Quem não adora o clima natalício e as festas de fim de ano? Nós, da Iati Seguros, simplesmente amamos!  Ao ritmo de Jingle Bells, fizemos uma lista de tradições de Natal um tanto curiosas ao redor do mundo: venha viajar connosco!

O Natal pode ser um evento curioso e bastante diferente dependendo do lugar do mundo para onde viajamos, pelo que recomendamos a 100% viver esta experiência pelo menos uma vez na vida! Vá para um lugar completamente diferente do seu país, contrate um seguro de viagem da IATI para estar sempre protegido e divirta-se!

Tradições curiosas de Natal à volta do mundo

1. À procura do pickles

tradições de natal na america

Uma tradição comum em algumas casas americanas, mas que acredita-se ser de origem alemã, envolve esconder um enfeite em formato de pickles na árvore de Natal. Podes imaginar a diversão da família inteira nesta corrida para encontrá-lo primeiro e ganhar um presente extra?

2. Agradando o Pai Natal

oferta de leite e bolachas para o pai natal

Enquanto as crianças americanas deixam bolachas e leite para agradar o querido Pai Natal, os irlandeses consideram que o bom velhinho prefere uma cerveja Guinness! Já os franceses, se preocupam não só em agradar o Père Noël com uma taça de vinho, mas também deixam seus sapatos cheios de cenouras e doces para o burrinho (ou renas, na versão mais americana).

3. São Nicolau e a polêmica de Zwarte Piet

desfile tradicional de natal na holanda

Em muitos países, a celebração do natal começa no dia 5/12, Dia de São Nicolau, o santo que deu origem ao Pai Natal que conhecemos hoje. Na Holanda, por exemplo, a data é marcada por um desfile em que São Nicolau chega à cidade trazendo doces e os habitantes se caracterizam como o seu ajudante “Zwarte Piet”. Contudo, esta tradição tem gerado polémica nos últimos anos, sob acusações de racismo, já que o personagem é negro e teria sido inspirado em um escravo.

4. Desafiando o frio!

banho de mar no natal na inglaterra

Na Irlanda e na Inglaterra, há alguns corajosos que desafiam o frio e comemoram o dia de Natal nadando no mar gelado, especialmente na praia “Forty Foot”, ao sul de Dublin, e em Exmouth.

5. O jantar está no banho (ou na mesa?)

tradição de natal da republica checa

A República Tcheca e a Eslováquia compartilham a tradição de comer peixe na ceia de Natal, mas o curioso é que ele é comprado vivo, cerca de uma semana antes, e é mantido na banheira da família até a grande noite!

6. Natal na Ásia

lanternas filipinas de natal

Na Ásia, o Natal não é celebrado com o mesmo vigor, já que apenas dois países tem a sua população maioritariamente cristã: Filipinas e Timor Leste. Entretanto, isso não impede os filipinos de terem a mais longa celebração de Natal, iniciando os preparativos já em Setembro! A decoração natalícia é feita com uma “lanterna filipina”, em formato de estrela e feita com papel colorido e bambu.

7. Esculturas em… rabanetes?

Em Oaxaca, no México, a tradição é esculpir rabanetes com figuras natalícias e depois expor estas obras de arte no Mercadinho de Natal da cidade! Por isso, o dia 23/12 é conhecido como “La Noche de Rábanos”.

8. Não há dúvidas sobre o presente!

noite dos livros na islandia

Na Islândia, de Setembro a Dezembro ocorre a chamada “Jólabækur flóð”, que pode-se traduzir como “Inundação Natalina de Livros”. Isto porque, as pessoas costumam presentear-se com livros e curtir o resto do noite de Natal lendo e tomando chocolate quente. Que delícia, não é?

9. Do jejum à fartura!

banquete de natal ucraniaNa Ucrânia, o dia 24/12 é marcado por um jejum restrito, que encerra-se no surgimento da primeira estrela, à meia noite ou após a missa, no dia seguinte. O fim do jejum é feito com um banquete composto por 12 pratos: um a representar cada apóstolo de Jesus.

10. Tradição na casa do Pai Natal

pai natal na sauna na finlandia

E, é claro que não podemos falar em Natal sem falar nas tradições da Finlândia e Lapônia, a terra do Pai Natal! Após uma noite de jantar, biscoitos e vinho quente, e de assistir à missa, os finlandeses costumam encerrar a celebração a relaxar na sauna.

 

Conheces alguma outra tradição que parece-te inusitada e não listamos aqui? Conta-nos nos comentários! E não esqueça: se fores viajar no Natal, contrata já o teu seguro de viagem com a IATI Seguros e viaja tranquilo!

 

Artigo escrito por: Amanda sem fronteiras

Conteúdo Relacionado