Antes de começares a sonhar com as Caipirinhas, as praias maravilhosas que o Brasil tem para oferecer, ou nas aventuras que vais viver nos seus parques naturais, é necessário perceber quais são os documentos e requisitos para viajar para o Brasil em 2021.

Se pensas em viajar para este país, com certeza queres entender quais são requisitos para viajar para o Brasil atualmente? Ou se existem documentos especiais por causa da Covid-19? Não te preocupes, na IATI preparamos um artigo para que possas estar o mais informado possível antes de embarcares nesta aventura.

Para além disso, vamos mostrar-te como está a situação atual do covid-19 no Brasil, para que tenhas toda a informação necessária.

Continua a ler e descobre todos os documentos e requisitos para viajares para o Brasil com segurança e tranquilidade.

praia arraial do cabo no rio de janeiro

Viajar para o Brasil em tempos de Covid-19

Os portugueses têm permissão para entrar no Brasil. Ainda que este país esteja a atravessar uma fase pouco favorável relativamente à Covid-19, o Ministério dos Negócios Estrangeiros não tem nenhuma informação no seu website a desaconselhar as viagens ao Brasil. É de notar que a entrada apenas é permitida por via aérea.

No entanto, se estás a pensar visitar este país, precisas de apresentar um teste laboratorial (RT-PCR), para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado com 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Para além disso, é necessário o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida (impressa ou por meio digital) com a concordância sobre as medidas sanitárias que devem ser cumpridas durante o período que estiveres no Brasil.

É importante que verifiques todas a informações atualizadas sobre a situação pandémica, junto das fontes oficiais. Devido à alteração constante dos números de infectados com Covid-19, estas informações podem sofrer alterações.

Como está a situação no Brasil devido à covid-19

A situação pandémica atual no Brasil, segundo os especialistas, encontra-se a atravessar uma terceira vaga. O número de mortos e de casos tem vindo a aumentar de dia para dia. Isso significa que viajar para o Brasil é seguro mesmo com o covid-19? A verdade é que, com a situação que atravessamos atualmente, não é seguro a 100% para nenhum lado do mundo.

No entanto, segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, à data da publicação deste artigo (julho de 2021), 15,77% da população brasileira está totalmente imunizada contra a covid-19, ou seja, indivíduos que tomaram a segunda dose ou a dose única da vacina. Superando a marca de mais de 110 milhões de doses de vacinas covid-19 aplicadas.

documentos e requisitos para viajar para o brasil

A importância de um seguro de viagem em 2021

O Brasil, apesar de ser um daqueles raros países em que o atendimento de emergência é gratuito em hospitais públicos, a qualidade desses centros costuma ser tão baixa que o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros, na sua página dos conselhos aos viajantes, menciona a importância de ter um seguro de saúde para o Brasil. Ora, um seguro que garanta alta cobertura para ser tratado em centros de qualidade. Para mais, com a situação pandémica atual ainda torna mais imperativo ter um seguro de viagem.

Esses centros oferecem e prestam um ótimo atendimento, no entanto, em caso de algum imprevisto, os preços praticados são altíssimos. Sem um seguro que cubra a tua viagem para o Brasil, o custo de uma visita ao hospital poderia arruinar completamente a tua viagem. Reforçamos, desta maneira, a importância de um seguro de viagem para o Brasil.

O teu melhor aliado para viajar para o Brasil é o IATI Estrela. Com ele, tens uma elevada cobertura para despesas médicas de até 500.000€, incluindo cobertura em caso de contágio por covid-19. Também está incluído, no teu seguro, uma cobertura para desportos de aventura, para roubos/danos de bagagem, opção de cancelamento e repatriação garantida.

parque das aves em iguaçu brasil

O que deve ter o meu seguro de viagem?

No Brasil, dadas as experiências que te esperam e os custos altíssimos de um bom atendimento médico, é importante ter um seguro de qualidade que cubra todas as tuas necessidades.

