Se não sabes o que ver em São Paulo, porque a cidade mais populosa do Brasil e do continente americano te deixa sem palavras, não há problema! Na IATI queremos fornecer-te toda a informação necessária para planeares a tua visita a esta cidade vibrante, um dos melhores lugares para ver no Brasil, incluindo as suas principais atrações, excursões e dicas de segurança.

Apesar de não ser tão visitada como o Rio de Janeiro, onde se destacam monumentos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana, São Paulo tem o seu encanto e, se vieres ao Brasil para fazeres planos culturais e de lazer, é um verdadeiro tesouro. Na sua selva de asfalto, onde vivem mais de 22 milhões de pessoas, existe uma atmosfera cosmopolita que agrada tanto aos amantes das grandes cidades como aqueles que querem fazer uma viagem ao Brasil que inclua todas as suas facetas.

Para não enlouqueceres, aqui estão as coisas básicas para fazer em São Paulo, mas também algumas coisas “fora dos circuitos habituais”. Vamos começar!

Quantos dias são necessários para visitar São Paulo?

Antes de falarmos sobre as possibilidades que a cidade tem para oferecer, gostaríamos de te apresentar uma pergunta comum que surge quando estás a planear o itinerário no Brasil: quantos dias são necessários para visitar São Paulo? A resposta é complicada, porque depende dos teus gostos e do tempo que tens disponível, mas é possível visitar São Paulo num dia, ou pelo menos ver o básico.

Ainda assim, se estiveres interessado em alguns dos museus, na arte de rua ou em fazer um passeio mais tranquilo, dois dias são uma melhor opção. É claro que também há muito para ver em São Paulo durante três dias ou até mais, pois há uma série de excursões interessantes, incluindo escapadelas para a praia.

1. Mercado Municipal de São Paulo

Se queres começar a tua visita a São Paulo com o pé direito, recomendamos que visites um dos locais mais emblemáticos: o Mercado Municipal de São Paulo, vulgarmente conhecido como Mercadão, tanto pela sua grande dimensão como pela sua importância cultural e turística.

Inaugurado em 1933 e construído em estilo eclético, com toques góticos e neoclássicos, o mercado ocupa uma área de 12.600 metros quadrados com quase 300 lojas e emprega diariamente cerca de 1.500 pessoas. Apesar de estar localizado no centro histórico e ser um local visitado por muitos turistas de todo o mundo, é um mercado onde os próprios paulistanos ainda fazem compras e onde se realiza o comércio grossista e em grande escala.

Em 2004 foi renovado e restaurado, pelo que se pode admirar a sua enorme fachada e os 55 belos vitrais do artista alemão Conrado Sorgenicht Filho, que também trabalhou na Catedral da Sé ou Catedral de São Paulo. Um passeio pela enorme variedade de frutas, verduras e temperos trazidos de quase todas as partes deste enorme país é obrigatório, assim como uma visita à área do restaurante e do bar.

Neste último, há uma protagonista: a sandes de pão com mortadela. É mais uma torre, com uma quantidade brutal de fatias deste enchido, umas a seguir às outras, de tal forma que pode ser difícil trincar tudo. O local mais famoso para a comer é o Bar do Mané, que abriu as portas com a abertura do mercado e é atualmente gerido pela quarta geração da família Cardoso, de ascendência portuguesa.

frutas no mercado municipal de sao paulo no brasil

2. Edifício Altino Arantes, vistas maravilhosas para ver em São Paulo

Com o encerramento do miradouro do belo e icónico Edifício Martinelli, a nossa recomendação é que um dos locais a visitar em São Paulo seja o miradouro do Edifício Altino Arantes, também conhecido como Farol Santander ou Edifício Banespa. Construído em 1947 e claramente inspirado na arquitetura Art Deco do Empire State Building de Nova Iorque, é um dos arranha-céus mais importantes do centro histórico de São Paulo.

Tem 36 andares, onde se podem encontrar várias exposições, restaurantes e bares (incluindo um bar dentro de um cofre, o Bar do Cofre, e um restaurante no 28º andar, o Boteco do 28) e até um parque de skate no 21º andar. É necessário comprar bilhetes com antecedência, mas terás acesso a grande parte do edifício e à parte mais interessante, um terraço no 26º andar, que é ao ar livre e oferece vistas incríveis da cidade, uma cidade que parece estender-se até ao infinito.

Achamos que parte do encanto de visitar São Paulo é vê-la de cima, por isso, se estiveres com orçamento para tal, podes também considerar um passeio de helicóptero. Se gostas de arquitetura, temos a certeza que este passeio é para ti.

