Quais são agora os requisitos para viajar para o Nepal? Quais são os documentos mais importantes que precisas de levar contigo? Na IATI, apaixonados por este país asiático, vamos dizer-te tudo o que precisas de saber para que não tenhas quaisquer problemas ao entrar neste país. Além disso, vamos contar-te sobre a situação causada pela covid-19, a abertura das fronteiras e os requisitos para viajar para o Nepal.
Continua a ler para descobrires quais os documentos e requisitos para viajar para o Nepal em 2023.
Contents
- 1 Viajar para o Nepal e covid-19, é possível viajar de Portugal em 2023?
- 2 Seguro de viagem para o Nepal, um documento essencial
- 3 Documentos para viajar para o Nepal
- 4 Requisitos para viajar de Portugal para o Nepal apesar da Covid-19
- 5 Existem vacinas obrigatórias para viajar para o Nepal?
- 6 Registo de viajante para o Nepal
- 7 Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar para o Nepal
Viajar para o Nepal e covid-19, é possível viajar de Portugal em 2023?
Devido à covid-19, o Nepal estava a abrir e a fechar as suas fronteiras ao turismo, estabelecendo mais ou menos requisitos de entrada. Durante um bom período de tempo, o país permitiu a entrada a estrangeiros, mas estes tiveram de fazer quarentena, o que não o tornou muito apelativo. No entanto, desde 10 de Março de 2022, viajar para o Nepal tornou-se muito mais fácil.
Iremos entrar em mais pormenor na secção abaixo, os requisitos para viajar para o Nepal incluem agora, para além dos habituais, a necessidade de mostrar o teu certificado de vacinação covid-19 (deve ter a agenda completa e provar que passaram pelo menos 14 dias desde a última dose) e preencher um formulário online. Se não estiveres vacinado, ainda podes viajar, embora necessites de fazer um PCR antes.
O que vais encontrar se decidires viajar para o Nepal agora?
A situação do covid-19 no Nepal parece estar bem controlada, com taxas de infeção diárias inferiores a 10. Contudo, é sempre aconselhável viajar com cautela, pois os casos podem não ser acompanhados de perto.
Quanto à vacinação, embora tenha começado um pouco devagar devido à escassez de doses, já foram administradas mais de 60 milhões de vacinas, o que significa que 80% da população nepalesa está totalmente vacinada. De acordo com a última declaração do Ministro da saúde, quase 90% da população elegível já foi vacinada com 2 doses.
Se viajares agora para o Nepal, encontrarás um clima quase normal. Com a queda na taxa de infeção, as restrições desapareceram.
Seguro de viagem para o Nepal, um documento essencial
O Ministério dos Negócios Estrangeiros é muito claro nas suas recomendações de viagem: “A rede sanitária é muito deficiente. Os cuidados médicos ocidentais são caros, sendo normalmente exigido que o pagamento seja feito de imediato. É aconselhável a subscrição de um seguro de viagem que inclua situações de emergência, repatriamento para Portugal e resgate aéreo, se tencionar fazer montanhismo”.
Além disso, o bom senso e a situação médica atual tornam essencial que sejas acompanhado pelo melhor seguro para o Nepal. O IATI Mochileiro é o teu fiel companheiro de viagem nesta aventura. É uma apólice especialmente concebida para viajantes todo-o-terreno como tu, que querem explorar cidades, mas que também querem praticar desportos de aventura. No caso do Nepal, isto é ainda mais importante.
O IATI Mochileiro cobre a prática de desportos de aventura e no caso do trekking é o único seguro no mercado que estará lá para ti se tiveres um acidente até 5.400 metros de altitude. Por outras palavras, serás atendido até no cobiçado Campo Base do Everest, mesmo que tenhas de ser transferido de helicóptero ou repatriado para Portugal num avião médico. O MNE é muito claro e assinala que, na ausência de seguro, o Estado português não é responsável pelas despesas incorridas, que não são normalmente poucas.
O IATI Mochileiro oferece também uma cobertura de despesas médicas até 500.000 euros, que também te protegem em caso de infeção por covid-19. Por outras palavras, também estaremos ao teu lado se tiveres de permanecer em quarentena, se fores hospitalizado ou se tiveres de te submeter a um PCR por prescrição médica. Contrata já o teu seguro e viajem com a IATI:
Documentos para viajar para o Nepal
Em situações normais, não há muitos documentos para viajar de Portugal como turista para o Nepal. Um em particular: um passaporte válido por pelo menos 6 meses. Isto porque os portugueses podem tirar partido do sistema de Visto de Chegada se o objetivo for o turismo.
No entanto, devido à situação causada pelo covid-19, existem agora outros requisitos para viajar para o Nepal. Iremos abordá-los mais detalhadamente a seguir.
É necessário visto para viajar para o Nepal?
