa e indiana resulta numa gastronomia muito diversificada.

Na Malásia, as crianças não terão tempo para se aborrecerem, garantimos-te. Há actividades para todas as idades. Encontrarás museus educativos onde poderás aprender experimentando ciência, parques aquáticos, parques infantis… Estás à procura de um destino ideal para o turismo familiar e uma óptima opção para viajar com crianças na Ásia?. Nas ilhas malaias, os mais pequenos da família irão desfrutar de snorkelling enquanto observam todo o tipo de animais marinhos. Gostaria de ver orangotangos e macacos de nariz grande na natureza? Então não hesite em incluir o Bornéu na sua próxima viagem familiar à Malásia.

templo hindu em bali

Bali, Indonésia

A mundialmente famosa ilha de Bali tem muito a oferecer às famílias que viajam com crianças na Ásia. Se não te apetece viajar para longe e sonhas com passar as férias na piscina privada de uma villa de sonho… Não hesite! Bali é o seu local de férias. Encontrarás templos, macacos, danças tradicionais, cascatas, terraços de arroz, naufrágios e muito mais. Bali pode não ter as melhores praias da Ásia, mas os pequenos em casa poderão começar no mundo do surf e os planos para desfrutar com a família não faltarão.

mulher tira fotos a um templo na tailandia

Tailândia

Se te pedirmos para pensares num destino ideal para viajar com crianças para a Ásia… Já deve ter pensado na Tailândia! A Tailândia é considerada por muitos como o país ideal para viajar para o Sudeste Asiático com crianças pela primeira vez. E eles têm boas razões para o fazer. É um país muito seguro e um paraíso para o turismo familiar. A cidade de Banguecoque oferece planos infinitos para fazer com que as crianças se divirtam muito. Há muita vida para além dos templos e da Khao San Road (a famosa rua dos mochileiros cheia de bares, agências turísticas e festas sem fim). Encontrará parques aquáticos, museus temáticos, parques infantis, grandes áreas verdes… E não se esqueça de incluir uma ilha na Tailândia na sua viagem… Sabia que uma ilha neste país maravilhoso à qual chama as Maldivas da Tailândia? Chama-se Koh Lipe e apaixonar-te-ás por ele assim que lá puseres os pés.

dicas e conselhos para viajar com crianças

Bagagem para viajar com crianças para a Ásia

Viaja leve. É o melhor conselho que te podemos dar quando viajares com crianças pela Ásia. Não transportes as fraldas durante toda a viagem. Na Ásia pode-se comprar fraldas, leite em pó e tudo o que é preciso para os mais pequenos da família. Menos bagagem equivale a mais liberdade e a menos tempo a fazer e desfazer as malas. Leva roupa confortável, roupa sobresselente para as crianças sempre na tua bagagem de mão, e algo para o Inverno, mesmo que viajes no Verão. Os aparelhos de ar condicionado nos aviões, nos transportes públicos e nos centros comerciais podem pregar-te partidas. Se te faltar alguma coisa, podes sempre comprá-la durante a viagem.

comida tipica balinesa

Alimentação

O continente asiático é constituído por 48 países e cada um deles tem a sua própria cozinha. A cozinha asiática destaca-se como uma das mais variadas do mundo. O arroz está presente na maior parte dos seus pratos. Os vegetais desempenham um papel de liderança e o consumo de peixe é muito mais elevado do que o consumo de carne. Não será difícil encontrar pratos que agradem a toda a família, incluindo os mais pequenos. Se não gostas de comida picante, deve repetir como um mantra “Nada de picante, por favor”. Não deves perder a experiência de degustar comida de rua. Contudo, se o que encontrares for demasiado exótico, ficarás surpreendido com o número de restaurantes onde encontrarás comida ocidental, tornando mais fácil a experiência de viajar com crianças na Ásia.

Clima na Ásia

Estás mortinho por viajar para a Ásia, mas estás preocupado com o tempo ou tens medo das temidas monções. Não te preocupes com isso. Tem em mente que a Ásia é o maior continente da Terra. Por conseguinte, o seu clima é muito variado. Quando chove numa parte da Ásia, é a estação seca na outra. Mesmo dentro do mesmo país, pode haver uma estação seca e uma estação chuvosa ao mesmo tempo. Mas não te preocupes muito. Nunca chove para sempre. As chuvas das monções são normalmente intermitentes e são acompanhadas de muitos momentos de sol. Não te esqueças de incluir algo na sua bagagem para te proteger do sol forte, especialmente para os mais pequenos da família.

miniatura de viajantes em cima de um estetoscópio

Cuidados de saúde

Os países que te recomendamos têm cuidados de saúde e hospitais de primeira classe. Não precisarás de levar um enorme kit de primeiros socorros. Basta levares o que é necessário. Encontrarás farmácias onde comprar tudo o que precisares. Uma das chaves para viajar com paz de espírito é fazer um seguro de viagem específico para as famílias. Só terás de te preocupar em desfrutar da experiência e daqueles de quem mais gostas.

Para uma experiência como esta, a Família IATI é a tua melhor aliada. Não só pelos 200.000 euros de cobertura médica, mas porque tem uma cobertura extra centrada em viagens familiares, tal como o contacto directo com pediatras. Contrata já o teu seguro IATI Família e viaja com a máxima segurança para ti e para aqueles de quem mais gostas!

 

Artigo traduzido por: Susana Almeida

Conteúdo Relacionado