3. Passear pela Avenida Paulista, um passeio obrigatório em São Paulo

Um roteiro das melhores coisas para fazer em São Paulo não estaria completo sem um passeio pela famosa Avenida Paulista, sem dúvida a avenida mais emblemática da cidade. Criada no final do século XIX pela elite cafeicultora, que queria morar na cidade, mas não nas áreas mais movimentadas, foi aqui que belas residências e mansões de estilo eclético foram construídas e pertencentes às famílias ricas da época.

Esta avenida foi a primeira via pública pavimentada da cidade, com materiais importados da Alemanha. Com o passar dos anos, por volta de meados da década de 1950, o desenvolvimento económico e a expansão de São Paulo fizeram com que os casarões fossem gradualmente transformados em prédios comerciais e escritórios (restam poucos, sendo o melhor exemplo a Casa das Rosas), além dos enormes arranha-céus que podemos ver hoje.

A Avenida Paulista e seus arredores são um importante centro financeiro e comercial, e nela se encontram diversos restaurantes e bares (se gostas de comida de rua, não deixes de visitar o Calçadão Urbanoide, repleto de foodtrucks), museus (falaremos de alguns deles abaixo), bibliotecas, teatros, parques e alamedas. Entre os prédios mais interessantes para visitar em São Paulo localizados nessa avenida estão o Centro Cultural FIESP, a Japan House, o Instituto Moreira Salles e o Instituto Itaú Cultural. Todos eles têm exposições muito interessantes que podem ser visitadas por horas, e é por isso que sempre dizemos que há muitas coisas para fazer em São Paulo na esfera cultural.

Boas épocas para visitar são os domingos ou feriados, das 10h às 18h, quando a avenida fica fechada ao trânsito e os moradores podem ser vistos curtindo-a a pé ou de bicicleta. Se possível, recomendamos que evites as segundas-feiras, pois muitos dos museus e centros culturais estão fechados nesse dia.

Finalmente, se te apetecer ter um especialista a contar-te tudo sobre esta parte da cidade, recomendamos que te inscrevas nesta visita guiada à Avenida Paulista. A duração é de 4 horas e é feita em espanhol.

rapariga com uma mochila as costas na avenida paulista em sao paulo no brasil

4. Aprecia a vista da avenida a partir do mirante do SESC – Mirante SESC Avenida Paulista

Apesar de estar localizado na Avenida Paulista, quisemos dedicar uma secção separada a este mirante para que não passasse despercebido. As agências do SESC (Serviço Social do Comércio) funcionam como centros culturais e a da Avenida Paulista é uma das mais animadas, com uma agenda que inclui exposições, visitas guiadas, peças de teatro e muito mais. Pode ser consultada neste link.

Ao longo dos seus 17 andares, encontras lojas, cafés, salas de ginástica, áreas para crianças, salas de exposições e, o mais interessante, o miradouro no último andar. A partir daqui, tens uma excelente vista da Avenida Paulista e do resto de São Paulo, bem como um restaurante (Café Terraço) para relaxar e apreciar tudo. A desvantagem? O acesso ao mirante e ao café é regulamentado e só pode ser feito mediante reserva através de um aplicativo do SESC. Toda a informação que precisas está aqui.

5. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Se há um museu a visitar em São Paulo, é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou MASP, que também pode ser considerado um dos mais importantes museus do Brasil, pois alberga uma das melhores coleções de arte da América Latina, com obras que vão desde a antiguidade clássica até à época contemporânea. Aqui é possível ver peças de artistas importantes como Velázquez, El Greco, Botticelli, Rubens e Rembrandt, que certamente farão lembrar alguma coisa.

Além disso, o prédio é uma obra de arte em si e, de fato, é considerado uma das principais obras da arquitetura moderna no Brasil. Foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e o aspeto mais característico é a praça pública que se forma no que se pode chamar o piso térreo, fazendo com que pareça que o museu está suspenso no ar.

Podes encontrar mais informações sobre o horário de funcionamento, as taxas de entrada e as exposições atuais no website oficial. Gostarás de saber que a entrada é gratuita às terças-feiras e na primeira quinta-feira de cada mês.

rapariga a olhar para um quadro no museu de arte de sao paulo

6. Mais museus para ver em São Paulo

Claro que o anterior não é o único museu para ver em São Paulo, por isso, se tiveres tempo, recomendo-te investigar os seguintes:

  • Pinacoteca do Estado: com mais de 6.000 obras, aqui encontrarás uma das coleções mais importantes de pintura brasileira dos séculos XIX e XX.
  • Museu Catavento: localizado no bonito Palácio das Indústrias, é um interessante museu de ciências com 12.000 metros quadrados orientado para os jovens.
  • Museu do Futebol: situado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Estádio do Pacaembu, onde se narra a história do futebol desde o seu nascimento no Brasil até hoje. Um imprescindível para fazer em São Paulo se és amante deste desporto.
  • Museu Paulista ou Museu do Ipiranga: pertence à Universidade de São Paulo e é um dos mais interessantes se quiseres aprofundar a Independência do Brasil. A obra mais importante é “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, de 1888.
  • Memorial da América Latina: uma obra do popular arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, onde encontrarás exposições de cultura latino-americana.

7. Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé

Dentro do centro histórico, um dos lugares mais interessantes é a Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé. É dedicada à Assunção de Maria e sua construção começou em 1913, prolongando-se por 40 anos.

É a maior igreja da cidade e apresenta claramente um estilo neogótico, com uma grande cúpula central e duas torres de 92 metros de altura. Na cripta descansam os restos de personagens importantes da história brasileira, como o líder indígena Tibiriçá e o Regente Feijó. Além disso, vale a pena entrar para ver o órgão, de origem italiana e, com seus 10.000 tubos, o maior do continente, assim como os vitrais, que contam a história do catolicismo no país.

Infelizmente, a sensação de insegurança nesta área de São Paulo é acentuada pela grande quantidade de pessoas sem-teto na praça e nos arredores. Por isso, achamos que é uma boa ideia participar de algum tour acompanhado por um guia e outras pessoas. Podes dar uma olhada nos seguintes:

edificio da catedral de sao paulo

8. Mosteiro de São Bento

Outro lugar importante para visitar em São Paulo no seu centro histórico é o Mosteiro de São Bento, um monastério do início do século XX ainda habitado por monges beneditinos. Recomendamos muito entrar na igreja, com pinturas espetaculares no teto e suas diferentes capelas. Se ficar com fome, visita a loja do mosteiro, conhecida pelos pães e doces elaborados pelos próprios monges com receitas envoltas em segredo.

Se vais visitar a Catedral de São Paulo, recomendamos ir caminhando até chegar ao mosteiro passando pelo Pátio do Colégio. Este é considerado o lugar fundacional da cidade, onde Manuel de Nóbrega e José de Anchieta (nascido na Laguna, Tenerife) decidiram erguer um centro para catequizar os indígenas, em 1554. A igreja atual é uma reconstrução do século XX. Marcamos todos estes lugares no mapa de locais para ver em São Paulo, que encontrarás no final do artigo.

9. Teatro Municipal de São Paulo

Entre as coisas para fazer em São Paulo para os amantes da história e da arquitetura está a visita ao Teatro Municipal de São Paulo, o mais importante da cidade e também um dos mais bonitos.

Construído no início do século XX, com uma rápida olhada, perceberás que a inspiração foi a Ópera de Paris. É a sede da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e do Coro Lírico, além de ser um local habitual para representações de ópera, peças de teatro e concertos, então vale a pena conferir o programa.

Se estiveres pensando em passar 2 dias ou mais visitando São Paulo, ficarás contente em saber que são realizadas visitas guiadas gratuitas ao teatro em inglês e português vários dias da semana. Podes consultar o horário neste link.

10. Parque do Ibirapuera, um pulmão verde para visitar em São Paulo

Com tantos edifícios, talvez precises de um pouco de natureza, não é? A grande oportunidade é o Parque do Ibirapuera, o pulmão verde da cidade, com 158 hectares de extensão, onde encontramos três lagos artificiais, um auditório obra de Oscar Niemeyer, um obelisco e vários palácios, entre outras coisas. Aqui também estão o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

O parque tem várias entradas e em todas encontrarás locais para alugar bicicletas, que é a forma mais confortável de o percorrer devido ao seu tamanho. Recomendamos muito visitá-lo ao fim de semana, quando tem mais movimento e poderás desfrutar do bom ambiente que se respira. Se ficares com sede, procura uma banca de água de coco ou senta-te em algum dos seus bares.

11. Beco do Batman e Vila Madalena

Durante a tua visita a São Paulo, verás numerosas manifestações de arte de rua, entre as quais destacamos sempre as de Eduardo Kobra, natural da cidade e um dos artistas mais destacados neste estilo. No entanto, se há um local que se destaca sobre os outros é o Beco do Batman, no bairro de Vila Madalena, que é também o nosso favorito.

Este é o nome dado às ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, que se tornaram num verdadeiro museu ao ar livre com murais pintados por artistas de todo o mundo. Estes murais mudam com o tempo, mas o beco recebeu o seu nome por um dos primeiros que aqui se viu, do personagem Batman, lá pelos anos 80.

A sua fama conseguiu revitalizar a zona, que agora está repleta de lojas, galerias de arte, restaurantes e bares. Além disso, respira-se um ótimo ambiente e é habitual encontrar música e dança. No mesmo bairro, podem ser encontradas mostras de grafite em muitos outros lugares, como no próximo Beco do Aprendiz.

