A apenas 75 km de Madrid somos convidados a fazer uma viagem no tempo, direto à era medieval: bem-vindos a Toledo! Neste artigo contamos-te tudo o que poderás fazer se apenas contas com um dia para visitar a esta cidade. Prepara a mochila, põe a câmara fotográfica à tiracolo e não te esqueças do teu seguro de viagens IATI. Preparado para entrar nesta máquina do tempo?

vista panoramica de toledo

Toledo, uma viagem no tempo

A arquitetura de Toledo possui uma forte influência árabe, devido ao período que a cidade esteve sob domínio dos povos árabes. Caminhar pelas suas ruelas é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de conhecer a cidade!

Como chegar a Toledo?

É possível chegar a Toledo em transporte público, de carro ou contratando algum passeio turístico. O percurso de autocarro direto demora cerca de 1h e é a forma mais barata de chegar à cidade. Já o comboio de alta velocidade demora apenas 35 minutos desde Madrid-Puerta de Atocha até Toledo!

ruas de toledo à noite

Como visitar Toledo?

Toledo é uma cidade para ser passeada a pé, com tempo e desfrutando de cada recanto que encontramos no nosso caminho.

Outra boa opção é um passeio num autocarro turístico, do qual poderás subir e descer quantas vezes quiseres e que normalmente para em frente dos pontos turísticos. Além disso, o autocarro está equipado com áudio-guia em várias línguas, o que é importante para conhecer a história por trás de cada local ou monumento.

O que ver em Toledo?

Estação de Comboios

fachada lateral da estaçao de comboios

A Estação de Comboios de Toledo foi construída entre 1916 e 1920, em estilo Neoárabe. O salão principal está marcado por uma decoração impressionante, conservando a antiga bilheteira, belas pinturas, lustres e vitrais.

Miradouro Do Vale

toledo visto desde o miradouro do vale

Se alguma vez perguntares a um toledano quais são as melhores vistas sobre a cidade, esta vai ser a resposta! O Miradouro do Vale encontra-se no local perfeito e daqui poderás ver toda a cidade e os seus monumentos mais emblemáticos. Chegar a pé é um pouco difícil e demora uns 35 minutos (sempre a subir), mas o autocarro turístico tem uma paragem neste ponto!

Muros, portas e pontes

fachada exterior da porta de bisagra uma das entradas de toledo

Toledo é uma cidade-fortaleza, rodeada pelo Rio Tejo e por uma antiga muralha, pontilhada por pontes e antigas portas. Algumas destas, que merecem uma visita, são: a Ponte De San Martín, construída no século XIV, a Puerta del Sol, a Puerta de Bisagra e a Ponte de Alcantara.

Monastério de San Juan De Los Reyes

vista do mosteiro de sao joao dos reis em toledo

A construção deste mosteiro foi iniciada em 1477 e concluída em 1526. A estrutura do mosteiro e da igreja foram fortemente danificadas durante a guerra de independência espanhola, no início do século XIX, mas só começaram a ser restauradas algumas décadas mais tarde, sendo então entregues à Ordem Franciscana em 1954.

Santa María La Blanca – Antiga Sinagoga

entrada da antiga sinagoga de santa maria

Atualmente considerada um monumento nacional, esta sinagoga já assumiu diversos papeis ao longo dos seus quase nove séculos de história. No século XV, foi convertida numa igreja da Ordem Calatrava e, em meados do século XVI, passou a abrigar uma beataria para prostitutas arrependidas. No século XVIII, tornou-se o quartel da cidade e no início do século XIX foi entregue à Igreja Católica.

Igreja De São Tomé

campanario da igreja de sao tome em toledo

Após a conquista da cidade, no século XII, esta antiga mesquita foi convertida na Igreja de São Tomé. Apenas no século seguinte, devido à sua avançada deterioração, a igreja passou por extensas reformas. Como todos os monumentos referidos antes, também é possível visitar o seu interior pagando 3€ por pessoa.

Igreja de São Ildefonso Jesuitas

fachada principal da igreja dos jesuitas

Com mais de três séculos, a Igreja de São Ildefonso Jesuítas é a maior construção em estilo barroco da cidade. A sua torre atrai muitos visitantes, devido à admirável vista sobre a cidade. Podemos visitar o seu interior e subir à torre.

Termas Romanas

termas romanas de toledo

Além das visíveis marcas do domínio árabe, Toledo também apresenta traços remanescentes do Império Romano, entre os séculos I e II d.C. As termas romanas foram utilizadas até ao século VI e recordam a prosperidade que marcou a cidade neste período. A entrada é gratuita.

Alcázar De Toledo

vista panoramica de toledo com o alcazar em primeiro plano

Este palácio fortificado foi usado como residência real durante vários períodos ao longo dos últimos cinco séculos, para além de ser um ponto de resistência durante a guerra civil. Atualmente a entrada é gratuita e abriga a Biblioteca de Castilla-La Mancha e o Museu do Exército.

Palácio de Galiana

Às margens do Rio Tejo, o Palácio de Galiana foi construído no século XI pelo Rei Al Mamun, e recebeu este nome em homenagem à princesa muçulmana Galiana. A uma distância de aproximadamente 15 minutos a pé da estação de comboios, é uma boa visita para terminares o teu dia em Toledo, antes de voltares a Madrid.

Caso queiras visitar mais do que três monumentos, entre igrejas, mosteiro e sinagoga, em vez de comprares os bilhetes individualmente, é mais económico comprar a Pulseira Turística de Toledo, por 10€ por pessoa, que permite o acesso ao Real Colegio Doncellas Nobles, Monastério de San Juan De Los Reyes, Sinagoga Santa María La Blanca, Igreja de São Ildefonso Jesuitas, Igreja De São Tomé, Cristo de La Luz – Antiga Mesquita e à Igreja do Salvador.

Outros locais interessantes, que merecem uma visita são a Câmara de Toledo, a Catedral, a Plaza Zocodover, o Mercado San Agustin e os Jardines de la Vega! Para completar a visita, não te esqueças de experimentar o mazapán, um doce típico, feito de amêndoa, ovos e açúcar!

 

Autora: Amanda sem Fronteiras