Para ti que procuras aventura para além da cultura quando visitas um local novo, preparámos este artigo com os melhores sítios no mundo para praticar desportos radicais.   

Para os aventureiros, não é suficiente visitar apenas outro país e explorar as ruas, monumentos, pessoas e recantos. Alguns viajantes estão à procura de adrenalina, de sentir borboletas na barriga e de sair da zona de conforto.

Sempre que existe um novo desporto de aventura, o mesmo é replicado em vários sítios do mundo. O que é ótimo, pois há inúmeras opções à tua disposição para escolheres o teu desporto radical favorito, que mais se enquadra a ti e ao teu budget. 

Então, queres uma verdadeira aventura? Enumerámos os melhores sítios no mundo para praticar desportos radicais! Fica connosco!

1. Costa Rica

A Costa Rica é conhecida pelas suas praias, selvas e florestas tropicais. E qual é a melhor maneira de conhecer a beleza exuberante deste destino se não através da prática da tirolesa pelo Monteverde Extremo Park, em Santa Elena ou o Rafting no rio Pacuare?

Embora haja muitos lugares para visitar, sem dúvida que aconselhamos o Monteverde Extremo Park, a região de La Fortuna (podes realizar rafting e Canyoneering) e o Parque Manuel Antonio, que são conhecidos por oferecem diversas atividades radicais, para todos os gostos, seja para iniciantes ou mais avançados.

Para uma informação mais detalhada sobre a Costa Rica consulta o artigo: 11 desportos de aventura que não podes perder na Costa Rica (em breve).

motociclista em pista na costa rica

2. Suíça

Para a prática de desportos de aventura não é necessário ir muito longe, a Suíça fica a um pulinho de Portugal e conta com imensas possibilidades de aventura.

É um destino muito popular para os viciados em adrenalina! A Suíça oferece bungee jumping, rafting no rio, canyon jumping, paraquedismo, escalada em rocha, e snowboarding nos Alpes. Aconselhamos-te a experimentar o paraquedismo de helicóptero em Interlaken e desfrutar da vista. Vais conseguir observar os picos das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

pessoa em paraquedas vermelho na suiça

3. Nicarágua 

Para os amantes de atividades ao ar livre, Nicarágua é a escolher certa. Há atividades para todos, desde caminhadas, jogar golfe, fazer kitesurf ou surf, escalar, fazer caminhadas pela selva, escalar vulcões ou até, para os menos aventureiros, passear pela praia e desfrutar das vistas.

A Nicarágua tem uma atividade muito típica, o volcano boarding. É uma espécie de snowboarding só que praticado num vulcão. Esta atividade acontece no Cerro Negro, o vulcão mais jovem e mais activo da Nicarágua e tornou-se um verdadeiro ponto de atracção para o volcano boarding. A caminhada em direção ao topo do vulcão leva cerva de 45 a 60 minutos. Por outro lado, dependendo da sua velocidade, 45 segundos são suficientes para a descida! Podes desfrutar de algumas vistas deslumbrantes e sentir muita  adrenalina! Não percas esta aventura.

nascer do sol em vulcão na nicaragua

4. Nova Zelândia 

Sem dúvida, um dos melhores destinos para desportos radicais. Bungee jumping é uma das principais atrações e podes fazê-lo em Nevis Bungy, o ponto mais alto, com uma queda de 134 metros.

Mas muitas mais atividades te esperam, como, por exemplo, ciclismo de montanha, ski, rapel, escalada, rafting, paraquedismo e, até, exploração de cavernas. Para os mais aventureiros e em busca de pura adrenalina, não podes perder o Heli-skiing, uma modalidade que utiliza helicópteros para teres acesso a áreas remotas e pistas de neve virgens, novas. É uma atividade que exige um orçamento maior, mas que vale muito a pena.

helicopetro no fox glacier na nova zelandia

5. África

E que tal Sandboard na Zâmbia? Ou um mergulho em jaulas de tubarão na África do Sul? A escolha é tua e atividades não te vão faltar.

Na África do Sul tens o maior bungee jump comercial do mundo, fica em Plettenberg Bay podes fazê-lo na  Bloukrans Bridge com 216 metros de altura do solo!

Se és amante de umas boas ondas, sugerimos-te Surf em Jeffrey´s Bay e para o mais corajosos um mergulho com tubarões. Podes fazê-lo na Cidade do Cabo, Gansbaai  ou em Kleinbaai.

Não poderíamos deixar de falar nos safaris: Quénia; África do Sul; Tanzânia; Botswana ou na Namíbia. A escolha é tua. Sabe mais sobre cada safari nestes artigo.

pessoa a conduzir jipe na tanzania em africa durante o sunset

Seguro para a tua viagem de aventura

Independentemente do destino que escolhas para a tua próxima aventura e para praticar desportos radicais, é fundamental estares acompanhado de um seguro de viagem, que te proteja em todas as situações que possam ocorrer. Viajar com um seguro de viagem já é indispensável nos dias de hoje, principalmente devido à pandemia causada pela covid-19. Se estivermos então a falar de uma viagem que inclua altos níveis de adrenalina e desportos de aventura bem radicais, é de extrema importância garantir a nossa segurança.

Qual é então seguro de viagem mais adequado?

O seguro de viagem ideal tem que incluir altas coberturas médicas e convém que inclua uma cobertura específica para desportos de aventura.

O que isto significa? É fundamental que contrates um seguro adequado para visitares os melhoros sítios no mundo para praticar desportos radicais, visto que muitas vezes estamos a expor-nos a situações de risco que podem resultar em incidentes. A grande maioria dos seguros não está preparada para te auxiliar nessas situações. NA IATI é diferente. Criámos um seguro ideal  para prática de atividades e desportos de aventura, o IATI Mochileiro, que inclui cobertura para mais de 60 desportos de aventura, incluindo mergulho até 40m de profundidade e trekking até 5.400m de altura. Além disso inclui busca e salvamento (planeares fazer mergulho) e proteção de equipamentos informáticos na bagagem.

E mais… O seguro IATI Mochileiro foi especialmente desenhado para aventureiros, mochileiros e viajantes independentes, ideal para viagens ao Sudeste Asiático ou América do Sul ou qualquer outro destino onde seja comum a prática de atividades ao ar livre e desportos de aventura (como alguns que te mostramos neste artigo). Este seguro combina uma elevada cobertura médica de 500.000€.

Esperemos que tenhas apreciado os nossos melhores sítios no mundo para praticar desportos radicais. No entanto, se já tens o destino radical escolhido, contrata já o teu melhor aliado! Enfim, desfruta de uma viagem cheia de picos de adrenalina mas com a garantia que estarás protegido se alguma eventualidade acontecer.

melhor seguro de viagem para praticar desportos radiciais