tantas coisas para ver e fazer em Havana que podes estar a ter dificuldades a planear tudo com antecedência. A capital da ilha é um dos pontos turísticos obrigatórios em qualquer itinerário de viagem a Cuba, mas há tanto para ver e fazer em Cuba que podes estar a sentir-te sobrecarregado de informação.

Além dos principais monumentos, há ruas encantadoras, bares lendários e outros recantos escondidos que não podes perder. Havana é eclética, nostálgica e, por vezes, decadente, mas, acima de tudo, é uma cidade com muita vida que vais sem dúvida aproveitar.

Continua a ler e descobre o que ver e fazer em Havana, uma cidade maravilhosa.

1. Capitólio Nacional de Cuba

Vamos começar por um dos pontos turísticos obrigatórios em Havana: o Capitólio Nacional de Cuba. Construído em 1929 para albergar as duas câmaras do Congresso, a sua arquitetura vai parecer-te muito familiar, pois é inspirada pelo Panteão em Paris, St Paul’s em Londres e o Capitólio nos Estados Unidos. Foi submetida a uma grande renovação que foi concluída em 2019 e agora a cúpula parece mais brilhante do que nunca, graças à folha de ouro doada pela Rússia.

Para além da sua imponente arquitetura, o Capitólio é a origem quilométrica da rede rodoviária de Cuba. Após o triunfo da Revolução, com a dissolução do Congresso, foi transformado na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ambiente e da Academia das Ciências de Cuba. A partir de 2015, voltou a ser a sede do Parlamento cubano.

Embora já seja espectacular do exterior, recomendamos que te inscrevas numa das visitas guiadas ao seu interior e jardins. Para além de o veres da rua, se quiseres tirar fotografias impressionantes, pode fazê-lo a partir das varandas do Gran Teatro Alicia Alonso (também um espectacular edifício neo-barroco do início do século XX) e dos terraços do Hotel Inglaterra e do Iberostar Parque Central.

carro azul parado em frente ao capitólio em cuba

2. Castelo dos Três Reis do Morro

Também conhecido como Castillo del Morro, foi construído no século XVI para proteger a cidade dos constantes ataques de piratas e corsários. Dada a sua localização, o Morro foi a principal defesa do porto até à construção de La Cabaña, no final do século XVIII.

Para além do seu interesse histórico, uma visita a este canto de Havana garante-te uma bela vista panorâmica da cidade.

3. Tomar uma bebida no Bodeguita del Medio e no Bar Floridita

Rum e Cuba andam de mãos dadas, algo que não podes perder em Havana é visitar os seus dois bares mais emblemáticos, seguindo os passos do escritor Ernest Hemingway. “O meu mojito em La Bodeguita e o meu daiquiri em La Floridita”, então que melhor plano do que experimentar cada bebida no seu templo?

É verdade que por causa das suas palavras ambos se tornaram lugares eminentemente turísticos, mas ainda conservam muito encanto e o daiquiri em La Floridita será um dos melhores que vais encontrar durante a tua viagem a Cuba. Além disso, há normalmente música ao vivo, o que torna a experiência ainda mais especial.

carro cor de rosa a passar em frente ao bar floridita em havana cuba

Viajar em segurança em Cuba

Lembra-te que para entrares no país é obrigatório teres uma apólice de seguro internacional. Neste guia dizemos-te qual e porque é o melhor: O melhor seguro de viagem para Cuba.

O melhor seguro para este destino é o IATI Mochileiro. Para além de te proteger e oferecer uma ampla assistência médica, também te cobre em casos de roubo, problemas com a bagagem, incidentes de transporte ou o muito caro repatriamento.

Não esperes mais e obtém já o teu seguro:

4. Plaza de la Catedral, o coração da Velha Havana

Passear por Havana Velha quase sem rumo é uma obrigação, mas uma das paragens essenciais é a Plaza de la Catedral. Tem este nome porque é o lar da Catedral da Virgem Maria da Imaculada Conceição de Havana, um templo de arquitetura barroca datado do século XVIII e declarado Património Mundial pela UNESCO. Se olharmos de perto, para além da sua beleza, notamos que as suas torres são irregulares.

