É seguro viajar para o Brasil? De certeza já te fizeste esta pergunta mais de uma vez. Hoje, no blog da IATI, o especialista em seguros de assistência em viagem, tentaremos responder a esta pergunta.

Não é fora do comum ver notícias relacionadas com a insegurança neste país sul-americano, mas será tudo como se diz por aí?

Mas então… É seguro viajar para o Brasil?

baianas brasileiras

Se queres conhecer lugares tão fascinantes como os paraísos naturais da Cataratas do Iguaçu ou dos Lençóis Maranhenses, perder-te no encanto de enormes cidades como o Rio de Janeiro, das coloniais Salvador da Bahia e Paraty, ou simplesmente desfrutar das praias de lugares como a Ilha Grande ou Pipa, continua a ler e viaja para o Brasil com todas a informação necessária. Na IATI Seguros mostrar-te-emos tudo o que precisas de saber para avaliar se é seguro viajar para o Brasil e se seria um país no qual te sentirias à vontade para viajar.

O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal?

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, na sua secção dedicada ao Brasil, diz que “É recomendável viajar com cautela e abster-se de o fazer em certas áreas facilmente identificáveis”. Na seção “segurança”, indica as áreas de risco (que devem ser evitadas) e as áreas de risco médio. Assim sendo, o Ministério não recomenda visitar (mesmo em excursão organizada) nenhuma das favelas de qualquer cidade, principalmente as do Rio de Janeiro, Salvador da Bahia, São Paulo e Brasília.

Além disso, na secção de Informações Estaduais, detalha cuidadosamente cada um dos Estados do Brasil e as precauções que devem ser tomadas nas suas cidades, assim como as condições de segurança. Especialmente marcante são os parágrafos dedicados ao Rio de Janeiro, onde são indicadas todas e qualquer uma das precauções que os viajantes devem ter. Em geral, fala-se de roubos e assaltos com violência, roubos por esticão, em transportes públicos e nas praias. Muitos deles são perpetrados por menores.

No caso das zonas mais turísticas como as praias dos arredores de Salvador e do Nordeste brasileiro indica que não se deve ostentar peças de valor, evitar zonas periféricas, sair à noite e não viajar sozinho pelos parques naturais e praias. Além disso, quando se trata de aprofundar se é seguro viajar para o Brasil, o Ministério indica que nas praias de Recife foram registados alguns ataques de tubarão.

Na seção relacionada com a saúde no momento de viajar com segurança para o Brasil, as autoridades indicam que é aconselhável fazer um seguro de viagem “com cobertura suficiente no Brasil” que inclua hospitalização, intervenções cirúrgicas e repatriação. Há casos de dengue, chikungunya, H1N1 e zika, especialmente na região do Nordeste. Não te esqueças de te vacinares contra a febre amarela e levar comprimidos para combater a malária, caso vás viajar para áreas de risco. Verifica com o teu médico antes de iniciar a viagem ao Brasil e viaja com segurança.

panoramica do rio de janeiro

Posso então viajar tranquilamente pelo Brasil?

Temos a certeza que encontrarás testemunhos de todos os tipos em blogs e redes sociais sobre a segurança no Brasil. No entanto, deves ter em mente que viajar para o Brasil não é o mesmo que viajar pela a Europa ou para os países asiáticos. A taxa de criminalidade é alta e acontecem coisas como assaltos à mão armada, balas perdidas ou os conhecidos arrastões (onde um grupo de pessoas cria confusão na praia e roubam em grande escala), que em outros países são apenas casos isolados.

Também podemos dizer-te que é seguro viajar para o Brasil, mas tomando precauções. As chances de que alguma coisa séria te aconteça enquanto viajas pelo país do samba são poucas, mas podes testemunhar algum roubo ou assalto e dever ser mais cauteloso do que se estivesses a viajar por outro lugar.

Temos a certeza de que os brasileiros vão conquistar o teu coração, porque são pessoas simpáticas e gentis, e que as atrações do país são tão impressionantes que com certeza no final vais querer voltar. No entanto, não sejas imprudente e lê os conselhos que deves seguir e que deixamos abaixo. Encorajamos-te a avaliar todos os fatores, planear a tua viagem por zonas onde te sintas seguro e, acima de tudo, aproveitar o charme do Brasil. É provável que ao voltar para casa sintas muitas saudades de tudo o que viste e viveste…

turistas no brasil

Algumas dicas para viajar pelo Brasil com segurança:

