Itália, como não se apaixonar pelas suas paisagens, pela sua gastronomia e pelas suas cidades cheias de história? É por isso que na Iati Seguros sugerimos que descubras tudo o que há para fazer em Florença, uma das mais belas cidades de Itália e o berço da Renascença.

O que fazer em Florença

  • Visita o Duomo e espanta-te com a sua cúpula: O Duomo levou 170 anos a construir, principalmente devido à complexidade da cúpula. Esta é a verdadeira jóia da catedral e, como tal, não podes perder a oportunidade de subir e olhar mais de perto para ela.

Cathedral of Santa Maria del Fiore em Florença

 

  • Sobe à Torre do Sino de Giotto (Campanile di Giotto) e descobre uma das melhores vistas da cidade: a torre do sino tem mais de 80 metros de altura e para a alcançares terás de subir uns notáveis 414 degraus. Nada demais!
  • Dá a volta ao Baptistério e descobre as Portas do Paraíso, uma das obras mais aclamadas da Renascença.
  • Entra na Basílica de Santa Croce, a maior igreja católica e franciscana do mundo. Está situada numa das praças mais atmosféricas de Florença, Piazza Santa Croce, e nas noites de Verão fica muito cheia!
  • Fica de queixo caído na Galeria Uffizi e faz uma visita guiada para veres a melhor coleção do mundo de pinturas renascentistas. Acolhe grande parte da colecção de arte da família Médici, que a doou à cidade na condição de que as obras nunca saiam de Florença.
  • Passeia de um lado ao outro da Ponte Vecchio. Esta é uma das coisas obrigatórias a fazer em Florença pela sua arquitetura e beleza, mas também pelo número de joalharias em ambos os lados da ponte.

Ponte Vecchio em Florença,

  • No passado, todas aquelas lojas onde hoje o luxo e o consumismo estão em exposição eram lojas de carne e peixe. Quando o corredor Vasariano foi construído sobre a ponte, ligando o Palácio Pitti com o Vecchio, decidiu-se dar mais prestígio à ponte e o comércio de animais foi proibido.
  • Descobre o maior edifício de Florença, o Palácio Pitti. Tal como os Uffizi, este palácio também pertenceu à família Médici e algumas das suas coleções de arte estão expostas no seu interior. Este complexo é composto por cinco museus e pelos imensos jardins Boboli.
  • Tirar uma fotografia do David original de Miguel Ângelo na Galleria dell’Academia. A magia desta obra de cinco metros de altura é que o artista só a esculpiu com a ajuda de um cinzel.
    Outra atividade a fazer em Florença é caminhar pela cidade na procura de réplicas da escultura. Um está na Piazza della Signoria e o outro na Piazzale Michelangelo.

sunset em florença

  • Visita a Piazza della Signoria, a antiga praça da cidade florentina. Na praça existem vários edifícios públicos, pelo que sempre foi um local de reuniões, festas, manifestações e sim, também de execuções.
    Nesta praça encontrarás dois dos lugares mais famosos de Florença: o Palazzo Vecchio e a Loggia della Signoria. A primeira foi concebida como a sede do governo da cidade e ainda funciona como tal. A Loggia é um espaço ao ar livre com esculturas da coleção Médici.
  • Quando se trata de coisas para fazer em Florença, subir pelo menos um dia para ver o pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo é uma obrigação. É, sem dúvida, o melhor ponto de vista da cidade e a atmosfera ao pôr-do-sol é imbatível. É verdade que normalmente está lotado de turistas, mas isso não significa que perca a sua magia – há espaço para todos!

Palazzo Vecchio em Florença

O que comer em Florença

  • Bistecca alla fiorentina com um bom vinho Chianti: Bistecca é um lombinho de vaca cortado bastante espesso e cozinhado na grelha. Só é adequado para verdadeiros amantes de carne porque uma bistecca pesa normalmente cerca de um quilo e é servida “mal-passada”. O vinho Chianti, por outro lado, é um dos vinhos tintos mais prestigiados na Toscana e no mundo.

 

  • Um tradicional aperitivi italiano: Em Florença é preciso passear pelas ruas de Oltrarno, deixar-se levar pelas suas pequenas livrarias, pelas suas praças animadas em dias de mercado e ter uma aperitivi antes do pôr-do-sol. O aperitivi é o homólogo italiano do pós-trabalho. Deixa o trabalho, pede um cocktail Aperol Spritz e desfruta de um buffet de pratos italianos. Consegues pensar num plano melhor para o fim da tarde?

 

  • Gelato italiano: Quando se está em Itália, é impossível não pensar em comer gelados. Em Florença, recomendamos-te que experimentes a Vivoli para gelados mais tradicionais. Na Cantina del Gelato, por outro lado, encontrarás sabores mais curiosos como por exemplo: queijo Gorgonzola e as nozes ou o queijo de cabra.

Catedral de Florença vista da Praça Miguel Ângelo

Consegues pensar em mais alguma coisa a fazer em Florença que não possamos perder? Utiliza a hashtag #iatipelomundo nas tuas fotografias e conta-nos! Mal podemos esperar para ver imagens de uma das mais belas e artísticas cidades da Europa!

Artigo escrito por Carla Llamas de La Maleta de Carla