Viajar para os Estados Unidos sempre esteve na moda. Devido à sua variedade de paisagens e cidades, atrai todo o tipo de viajantes, desde os mochileiros mais aventureiros até às famílias que o percorrem de carro de este a oeste.

No entanto, viajar para os Estados Unidos não é como ir a qualquer outro destino no que se refere à documentação. Há mais de dez anos que é necessário fazer uma planificação prévia à viagem, sobretudo para não termos imprevistos em termos de segurança que compliquem os nossos planos.

E não te esqueças que na IATI temos seguros de viagem especiais para famílias e mochileiros, com cobertura médica até 200.000€.

Passaporte – Visto – ESTA – Que documentos para viajar para os Estados Unidos preciso?

passaporte português para viajar

Passaporte

 É obrigatório e deve estar em ordem. Para poderes viajar tem de ter uma vigência de pelo menos 6 meses desde a data de início da viagem, pois quando entras no país por turismo é-te dada uma autorização de permanência de 6 meses e o passaporte deve cobrir esses meses, ainda que a tua estadia seja de menos tempo.

Visto

Podes viajar para os Estados Unidos sem visto para viagens de turismo até um máximo de 90 dias. De qualquer forma, e para evitar problemas pois são muito estritos, é melhor levar os bilhetes de ida e de volta como prova, já que os agentes do Serviço de Imigração dos aeroportos dos Estados Unidos fazem interrogatórios individuais a cada viajante.

No caso de quereres estudar ou trabalhar nos Estados Unidos, ou se vais por um período de tempo superior a 3 meses, vais precisar de visto e podes solicitá-lo em:  https://usvisa-info.com/

Preciso de visto para viajar para os Estados Unidos?

O Visa Waiver, ou em português, o Programa de Isenção de Visto autoriza a entrada nos Estados Unidos sem necessidade de visto aos cidadãos de 38 países.

documentos para viajar para os estados unidos

Este programa permite aos portugueses entrar nos Estados Unidos sem visto, com uma estância máxima de 90 dias. Apenas é necessário preencher um formulário chamado (ESTA), que é a autorização que devem pedir os turistas.

O formulário (ESTA) é solicitado através da internet ao Governo Americano ou ligando para o número 703-439-2364 se estiveres nos Estados Unidos.

O formulário é fácil de preencher e em 15 minutos estará pronto. Tens também de pagar taxas pela gestão que são de 4 dólares depois de preencher o formulário e mais 10 dólares quando este for aprovado.

passos para pedir o ESTA

É importante ter o passaporte em vigor e o pagamento poderá ser realizado utilizando cartões de crédito VISA, MasterCard, Discover ou American Express ou uma conta de Paypal.

ESTA

Electronic System for Travel Authorization. É uma autorização para viajar para os Estados Unidos parecida com o visto, que deves pedir por internet e de forma antecipada nesta página https://esta.cbp.dhs.gov/esta/application.html. O custo é de 14 dólares.

É obrigatório viajar com o ESTA para os Estados Unidos se a tua nacionalidade é de Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, República de Malta, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Holanda, Nova Zelândia e Noruega.

O formulário é fácil de preencher e não deve demorar mais de 15 minutos. Deves pagar uma taxa de gestão de 4 dólares e mais 10 dólares assim que o teu pedido for aprovado.

Importante saber que tens de ter o passaporte em vigor e que as taxas só podem ser pagas com cartão de crédito VISA, MasterCard, Discover ou American Express.

Aqui fica um video de 2 minutos (em Espanhol) sobre como conseguir o ESTA:

ESTA para viajar para os Estados Unidos: O que é e como o consegues

Vacinas

Em princípio, não faz falta nenhuma vacina para viajar para os Estados Unidos.

Seguro de viagem

Se há alguma coisa da qual os Estados Unidos se podem vangloriar é de terem um sistema de saúde excelente, mas que não é gratuito e ir ao médico pode supor um desembolso económico muito elevado. É por este motivo que é altamente recomendável viajar aos Estados Unidos com um seguro de viagem, para o caso de acontecer algum problema inesperado. Para que tenhas ideia dos custos, uma simples operação a uma apendicite pode custar 40 mil euros. Escrevemos um artigo específico sobre o seguro de viagem para os Estados Unidos.

Relembramos também que temos seguros especiais para famílias e mochileiros, e coberturas médicas de até 100 000€.

melhor seguro para viajar para os estados unidos

Esta é a informação imprescindível que deves ter se tens intenção de viajar para os Estados Unidos. Se quiseres saber mais, podes visitar a página da embaixada dos Estados Unidos em Portugal ou a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esperemos que este artigo sobre os documentos para viajar para os Estados Unidos te seja útil.

Já sabes, se partires uma perna ou tiveres uma apendicite, um enfarte ou o teu voo te deixar em terra, estaremos sempre aqui para te ajudar. Por esse motivo recomendamos que contrates um seguro connosco, porque não há nada como viajar tranquilo para desfrutar ao máximo da viagem.

 

Agora que já conheces todos os documentos para viajar para os Estados Unidos e o processo, recomendamos-te os seguintes artigos sobre o país:

A IATI deseja-te uma BOA VIAGEM.

Relacionados