A Ericeira é uma pequena vila piscatória a cerca de 50km a norte de Lisboa, em Portugal. Mas não te deixes enganar! Apesar de ser pequena tem muito para ver, fazer e comer. Diz a lenda que a vila deve o seu nome ao grande número de ouriços existentes na região.

Hoje levamos-te a descobrir esta vila de onde a família real portuguesa partiu para o exílio no Brasil a 5 de outubro de 1910 aquando da revolução republicana. Faz a mala, não te esqueças da prancha de surf nem de contratar um seguro de viagens e prepara-te para descobrir um dos paraísos para os amantes desta modalidade!

penhasco e mar de fundo

Descobre a Ericeira e tudo o que tem para oferecer!

Para além de todas as dicas que te vamos dar a seguir, não deixes de lado um bom passeio pelas ruas da vila da Ericeira, tanto durante o dia como à noite, e delicia-te com as suas típicas casinhas brancas e azuis.

O que ver na Ericeira

  • Igrejas e Capelas

Para quem gosta de visitar Igrejas e Capelas, aqui está no sítio certo. Há várias para conhecer. A Capela da Nossa Senhora da Boa Viagem, a Capela de São Sebastião, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro, e a Igreja de Santa Marta.

  • Pelourinho

Fica no Largo com o mesmo nome.

igreja caiada de branco com linhas azuis

  • Forte da Ericeira

Também conhecido como Forte de Milreu, Forte de São Pedro da Ericeira ou Forte de Mil Regos. Foi construído entre 1670 e 1675, e este lugar foi o escolhido para a construção do forte por se tratar do local ideal para defender o acesso marítimo à Ericeira e evitar também desembarques na baía de Ribeira D’Ilhas.

O que fazer na Ericeira

  • Surf

A Ericeira foi consagrada pela organização internacional “Save the Waves Coalition” como Reserva Mundial de Surf. Desde 14 de outubro de 2011 que é a única Reserva da Europa, e a segunda a nível mundial. Para esta consagração a organização teve em conta critérios como a qualidade e consistência das ondas, a história e cultura de surf local, a riqueza ambiental e a forte mobilização da comunidade. Mas se ainda não praticas surf e gostavas de aprender, tens também escolas de surf onde te podes estrear nesta modalidade.

estatua dedicada ao surf em fundo de ceu azul

  • Visitar o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira

Neste centro tens a oportunidade de viver uma experiência imersiva e de ficar a conhecer a biosfera e as sete ondas que fazem parte da Reserva (Pedra Branca, Reef, Ribeira D’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço). O Centro de interpretação está localizado no centro da vila, na Praça da República, mais conhecida por “jogo da bola”, e está integrado no Posto de Turismo da Ericeira.

  • Praia

Entrar no mar da Ericeira é para os fortes, ou seja, para aqueles que não têm medo de água fria. Sim aqui a água é mesmo muito fria, mas as praias são de uma beleza incrível e numa visita à vila, não pode faltar uma visita às praias. Das quais destacamos três. A Praia dos Pescadores, A Praia de Ribeira D’Ilhas e a Praia do Sul.

  • Discoteca Ouriço

Esta é das discotecas mais antigas do país, com cerca de 60 anos. A música é dos anos 80, 90 e 2000. A fachada do edifício é renovada com frequência.

  • Campeonato Mundial de Surf

É na praia de Ribeira D’Ilhas que tem lugar o Campeonato Mundial de Surf.

pessoa faz surf durante o campeonato mundial

  • Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem

Em Agosto a Ericeira veste-se de gala para celebrar a festa em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem.

  • Sumol Summer Fest

Mais um evento no qual participar no verão! O festival de música Sumol Summer Fest da Ericeira tem cada vez mais adeptos!

  • Jogo da Bola

É a praça principal da vila e onde se encontram várias lojas, esplanadas e gelatarias. O nome verdadeiro é Praça da República, mas todos a conhecem como “jogo da bola”.

praia da ericeira vista desde cima do penhasco

O que comer na Ericeira

  • Peixe e Marisco

Sendo uma vila piscatória aqui vais encontrar peixe e marisco fresco e da melhor qualidade. As opções de restaurantes e marisqueiras são várias, mas aconselhamos a Esplanada das Furnas, com uma localização privilegiada em cima das rochas e uma vista deslumbrante.

  • Ouriços Doces

São uma especialidade da Ericeira, e não podes ir à vila e não experimentar os ouriços doces da Casa da Fernanda.

  • Pão

Estamos no concelho de Mafra, conhecido também pelo famoso pão de Mafra.

  • Bowls

Chegaram também à Ericeira as famosas Nalu Bowls, vindas diretamente de Bali este é o primeiro franchising na Europa das famosas Bowls Balinesas. Uma refeição leve para quem está na praia.

ruas típicas da ericeira durante o dia

Se estás a pensar passar em Lisboa antes ou depois das tuas férias na Ericeira, não deixes de ler estes artigos que preparamos para ti sobre a capital portuguesa:

Autora: Sónia Justo, Lovely Lisbonner

Relacionados