Na nossa opinião, Vila Madalena é uma área muito agradável para ficar. É segura e tem muitas opções para jantar, tomar uma bebida ou até mesmo sair para dançar samba. Se quiseres conhecer pessoas, podes inscrever-te neste tour de bares e arte urbana com guia de língua espanhola.

duas pessoas a passear no beco do batman em sao paulo

12. Bairro da Liberdade, talvez o bairro mais interessante para ver em São Paulo

Terminamos a nossa lista de coisas para fazer em São Paulo mencionando-te um dos seus bairros mais interessantes: Liberdade. Este, também conhecido como o bairro japonês ou bairro oriental, é um verdadeiro espetáculo para os olhos e o paladar.

Foi nas suas ruas que uma grande parte da imigração japonesa se instalou no Brasil no início do século XX. Ao longo das décadas, surgiram inúmeros restaurantes, hotéis, escolas, cinemas, karaokes e, entre muitas outras coisas, templos. Hoje, também vivem aqui muitos descendentes desses primeiros japoneses, bem como coreanos e chineses, que lhe conferiram um caráter especial.

O nosso conselho é que te animes a dar um passeio pelas suas principais ruas (Rua dos Estudantes, Rua Fagundes e Rua Galvão Bueno), admirar os toriis e lanternas japonesas, parar para comer em algum restaurante japonês (Mugui ou Espaço Kazu são ótimas opções), entrar no Templo Lohan e, se quiseres aprofundar o tema, visitar o Museu da Imigração Japonesa no Brasil. Também podes inscrever-te neste tour com guia, que dura 3 horas.

Excursões para fazer em São Paulo

Como podes ver, há muitos lugares para visitar em São Paulo, mas nos seus arredores também há coisas interessantes para fazer. Aqui vamos contar-te sobre as excursões ou tours que costumam ser mais apreciados:

  • Santos, São Vicente e Guarujá: embora São Paulo não tenha praia, Santos está quase ao lado, além de ter um dos principais portos da América, possui imensas praias onde os paulistanos vão apanhar sol e mar. Podes aventurar-te a descobrir a cidade, que tem alguns lugares de importância histórica, e depois ir de ferry para a ilha de Guarujá, onde fica a famosa praia da Enseada, com 5 quilômetros de extensão. Se preferires ter tudo organizado, podes reservar uma excursão como esta.
  • Santo Amaro: se quiseres desfrutar de praias mais selvagens, partem de Bertioga ferries para o norte da ilha de Santo Amaro, onde encontras Praia Branca, Praia Preta e Praia do Camburi, acessíveis a pé. Podes contratar um tour como esta e ter tudo resolvido.
  • Campos do Jordão: localizada na Serra da Mantiqueira, a cerca de 1.700 metros de altitude, está a conhecida como “Suíça brasileira”. Esquece o calor por um tempo nesta pequena cidade com encantadoras casinhas que lembram a Suíça europeia e muita natureza. Podes ir por conta própria de carro ou de autocarro, ou numa excursão organizada como esta.

Segurança em São Paulo, como visitar sem problemas

Como mencionamos no nosso artigo sobre segurança no Brasil e nas recomendações de viagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha (MNE), é aconselhável visitar a cidade com precaução, pois é considerada uma área de risco médio.

Infelizmente, a criminalidade no centro histórico é uma realidade e é bastante comum ver praças cheias de pessoas em situação de vulnerabilidade que se aproximam dos transeuntes para pedir dinheiro. Embora isso não signifique de forma alguma que irão assaltar-te, na maioria dos casos, passarão sem fazer nada perante a recusa, é conveniente ter cuidado em lugares como a Praça da República, Teatro Municipal, Praça da Sé, Pinacoteca, Praça da Estação da Luz e Mercado Municipal. É melhor não usares o telemóvel na rua e, claro, não ostentar objetos de valor. Além disso, não andes com grandes quantidades de dinheiro, pois também não precisarás, já que o pagamento com cartão é muito comum.

Por outro lado, em São Paulo, também se nota um grande contraste entre ruas e bairros. Portanto, é importante evitar as favelas, escolher um alojamento bem localizado, evitar andar à noite (não estamos a dizer para não sair para festas ou jantar, mas é melhor perguntar no hotel por onde se pode movimentar com segurança nessas horas) e optar por transporte público ou Uber, que funciona muito bem e é económico.

morro da bahia em sao paulo ao por do sol com tons laranja junto à agua

Esperamos ter ajudado a criar a tua própria lista de lugares para ver em São Paulo, mas fica por aqui porque ainda temos mais informações para a tua próxima viagem ao Brasil: