Para onde viajar nas férias de verão de 2024? A época de verão está quase a chegar e, por isso, aqui na IATI, juntámos as nossas cabeças para recomendar os melhores destinos para viajar neste verão de 2024.

Continua a ler para descobrir os melhores lugares para viajar no verão de 2024, uma seleção para todos os orçamentos e gostos que não certamente não te irá desapontar.

1. África do Sul: cultura e vida selvagem em abundância

No extremo sul de África, há um país que tem de tudo. Com temperaturas muito amenas nesta altura do ano, a África do Sul é um dos melhores destinos para viajar no verão de 2024, especialmente se fores um amante da natureza.

Entre junho e novembro, os avistamentos de baleias francas são mais do que frequentes ao largo da costa de Hermanus, mas é também uma ótima altura para fazer um safari no Parque Nacional Kruger – poucas coisas se comparam a conduzir o teu próprio carro em busca de elefantes, leões e leopardos!

E como se isso não bastasse, o teu itinerário de viagem pela África do Sul também deve incluir a Cidade do Cabo e os seus maravilhosos miradouros, uma visita à casa de Nelson Mandela em Joanesburgo ou um passeio pelas vinhas de Franschhoek. Começa a procurar voos e a sonhar com a viagem de uma vida.

Aqui estão os requisitos de viagem para a África do Sul.

2. Costa Rica: o refúgio natural para o verão de 2024

São poucos os viajantes que não regressam da Costa Rica a delirar. Para além de ser um país que abraça os turistas, é um dos melhores destinos naturais para as tuas férias de verão em 2024.

Surfar nas praias de Guanacaste, percorrer as pontes suspensas de Monteverde, embrenhar-te na densa selva do Corcovado, contemplar a cratera do vulcão Poas ou desfrutar das praias das Caraíbas são algumas das atividades que podes incluir no teu itinerário na Costa Rica.

Sabe mais sobre os requisitos de viagem para a Costa Rica aqui.

vista de uma praia com o mar e arvores na costa rica

3. Grécia: bom tempo, praias e o Pártenon

A Grécia é sempre um dos destinos de verão mais procurados na Europa e este ano de 2024 não será exceção.

Uma viagem por este país mediterrânico pode ser tão diversificada quanto queiras, mas uma boa sugestão é começar pelo norte, visitando os intrigantes mosteiros de Meteora e Salónica. Depois, podes voar para Atenas e, a partir daí, explorar locais tão importantes como Delfos ou o Cabo Sunion. Aluga um carro e perde-te na península do Peloponeso para visitar sítios arqueológicos importantes como Corinto, Epidauro, Olímpia e Micenas. E para terminar, que tal uns dias em algumas das maravilhosas ilhas gregas? Santorini e Mykonos são as mais conhecidas, mas há outras muito mais calmas, como Naxos, Paros e Zante.

Este plano parece-te bem? Não é preciso ir muito longe de casa para passar umas férias de verão incríveis em 2024 e, não esquecer, para desfrutar da gastronomia de renome mundial.

Mostramos-te aqui o que não podes perder na Grécia

4. Egipto: um destino de visita obrigatória no verão de 2024

Sabemos que as temperaturas de verão no Egito podem ser de matar, mas, para nós, continua a ser um excelente destino para viajar no verão de 2024. Com preços ainda muito bons para incentivar o turismo e menos visitantes do que o habitual, tens uma oportunidade quase única de desfrutar da terra dos faraós de uma forma mais descontraída.

O melhor itinerário no Egito levar-te-á a descobrir as místicas Pirâmides de Gizé, a fazer um cruzeiro pelo antigo rio Nilo visitando os templos mais espetaculares e a coroá-lo com um nascer do sol em Abu Simbel. Depois de absorver o lado cultural da nação africana, não há nada como uns dias a fazer snorkelling ou mergulho no Mar Vermelho para relaxar e esquecer o calor.

Sabe mais sobre os requisitos de viagem para o Egito aqui

mesquita vista de cima no cairo no egito

5. México: umas férias inesquecíveis para o verão de 2024

O México é sempre um bom plano e é um bom lugar para viajar durante todo o ano. Embora o associemos sempre às praias da Riviera Maya, o México tem muito mais para ver.

Seriam necessários meses para absorver tudo o que o país tem para oferecer, mas para sair com um ótimo sabor na boca para além dos tacos e do guacamole, podes começar a tua viagem na Cidade do México. Passa alguns dias a passear pelos seus bairros encantadores, visitando locais como o Museu Frida Kahlo ou Teotihuacán, e depois passeia por cidades como Guanajuato, San Miguel de Allende ou San Cristóbal de las Casas. Apetece-te praia? Podes fazer um percurso pela Baja California, Riviera Nayarit ou pelas praias menos conhecidas de Oaxaca.

Se quiseres concentrar-te na Riviera Maya e no Yucatán, este itinerário de 15 dias pelo México é perfeito para ti. Podes fazê-lo 100% por conta própria, em transportes públicos e com toda a segurança.

Clica aqui para saber quais são os requisitos para viajar para o México

6. Colômbia: praias, café, natureza e cultura

Comecemos pelo principal: a Colômbia é um país que tem algo para cada tipo de viajante. Selva amazónica, cidades coloridas, praias de todos os tipos, aldeias encantadoras, uma cultura de café excitante para descobrir e muito, muito mais. Por isso, se tens mais de 15 dias e não sabes para onde viajar neste verão de 2024, não penses duas vezes e procura um bilhete para Bogotá.

