Poderias organizar 15 viagens à África do Sul e todas elas seriam diferentes. O país africano tem atrações para todos os gostos e, embora as principais estejam relacionadas com os animais, ficarás surpreso com a quantidade de lugares e coisas que há para ver e fazer na África do Sul. Mesmo assim, na IATI Seguros, a referência para seguros médicos internacionais, propusemo-nos fazer um roteiro perfeito que combine visitas culturais, paisagens de cortar a respiração e, é claro, a observação de animais que meteu o país no circuito dos melhores lugares para fazer safaris. Continua a ler e descobre o roteiro de viagem de 15 dias pela África do Sul que fará com que te apaixones pelo continente.

Antes de começares a planear o teu itinerário de viagem para a África do Sul, queremos explicar algumas particularidades do país que deves ter em mente antes de lá chegares. Embora 15 dias seja tempo suficiente para aproveitar a viagem, deves considerar que a África do Sul é um país razoavelmente grande e que deves optar por 2 ou 3 zonas de interesse no momento da decisão.

viagem de 15 dias pela africa do sul

Existem várias companhias aéreas de baixo custo que cobrem as rotas mais populares (como Joanesburgo – Cidade do Cabo ou Cidade do Cabo – Durban), mas se quiseres cobrir mais zonas, talvez seja interessante considerar a possibilidade de alugar um carro. Embora existam autocarros que vão para as cidades mais importantes (alguns deles até são hop on hop off, como o Bazbus), se são dois ou mais viajantes, é muito melhor, tanto pelo conforto como pelo preço, alugar um veículo. Seguindo essa premissa, criamos uma rota que inclui um carro alugado.

Como a natureza é imprevisível, outro aspeto a considerar ao planear um itinerário de viagem de 15 dias pela África do Sul é a altura do ano. Por exemplo, se realmente queres ver baleias em Hermanus, é melhor visitares a zona entre julho e novembro. No entanto, de abril a dezembro é quando tens mais chances de ver o grande tubarão branco em Gaansbai. Portanto, consulta todos estes fatores com antecedência para decidir que lugares visitar.

Além disso, deves considerar que o clima na África do Sul é totalmente diferente do de Portugal. Assim sendo, durante os meses de verão português, na África do Sul é inverno e vice-versa. As temperaturas médias em ambas as estações não são muito extremas, mas variam bastante.

Sem mais delongas, hoje queremos ajudar-te a preparar o teu itinerário de viagem pela África do Sul em 15 dias.

Itinerário de viagem para a África do Sul

leoes no parque kruger

Dia 1: Chegada a Joanesburgo

A imensa Joanesburgo não é a cidade mais acolhedora para começar uma viagem pela África do Sul, mas é muito provável que os teus voos aterrem neste aeroporto. Pega no carro que alugaste e prepara-te para começar a aventura. Recomendamos que aproveites este dia com tranquilidade e faças um tour pelos lugares mais visitados nesta cidade: Constitution Hill, Carlton Centre, Museu do Apartheid e Soweto.

Joburg não é a cidade mais bonita do itinerário pela África do Sul, mas dar-te-á uma dose de cultura do país que fará com que entendas o resto da tua viagem.

joanesburgo africa do sul

Dia 2: Blyde River Canyon e chegada ao Parque Nacional de Kruger

Podes dedicar este dia a descobrir as diferentes paisagens que parecem ter sido roubadas a um recanto qualquer da costa oeste dos Estados Unidos. O Blyde River Canyon é simplesmente espetacular e é uma ótima paragem em qualquer viagem à África do Sul, que inclui o Parque de Kruger. As duas principais atrações do parque são os Three Rondavels e os Bourke’s Luck Potholes. Além disso, muito perto da chamada Rota Panorama, está a God’s Window (“Janela de Deus”), um impressionante miradouro em direção aos desfiladeiros, cascatas e outras formações.

blyde river canyon africa sul

Dias 3, 4 e 5: Parque Nacional Kruger

Fazer um roteiro de viagem de 15 dias pela África do Sul (ou até menos tempo) sem incluir este parque nacional seria um verdadeiro pecado. O Kruger é um dos melhores parques de África, um dos mais bem cuidados e com maior fauna do continente. Nele terás a chance de ver os Big Five (elefante, rinoceronte, leão, búfalo e leopardo) em absoluta liberdade e, melhor de tudo, utilizando o teu próprio carro! Sim, leste bem, podes conduzir pelo parque e seres tu próprio a descobrir os animais. No parque existem vários acampamentos onde poderás dormir em barracas ou bungalows. Tenta reservar com bastante tempo, porque os sítios esgotam com meses de antecedência. No site dos South African National Parks encontrarás todas as informações.