Os edifícios que compõem a Plaza de la Catedral são também maravilhosos, destacando-se as casas do Marqués de Arcos e do Marqués de Aguas Claras. Por curiosidade, numa das arcadas vais encontrar uma escultura do bailarino espanhol Antonio Gades, um amante de Cuba que pediu para que parte dos seus restos mortais fossem depositados para descansar na ilha.

5. Passeio ao longo do Paseo del Prado

Será praticamente impossível no teu itinerário sobre o que ver e fazer em Havana não passar pelo Paseo del Prado, mas, mesmo assim, certifica-te de que o fazes. Este passeio liga o Parque Central ao Malecón, do qual falaremos a seguir, e é um dos mais belos do país, ladeado por belos edifícios e movimentado com artistas aos fins-de-semana.

6. Passeio ao longo do Malecón, um ponto de passagem obrigatório em Havana

Esta lista de coisas a ver e fazer em Havana não estaria completa sem uma caminhada ao longo do Malecón. Possivelmente um dos locais mais amados pelos habitantes de Havana, uma vez que é o seu ponto de encontro por excelência. Podes caminhae ao longo do Malecón em qualquer altura, mas vais achá-lo mais interessante à tarde, quando muitos vêm passear, conversar, comer um gelado ou ir pescar.

carro azul em frente a casas coloridas numa rua em havana, cuba

7. Praça da Revolução

A Praça da Revolução de 72.000 metros quadrados é uma das maiores praças do mundo e, como já deves ter adivinhado, a maior praça para veres em Havana. É bastante conhecida porque foi o local de muitos dos discursos de Fidel Castro, bem como de outros eventos públicos bastante conhecidos.

Atualmente, para além de a visitares pela sua importância histórica, é peculiar pela silhueta de Che Guevara no Ministério do Interior e pela silhueta de Camilo Cienfuegos no Ministério das Comunicações. É também o lar do Monumento José Martí, uma torre que detém o título de mais alta de Havana e tem um miradouro. Embora a vista panorâmica não seja a melhor (achamos a do Cristo de La Habana mais impressionante), é um local curioso para visitar.

8. Praça de Armas

A praça mais antiga para veres em Havana Velha é a Plaza de Armas. Aqui encontrará o Palácio dos Condes de Santovenia (de finais do século XVIII), o Museu da Cidade (no Palácio dos Capitães Gerais), o Palácio do Segundo Cabo, o Castelo da Força Real, El Templete (um monumento em forma de templo dórico grego), o Museu Nacional de História Natural, o Museu da Navegação e o Museu do Automóvel.

Para além de acolher os vários edifícios que o rodeiam, recomendamos que o incluas na tua lista de o que ver e fazer em Havana para desfrutares do ambiente. É bastante comum encontrá-lo cheio de bancas de livros em segunda mão, de segunda a sábado.

A melhor maneira para lá chegares é passear pela Calle Obispo, uma bela rua pedonal forrada de lojas de todo o tipo, incluindo um grande mercado de artes. Não o percas durante a tua visita a Havana.

9. Parque Central e aluguer de um passeio de almendrón

Outro local animado a visitar em Havana é o Parque Central. É o lar da estátua mais antiga de José Martí e de vários jardins agradáveis onde não é raro encontrar pessoas a dançar. Entre os edifícios que rodeiam o Parque Central encontram-se o Gran Teatro Alicia Alonso, o Hotel Inglaterra, o Hotel Telégrafo, o Hotel Plaza, o Hotel Parque Central e a Manzana de Gómez.

Além disso, é comum encontrares muitos carros clássicos, conhecidos como almendrones, neste parque. Podes, claro, ficar ao longe a observá-los, mas o melhor a fazer é contratares os serviços do motorista do carro que mais gostas para o levares numa excursão a Havana. Parece um pouco turístico, nós sabemos, mas a experiência é única e autêntica. Terás de negociar, mas espera pagar cerca de 30 euros por hora.

um carro azul, um vermelho e um amarelo numa rua cubana

10. Praça de São Francisco de Asís

A Praça de São Francisco de Asís é uma das mais bonitas para visitares em Havana. Por um lado, devido ao seu tamanho, o que a torna um local ideal para te sentares e tomares uma bebida num dos seus cafés. Por outro lado, porque é o lar da Igreja e Convento de São Francisco de Asís, do século XVI.

