É seguro viajar para a Madeira? Muito provavelmente, se chegaste até aqui, sabes que esta ilha portuguesa é mundialmente conhecida pela beleza das suas paisagens e pela sua natureza exuberante. No entanto, questionas-te sobre a segurança para viajar para este destino, com a atual situação pandémica, correto?

Será, então, seguro viajar para a Madeira? Na IATI queremos ajudar-te a clarificar a informação existente, para que possas viajar informado e com toda a segurança. Continua a ler o artigo e vem descobrir.

casas tipicas de santana na ilha da madeira

 

O que diz o Turismo da Madeira?

Reunimos algumas informações que o Turismo da Madeira tem à disponibilização no seu website. Ora vê:

  • A Madeira, foi a primeira região de Portugal a ter um Plano de Contigência para infeções Emergentes e a desenvolver um documento de boas práticas;
  • Criaram uma plataforma online, madeirasafe.com para registo de todos os viajantes;
  • A Região Autónoma da Madeira (RAM) apresenta, atualmente, um quadro epidemiológico controlado, com uma baixa taxa de infeção e de casos ativos, conforme dados publicados pela Autoridade Regional de Saúde.
  • Madeira foi também eleito o destino mais seguro para visitar na Europa em 2o21.
Tem em atenção que este artigo foi escrito em junho de 2021 e que, entretanto, as condições podem-se alterar. Por isso, visita sempre as fontes oficiais para obteres a informação mais atualizada.

É seguro viajar para a Madeira apesar do coronavírus?

Para que todas as tuas dúvidas sejam esclarecidas, deixámos as respostas às perguntas mais frequentes. Para que saibas todas as informações antes de embarcar! Queremos que a tua viagem seja o mais tranquila e segura, possível.

– É necessário fazer teste ao covid?

Sim. Para entrar na Madeira tens que apresentar um teste PCR COVID-19 válido, efetuado até 72h antes do voo. Se preferires, também pode realizar o teste no aeroporto da Madeira, na área dedicada a tal. A única desvantagem é que tens de ficar em isolamento até saber o resultado do teste. Para além disso, é necessário o preenchimento e submissão do Inquérito Epidemiológico, nas 12 a 48 horas prévias ao embarque.

– É obrigatória a triagem térmica nos aeroportos da Região?

Sim. Mesmo com teste ao COVID-19 negativo, é obrigatória a verificação da temperatura.

– É verdade que o teste diagnóstico ao COVID-19 é gratuito para a Madeira?

Sim. Os testes podem ser realizados de forma gratuita, com os custos associados pelo Governo Regional, em Lisboa, Porto, Coimbra, Vila Real, Aveiro e Algarve. No entanto, é importante referir que, a partir de dia 1 de Julho de 2021, apenas vai ser necessário um teste rápido de antimónio (TRAg) invés do teste PCR. Estes também podem ser agendados de forma gratuita nos mesmos laboratórios identificados pelo Governo Regional.

– Quero ir à Madeira e depois seguir para Porto Santo, quais as regras aplicáveis nas viagens?

Tens de ser portador do teste TRAg, para SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado no período máximo de 48 horas anteriores ao embarque. Existem algumas excepções que podem ser consultadas no website da Região Autónoma da Madeira.

– Os cidadãos que desembarquem no aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo e do Porto Santo estão obrigados a confinamento obrigatório?

Se não fores portador do teste ao COVID-19 efetuado nas 72 horas prévias ao desembarque, terás que cumprir um confinamento obrigatório, por um período de 10 dias.

– É obrigatória a utilização de máscaras de proteção no interior de espaços comerciais?

Sim. É obrigatório a utilização de máscara de proteção em todos os setores comerciais, atividades económicas, nos transportes públicos e nas zonas de circulação dos centros comerciais. A ausência de máscara nos transportes públicos constitui uma contraordenação, punida com coima.

– Na piscina ou praia, também tenho que utilizar máscara?

Sim. A máscara deve ser usada quando circulas na zona balnear para entrada e saída. Para acesso aos balneários, casas de banho, bar e restaurante ou outras áreas comuns também é necessário o uso de máscara. Não necessitas de utilizar máscara para ir à água. Aplica-se tanto na praia como na piscina.

– Ao deslocar-me a pé pela rua, é necessário usar máscara?

Sim. À exceção para o convívio entre pessoas do mesmo agregado familiar.

– Quais os limites de circulação de pessoas atualmente em vigor?

A partir de 15 de junho é determinada a proibição da circulação na via pública entre as 01:00 hora e as 05:00 horas, a fim de garantir o dever geral de recolhimento domiciliário no período noturno.

Estas informações são válidas, pelo menos, até às 23:59 horas do dia 29 de junho de 2021.

Então, é realmente seguro?

Podemos concluir, que sim é seguro viajar para Madeira, tendo em conta todas as medidas adoptadas pelo Governo Regional da Madeira e claro, se cumprires todas estas mesmas medidas.

É importante salientar que deves ir consultando com frequência as medidas aplicadas ao destino, visto que estas podem sempre ser modificadas, mediante o aumento ou diminuição dos casos de infeção provocados pelo COVID-19.

Algumas dicas para viajar com tranquilidade para a Madeira

  • Aluga um carro, apesar de ser uma zona bem servida em transportes públicos, para aceder a determinados sítios é aconselhável um carro;
  • Traz sapatos confortáveis, há muitas subidas e descidas e recomenda-se sapatos rasos ou desportivos;
  • Protetor Solar! Não te esqueças, os raios solares na Madeira são mais intensos pelo que é super importante a utilização de um protetor solar;
  • Se fores às praias de calhau, leva sapatos. Sapatos de mergulho ou sandálias para evitar escorregar e te magoares;
  • No caso de chamares um táxi, verifica se o taxímetro está ligado, de maneira a evitar o “preço de turista”.
  • Faz um seguro de viagem. Com a nossa segurança não se brinca, ainda que a viagem à Madeira possa não ser uma longa estadia e sim apenas uma escapadinha, é importante viajar com seguro de viagem. Faz um seguro simples, que cubra despesas médicas e hospitalares, como é o caso do IATI Escapadinhas, um seguro de viagem mais completo tendo em conta a Covid-19. 

Para a tua segurança pessoal:

Ainda que Portugal seja um país muito seguro e no arquipélago da Madeira os níveis de segurança em geral não serem diferentes, é necessário ter sempre alguns cuidados:

  • Evita mostrar objetos de valor, ainda que seja seguro mais vale prevenir;
  • Evita locais isolados, à noite ou mal iluminados;
  • Tem em atenção o percurso pedestre Levada do Bom Sucesso, ainda que te possa despertar interesse, porque este foi retirado do guia do Funchal, devido a alguns acidentes que já lá aconteceram.

Com vontade de partir? Confere os nossos artigos de blog, sobre o que não podes mesmo perder na ilha da Madeira e o que achamos que precisas mesmo de visitar.  Ilha da Madeira – O que fazer na terra de Cristiano Ronaldo e O que ver na Madeira .

Já te dissemos que a Madeira é considerado o melhor destino insular do Mundo?

Uma vista bonita da Eira da Achada na Madeira

Concluímos que a Madeira é um sítio seguro para viajar, mas, como em todo o lado, as devidas precauções devem ser tomadas e a reserva de um seguro de viagem é sempre a opção mais cautelosa e acertada.

 

seguro de viagem para a madeira