De seguida, vamos-te mostrar todas características essenciais que o teu seguro de viagem ao Brasil deve ter, todas incluídas no teu IATI Estrela, a melhor apólice para este destino:

  • Atendimento no teu idioma 24 horas e gratuito;
  • Ampla cobertura de assistência médica no Brasil;
  • Coberturas para desportos radicais;
  • Sem necessidade de adiantamento de dinheiro, para receber assistência médica;
  • Sem franquias, sempre;
  • 100% das despesas de repatriação;
  • Perda de bagagem e/ou roubo incluídos;
  • Opção de cancelamento – cancelamento da tua viagem para o Brasil;
  • Seguro de viagem para o Brasil com cobertura COVID-19.

brasil IATI Estrela

Preciso de visto para viajar para o Brasil?

Não. Os Portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias, prorrogável por igual período.

No entanto, e conforme a finalidade da viagem ao Brasil, são atribuídos diferentes tipos de visto. Existem duas categorias de vistos, o VITUR (Visto de Turista) e o VITEM (Visto temporário). Para turistas, o cidadão português está dispensado de visto para viajar para o Brasil, num período de 90 dias.

Ora, os vistos VITEM subdividem-se e destinam-se para viagens de negócios superiores a 90 dias, jornalistas que vão realizar reportagens, estudantes que vão para o Brasil em caráter temporário, entre outros. Para saber mais, visita a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para mais, é importante referir que o visto de entrada, em qualquer caso, não garante a permissão da entrada no Brasil. A decisão é do Ministério da Justiça e executada pela Polícia Federal.

Documentação para viajar para o Brasil em 2021

Para entrar no Brasil, o viajante precisa de apresentar o passaporte com validade igual ou superior a 6 meses a contar da data de entrada no Brasil.

Para além do passaporte válido, é necessário:

  • Comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo/não reagente, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque;
  • Declaração de Saúde do Viajante. Este documento é obrigatório e pode ser preenchido online, antes da viagem, e é necessário apresentar o respetivo comprovativo nos pontos de controlo.

praça sete em belo horizonte

Vacinas para viajar para o Brasil

Continua a verificar-se um número significativo de casos de febre amarela em alguns Estados do Brasil – como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Baía. Há também casos de dengue, chikungunya, malária, H1N1 e zika, especialmente na região do Nordeste.

Por isso, provavelmente terás de te vacinar contra a febre amarela e levar comprimidos para combater a malária, caso vás viajar para áreas de risco.

Assim, o Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselha a todos os viajantes que desejem viajar para o Brasil que estejam, pelo menos, devidamente vacinados contra a febre amarela. Verifica com o teu médico antes de iniciar a viagem ao Brasil e viaja com segurança.

App Viajante – Um conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”. O registo é voluntário e gratuito, no entanto, facilita a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

Preparado para conhecer o país do Samba?

Por fim, esperemos que todas as tuas dúvidas sobre os documentos e requisitos para viajar para o Brasil em 2021 tenham sido esclarecidas. Se tiveres mais alguma dúvida, podes deixar um comentário que vamos estar atentos para te responder.

Então, para aproveitares a tua viagem a 100%, deixamos-te mais algumas dicas de segurança:

  • Apanha sempre táxis oficiais ao sair do aeroporto, ou então um Uber;
  • Evita a exibição de quaisquer objetos que possam ser vistos como de valor;
  • Não andes com muito dinheiro contigo, traz apenas o necessário para o dia;
  • Evita as zonas solitárias à noite;
  • É aconselhável usar repelentes de insetos;
  • Respeita a lei brasileira;
  • E claro, não te esqueças de contratar o teu seguro de viagem para o Brasil.

Para saberes mais, visita o nosso artigo de blog: “É seguro viajar para o Brasil?”

Concluindo, e agora que já sabes todos os documentos e requisitos para viajar para o Brasil em 2021…. Vamos?

brasil praia