O mais importante é que leias muito sobre o país e decidas quais os destinos a visitar de acordo com os teus gostos, mas um bom ponto de partida é este itinerário para viajar pela Colômbia que desenhámos para ti. Descobrirás as praias de Tayrona, os centros históricos de Bogotá e Medellín, as plantações de café do Eje Cafetero e as palmeiras de cera estilizadas no Vale de Cocora, e as casas coloridas de Guatapé e Cartagena das Índias.

A Colômbia é também um país muito cómodo para se viajar sozinho. E embora, infelizmente, tenha uma má reputação, é seguro viajar na Colômbia. Seguindo algumas precauções básicas e ao não ou te “exibires”, tudo correrá bem. No entanto, é possível que, quando regressares, já não gostes do café de Portugal, por isso, estás avisado!

casal a passear numa rua colorida em Cartagena na Colombia

7. Islândia: a terra do gelo no verão

É verdade que é mais difícil avistar a aurora boreal nesta altura do ano, mas há muitas vantagens em viajar no verão. Para começar, vais precisar de menos roupa quente, a condução é mais fácil e os riscos de as estradas ficarem bloqueadas pela neve e pelo gelo são mínimos. A Islândia está a ficar verde, o que facilita as caminhadas, e é também a melhor altura para observar a vida selvagem. Sim, nestas férias de verão de 2024 vais poder ver papagaios-do-mar, raposas do Ártico, baleias e muito mais.

Sabemos que viajar para a Islândia não é barato e que no verão os preços tendem a subir um pouco mais, por isso recomendamos que reserves alojamento e voos com bastante antecedência. Queres poupar um pouco? A melhor maneira de percorrer a ilha é com uma carrinha de campismo ou um carro alugado e uma tenda. A maioria das áreas de campismo estão abertas nesta altura do ano e é a forma mais económica de desfrutar da natureza selvagem da Islândia.

8. Portugal: uma escapadela ao Algarve

Se tiveres menos dias de férias no verão de 2024, considera uma escapadinha ao nosso país. Portugal está sempre aberto e pronto para te receber de braços abertos, e o verão é sempre uma ótima altura para explorares o teu país.

A nossa recomendação é que te dirijas à região do Algarve, se te apetecer o mar, e de preferência de carro. Algumas das praias desta zona de Portugal são possivelmente das mais bonitas da Europa. Se tiveres uma semana ou mais, é melhor baseares-te num ou dois locais. A área em redor de Lagos e Tavira é bastante interessante, uma vez que também terás fácil acesso a outras atrações do interior, como Silves e Olhão, duas cidades encantadoras.

Precisas de ar mais fresco ou de locais menos concorridos? Então toma nota para fazeres um roteiro pelo Norte de Portugal e prepara-te para te fartares da deliciosa gastronomia. Se tiveres mais dias, continua em direção ao norte e descobre estes os recantos encantadores da Galiza.

casas azuis e brancas no algarve com flores cor de rosa faro

9. Indonésia: perder-se no Sudeste Asiático

Quando pensamos no Sudeste Asiático, quase sempre nos vem à cabeça a Tailândia, mas há muito mais para descobrir! Se já leste um pouco sobre a melhor altura para viajar para o Sudeste Asiático, já sabes que grande parte da região está na estação das chuvas ou das monções. No entanto, na Indonésia é época seca em grande parte do país, por isso não hesites mais, está na altura de comprares aquele bilhete para Bali com que tanto sonhaste.

Uma vez que vais para tão longe, é aconselhável que lhe dediques pelo menos 3 semanas, mas se não conseguires, não te preocupes porque este itinerário de 15 dias na Indonésia vai fazer com que te apaixones por ela. Graças a ele, ficarás maravilhado com os templos de Borobudur, os vulcões de Java, o exotismo de Bali, os fundos marinhos e as praias das ilhas Gili e Nusa Penida. Tens mais férias em 2024? Então, parte para Komodo e percorre as estradas das Flores desconhecidas ou vai à procura de orangotangos em Sumatra ou no Bornéu.

Caso estejas a pensar nisso, a Indonésia é um dos melhores destinos para ir no verão de 2024, graças aos seus bons preços, clima e segurança. Na verdade, podes fazer uma viagem muito tranquila e, se não quiseres esperar que alguém se junte a ti, vai sozinho.

Aqui estão os documentos de viagem que precisas para a Indonésia

10. Praga, Viena e Budapeste: o melhor circuito para viajar neste verão de 2024

Terminamos a nossa lista de sugestões para onde viajar no verão de 2024 com uma maravilhosa combinação de cidades europeias: Praga, Viena e Budapeste. Próximas umas das outras, cada uma tem algo de especial. Viena é monumental; Budapeste mistura o decadente, o imperial e o “hooligan”; e Praga encanta com o seu centro histórico bem conservado e, porque não o admitir, com os seus maravilhosos jarros de cerveja Pilsner Urquell.

Na IATI, recomendamos que dediques cerca de 10 dias a este itinerário, mas é claro que podes fazê-lo com mais calma e acrescentar excursões a partir de cada uma das cidades. Por onde começar? A vantagem de fazer um itinerário pela Europa é que tens boas possibilidades de encontrar voos baratos para qualquer uma delas a partir de Portugal. Mesmo assim, na nossa opinião, uma boa ideia é começar em Viena e terminar em Budapeste. Podes ligá-las de autocarro (cuidado, aqui opera a low cost Flixbus), comboio ou avião sem teres de te preocupar muito.

monumento em viena austria

Já tens a certeza para onde vais viajar no verão de 2024? Porque é que o escolheste? Gostaríamos de saber a tua escolha nos comentários e, se tiveres alguma dúvida, estamos sempre disponíveis para te ajudar com quaisquer questões relacionadas com viagens.