10th Outubro 2019 Europa Deixe um comentário

Um destino um tanto invulgar, mas que realmente merece toda a nossa atenção: descobre os encantos de Bratislava neste artigo que preparamos para ti. Explora este novo destino e depois conta-nos tudo!

Bratislava é uma cidade de tamanho médio e é possível conhecer todo o seu centro histórico a pé. Apesar de não ser uma capital com atrações turísticas demasiado famosas, Bratislava também tem o seu charme e muita história para contar.

O nosso seguro de viagens IATI Básico é o seguro ideal para escapadelas pela Europa, já que tem um preço bastante acessível e coberturas básicas, que te protegem no caso de que aconteça algum acidente inesperado.

panoramica da cidade de bratislava

O que ver em Bratislava

Ao longo da história, a Eslováquia passou pelo domínio de diversos povos e sofreu muito com a opressão comunista, mas foi através da paz que conquistou a sua independência e democracia. Por isso, a cultura do país mistura-se muitas vezes com a das nações vizinhas, como o extinto Império Austro-Húngaro e a atual República Checa, com quem formava a extinta Checoslováquia.

Na era medieval Bratislava era uma cidade amuralhada, como tantas outras, e o portão de St. Michael dava acesso à área que hoje é conhecida como Cidade Velha.

portao de st michel visto desde a rua

Na tua caminhada pela cidade, não deixes de apreciar a beleza arquitetónica do Teatro Nacional da Eslováquia. Curioso é que a fachada está decorada com bustos de diversos artistas “nacionais”, já que foi construído durante o período em que a Eslováquia fazia parte do Império Austro-Húngaro. Portanto, nenhum deles é, na verdade, eslovaco.

fachada principal do teatro nacional da eslovaquia

Bratislava é marcada, também, por algumas estátuas curiosas. Talvez a mais interessante delas seja a de Cumil, um homem que está dentro de um esgoto. Por trás da estátua há muitas histórias, mas dizem que, na verdade, o objetivo era atrair a curiosidade e mais pessoas para o centro histórico, que estava abandonado pela população local (e funcionou!).

Muitos também dizem que a estátua traz boa sorte para quem lhe passar a mão na cabeça. Por via das dúvidas não custa tentar, não é?!

estatua do cumil em bratislava

A Catedral de St. Martin é outro ponto icónico da cidade e possui um alto valor histórico. É uma das poucas igrejas no mundo que resistiu às guerras e ainda mantém o seu estilo gótico original de 1452.

Nesta catedral, foram coroados diversos reis e rainhas do Reino Húngaro, entre 1563 e 1830. Pelas ruas de Bratislava podemos encontrar símbolos que marcam o trajeto percorrido pelos monarcas após a coroação, o chamado Caminho da Coroação.

vista lateral da catedral de st martin

No início da década de 70, Bratislava passou por um processo de modernização, com a construção de uma nova ponte e um miradouro de aspeto futurista, visto que o governo da extinta Checoslováquia quis tornar Bratislava na “capital moderna do país”, enquanto Praga seria mantida como a capital oficial e histórica.

vista aerea da ponte snp e do restaurante ufo

O Castelo da Bratislava, construído no século X, já passou por inúmeras remodelações, como consequência da sua destruição durante as guerras, e estas acabaram por alterar o seu estilo arquitetónico original. Mesmo que não queiras visitar o castelo por dentro, subir ao topo da sua colina é indispensável. Daqui poderás contemplar a brutal vista para a Cidade Velha, a nova ponte e o rio Danúbio!

panoramica noturna de bratislava com o castelo ao fundo

A Igreja de Santa Isabel, também conhecida como Igreja Azul, é outra paragem obrigatória numa visita a Bratislava, já que se destaca de qualquer outra igreja! Foi construída em 1910 pelo arquiteto húngaro Ödön Lechner e é de estilo Art Noveau, típico da época. Apesar de estar a uns 10 minutos a pé do centro da cidade, vale a pena visitá-la pois não é todos os dias que vês uma igreja completamente azul!

igreja azul de bratislava

Não podemos falar na Eslováquia sem comentar a sua gastronomia tradicional! Durante a tua visita não deixes de experimentar o Bryndzove pirohy e o Bryndzove halusky. O primeiro é um tipo de tortellini e o segundo parece um mini-gnocchi de batata, ambos cobertos de queijo de ovelha. Para acompanhar, toma um copo de Kofola, o refrigerante eslovaco feito à base de ervas, com menos açúcar e corantes do que as bebidas mais conhecidas. De sobremesa, come uma empada recheada com sementes de papoila, cujo sabor é muito suave.

A Eslováquia, apesar de não ser um destino turístico muito comum, impressiona os seus visitantes pela força e paz com que superaram tantas fases difíceis da sua história. Mesmo sendo uma cidade pequena, Bratislava é adorável e já entrou na nossa lista de recomendações para viagens na Europa! Já visitaste ou está a planear esta viagem? Conta-nos nos comentários!

Se estás a pensar fazer um interrail pela Europa, Bratislava é uma boa opção e uma paragem que recomendamos!

 

Autora: Amanda sem fronteiras