Sim, os portugueses precisam de um visto para viajar para o Nepal. Contudo, se estiveres a viajar como turista, não será muito difícil obteres um, uma vez que pode ser feito no aeroporto obtendo o chamado “visto à chegada“. O processo é o seguinte:
- Passo 1: preenche o “Cartão de Chegada” que te será dado no avião e depois faz um registo online através das máquinas no aeroporto de chegada. Aqui terás a tua fotografia tirada e terás de indicar quanto tempo vais permanecer no Nepal, uma vez que o preço dependerá disso. Terás também de digitalizar o teu passaporte. Se quiseres saltar esta etapa, podes também fazê-lo online com antecedência neste link.
- Passo 2: Pagar e obter o visto. O custo depende do número de dias que pretendes ficar no Nepal. A partir de hoje custa 30 USD para até 15 dias, 50 USD para até 30 dias e 125 USD para até 90 dias. O visto do Nepal é gratuito para crianças com idade inferior a 10 anos. As autoridades nepalesas aconselham o transporte de dinheiro, e o pagamento pode ser feito em várias moedas (não em rupias indianas), embora exista também uma casa de câmbio. Guarda sempre o recibo.
- Passo 3: Dirije-te ao balcão de imigração com o formulário preenchido, o recibo e o teu passaporte. O funcionário da imigração irá carimbar o visto no passaporte.
Posso solicitar o visto antes da viagem?
Se por qualquer razão, ou porque não queres esperar em filas à chegada, podes solicitar um visto de turista na Embaixada do Nepal em Lisboa. Nota que este será válido para entrada por um período máximo de 6 meses a partir da data de emissão.
Trata-se de um visto de múltiplas entradas. Além disto, pode ser prorrogado no Departamento de Imigração em Katmandu ou no Gabinete de Imigração em Pokhara por um total máximo de 150 dias de visto num ano civil (Janeiro-Dezembro).
Se o seu objetivo de viagem for outro que não turismo, é melhor verificares com uma embaixada ou consulado nepalês se necessitas de solicitar outro visto no país.
Requisitos para viajar de Portugal para o Nepal apesar da Covid-19
Devido à melhoria da situação da covid-19 no Nepal, é possível viajar como turista. Mesmo assim, deves ter em conta que são necessários mais documentos para viajar para o Nepal do que antes do aparecimento da pandemia. Por conseguinte, atualmente, os documentos necessários para entrar no país para os viajantes que foram vacinados contra a covid-19 são:
- Certificado de vacinação que mostre que foste vacinado contra o coronavírus com o calendário completo de vacinação e que decorreram pelo menos 14 dias desde a última dose. Um calendário completo é considerado como tendo 2 doses ou 1 no caso da vacina Janssen. O Nepal não considera a vacinação como “expirada” se tiverem decorrido mais de 270 dias desde a última dose.
- Cópia em papel do Formulário Online do Viajante Internacional, podes fazer isto através deste link.
- Passaporte válido por pelo menos 6 meses.
- “Visto à chegada“. Como mencionado acima, este visto é obtido no aeroporto. Se não fores fazer turismo, deves solicitar o visto relevante na embaixada ou consulado competente.
As crianças com menos de 5 anos de idade não necessitam de ser vacinadas ou de fazer um teste PCR ou antigéneo. As crianças e adolescentes entre os 5 e 18 anos de idade que não estejam vacinados devem fazer um teste PCR nas 72 horas que antecedem o voo.
Requisitos e documentos para viajar para o Nepal se não estiveres vacinado contra a covid-19
Se não estiveres vacinado contra a covid-19 ou não tiveres o calendário completo de vacinação, deves estar ciente dos seguintes requisitos para viajar para o Nepal:
- Fazer um teste PCR nas 72 horas anteriores à partida para o Nepal. Os testes Gene Expert e True NAAT também são aceites.
- Cópia em papel do Formulário Online do Viajante Internacional, podes fazê-lo através deste link.
- Passaporte válido por pelo menos 6 meses.
- Pedir o “visto à chegada” à chegada no aeroporto.
Podes ver que os requisitos para viajar para o Nepal são mais rigorosos se não estiveres vacinado contra a covid-19. Caso se verifique alguma alteração em algum momento, atualizaremos este artigo.
Para além de todos estes documentos, recomendamos que leves contigo a melhor apólice de seguro de viagem para o Nepal. Se isto era importante antes, é essencial agora:
É necessário PCR para viajar para o Nepal?
O teste PCR é um requisito para viajar ao Nepal se não estiveres vacinado contra a covid-19. Neste caso, deves ser vacinado até 72 horas antes do voo. As crianças com menos de 5 anos de idade estão isentas. Também são aceites os testes Gene Expert e True NAAT. Os testes antigénios não são válidos.
Requisitos para regressar do Nepal a Portugal
Desde outubro de 2022, já não há requisitos para regressar a Portugal a partir do estrangeiro.
Existem vacinas obrigatórias para viajar para o Nepal?
