Conhecer Lisboa é muito mais do que ir a uma casa de fados ou comer Pastéis de Belém, os famosos pastéis de nata. Hoje mostramos uma Lisboa diferente do tipicamente turístico, com 5 experiências diferentes que podes ter na capital portuguesa.

Lisboa é considerada uma das cidades mais seguras da Europa. Mas não é por isso que deves descuidar a tua segurança, e na IATI seguros temos sempre o melhor seguro de viagens online para ti. E adequado ao tipo de viagem que vais fazer.

ponte 25 de abril ao anoitecer

5 experiências diferentes para viver em Lisboa

Andar num Transporte Anfíbio

transporte anfibio no rio tejo em lisboa

Sim leram bem, é possível fazer um passeio por Lisboa num transporte anfíbio. Vais ter a oportunidade de conhecer Lisboa por terra e por rio, sem te levantares do teu lugar durante todo o percurso. Neste caso no Rio Tejo e pelas ruas da cidade de Lisboa. É o HippoTrip.

O local de partida e chegada é a Doca de Santo Amaro em Alcântara, na Associação Naval de Lisboa. O passeio tem a duração de 90 minutos dos quais cerca de 25 são passados no Rio Tejo.

O trajeto inclui a passagem pela Praça do Comércio, Praça Marquês de Pombal, Jardim da Estrela, Museu da eletricidade e Mosteiro de Jerónimos. Na Doca do Bom Sucesso em Belém entra no Rio Tejo, e a partir do Rio passamos pelo Padrão dos Descobrimentos, pela Torre de Belém, pela Torre VTS e no Centro náutico de Algés voltamos a terra até à Doca de Santo Amaro.

Vivenciar o Terramoto de 1755

praça do comercio e cartaz na entrada do lisboa story centreNo Lisboa Story Centre, através de uma experiência sensorial e imersiva vais ter a possibilidade de sentir o que se passou na manha de 01 de novembro de 1755, quando um terramoto abalou e destruiu a cidade de Lisboa.

No Terreiro do Paço, entre os nºs 78 a 81 vais conhecer a história da cidade de Lisboa de forma cronológica, e vais ficar a par dos acontecimentos mais marcantes da cidade ao longo de várias épocas até aos dias de hoje. Sempre fiel ao rigor histórico.

Passear numa antiga Fábrica desativada – LX Factory

grafitti de abelha no lxfactory

 

São inúmeras as atividades que se podem fazer dentro da LX Factory. Almoçar, jantar, dançar, fazer compras, workshop, ou até mesmo ficar alojado num hostel ou trabalhar num espaço de co-work. Sim podes fazer tudo isto na LX Factory, uma antiga fábrica desativada.

Já imaginaste almoçar num restaurante que foi uma tipografia e onde as antigas máquinas estão ao teu lado? Aqui é Possível, no restaurante Malaca Too, que aconselhamos vivamente. Este também é um restaurante muito peculiar, porque para além das máquinas, a entrada é feita através da livraria Ler Devagar. Também esta digna de visita.

Todos os domingos entre as 10h e as 18h acontece o LxMarket, um mercado de rua dentro dos portões da antiga fábrica. Fica no Nº103 da Rua Rodrigues Faria, em Alcântara.

Em 1846 instala-se neste local a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, e mais tarde deu lugar a outras empresas, tais como a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, a tipografia Anuário Comercial de Portugal e a Gráfica Mirandela. O espaço esteve alguns anos abandonado e em 2008 surgiu como um pólo de arte e cultura urbana, já tendo sido considerada uma das melhores fábricas ressuscitadas da Europa.

Subir a um dos Pilares da Ponte 25 de abril

pilar 7 da ponte 25 de abril

Na ponte sobre o rio Tejo é possível ter a Experiência do Pilar 7. Esta experiência consiste em subir a um dos pilares da Ponte 25 de Abril em Alcântara, e ver Lisboa através de um miradouro todo em vidro, mesmo ao lado do tabuleiro da ponte. Mas a experiência é muito mais do que isto. É uma experiência interativa, onde ficamos a conhecer a história da ponte e onde temos acesso a áreas que habitualmente estão vedadas ao público.

Visitar a Feira da Ladra

vendedores na feira da ladraE para terminar não podes deixar de visitar o mais antigo mercado de Lisboa, que ainda existe atualmente. Aqui encontramos um pouco de tudo, desde velharias a antiguidades. Roupas, brinquedos e tudo o que se consiga imaginar. É um mercado essencialmente de coisas usadas e em segunda mão.

Acontece todos os sábados e terças-feiras, no Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente de Fora, perto do Panteão Nacional.

E se ainda não conheces Lisboa e queres visitar os locais mais conhecidos, recomendamos-te este artigo sobre as 10 experiências típicas da capital portuguesa, assim como este outro sobre as festas de Santo António em Lisboa.

Autora: Sónia Justo, Lovely Lisbonner

Relacionados