O que ver e fazer em Budapeste? A capital da Hungria é uma das mais belas cidades da Europa. Há muito para ver e fazer em Budapeste, por isso recomendamos-te que passes pelo menos 3 ou 4 dias lá, para que não deixes nada para trás e tires o máximo partido da cidade. Continua a ler porque na IATI, especialistas em seguros de viagem, vamos contar-te tudo sobre os locais a visitar em Budapeste e dar-te aquelas dicas de viajante para viajante que fazem toda a diferença.

Sabias também que Budapeste é uma das cidades mais acessíveis para os viajantes? Os ótimos preços do alojamento e da alimentação, juntamente com o número crescente de voos de baixo custo, fazem dela uma das escapadelas de baixo custo para qualquer estação do ano.

melhor seguro de viagem para budapeste

Visita a Budapeste

1. Visitar o Parlamento de Budapeste

Começamos a nossa visita a todos os locais a visitar em Budapeste com um dos mais belos: o Parlamento Húngaro. É o terceiro maior edifício do género no mundo, depois da Roménia e da Argentina, mas, para nós, é sem dúvida o mais belo de todos eles. Se vê-lo do exterior já é uma obrigação, visitar o interior do Parlamento é uma das melhores coisas a fazer em Budapeste. Há visitas guiadas em várias línguas, incluindo português, por isso não hesites e reserva o teu bilhete.

A propósito, muito perto do edifício do parlamento encontra-se um dos locais mais comoventes para se ver em Budapeste. O Monumento ao Sapato é uma colecção de sapatos abandonados nas margens do rio Danúbio, que comemora os mais de 20.000 judeus que foram abatidos e atirados ao rio entre Dezembro de 1944 e o final de 1945.

parlamento de budapeste

2. Passear pelo Castelo de Buda

Sabia que Budapeste é na realidade constituída por duas “cidades”? Buda e Pest são separados pelo rio Danúbio e apreciará facilmente a personalidade de cada um. Buda, na parte ocidental, vai-te fazer apaixonar pelos seus edifícios imperiais como o Castelo de Buda, um dos melhores lugares para se ver em Budapeste. Antiga residência dos reis da Hungria, alberga agora a Biblioteca Széchenyi, a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste. Quer se entre ou não, a verdade é que as vistas do seu terraço são incríveis e é possível ver quase toda a cidade.

Como é alto, demorarás um pouco a chegar lá. Se não quiseres subir as escadas ou subir a colina, podes sempre tomar o Budavári Sikló Funicular, que funciona das 7:30 às 22:00 a cada 5-10 minutos. Este curioso transporte tem funcionado desde nada menos do que 1870.

Castelo de Buda

3. Desfrute da vista do Bastião dos Pescadores

Não deixes Buda demasiado depressa e caminha até ao Bastião dos Pescadores. Se as vistas do castelo forem de cortar a respiração, as que verás deste terraço neo-gótico e neo-românico farão com que te apaixones ainda mais. O Bastião dos Pescadores é uma construção do início do século XX e as suas sete torres representam as sete tribos Magyar que fundaram a Hungria. É um sítio muito fotogénico e recomendamos que o visites ao pôr-do-sol, quando tiveres a oportunidade de ver o rio Danúbio e, ao fundo, Pest durante o dia e à noite.

A propósito, mesmo ao lado do Bastião dos Pescadores encontra-se a Igreja Matthias, um dos mais importantes edifícios religiosos a ver em Budapeste. Embora a taxa de entrada seja cobrada, a verdade é que o seu interior em estilo neo-gótico é impressionante.

Bastião dos pescadores em budapeste

4. Dá um mergulho nos banhos termais Széchenyi, uma obrigação em Budapeste

Mesmo antes de pesquisar o que fazer em Budapeste, provavelmente já tinhas um mergulho num dos seus spas na tua lista. A capital húngara é conhecida pelas suas fontes termais e encontrarás muitos lugares para desfrutar desta faceta. Os mais conhecidos são os Széchenyi, os maiores banhos térmicos medicinais da Europa. Localizado no Parque da Cidade, não muito longe do centro, existem mais de 15 piscinas a diferentes temperaturas, mas as mais interessantes e fotogénicas são as que se encontram na área exterior.

Estes não são os únicos banhos a visitar em Budapeste e, de facto, se tiveres pelo menos 3 dias na cidade, o nosso conselho é que não percas tanto as Termas de Gellért como as Termas de Rudas. E se és um festeiro, sabias que há festas nocturnas nos banhos de Budapeste? Visite o website Sparty e diverte-te.

Banhos termais de Széchenyi em Budapeste

5. Subir a cúpula da Basílica de Santo Estêvão

A Basílica de Santo Estêvão é um dos pontos turísticos mais importantes a ver em Budapeste. Além de ser um enorme edifício com uma capacidade de 8.000 pessoas, o que mais se destaca é a sua cúpula de 96 metros de altura. Portanto, não hesites, sobe até ao topo e desfruta das vistas de Budapeste.