Para um itinerário de 15 dias pela África do Sul, recomendamos que fiques nos acampamentos Skukuza, Lower Sabie e Crocodrile Brige. Neles poderás também contratar excursões com guardas florestais.

viagem africa sul parque kruger

Dia 6: Suazilândia

Se amas os animais e queres aproveitar a tua viagem à África do Sul para ver o máximo possível de animais em liberdade, podes viajar até à Suazilândia depois de teres passado pelo Kruger. Um dia é o suficiente para conhecer o Parque Nacional Royal Hlane, um belo parque onde poderás ver muita vida selvagem e ficar numa das casas típicas do país, os rondavels.

parque suazilandia

Dias 7 e 8: Santa Lúcia

Acorda cedo e, depois de um game drive (as visitas guiadas com guardas florestais são conhecidas por este nome) por Hlane, atravessa a fronteira novamente para entrar na África do Sul. Chegarás por volta do meio-dia a Santa Lucia, um dos portões de entrada do Parque de iSimangaliso. Aproveita a oportunidade para percorrer os estuários do parque ao entardecer e cumprimentar os magníficos hipopótamos. No dia seguinte, poderás conhecer um pouco mais do parque e até tentar mergulhar no Oceano Índico. iSimangaliso é um dos lugares essenciais numa viagem de 15 dias à África do Sul.

parque iSimangaliso africa sul

Dia 9: Voo Durban – Cidade do Cabo

Prepara-te para deixar o carro no aeroporto de Durban e partir para a Cidade do Cabo de avião. Aqui começa a tua jornada na cidade mais impressionante da África do Sul. Quando chegares, pode alugar outro carro e, se tiveres tempo, ainda podes dar uma volta pelo Bo-Kaap, um dos bairros mais coloridos do mundo.

cidade do cabo

 Dias 10 e 11: Cidade do Cabo e arredores

Recomendamos que dediques estes dois dias completos do teu itinerário de viagem à África do Sul à Cidade do Cabo. Podes participar num dos free tours que há pela cidade para conheceres o centro (só tens de dar uma gorjeta no final do roteiro) ou poderá também visitar a Ilha Robben, a prisão de Mandela e o Museu do Distrito Seis. Não deixes de ir à Table Mountain e à Península do Cabo até chegares ao Cabo da Boa Esperança numa estrada panorâmica que passa por lugares como Camps Bay Beach, Hout Bay ou Chapman’s Peak. Se és um apaixonado pelo mundo do vinho, vai até Franschhoek, uma das cidades vinícolas mais importantes da região, e visita uma adega.

Dias 12 e 13: Hermanus

Hora de ir para o leste! Conduz até Hermanus parando em Betty’s Bay ou Stony Point, onde uma grande colónia de pinguins africanos estará à tua espera. Quando chegares a Hermanus, dá um passeio pela Cliff Path, onde poderás assistir ao pôr-do-sol e tentar ver alguma baleia no horizonte.

No dia 13 do teu itinerário de viagem pela África do Sul em 15 dias, poderás aproveitar a cidade costeira e ver se alguma empresa local faz um passeio para ver as baleias. Além disso, também podes ir com o teu próprio caiaque, se te atreves a tentar a sorte desta forma.

viagem africa sul hermanus

Dia 14: Gaansbai

Certamente já ouviste falar em mergulhar com tubarões brancos, correto? A África do Sul é o país mais conhecido para realizar esta atividade, e em Gaansbai existem dezenas de empresas que fazem esse tipo de passeios. Não te preocupes se não tens licença de mergulho, o que vais fazer não é tecnicamente mergulho, mas sim entrar na água numa gaiola que está apenas parcialmente submersa. Tenta encontrar uma empresa que atue com diligência e que reverta parte do dinheiro ganho em projetos de conservação.

Em Gaansbai, não percas a oportunidade de ver o oceano na zona de De Kelders, onde também terás muitas oportunidades de avistar baleias no seu habitat natural.

nadar com tubaroes em gaansbai

Dia 15: Regresso à Cidade do Cabo e volta a casa

É hora de terminar esta fascinante viagem à África do Sul… certamente contarás com muitas memórias fascinantes. Se o teu voo de volta para casa partir da Cidade do Cabo, neste dia podes aproveitar para desfrutar de algumas das praias vizinhas ou para conhecer mais sobre a área de Stellenbosch, famosa pelos seus vinhos. No caso de o teu voo de regresso sair de Joanesburgo, vais precisar de apanhar um voo para esta cidade.

Stellenbosch viagem 15 dias africa sul

Esperamos que este roteiro de viagem de 15 dias pela África do Sul sirva para te dar uma ideia de tudo o que pode fazer na tua próxima aventura! Lembra-te que uma das chaves para que tudo corra bem é viajar com segurança utilizando alguma das apólices de seguro de saúde internacional que a IATI Seguros oferece. Além disso, temos seguros que contam com a opção de te proteger em desportos de aventura, um aspeto que deves considerar na sua viagem à África do Sul.

Relacionados