  • Contrata um bom seguro de viagem como o IATI Estrela. Se vais praticar algum desporto arriscado (no Brasil não faltam propostas para todos os gostos), procura uma apólice que também te cubra nesses casos.
  • Apanha sempre táxis oficiais ao sair do aeroporto. O Uber também funciona perfeitamente e é uma alternativa boa e segura para viajar pelo Brasil.
  • É seguro viajar para o Brasil, mas não leves objetos que chamem a atençao e tenta não usar durante muito tempo o teu telemóvel na rua, especialmente em áreas urbanas com alta concentração de pessoas. Se tiveres uma máquina fotográfica, usa uma bolsa antiga e que não pareça que estás a transportar material fotográfico.
  • Tenta vestir-te como um brasileiro. É a tua vez de andar de Havaianas o dia todo!
  • Antes de saíres para explorar pede recomendações de segurança na receção do hotel, de certeza que te vão dizer alguma coisa. Além disso, há um mapa de roubos no site Onde fui roubado onde podes ver em que zonas da cidade ocorreram crime recentemente. Está em Português e é muito fácil de usar.
  • Não sejas paranoico. No Brasil, acontecem algumas coisas, mas é um país tão imenso e habitado por milhões de pessoas que nada têm a ver com violência. Não baixes a guarda, mas também não vás viajar paranoico.
  • Tem cuidado ao usar o teu cartão de crédito, pois há um aumento nos casos de clonagem de cartões. É melhor utilizar os multibancos dentro dos bancos e evitar ser gravado enquanto inseres o código secreto do cartão.
  • Leva uma fotocópia do teu passaporte sempre contigo e deixa o original num local seguro. Distribui o dinheiro e os cartões entre várias carteiras ou bolsos. Na “carteira principal” leva os cartões antigos e pouco dinheiro. No segundo porta-moedas, mais escondido, leva o resto.
  • Não leves muito dinheiro contigo, anda apenas com o necessário para o dia.
  • Talvez estejas acostumado a pendurar a carteira ou mochila na cadeira quando estás sentado num bar ou restaurante. No entanto, uma das recomendações para viajar em segurança para o Brasil é que as coloque no teu colo. Roubos ou esticões são frequentes se as deixar na cadeira ou no chão.
  • Evita as zonas solitárias à noite. No Rio de Janeiro, tenta usar o metro e caminhar à noite nos horários de maior movimento.
  • Evita concentrações de pessoas e manifestações políticas, às vezes eles tornam-se um pouco violentas.
  • É aconselhável usar repelentes de insetos. Nas áreas de vegetação mais alta, tenta usar camisas de manga comprida e calças compridas ao amanhecer e ao anoitecer.
  • Faz o câmbio de moeda nos lugares oficiais. Assim, o risco de fraude será menor.
  • No caso de sofreres um assalto, não mostres violência, mesmo que sejas assaltado por uma criança, porque pode estar armada. Faz uma queixa na polícia e guarda todos os documentos para poderes reclamar. No site do Ministério podes encontrar os números do consulado e da embaixada para que possas entrar em contato com eles.
  • Evite usar bolsas grandes e chamativas.
  • Não te ponhas em modo turista a consultar um mapa gigante no meio da rua. É melhor consultares o que precisas no telemóvel, ou entrar numa loja para o fazeres.
  • Use apenas transporte oficial e, no caso de apanhares táxis, só deves usar os oficiais, das empresas ou hotéis. É melhor telefonar para reservar.
  • Se fores a um bar, especialmente à noite, não deixes as bebidas sem supervisão.
  • Evita visitar praias e parques naturais sozinho.
  • Quando for hora de ir à praia, fica de olho nas tuas coisas se quiseres ir tomar um banho.
  • Evita beber água da torneira e tenta desinfetar a fruta e os legumes antes de comer.
  • Respeita a lei brasileira. O Ministério é enfático nesse sentido, e ressalta que, mesmo que sejas estrangeiro, essa lei será aplicada e terás que cumprir a sentença no Brasil, onde os centros penitenciários não têm boas condições.
  • Não bebas nada no caso de teres de conduzir. A taxa de álcool permitida é de 0,0.
  • Tenta não conduzir à noite fora das cidades. As estradas, por vezes, não estão no melhor estado nem são bem iluminadas. Muita atenção nos semáforos, onde costumam acontecer assaltos enquanto estás parado. Joga pelo seguro e viaja com as janelas fechadas.
  • É seguro viajar para o Brasil, mas não deixes o bom senso em casa. Age sempre com cabeça e terás menos probabilidades de ter um problema.

viajar pelo brasil com segurança

Tens certeza de que queres viajar para o Brasil? Põe em prática os conselhos que te damos e lembra-te de viajar com segurança com qualquer uma das apólices que oferecemos na IATI Seguros.

Relacionados