Basilica de Santo Estevão em Budapeste

6. Atravessa a Ponte da Corrente

A Ponte da Corrente é um dos pontos altos de Budapeste e seria um pecado sair sem a atravessar. Esta foi a primeira ponte a atravessar o rio Danúbio e, embora tenha sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial, foi agora completamente reconstruída. Também se podem ver outras pontes como a Ponte da Liberdade e a Ponte Margaret.

ponte das correntes em budapeste

7. Comprar lembranças no Mercado Central de Budapeste

Embora o Mercado Central de Budapeste tenha perdido muito do seu encanto e seja agora sobretudo uma atracção turística, recomendamos que passes algum tempo a navegar tanto pelo rés-do-chão como pelos andares superiores. No andar de baixo encontrarás muitas barracas de comida (cuidado com a quantidade de páprica que encontrarás em todo o lado), mas no andar de cima poderás navegar pelas lojas de lembranças e barracas de comida. Estes últimos são bons de passar, mas não da mais alta qualidade. Para o almoço, recomendamos que vás a um bom restaurante húngaro como os que iremos recomendar mais tarde.

A propósito, enquanto estiveres por perto, não percas a oportunidade de caminhar ao longo da Rua Váci ou Váci Útca. Esta é a principal rua comercial de Budapeste e também um bom local para ir buscar uma recordação a uma das suas muitas lojas.

Mercado Central de Budapeste

8. Fazer um passeio de bicicleta pela Ilha Margarida

Se o tempo estiver bom, uma das coisas mais relaxantes a fazer em Budapeste é dar um passeio pela Ilha Margaret. Esta ilha no meio do Danúbio é facilmente acessível a partir do centro e é o local onde os habitantes locais vão para praticar desporto ou fazer piqueniques nos dias de Verão. Se estiveres disposto a isso, podes alugar uma bicicleta na ilha – as distâncias são longas!

Ilha da Margarida Budapeste

9. Caminhar de ponta a ponta a Andrássy Avenue

A Avenida Andrássy é, sem dúvida, a mais bela da cidade e percorrê-la de ponta a ponta é uma obrigação em Budapeste. Em primeiro lugar, porque ainda tem muitos edifícios imponentes que vale a pena admirar (não é em vão, que foi declarado Património Mundial pela Unesco) e, em segundo lugar, porque abriga alguns locais de interesse, tais como os seguintes:

  • Ópera Nacional Húngara: inaugurada em 1884 e em pleno funcionamento. Uma forma agradável e barata de a visitar por dentro é ir a uma das suas peças. Se não precisares de te sentar nas filas da frente, os bilhetes são muito baratos. Podes consultar o programa aqui.
  • Casa do Terror: este lugar não tem nada a ver com uma atracção de feira. O Terror Háza foi a sede do partido fascista e uma prisão, e aqui podes ver uma exposição sobre esta parte da história de Budapeste.
  • Praça dos Heróis: esta impressionante praça é a entrada do Parque da Cidade e alberga o Museu de Belas Artes de Budapeste e o Kunsthalle (Palácio de Arte de Budapeste).

Praça dos heróis em Budapeste

10. Escalada do Monte Gellért

À procura de coisas de baixo custo para fazer em Budapeste? Como podes ver, há muitas, mas um dos melhores é subir o Monte Gellért, o que te dará belas vistas da cidade sem pagar um único forint húngaro. A Cidadela de Budapeste e a Estátua da Liberdade também estão perto.

colina Gellért em budapeste

11. Visita a Grande Sinagoga de Budapeste, uma visita obrigatória em Budapeste

Budapeste é uma cidade com muita história e um dos seus bairros mais interessantes é o Bairro Judaico. Entre os seus edifícios, destaca-se a Grande Sinagoga ou Sinagoga da Rua Dohány. Além de ser um edifício muito bonito, é a segunda maior sinagoga do mundo e há um comovente Memorial do Holocausto judaico. Se tiveres vontade de aprender mais sobre este aspeto da Hungria, junta-te a uma das visitas guiadas.

Grande Sinagoga de Budapeste

12. Experimenta a gastronomia húngara

Sim, toda esta lista de coisas para fazer em Budapeste é óptima, mas tenho a certeza que estás a pensar na comida, não estás? Bem, fica avisado, em Budapeste vais comer muito bem e muito barato. E a gastronomia húngara não é apenas sobre o famoso goulash, encontrarás muitos pratos típicos com exemplos de cozinha de todo o mundo. Afinal de contas, Budapeste é uma cidade multicultural.

Aqui estão os nossos locais preferidos para comer em Budapeste:

  • Frici Papa: localizado na Rua Király, uma das nossas queridas ruas, este lugar despretensioso serve comida caseira a um bom preço.
  • Kőleves Vendéglő: Para além de ser um belo restaurante, este lugar serve comida húngara com um toque alternativo e uma grande relação qualidade/preço. Têm uma boa variedade de pratos vegetarianos.
  • Menza: Localizado na bela praça Lizt Ferenc, este restaurante é um lugar encantador com um terraço ideal para um bom tempo. Comida húngara e internacional a um bom preço.
  • Ruszwurm Confeitaria: Dizem ter o melhor bolo de Dobos e não estão a mentir.
  • Café Gerbeaud: Budapeste é conhecida pelas suas pastelarias coquettistas e este é o seu exemplo mais famoso.

Dobosh torte, doce tipico hungaro

13. Festa nos bares em ruínas de Budapeste

Como viste, há muitas coisas a fazer em Budapeste durante o dia, mas não penses que as noites são apenas para relaxar. A capital da Hungria tem muito do que se gabar, e um deles é a sua panorâmica de festas. Particularmente populares são os seus bares em ruínas ou ruin bars, ou seja, antigos edifícios abandonados que foram “semi-restaurados” e transformados em bares estilosos. O mais popular é Szimpla Kert, mas é também um dos mais turísticos, por isso segue o nosso conselho e brinda com um Dréher em Akárium, Instant, Kőleves Kert ou Anker’t romkocsma.

rua de bares em Budapeste