A única vacina necessária para viajar para o Nepal é a vacina contra a febre amarela para aqueles que vêm de áreas infetadas. Portugal não é uma área endémica para esta doença, mas alguns países da América Latina e África são, pelo que se vais transitar a partir destes países, deves trazer o teu certificado internacional de vacinação, demonstrando que foste vacinado contra a mesma.
Por outro lado, o Ministério recomenda que seja vacinado contra a hepatite A, a febre tifóide e a cólera. Dependendo da época do ano, a vacinação contra a encefalite japonesa também pode ser aconselhável. Por conseguinte, é sempre aconselhável ir a um centro de vacinação internacional com 3-4 semanas de antecedência e obter o conselho de um médico especializado.
Neste momento, teres sido vacinado contra a covid-19 não é um requisito para viajar para o Nepal. No entanto, como vimos, isenta-te de teres de realizar um teste PCR.
Registo de viajante para o Nepal
O MNE assinala que é altamente aconselhável inscreveres-te no Registo de Viajantes, especialmente se fores fazer caminhadas. Ao fazê-lo, garantes que serás informado em caso de uma situação de emergência. Podes introduzir os teus dados aqui.
Perguntas mais frequentes sobre documentos para viajar para o Nepal
É possível viajar para o Nepal em 2023 apesar da covid-19?
Sim, felizmente, desde setembro de 2021 é possível viajar para o Nepal a partir de Portugal. Os viajantes vacinados não têm de ser colocados em quarentena, mas outros requisitos devem ser tidos em conta. Aqueles que não forem vacinados contra a covid-19 terão de ser submetidos a um PCR.
Preciso de um visto para viajar para o Nepal?
Sim, no entanto se o teu objetivo de viagem for o turismo, podes obter um visto à chegada. Este é conhecido como um “visto à chegada” e pode ser obtido no aeroporto ou no ponto de entrada terrestre.
Por quanto tempo posso permanecer no Nepal?
Até 90 dias, embora possas solicitar uma prorrogação de visto para permanecer no Nepal por um período máximo de 150 dias num ano civil.
De que documentos preciso agora para viajar para o Nepal?
Para além do teu passaporte e visto (à chegada ou não), necessitas de trazer documentação adicional para viajar para o Nepal. Por exemplo, os viajantes que tenham sido vacinados contra a covid-19 com o calendário completo de vacinação (se passaram pelo menos 14 dias desde a última dose) precisarão de trazer o certificado de vacinação e uma cópia de um formulário de vacinação preenchido.
Se não fores vacinado, para além dos pré-requisitos, terás de fazer um PCR nas 72 horas anteriores à viagem.
Há alguma vacina obrigatória para o Nepal?
A vacinação contra a febre amarela só é obrigatória se vieres de uma zona endémica, mas não é esse o caso em Portugal. Outras vacinas como a febre tifóide, hepatite A e cólera são recomendadas, pelo que é aconselhável ir a um centro de vacinação internacional. Embora não seja um requisito para viajar para o Nepal, ser vacinado contra a covid-19 com o calendário completo isenta-te de teres de realizar um PCR antes de viajares, desde que tenham decorrido pelo menos 14 dias desde a última dose.
Posso conduzir no Nepal com a minha carta de condução portuguesa?
Embora o MNE recomende alugar um carro com um condutor profissional, assinala que uma carta de condução portuguesa não é válida no Nepal. Por conseguinte, terás de obter uma carta de condução internacional.
Esperamos ter-te ajudado a preparar os teus documentos de viagem para o Nepal. Podes ver que não existem tantos requisitos se tiveres sido vacinado contra a covid-19. Se tiveres alguma dúvida, teremos todo o prazer em responder-te nos comentários.
Agora, mais do que nunca, é essencial viajar com o melhor seguro de viagem para o Nepal. O IATI Mochileiro oferece uma cobertura de até 500.000 euros para despesas médicas, incluindo as que possam surgir da covid-19, tais como hospitalização, quarentena obrigatória ou PCRs para detetar o vírus. Além disto, é também o seguro mais completo do mercado para caminhadas no Nepal, pois estaremos lá para ti se tiveres qualquer acidente durante uma caminhada até 5.400 metros acima do nível do mar, ou seja, até ao próprio Campo Base do Evereste. Além disso, a nossa cobertura de busca e salvamento inclui o salvamento por helicóptero.
Também podes contar connosco se precisares de ser repatriado ou regressar mais cedo da tua viagem devido à hospitalização ou morte de um membro familiar ou para outros problemas típicos de viagem, tais como atraso no transporte ou roubo ou danos na bagagem. Viaja com tranquilidade e obtém já o teu seguro:
Lembra-te que, devido à situação atual, os documentos e requisitos de viagem podem mudar. Na IATI, estamos constantemente a atualizar esta informação. No entanto, recomendamos que verifiques sempre com as fontes oficiais.