Completamente restaurada nos anos 90, vais encontrar também a Fonte dos Leões, obra do escultor italiano Guiseppe Gaginni feita de mármore branco, a Lonja del Comercio e a peculiar estátua do Cavaleiro de Paris. Esta foi feita em honra de uma figura-pública de Havana que costumava andar pela cidade nos anos 50, a contar inúmeras histórias diferentes.

11. Beco de Hamel, uma coisa curiosa para fazer em Havana

Se tiveres 3 ou 4 dias para visitares Havana, recomendamos que vás ao curioso Hamel’s Alley. Esta é uma pequena rua cheia de street art onde podes sentir a cultura afro-cubana no seu ponto mais forte, pois é comum encontrares muitos músicos e dançarinos.

Mesmo assim, tem cuidado porque não é raro encontrares jineteros, pessoas que fingem ser guias, mas que só vão tentar arrancar-te do teu itinerário. Normalmente oferecem-te um lugar num dos bares próximos para um cocktail (o famoso Negrón) que pode custar até 10 vezes mais do que na Floridita ou no Bodeguita del Medio.

homem a tocar um instrumento numa rua em havana, cuba

12. Cemitério ou Necrópole de Cristóvão Colombo

Pode parecer sombrio, mas uma das melhores coisas para fazer em Havana é visitar a Necrópole de Cristóvão Colombo. É assim chamada porque foi aqui que os restos mortais do almirante foram guardados até 1898. Tal é a beleza de muitos dos seus panteões e túmulos que há visitas guiadas ao cemitério.

13. Chinatown de Havana

Sabias que Havana também tem uma Chinatown? Localizada atrás do Capitólio, a primeira coisa que vais ver é um portão pitoresco que te dá as boas-vindas. A razão? A capital cubana albergava a segunda maior comunidade chinesa depois de São Francisco, que veio recolher a cana de açúcar no final do século XIX.

Não percas a oportunidade de dar um passeio e, se tiveres fome, experimenta a comida chinesa num dos seus restaurantes. O mais conhecido é La Flor de Loto.

14. Museus para visitar em Havana

Como se tudo isto não fosse suficiente, há muitos museus, de todos os tipos, para visitares em Havana. Entre os mais interessantes encontram-se:

  • Museu Nacional de Belas Artes: se gostas de arte, este é o museu a que deves ir. Aqui encontras mais de 45.000 obras, a maioria das quais de artistas da América Latina e, claro, de Cuba. De facto, este é considerado o museu que contém a maior coleção de arte cubana do mundo.
  • Museu da Revolução: localizado no antigo edifício do Palácio Residencial, este é um dos museus mais interessantes para veres em Havana, porque dá-te a conhecer a revolução cubana e a vida de Che Guevara a partir de 30 exposições que reúnem cerca de 9.000 peças. A entrada inclui o acesso ao Granma Memorial, onde poderás ver o barco no qual Fidel Castro e Che viajaram do México para Cuba para completar a revolução, assim como outros veículos militares.
  • Museu Rum Club Havana: conhece a cultura do rum cubano neste museu localizado numa bela mansão colonial do século XVIII. Naturalmente, a admissão inclui uma degustação.
  • Fábrica de Arte Cubano: a FAC é um dos locais mais interessantes para visitares em Havana, se quiseres fugir à norma. Localizada no que costumava ser uma antiga fábrica de óleo de cozinha, é atualmente um espaço cultural onde normalmente há diferentes exposições e, sobretudo, concertos, espectáculos de dança e muito mais. Podes consultar o programa na sua página do Facebook.
  • Fusterlandia: um lugar curioso desenhado por José Fuster, que transformou um bairro inteiro ao mais puro estilo Gaudí.

