Portugal é conhecido pelas suas belíssimas praias ao longo da costa, no entanto, no seu interior, está repleto de praias fluviais rodeadas de natureza e ar puro. Por isso, o objetivo deste é artigo é dar-lhe a conhecer as 7 melhores praias fluviais da zona Centro de Portugal.

Estes pequenos paraísos, muitas das vezes desconhecidos até mesmo pelos próprios residentes do país, são a opção ideal para quem quer evitar aglomerados de pessoas e o “típico trânsito” até ao local.

Por outras palavras, se procura tranquilidade, ar fresco e paisagens naturais únicas com águas cristalinas, está no sítio certo!

Assim, a IATI Seguros vai revelara-lhe as melhores praias fluviais que tem de visitar na região Centro na época de verão.

Praia fluvial de Poço da Corga

A praia fluvial de Poço da Corga é o local ideal para quem procura tranquilidade e contacto com a natureza. Situada a 10 minutos de Castanheira de Perâ, este maravilhoso local é contemplado pela paisagem verde da Serra da Lousã.

Contudo, são as águas correntes, limpas e cristalinas e o verde que a rodeia, que torna esta praia tão especial. De facto, o Poço da Corga reune todas as condições necessárias para passar um ótima dia em família ou com amigos.

Melhor dizendo, esta praia oferece não só ótimas condições sanitárias, como também tem acesso pedonal e uma rampa para pessoas com mobilidade reduzida. É segura e vigiada por um nadador-salvador.

Para além disso, ainda conta com um parque de merendas, um restaurante e uma zona verde de relva, onde pode também usufruir de um belo piquenique.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Além disso, se tiver interesse em saber mais sobre esta maravilhosa praia, pode aceder a página da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra.

Praia fluvial da Senhora da Piedade

A praia fluvial da Senhora da Piedade, uma das melhores praias fluviais da zona Centro, localiza-se na ribeira de S.João, no meio da Serra da Lousã. Pertence ao conjunto de praias que fazem parte das famosas Aldeias de Xisto.

Uma vez que tudo em seu redor é feito de xisto, esta praia fluvial destaca-se pela sua beleza natural.

Além do mais, esta praia ainda traz uma surpresa! Um agradável baloiço de madeira escondido por entre a natureza. Dedicado tanto para adultos como para crianças, esta atração pode ser difícil de alcançar, uma vez que existem apenas dois caminhos possíveis: um pelas pedras e o outro pela água.

Contudo, nos dias de muito calor e principalmente ao fim de semana, convém ir cedo para conseguir arranjar uma sombra, pois por vezes, ao chegar muito tarde, pode não ter mais opção de escolha.

A praia reúne todas as condições sanitárias e dispões de balneários com chuveiro e casas de banho, bem como acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Para além disso, tem um bar com esplanada.

Concluindo, esta belíssima praia fluvial é segura e vigiada por um nadador-salvador. Tem Bandeira Azul e é classificada como Praia Acessível.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Praia fluvial da Louçainha

Esta belíssima praia localiza-se no concelho de Penela, no meio da serra do Espinhal. No entanto, a praia da Louçainha é das mais conhecidas da região, e nos meses de verão costuma ficar bastante lotada.

Aqui pode encontrar um restaurante panorâmico e um parque de merendas para fazer as suas refeições. Este refúgio fluvial, é dotado de uma piscina natural, uma paisagem deslumbrante e ótimas condições ambientais.

Os acessos a esta praia são bastante fáceis, uma vez que possui acesso a pessoas com mobilidade reduzida e estacionamento gratuito. Esta praia possui também uma zona de saltos para os adultos e uma zona acessível para as crianças, onde estas conseguem brincar em segurança. Mas não esteja preocupado com a zona de saltos, pois esta praia possui vigilância por nadadores-salvadores.

Para além de reunir boas condições sanitárias, com Wc e Balneários com chuveiro, este local maravilhoso, é classificado como Praia Acessível, atribuindo-lhe assim a Bandeira Azul.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Praia fluvial de Foz D’Égua

Localizada na serra do Açor, perto da Aldeia de Piódão, esta praia é banhada pelas ribeira de Piódão e Chãs D’Égua, formando uma piscina natural. Está também inserida nas Aldeias de Xisto.

A praia fluvial de Foz d’Égua é conhecida pelas águas límpidas e frescas e foi graças à construção do açude, que foi possível criar a praia. Tem um bar, WC, um parque de merendas para fazer piqueniques com a sua família e amigos, e todas as condições de segurança.

Se quiser aproveitar para fazer percursos pedestres está é a praia certa, conheça a Rota das Aldeias Históricas.

