Lagos de cores estranhas, lagos incrivelmente profundos e até mesmo lagos que estão dentro de um lago. Nesta lista apresentamos os 10 lagos mais famosos do mundo, graças às suas incríveis características.

Faz as malas, equipa-te com um bom seguro de viagem que te cubra nesta aventura e sai para desfrutar destes lugares únicos.

Os 10 lagos mais famosos do mundo

lago ness na escocia

Lago Ness

Quem nunca ouviu falar do Loch Ness, na Escócia, e de Nessy, o seu monstro particular, na forma de uma criatura aquática. Desde Fort Augustus até Inverness, vale a pena percorrê-lo parando nas dezenas de castelos e aldeias encantadoras.

Lago Malawi

Este lago do Grande Vale do Rift africano é uma delícia de águas cristalinas para os amantes da fauna e flora aquáticas, e nele convivem cerca de 600 espécies diferentes de peixes endémicos; muitos deles apresentam características de rápida evolução, o que faz com que o seu estudo seja muito interessante para a comunidade científica.

Lago Titicaca

lago titicaca

O Lago Titicaca está localizado entre o Peru e a Bolívia. É conhecido por ser o lago navegável mais alto do mundo, mas também tem muitas outras peculiaridades. O lado boliviano tem as Ilhas da Lua e do Sol (a maior neste vasto lago) e na sua parte peruana podes passear pelas Ilhas dos Uros, que são literalmente ilhas flutuantes de totora (um material semelhante ao junco). É claramente uma experiência muito peculiar.

Lago McDonald

lago mcdonaldEste lago com o nome de cadeia de fast food está localizado, como é óbvio, nos Estados Unidos, especificamente no estado do Nevada. A sua principal característica é que, através das suas águas claras, podes ver uma infinidade de pedras de todas as cores imagináveis. Não é em vão que é conhecido como o Lago das Mil Cores.

Lagoa Vermelha

Esta lagoa chilena atinge temperaturas de até cinquenta graus em alguns pontos e as suas águas são, como se pode deduzir pelo nome, de cor avermelhada. Acredita-se que essa tonalidade possa ser atribuída às pedras ou às algas localizadas nos seus pontos mais profundos. Os locais dão-lhe rasgos femininos e desempenha um papel importante nas lendas e superstições da área.

Lago Vitoria

lago vitoria africaLocalizado na África, entre a Tanzânia, o Uganda e o Quénia, é o segundo maior lago de água doce do mundo e a principal fonte do rio Nilo, recebendo este nome porque o seu descobridor era um explorador britânico que queria homenagear a sua rainha.

Lago Taal

Este curioso lago está localizado nas Filipinas, e a sua principal característica é o vulcão com o mesmo nome encontrado na sua parte central. Ao mesmo tempo, dentro da cratera do vulcão podemos ver outro lago, por isso pode dizer-se que é um lago dentro de outro lago. Como se não fosse curioso o suficiente, dentro desse lago há outra ilha vulcânica chamada Point com outro lago no seu interior.

Lago Baikal

lago baikalConhecido como “O Olho Azul da Sibéria”, o Baikal domina a Rússia. É o lago mais profundo do mundo e a sua capacidade vai-te deixar de boca aberta. Contém 20% de toda a água doce da Terra! Estima-se que, se as suas águas dessem de beber a toda a população do planeta, poderia fornecer água durante 40 anos. Está rodeado por um espetacular ambiente montanhoso e foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1996.

Lago Hillier

As águas deste lago localizadas na Austrália e rodeadas por exuberantes eucaliptos são completamente rosa. Isto acontece porque, dada a sua alta salinidade, poucas espécies sobrevivem nesta água, embora existam várias bactérias ricas em betacarotenos (como as cenouras) e outras que absorvem a luz realizando uma espécie de fotossíntese. Ambas são responsáveis ​​pela cor do lago, cuja água é perfeitamente potável.

Lagos de Plitvice

lagos de plitviceEste Parque Nacional da Croácia fascina qualquer um, seja no verão, quando ressaltam os seus verdes e turquesas, ou no inverno, quando a paisagem nevada maravilha qualquer um. Através de passarelas de madeira poderás caminhas pelas suas intermináveis cascatas ​​e, com alguma sorte, ver algum urso polar.

 

Qual destes lagos te parece mais bonito?

Relacionados