Portugal é um país de grandes batalhas e tradições, e para conheceres melhor um pouco da história do nosso país, a IATI viaja contigo por quatro castelos emblemáticos. De norte a sul, existem cidades medievais lindíssimas e que vais adorar explorar.

Parte à descoberta numa roadtrip, sozinho ou com os teus amigos, mas não te esqueças de contratar o teu seguro de viagem para desfrutares das tuas férias, sempre protegido!

Castelo de Guimarães – Guimarães

vista do castelo de guimaraes e dos jardins que o rodeiam

Este é o castelo mais emblemático de Portugal, pois foi aqui que o país nasceu! Em meados do Século X, após a morte do Conde Hermenegildo, Mumadona Dias assume o governo do condado portucalense e ordena a construção do Mosteiro de Santa Maria, na parte baixa da cidade, e de um castelo (construído entre o ano de 950 e 957) para o defender, este no ponto mais alto. Este castelo tinha como função, defender o mosteiro e a comunidade cristã dos constantes ataques dos mouros. Nas suas proximidades, deves também conhecer o Paço dos Duques de Bragança e a Capela de São Miguel do Castelo onde dizem ter sido batizado o primeiro rei de Portugal.

Actualmente, o centro histórico da cidade é um lugar que não deves deixar de conhecer. Considerado pela UNESCO como Património da Humanidade, caminhar pelas ruas estreitas da cidade é quase uma viagem no tempo. Aproveita a visita a Guimarães para conhecer o Largo da Oliveira, a rua de Santa Maria, a Praça de Santiago, o Largo do Toural, a Igreja da Nossa Sra da Consolação e Santos Passos e o Santuário da Penha, onde poderás contemplar um fantástico pôr do sol!

Castelo de Santa Maria da Feira – Santa Maria da Feira

vista do castelo de santa maria da feira e dos jardins que o rodeiam

Este castelo é um dos mais ilustres castelos portugueses pois, com uma estrutura estrategicamente defensiva teve um papel basilar na batalha de São Mamede, em 1128, quando Pêro Gonçalves de Marnel apoiou D. Afonso Henriques na batalha contra D. Teresa e o conde de Trava.

Uma das melhores alturas para visitar a cidade é nas primeiras semanas de agosto, quando se realiza a famosa “Viagem Medieval em terras de Santa Maria” e toda a cidade se transforma numa incrível cidade medieval durante 15 dias.

Aproveita também para conhecer o centro histórico, a Igreja Matriz e Igreja da Misericórdia, o Museu Convento dos Loios, o Castro de Romariz, o Parque das Ribeiras do rio Uíma, os Jardins do Europarque e Praia fluvial da Mâmoa.

Se gostas de praia, podes aproveitar a proximidade de Santa Maria da Feira com algumas das melhores praias do pais, para dar uns mergulhos na Praia de Esmoriz ou de Espinho.

Castelo de Mouros – Sintra

vista do castelo dos mouros em sintra e dos jardins que o rodeiam

Com uma construção irregular, esta fortificação militar localizada na vila de Sintra, foi construída após os muçulmanos finalizarem a conquista da península ibérica. A partir das suas muralhas é possível admirar o Palácio da Pena e desfrutar de uma paisagem incrível que se estende até ao oceano Atlântico.

Nas redondezas do Castelo de Mouro visita a Vila de Sintra e o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio da Pena e o seu parque verdejante, o Chalet da Condessa d’Edla, o Palácio de Monserrate, o Museu da História Natural de Sintra, a Quinta da Regaleira e o Convento dos Capuchos!

Podes estender a tua visita até ao Cabo da Roca e ainda explorar a Praia da Ursa.

Castelo do Marvão – Marvão

vista panoramica do castelo do marvao

Situado no ponto mais alto da Serra de São Mamede, pensa-se que estas terras já eram ocupadas na pré-história e mais tarde pelos romanos, devido à proximidade com uma via romana que atravessa o rio Sever. Na sequência da conquista de Alcácer do Sal, D. Afonso Henriques terá conquistado este castelo aos mouros por volta de 1166.

A melhor forma de conheceres uma das mais bonitas vilas de Portugal é percorreres a pé as suas ruas estreitas repletas de construções típicas alentejanas, sobe as suas muralhas para apreciares a vista panorâmica e visita o Museu Municipal, instalado na antiga Igreja de Santa Maria.

Após a tua visita a Marvão, explora também a Cidade Romana de Ammaia, uma antiga cidade em ruínas, descoberta apenas no século passado e que ainda hoje se encontra a ser investigada por cientistas de todo o mundo. Nas proximidades, podes ainda conhecer Castelo de Vide, Elvas e Portalegre.

 

Autor: Gato Vadio Blog

Conteúdo Relacionado