No entanto, os acessos pedonais não são fáceis, uma vez que a aldeia é um ponto turístico relevante no país. Outro conselho importante é que quem tem crianças pequenas, deve ter cuidado pois as águas são bastante profundas.

É importante referir também que esta praia só está apta para a época balnear no final de Junho.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Praia fluvial das Fragas de São Simão

A Praia Fluvial das Fragas de São Simão situa-se no concelho de Figueiró dos Vinhos, perto da aldeia de Casal de São Simão.

É o melhor local para se contemplar tudo o que a natureza tem para oferecer, a água é cristalina e a cor verde envolvente que nela predomina, faz esta praia uma das 7 melhores praias fluviais do Centro de Portugal.

As cascatas deste praia fluvial tornam-na muito especial e o espaço ao seu redor está muito bem preservado. Tem nadador-salvador e um bar com WC.

No entanto, para aceder a este local tem apenas duas maneiras possíveis: através do miradouro ou pela aldeia de São Simão. Para descer a encosta pode fazê-los pelos passadiços de madeira (através do miradouro) e aproveitar para usufriar da sua vista única e de natureza quase intacta.

Para quem tem interesse em visitar esta praia, é aconselhável ir cedo, uma vez que é uma paragem obrigatório para muitos turistas. Contudo, as Fragas de São Simão não possuem uma grande zona de areal para se instalar, podendo acabar por ter de ficar alojado em cima dos enormes pedregulhos.

Esta, é uma das praias fluviais mais bonitas da zona Centro de Portugal.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Praia Fluvial de Loriga

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela e banhada pela ribeira de Loriga, é considerada uma praia de Ouro, Bandeira Azul e Praia Acessível, e claro, uma das 7 melhores praias fluviais do Centro de Portugal.

As suas águas são puras e cristalinas, no entanto é preciso ter cuidado, pois esta praia é a única praia portuguesa situada num vale glaciário, o que torna as suas águas mais frias.

A praia possui balneários, WC e bar, parque de merendas para que possa usufruir das suas refeições em família ou com amigos e um parque infantil para as suas crianças brincarem.

Por outro lado, os acessos a esta praia não são fáceis, uma vez que o estacionamento é um pouco reduzido. É também importante salientar que se quiser encontrar uma sombra, convém ir cedo, pois esta belíssima praia, tem tendência a estar bastante lotada.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Praia fluvial do Vale do Rossim

E quem não deseja tomar um banho na praia fluvial mais alta de Portugal? A praia fluvial do Vale do Rossim, localizada nas Penhas Douradas, está a 1400 metros de altitude.

A construção da barragem de Vale do Rossim, possibilitou a criação desta praia,  formada por uma lagoa artificial. Está inserida na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela.

Este é o local ideal para crianças e adultos com espírito de aventura e que procuram tranquilidade e uma paisagem imperdível. Este praia é bonita em qualquer altura do ano, no inverno a lagoa congela e no verão regressa à sua beleza natural com águas límpidas.

É possível fazer canoagem, andar de gaivota e quem procura fazer caminhadas este é o local indicado! Também pode fazer piqueniques enquanto relaxa e desfruta deste ambiente selvagem.

Classificada pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) como praia de Qualidade de Ouro,  possui um restaurante e bar de apoio com WC.

Perto dela pode encontrar um maravilhoso espaço para ficar instalado e passar um fim de semana em sossego, o Eco Resort.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Praia Fluvial de Fróia

Por último, na lista das 7 melhores praias fluviais do Centro de Portugal, mas não menos importante, tem de visitar a praia fluvial de Fróia. Localiza-se no concelho de Proença-a-Nova, perto da vila de Sobreira Formosa.

Situada num vale, destaca-se pelo água limpa e cristalina da ribeira de Fróia. Este local proporciona o ambiente perfeito para desfrutar da frescura e natureza. Indicado para passar férias em família, com um restaurante com WC e um parque de merendas muito agradável.

Pode fazer caminhadas pelo percurso pedestre localizado ao longo da ribeira, mas se preferir algo mais ativo, junto à praia tem um Centro de BTT, onde pode contemplar as paisagens da zona de bicicleta.

Pelo 8ºano consecutivo, esta praia fluvial foi considerara pela Quercus, de Qualidade de Ouro. Se quiser saber mais leia esta notícia.

Para saber informação mais detalhada sobre a praia fluvial de Fróia, pode também visitar a página do Município de Proença-a-Nova.

Deste modo, para chegar até lá, basta colocar a localização presente neste mapa.

Ansioso por visitar estas magníficas praias?