15. Cerimónia de Cañonazo na fortaleza de San Carlos de la Cabaña

Uma coisa curiosa para veres e fazeres em Havana é a “cerimónia de Cañonazo”. Acontece todos os dias às 21 horas na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña e comemora o tiro de canhão que sinalizou o encerramento das muralhas da Cidade Velha durante a época colonial para proteger contra os ataques dos corsários. Para além do som do canhão, vais ver soldados em trajes periódicos a tocar tambores e a acender o rastilho.

16. Praça Vieja e a Câmara Oscura

Possivelmente uma das praças mais encantadoras de Havana, cheia de edifícios de estilo colonial, lojas, cafés e restaurantes.

É também o lar da Cámara Oscura, um presente para a cidade da Diputación de Cádiz em 1999. É um periscópio através do qual, graças a um conjunto de lentes, se pode ver uma grande parte da cidade. Se estás a pensar visitar Havana com crianças, elas certamente vão adorar.

17. Explora Vedado

Terminamos a nossa lista sobre o que ver e fazer em Havana com Vedado, um dos bairros mais bonitos. Vale a pena passear para admirar as suas belas casas, razão pela qual é considerada uma das zonas mais ricas da cidade.

Para além de passear um pouco, há quatro lugares que não podes deixar de visitar:

  • Cemitério de Colombo: o que falámos acima.
  • Gelataria Coppelia: possivelmente a gelataria mais barata e mais rica do mundo. Existem mais noutras partes de Cuba, mas a mais conhecida e maior é a de Havana. Algumas cenas do famoso filme “Morangos e Chocolate” foram filmadas aqui.
  • Hotel Nacional: considerado o hotel mais luxuoso da cidade, foi inaugurado no final de 1930 numa colina com vista para a Baía, Vedado e Havana Velha. Acolheu personalidades como Ernest Hemingway, Marlon Brando e Winston Churchill.
  • Universidade de Havana: fundada em 1719 pelos frades dominicanos, é a primeira e mais antiga instituição de ensino superior em Cuba. Vale bem a pena uma visita.

Quantos dias é recomendado ficar em Havana?

Na nossa perspetiva, para arranhar a superfície, é necessário dedicar pelo menos 3 dias para visitar Havana. No entanto, se te levantares cedo e aproveitares ao máximo, com 2 dias podes cobrir a maioria dos destinos de que te falámos nesta lista de o que ver e fazer em Havana.

Aqui estão alguns exemplos de planos para te ajudar a organizar:

O que ver em Havana em 2 dias

Se tiveres apenas 2 dias para visitares Havana, uma boa ideia seria distribuí-los da seguinte forma:

  • Dia 1 em Havana: Havana Antiga e Havana Centro. Podes começar por fazer uma “visita livre” ou visitar a Praça da Catedral, a Praça de Armas, a Praça Vieja, o Capitólio, o Paseo del Prado, a Rua Obispo, o Malecón e a Chinatown. Se estiveres curioso, não percas o Museu da Revolução. Também recomendamos que faças um passeio de almendrón e termines o dia com um daiquiri na Floridita.
  • Dia 2 em Havana: El Vedado, o Cemitério de Colón, a Praça da Revolução, o Hotel Nacional e o Castillo de los Tres Reyes del Morro. Não te esqueças de parar na Universidade, comer um gelado em Coppelia e passear ao longo da Avenida de los Presidentes.

O que fazer em Havana em 3 dias

No caso de teres mais tempo, podes fazer a excursão acima de uma forma mais recreativa (recomendamos vivamente) ou adicionar lugares como os seguintes: Real Fábrica de Tabacos Partagás, Beco do Hamel e o Museu Nacional de Belas Artes.

Dependendo do teu itinerário em Cuba, poderás querer fazer uma viagem a Viñales, Varadero ou Playas del Este. Do nosso ponto de vista, vale mais a pena aproveitares ao máximo a capital e ver mais de Havana, mas é uma questão de gosto.

mulher a fumar um charuto em cuba

Mal podes esperar para visitar Havana? Não partas ainda porque o blog da IATI tem muita informação para te ajudar a preparar a tua aventura cubana. Começa por estes artigos: